04 Novembro 2020
Vazão da Barragem de Sobradinho terá nível mais elevado dos últimos 7anos, nesta quinta (05)

Vazão da Barragem de Sobradinho terá nível mais elevado dos últimos 7anos, nesta quinta (05)

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) fez um comunicado com relação a vazão na barragem de Sobradinho. Segundo a companhia, os níveis serão ainda mais altos do que o anunciado para esta quarta-feira (04), de 2.600 m3/s, considerada a maior vazão dos últimos sete anos.

De acordo com o novo comunicado, na quinta-feira (5) a vazão em Sobradinho deve aumentar para 2.900 m3/s.operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, devendo permanecer neste valor até nova avaliação.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na Reunião de Avaliação das Condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA), ocorrida na terça-feira (27) apresentou a necessidade de elevar a defluência da UHE Sobradinho, a fim de minimizar o deplecionamento do Reservatório de Itaparica.

Com relação à defluência média diária da UHE Xingó, esta permanecerá na faixa de 2.300 m³/s. Adicionalmente, ratificamos que conforme política operativa definida pelo ONS, a vazão média diária da UHE Xingó poderá ser elevada para o patamar de 2.500 m³/s no decorrer dos próximos dias, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Desta forma, é fundamental chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de elevação de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó tem capacidade de turbinar valores da ordem de 4.000 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente. Informações do blog Nossa Voz.