18 Julho 2019
Petrolina tem 2.353 aprovados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Petrolina tem 2.353 aprovados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou a lista dos aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorrerá em 28 de setembro.  As provas serão aplicadas nos locais e horários a serem definidos pela instituição, para cerca de 1 milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país. Em Petrolina (PE), 2.353 estudantes de 92 escolas foram classificados – só no SESI, 12 adolescentes avançaram de fase.

A Obmep registrou neste ano mais um recorde de participação. Foram inscritas 54.831 escolas localizadas em 99,71% dos municípios, enquanto o número de estudantes totalizou 18.158.775. Na cidade pernambucana, não é a primeira vez que o SESI se destaca na avaliação nacional: em 2018, outros 10 jovens também se classificaram para a última etapa da prova. 

Na primeira fase, todos os alunos responderam a 20 questões objetivas (múltipla escolha), em que cada instituição de ensino fez a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Obmep. A diretora escolar do SESI Petrolina, Geanny de Sá Gonçalves, detalha que entre os 12 finalistas da unidade, dois são do nível 1, quatro do nível 2, e seis do nível 3, “o mais difícil”. 

“O número é alto se considerarmos que quase 1 milhão de estudantes do Brasil inteiro vão participar da segunda fase da Obmep”. “Originalmente tivemos 112 inscritos, e o passo agora é apoiar nossos 12 alunos para que eles sejam bem-sucedidos nessa nova etapa”, afirmou. Em todo o estado, o SESI-PE aprovou 156 adolescentes. 

Na 2ª fase, os participantes fazem uma avaliação com seis questões dissertativas, em que devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. Os resultados da prova serão divulgados no dia 3 de dezembro. Serão premiados 7.475 alunos com medalhas (575 de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze), e cerca de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas também serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.).

Além dessas premiações, o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, ressalta que a Obmep contribui para o ingresso de jovens talentos nas universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, e é uma ferramenta importante de incentivo à Matemática. “Os grandes países desenvolvidos ocupam excelentes posições nos índices humano e social porque deram valor ao Ensino. As casas [SESI, SENAI e IEL] do Sistema FIEPE entendem isso e esperamos que, em breve, o país possa se destacar nos hankings internacionais de Educação, trazendo consequentemente mais liberdade e qualidade de vida às pessoas”, disse.

Lista SESI dos aprovados

Nível 1: 
Jonh Henrique Queiroz de Alcantara
Rebeca Pereira Clementino

Nível 2: 
Ana Gabrielly Alves Alencar
Tiago Sampaio Lins
Victor Gabriel de Souza Almeida
Victor Miguel Souza Ferraz

Nível 3: 
Beatriz Amorim Cavalcante
Flavia Maria Nunes Barros
Islayne Torres Santos de Carvalho
João Macedo Alencar
Lucca Gonçalves de Aguiar Gomes
Tarcizio Pereira Gama Filho