20 Maio 2021
Governo PE anuncia convocações dos concursos Polícia Civil e Científica, PM e Bombeiros

Governo PE anuncia convocações dos concursos Polícia Civil e Científica, PM e Bombeiros

Os aprovados em concursos da área de Segurança de Pernambuco devem ficar atentos! O governador Paulo Câmara homologou, na última sexta, 14, a convocação de 1.085 aprovados.

Os profissionais serão chamados para reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. 

Do concurso PM PE e Bombeiros PE serão chamados 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100  para  os cargos de soldados do CBM-PE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros.

Já do concurso PC PE são 60  aprovados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para a Polícia Científica. 

“Nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos  30  dias.  A  maioria  dos profissionais  deve  estar  reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados  mais  840  profissionais”,  frisou  Paulo  Câmara.

As informações foram publicadas no Diário Oficial de Pernambuco e informa que as organizadoras dos concursos estão autorizadas a publicar em seus sites os editais com os cronogramas de matrícula.

O governo informa que para possibilitar os cursos, as academias estão sendo preparadas dentro dos protocolos sanitários de distanciamento social. Para proteger  a saúde dos alunos, professores e funcionários das academias, as turmas serão menores e haverá higienização constante dos ambientes.

Novo concurso PC PE em estudo 

Terminando as convocações de aprovados do último concurso, realizado em 2016, a Polícia Civil de Pernambuco estuda abrir uma nova seleção. 

O assunto chegou a ser discutido em março de 2020. Na época, a realização do concurso público para a PC PE foi pauta de uma reunião entre secretários do Estado e o chefe da instituição, Joselito Kehrle do Amaral. O encontro debateu diversos temas de interesse da categoria. 

A própria Polícia Civil também confirmou que estava sendo realizado estudo preliminar que vai viabilizar a seleção. Os próximo passos deverão ser a autorização, formação da comissão organizadora e contratação da banca. 

Outro ponto que precisa ser definido é a oferta de vagas. Já se sabe que as carreiras contempladas são de nível superior, mas o número de oportunidades ainda não foi revelado. Informações da Folha Dirigida.