15 Janeiro 2021
Coluna do Adriano Roberto de sexta, 15/01/2021

Coluna do Adriano Roberto de sexta, 15/01/2021

Que venham as vacinas e aqui torcemos para tudo dar certo

Com a aeronave levantando voo, direto de Recife para Índia, viajam com ela também nossas esperanças de que tragam os dois milhões de doses de vacina e que nós consigamos erradicar a pandemia em grande percentual até o meio deste ano. O governo da Índia anunciou hoje que iniciará a campanha de vacinação no país no sábado, 16 de fevereiro. A expectativa é imunizar cerca de 25% da população nos primeiros 8 meses.

Já em Israel, se iniciou o que as autoridades esperam ser o último bloqueio para restringir a proliferação do Corona vírus, ao mesmo tempo em que aceleram as vacinações a tal ritmo que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu diz esperar que o país consiga emergir da pandemia em março.

O ministro da economia, Paulo Guedes, disse que capítulo mais importante no combate à pandemia de covid-19 está para começar com a vacinação em massa. Em apresentação do balanço de fim de ano da pasta, Guedes defendeu a liberação de R$ 20 bilhões para o programa de imunização.

Enquanto estamos nessa expectativa grande, do início da vacinação, os tragi-políticos de plantão derramam suas criticas sem fundamento contra a equipe do governo que está em campo. Querendo colocar no colo do presidente os acontecimentos de Manaus, por exemplo.

Para estes pessimistas de ocasião fica uma só pergunta. O que foi feito de todo dinheiro federal que foi enviado para o combate à Covid-19 no Amazonas? Ao que me consta, segundo órgãos reguladores e a Polícia Federal foram desviados e colocaram na cadeia as autoridades envolvidas neste ato corrupto em Manaus. Que venham as vacinas e com ela a esperança de dias melhores!

Governador incompetenteAntes de colocar a culpa no Governo Federal sobre a falta de tubos de oxigênio no Amazonas, é preciso perguntar ao governador Wilson Lima (PSC), como ele deixou chegar a esse ponto. Nada justifica, até porque bem antes da pandemia a situação de vários hospitais de Manaus, por exemplo, já estavam bem ruins. A informação vem dos próprios médicos servidores do Estado.

Primeira Vacina – O ministro da Ciência e Tecnologia informa que a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), MCTI avaliam nesta sexta, 15 - a liberação comercial da vacina contra Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz). A vacina é da AstraZeneca e UniofOxford. Se aprovada, será a primeira vacina para Covid-19 liberada pela CTNBio.

Onde o Estado Falta entra as Forças Armadas – Como os gestores do Amazonas só sabem gritar contra o presidente e abandonam a saúde no local. O Exército, a Marinha e Aeronautica entraram em ação, as Forças Armadas transportaram 50 toneladas de equipamentos e materiais para montagem de Hospital de Campanha em Manaus. Ainda nesse final de semana as unidades já devem estar funcionando.

Fecha praias. E os ônibus? – O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC) usou suas redes sociais para criticar o possível fechamento das praias a partir da próxima semana, conforme foi anunciado pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Na publicação, Feitosa cobra uma explicação do governador Paulo Câmara e de Longo sobre a falta de coragem de atuarem junto às concessionárias de transporte público coletivo para que aumentem a frota de ônibus que circulam pelo estado. 

Demissão no Banco do Brasil – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a suspensão do fechamento das agências do Banco do Brasil como parte do plano estratégico da instituição financeira. O parlamentar destaca que o banco registra lucro e tem papel social sobretudo em cidades do interior. O documento, que também foi enviado ao ministro da Economia e ao presidente do Banco do Brasil. 

Quem responderá – Porque os prefeitos estão marcando data da vacinação se quem determina é o Ministério da Saúde?