19 Maio 2020
Fake News: CNN afirma que Ítalo Marsili não é psiquiatra

Fake News: CNN afirma que Ítalo Marsili não é psiquiatra

A emissora recém chegada ao Brasil noticiou nesta segunda-feira (18) que o psiquiatra Ítalo Marsili, cotado para Ministro da Saúde, não possui especialidade em psiquiatria.

Se por preguiça ou maldade não se sabe, mas o erro da emissora foi não ter pesquisado no CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), site em que se encontra o documento emitido pelo Instituo de Psiquiatria da UFRJ, de n° 340050, certificando que Ítalo Marsili cursou residência e especialização entre março de 2012 e fevereiro de 2015.
Anúncio:

Se no site do Conselho de Medicina consta “sem especialidade”, argumento utilizado pelo jornalista da CNN para denegrir Marsili, é por burocracia interna ou falha do Conselho.

Quanto à falta de registro na ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria, é preciso notar que a associação não regula e sequer é responsável pelo registro de psiquiatras no Brasil. É, na verdade e melhor das hipóteses, um grupo de reuniões e eventos científicos. Junta-se a associação que bem entender.

Conforme destacou o BSM, “a falta de informação da especialização no registro do CFM é, portanto, mais uma questão burocrática do sistema de informação do Conselho do que a evidência da falta de especialização”, e o site do CFM afirma: “Qualquer médico tem o direito legal de atuar em qualquer área da medicina, mesmo sem especialidade registrada”

Então, fica a pergunta: Daniel Adjuto, autor da matéria sobre Marsili, agiu por malícia ou inépcia?