09 Fevereiro 2018
Vazamento de código do iOS deixa Apple em estado de alerta

Vazamento de código do iOS deixa Apple em estado de alerta

O vazamento de uma parte primordial do código do sistema operacional iOS está tirando o sono dos desenvolvedores da Apple. Historicamente, a empresa jamais expõe o código-fonte dos seus softwares, sendo um dos grandes expoentes do software fechado.

Conhecido como “iBoot”, o código vazado garante que o celular seja ligado de forma segura, fazendo com que o kernel do sistema operacional seja devidamente assinado pela Apple, de acordo com o 'Motherboard'.

Os hackers que possuem este código poderiam utilizá-lo para encontrar vulnerabilidades no sistema. Como explica o 'Olhar Digital', essa descoberta pode ser usada para atacar iPhones ou criar métodos de jailbreak capazes de desbloquear o aparelho.

O código-fonte foi publicado por um usuário do 'Reddit' identificado como "apple_internals" no ano passado. Mas só agora o caso ganhou repercussão, após divulgado recentemente no 'GitHub'.

A Apple praticamente confirmou a autenticidade dos dados divulgados após emitir uma ordem para que o conteúdo fosse removido por meio da DMCA, uma lei americana de proteção à propriedade intelectual. Para ter acesso ao benefício, a empresa precisa atestar sob juramento que a informação é real e que foi copiada sem autorização.