19 Março 2018
Será que Lula vai mesmo ser preso?

Será que Lula vai mesmo ser preso?

Apesar de a Folha de São Paulo divulgar recente pesquisa dizendo: Datafolha aponta que 53% querem Lula preso e 43% dizem que ex-presidente não vai disputar eleição, muitos dos que realmente são influentes nesta nação não querem que isso aconteça.

Apesar de execrarem a imagem e a presença constante do ex-presidente na mídia eles temem o tal do "efeito cascata". Primeiro os políticos de foro privilegiado que sentirão na pele caso não se reelejam o que é viver dentro da cela da prisão.

A lista é grande, só na operação Lava-Jato e em seus desdobramentos, 63 deputados e 30 senadores têm processo no Supremo Tribunal Federal (STF), além do presidente Temer. Sem foro, seus casos baixariam para instâncias inferiores da Justiça.

O grande temor dos políticos em Brasília é cair nas mãos de juízes como Marcelo Bretas e Sergio Moro, da primeira instância no Rio e em Curitiba. Mas vários empresários e até artistas também estão envolvidos nos esquemas relacionados a Lava-Jato.

Até jornalistas estão envolvidos de alguma forma com toda essa podridão e não se interessam em ver o maior líder nacional da atualidade ser punido com a cadeia. São pessoas que querem ver o fim da operação.

Em artigos recentes publicados no Observatório da Imprensa, o jornalista e escritor Luciano Martins Costa tem se dedicado a analisar a cobertura feita pelos veículos de comunicação. Ele afirma que são muitas as estratégias utilizadas para diminuir a importância de determinados partidos e culpabilizar os demais.

“O levantamento se concentra nos partidos da base aliada, e deixa em segundo plano, no rodapé, figuras mais representativas, como as do senador José Serra e Antônio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais, ambos do PSDB, além do deputado federal Ronaldo Caiado e seus colegas recém-eleitos José Carlos Aleluia, Alberto Fraga e Alexandre Leite, todos do Democratas”, escreveu.

Mas, de acordo com o especialistas, outros jornais foram ainda piores e sequer citaram o envolvimento de parlamentares de legendas como PSDB e DEM. “Os jornais seguem manipulando dados do esquema de corrupção no campo partidário”, sentencia em um de seus textos. 

Fica a pergunta: com tantos interessados em acabar com tudo isso, será que Lula vai mesmo ser preso?