31 Março 2018
Joaquim se filia ao PSB mesmo sem promessa de candidatura

Joaquim se filia ao PSB mesmo sem promessa de candidatura

Dirigentes do PSB já dão como certa a filiação ao partido do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, no próximo dia 7, limite do prazo legal para disputar as eleições deste ano. — É provável que ele se filie mesmo sem o compromisso de uma candidatura presidencial — disse o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Dirigentes do partido conversaram com Barbosa sobre o assunto na manhã da quinta-feira (29), em uma padaria em Brasília. O ex-ministro teria admitido pela primeira vez assinar a ficha de filiação. A tese de lançar o ex-presidente do STF na disputa pelo Palácio do Planalto é defendida com entusiasmo pela bancada do PSB na Câmara, mas sofre resistências de alas do partido.

Aliado do governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, é um dos que se opõe a ideia. Neste final de semana, no entanto, Joaquim teria admitido a filiação mesmo sem a garantia de ser o candidato foi aceita pelo ex-ministro do Supremo e por isso os que estavam se opondo silenciaram sobre o assunto.