05 Junho 2020
Editora lança livro digital de historinhas on-line em Petrolina

Editora lança livro digital de historinhas on-line em Petrolina

Escrito sob a inspiração de lendas urbanas, rituais e cordéis conhecidos nas cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, o livro ‘Historinhas de humor, fé, brincadeiras antigas e terror’ será lançado on-line neste sábado dia (6), às 20h27, em uma live transmitida pelo Instagram da editora Mazalti: @editoramazalti.

Em seu primeiro formato digital, o livro de autoria do professor Genivaldo Nascimento descreve 'causos', contados pelo povo e passados de geração em geração.

As histórias, recontadas por professoras da Rede Municipal de Ensino de Petrolina, servem de pano de fundo para apresentar as lendas urbanas: a da Loira do Arrocha e a da Velha do Graveto, o mundo dos animais mágicos e brincadeiras antigas, a exemplo do Casamento Francês.

E ainda, para informar um pouco mais sobre a cultura regional, o livro descreve o ritual dos Penitentes de Juazeiro-BA.  Já a segunda parte traz a história da Princesa Munganga que se perde na caatinga. E o médico Edinaldo Torres conta, em cordel, ‘A Consulta da Matuta com o Dr. da Capital’.

De acordo com o organizador, Genivaldo Nascimento, esse é o seu primeiro livro em versão digital e terá distribuição gratuita, através do e-mail durante a Live. “Aprimorei as narrativas e ampliei as lendas ali registradas para o conhecimento de uma cultura tão rica, através dos livros", ressaltou.

Além das professoras da Rede Municipal de Ensino de Petrolina, o livro contou com as participações do médico Edinaldo Torres e das xilogravuras de J.Borges.