10 Maio 2021
DETRAN-PE distribui Rosas para mães motoristas

DETRAN-PE distribui Rosas para mães motoristas

Uma rosa para as mulheres motoristas, foi a forma que o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) escolheu para homenagear todas as mães e condutoras de veículos. A iniciativa, que ocorreu na manhã de hoje (7), no Segundo Jardim de Boa Viagem, em parceria com a Ceasa-PE e foi executada pelos agentes de Trânsito da operação Prevenção “Segundos que salvam vidas” e técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE. A ação integra as atividades do “Maio Amarelo”, campanha de conscientização sobre sinistros no trânsito, que tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.”

A ação contou com o Detran Itinerante, veículo adaptado para operações externas voltadas para prevenção, fiscalização e educação, destacando o laço amarelo, marca da campanha. Os agentes sinalizaram toda a avenida Boa Viagem nas imediações do local da distribuição e demarcaram uma das faixas, por onde foi feita a abordagem dos veículos, sem prejudicar a fluidez da circulação na via. De bonés amarelos alusivos ao Maio Amarelo, coletes refletivos e simpatia, os agentes ofertavam as rosas num gesto de gentileza e atenção. A ação contou ainda com viaturas da fiscalização.

Além da rosa, cada motorista abordada recebeu dicas de comportamentos adequados no trânsito como, por exemplo, estacionamento regular, limites de velocidade, respeito aos ciclistas, pedestres, cinto de segurança inclusive no banco de trás, cadeirinha e formas de garantir maior segurança nas vias. O diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles considera que a ação é um reconhecimento à boa conduta das mulheres no trânsito. “São cuidadosas, atentas e geralmente sabem respeitar as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).”

Devido à pandemia, toda a equipe do Detran-PE respeitou o distanciamento recomendado e seguiu as normas de segurança sanitária, com uso de máscaras, luvas e álcool em gel. A campanha Maio Amarelo, que se estende por todo o mês, conta com vídeos, lives e atividades em shoppings parceiros da Região Metropolitana do Recife. Foram priorizadas as atividades on-line, por causa das restrições causadas pela Covid-19. Além da antena da Rede Globo, os órgãos públicos estarão com os prédios iluminadas na cor amarela e haverá instalação de faixas e realização de atividades junto a autoescolas e organizações credenciadas.