11 Setembro 2018
PT confirma troca de Lula por Haddad na candidatura para Presidente

PT confirma troca de Lula por Haddad na candidatura para Presidente

Paraná 247 - A cúpula do PT está em Curitiba para o ato de transferência de titularidade da candidatura ao Planalto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Manuela D’ávila (PCdoB) como vice, que vai acontecer nesta terça-feira (11), às 15h, na Vigília Lula Livre, próximo à Superintendência da Polícia Federal, onde Lula se encontra preso.

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Fernando Pimentel, cancelou toda a sua agenda do dia e está na capital paranaense. Outros governadores e lideranças do partido também estão na cidade.

A candidatura do ex-presidente Lula tem o prazo até às 19h desta terça-feira, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ser substituída. Pesquisa Datafolha , divulgada nesta segunda-feira (10), apontou Jair Bolsonaro (PSL) na liderança, com 24% dos votos, e quatro candidatos empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro (dois pontos percentuais para mais ou para menos): Ciro Gomes (PDT) com 13%, Marina Silva (Rede), com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 10%, e Fernando Haddad, com 9%.

De acordo com o levantamento,  33% dos brasileiros votarão com certeza em quem o ex-presidente Lula, preso político há cinco meses, indicar. Outros 16% admitem votar no indicado por Lula – o que garante um potencial de votos de 49% para seu escolhido, Haddad. O ex-prefeito aparece com 9%, e já num empate técnico na segunda posição, porque apenas 39% já sabem que ele é o candidato de Lula.