28 Setembro 2020
Vice de Jorge Alexandre pode fazer a diferença na disputa em Camaragibe

Vice de Jorge Alexandre pode fazer a diferença na disputa em Camaragibe

A escolha da professora Verônica Santana (Patriota) como vice na chapa do ex-prefeito e candidato Jorge Alexandre (Solidariedade) esquentou a disputa pela prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Prometendo um olhar “especial sobre as mulheres”, a composição fortalece a chapa na disputa pelo voto feminino, que corresponde a 54% (62.108) do total de eleitores do município, que tem 114.394 votantes.

 A coligação “O futuro em boas mãos” conta ainda com o PSDB, PMB e DEM. Do outro lado da disputa, como adversária, está a atual prefeita de Camaragibe Nadegi Queiroz (PR).

Atuante na luta pelos direitos das mulheres, Verônica Santana, 61 anos, começou a ensinar aos 14 anos e tem uma vida dedicada à Educação. 

A luta política foi feita ao lado marido, o médico Paulo Santana, que governou Camaragibe por duas gestões, de 1997 a 2004 e tornou o município referência em saúde pública em Pernambuco e no Brasil( Na sua gestão Camaragibe foi reconhecida como Melhor Saúde do Brasil em 1999).

“Vamos dar voz, vez e escuta às mulheres de Camaragibe. Milha luta é a luta da mulher que cuida e que também sabe se cuidar. É da mulher que se faz presente todo dia, na luta, como heroínas anônimas. 

Vamos escutar e transformar essa escuta em ações. Vamos cuidar das crianças e das adolescentes, com escolas de qualidade”, diz Verônica Santana. Ele defende o desenvolvimento de práticas interativas, em diversos setores, como instrumentos de políticas voltadas às mulheres.

“Verônica Santana é uma referência quando se fala em educação e na luta das mulheres”, disse Jorge Alexandre ao justificar a escolha da sua pré-candidata a vice. Eleito em 2012, Jorge Alexandre governou Camaragibe de 2013 a 2016 e deixou a marca de bom administrador. Sua principal bandeira é a geração de emprego e renda.

Perfil

Verônica Santana é filha de operários da Fabrica da Torre, mãe de três filhos e avó de três netos. Formada em Magistério no Colégio Guararapes, Pedagogia pela UFPE, Especialista em Educação Popular pela UFPB, Verônica Santana atuou nas redes municipal e estadual de educação. 

Em Camaragibe foi professora nas escolas estaduais Samuel Mac Dowell, Santa Apolônia, Escola Vale das Pedreiras e Escola Torquato de Castro. Também foi professora na Escola Internacional de Aldeia.

De 1993 a 2004, exerceu várias funções na Prefeitura de Camaragibe, como a de secretária de Educação de 1997 a 1998, na gestão do então prefeito Paulo Santana. 

Este ano publicou dois capítulos no livro “Caminhando pelas Salas Ambientes na Educação Infantil”, pela Editora IMEPH, parceria entre a UFPE e Prefeitura Recife. 

Atualmente exerce atividades como Terapeuta Holística e instrutora em Ioga e Reik em Aldeia e na UFPE (Voluntaria).

Veja outras informações no Instagram (@jorgealexandre.ja) e facebook (@jorge.alexandre