11 Maio 2021
Ação do Detran-PE detecta estacionamento irregular em shoppings

Ação do Detran-PE detecta estacionamento irregular em shoppings

Ainda existem motoristas que não respeitam as vagas reservadas para idosos. É o que constatou a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE, durante blitz educativa nos estacionamentos dos shoppings Tacaruna e Rio Mar, realizadas neste sábado (8) e domingo (9), dentro das ações do Maio Amarelo. A atividade consistiu em emitir uma “Multa Moral”, registro simbólico com informações educativas e sem valor legal, no período das 14 às 16h. Os registros detectaram que 149 condutores utilizaram vagas prioritárias sem as devidas credenciais. 

Os condutores que mais desrespeitaram o estacionamento prioritário estavam no Shopping Rio Mar, no bairro do Pina, que somou 81 multas morais. No Shopping Tacaruna, chegou a 68 o total de motoristas que descumpriu a legislação. Nos dois centros de compras, as vagas para idosos foram as mais ocupadas por pessoas descredenciadas. Já os espaços reservados para portadores de necessidades especiais, foram respeitados.  

Além da “Multa Moral”, o motorista infrator encontrou no para-brisa dos veículos uma mãozinha com o polegar para baixo, em sinal de reprovação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.   

Embora muitos não cumprem a lei, existem condutores responsáveis. No levantamento do Detran-PE, 227 motoristas (Tacaruna – 102 e Rio Mar – 125) respeitaram os espaços devidos. No caso deles, o para-brisa estava marcado com o sinal de legal, como incentivo à boa conduta. As ações vão ocorrer durante todos os finais de semana de maio em shoppings da Região Metropolitana do Recife.  

As equipes do Detran-PE, estavam usando equipamentos de proteção individual, utilizando álcool 70% e respeitando a distância recomendada, conforme as normas sanitárias. De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, “estamos levando informação e contribuindo para conscientizar mais motoristas com relação ao respeito ás normas de trânsito”.  

Com o tema “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a campanha Maio Amarelo busca conscientizar a população para adoção de práticas seguras no trânsito. Além do Rio Mar e Tacaruna, as atividades serão desenvolvidas nos shoppings Recife, Plaza, Camará, Costa Dourada e Guararapes, alternadas nos finais de semana do dia 15 ao dia 30 de maio. Os centros de compras também estarão divulgando vídeos alusivos ao Maio Amarelo, nas praças de alimentação. Durante o mês, o Shopping Recife vai iluminar o prédio com as cores da campanha. No próximo final de semana, dias 15 e 16, está previsto a realização nos shoppings Recife, e Patteo, em Olinda.