05 Junho 2018
Crianças distribuem mudas de Pau Brasil na Assembleia Legislativa

Crianças distribuem mudas de Pau Brasil na Assembleia Legislativa

Um gesto simbólico marcou as comemorações do Dia do Meio Ambiente na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Atendendo ao convite do Deputado Estadual Joel da Harpa,  crianças de duas escolas da Região Metropolitana do Recife participaram da sessão plenária de hoje. Elas integram o projeto Natureza é Vida, do ambientalista Fabiano Jadson do  Nascimento. As crianças distribuíram mudas de Pau Brasil entre os parlamentares, jornalistas e funcionários da Alepe. 

Em seu discurso, Joel alertou: Pernambuco tem pouco a comemorar e muito a evoluir. Mais de 4 mil toneladas de lixo são depositados a céu aberto no estado, por ano. Pelo menos 114 municípios (62%) do total, ainda não adequaram a legislação que trata da destinação correta dos resíduos sólidos e determina a  destinação a aterros sanitários. Locais onde o chorume e os gases são impedidos de contaminar o meio ambiente. O alerta tem como base  levantamento realizado em  2017, pelo Tribunal de Contas. 

A Lei nº 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos. 

A proposta é a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).