23 Setembro 2020
Igarassu celebra 485 anos com ações diferentes este ano, por causa da pandemia

Igarassu celebra 485 anos com ações diferentes este ano, por causa da pandemia

A cidade localizada no litoral norte está comemorando 485 anos  com várias ações. Por causa da pandemia do novo coronavírus, este ano não acontecerá a programação de  shows espalhados pelos quatro cantos da cidade, a tradicional festa dos santos Cosme e Damião e o desfile cívico.

Por outro lado  estão confirmadas as celebrações religiosas e entregas de várias ações, como ruas calçadas ,escolas , melhorias na saúde municipal e Ordens de Serviço.  A programação  religiosa também será destaque por causa dos padroeiros do município, os Santos Cosme e Damião.

O ponto alto das comemorações católicas, acontece no próximo  27 de setembro, dia  dedicado aos padroeiros. Esse porém tudo será diferente. 

A celebração será realizada com total apoio da secretaria municipal de Saúde cumprindo as recomendações de evitar aglomerações no Sítio Histórico .Por causa da pandemia, os devotos estão sendo orientados a pagar promessas, sem contato físico ou nas romarias para distribuir doces. Especialmente neste ano, a festa dos Santos  Mártires ocorrerá com algumas modificações; 

A participação presencial nas Santas Missas vai requerer uma pré-inscrição, a ser realizada na Secretaria Paroquial presencialmente ou por ligação. Os fiéis devotos que, devido ao isolamento social, não puderem participar das celebrações presencialmente, poderão acompanhá-las remotamente, uma vez que todas serão transmitidas pelo Canal do YouTube da Paróquia.

O pároco Josivan Bezerra, lembra que a igreja terá controle de pessoas que participarão das missas, principalmente no domingo (27), dia dos padroeiros. " Somente 85 pessoas, poderão participar, dentro da igreja de Santos Cosme e Damião, " explicou. A capacidade da nave é de 300 pessoas mas por causa da pandemia o número de presentes foi reduzido. Outra novidade é que no dia  dos padroeiros, o andor da procissão ficará na igreja do convento, ao lado da matriz.

O código de direito canônico, possibilita a mudança das promessas em uma situação difícil e especial.

"Se a pessoa por algum impedimento não pode realizar sua promessa como de costume, poderá trocá-la excepcionalmente esse ano,para que ela seja cumprida da forma mais segura possível." explicou o religioso.

O prefeito Mário Ricardo, lembra que neste momento o importante é manter o foco no trabalho com todo cuidado. “É preciso continuar  o trabalho, cuidando de nossa gente, evitando aglomerações e combatendo a disseminação do novo coronavírus”,  lembrou o gestor.