28 Novembro 2019
DETRAN-PE realiza blitz preventiva alertando sobre como evitar conflitos no trânsito em Caruaru

DETRAN-PE realiza blitz preventiva alertando sobre como evitar conflitos no trânsito em Caruaru

A Operação Prevenção “segundos que salvam vidas”, desenvolvida pelas Diretorias de Fiscalização, Operações e Atendimento, em parceria com a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru – DESTRA, desembarcaram hoje (27), em Caruaru, na frente do Shopping Difusora, levando a blitz preventiva, com objetivo de alertar aos condutores sobre como evitar conflitos no trânsito.

Na ação, agentes de trânsito e psicólogas do o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, distribuíram panfletos com dicas de boas práticas, no sentido de evitar acidentes e, até mesmo, morte, resultante de discussão nas vias e contou com o Detran Itinerante, caminhão que disponibiliza serviços, quando houve atendimentos dos usuários com serviços de emissão de Nada Consta, taxas, multas e agendamento.

Segundo a Gerente de Psicomédica e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego de Pernambuco – ABRASIT-PE, Juliana Guimarães, o trânsito é um espaço de convivência. “Essa blitz Prevenção “Segundos que salvam vidas” foi pensada para sensibilizar a população na questão de saúde no trânsito, uma vez que, o trânsito é um problema de saúde pública mundial. 

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana”.

Juliana informou ainda que, 1.35 milhões morrem por ano no mundo, com 30 a 50 milhões de feridos e sequelados. Ela destacou que a morte no trânsito está em 8º lugar no mundo e, no Brasil, está em 5º e 1º em morte de 5 a 29 anos. 

Segundo o gerente de fiscalização, Paulo Paz, para a ação da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, que trabalha a forma correta de portar no trânsito, mostrando os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, e os cuidados que devem ter com os veículos, pneus, iluminação e equipamentos de segurança obrigatório, foi designado 1 PK, 4 viaturas e 10 agentes, além de profissionais de saúde (psicólogos).  

“Dirigir é um exercício diário de respeito ao próximo. Temos que ter consciência da importância de manter a distância adequada entre os veículos, fazer manutenção nos automóveis. Essas são características de um bom condutor, mais a característica principal é o respeito para uma boa convivência”, ressaltou. Paulo lembra que, no próximo sábado (30), a Operação Prevenção “segundos que salvam vidas”, está das 13h às 17h, no município de Santa Cruz do Capibaribe.