PF cumpre mandados na Câmara dos Deputados
Autor
Adriano Roberto

PF cumpre mandados na Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) está cumprindo mandados na Câmara dos Deputados na manhã desta terça-feira (24). Segundo a TV Globo, há um pedido de prisão contra um ex-parlamentar, além de busca e apreensão no gabinete e no apartamento do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

Ainda de acordo com a emissora, um senador também é alvo de um mandado de busca e apreensão. Também ha a confirma'ão de uma busca na casa do senador, Ciro Nogueira do PP. Existe ainda um mandado de prisão contra um ex-deputado cujo nome ainda será revelado.



Veja o que muda no vai e vem da Reforma trabalhista
Autor
Adriano Roberto

Veja o que muda no vai e vem da Reforma trabalhista

A medida provisória (MP) que alterava pontos polêmicos da reforma trabalhista perde a validade nesta segunda-feira (23). Com isso, volta a valer o que diz o texto da reforma aprovado no ano passado. O governo analisa agora pontos que poderão ser regulamentados por decreto mas ainda não ainda não há prazo para edição do novo documento.Relator da MP na Câmara, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) disse que o decreto deve regulamentar apenas questões relacionadas ao trabalho intermitente. Os demais pontos só poderiam ser regulamentados por lei, mas o governo não pretende enviar nova MP ou projeto para isso.

A MP que caducou nesta segunda-feira estabelecia, por exemplo, que trabalhadores contratados no regime intermitente - que permite à empresa convocar os trabalhadores quando necessário, remunerando-os pelas horas - teriam de pagar a diferença da contribuição ao INSS quando a renda mensal não atingisse um salário mínimo.

Se não pagasse a diferença, o mês não seria contado para aposentadoria e seguro-desemprego. Também previa regras para quarentena e fim de contrato para esses trabalhadores.

A medida provisória ainda estabelecia outros pontos, entre eles, autorização para grávidas a trabalharem em locais insalubres, desde que com autorização médica.

Para os pontos que não forem regulamentados por decreto, ficarão valendo as regras da reforma trabalhista aprovadas pelo Congresso Nacional e que entraram em vigor em 11 de novembro de 2017.

Veja abaixo o que muda:

Intermitentes

Com a MP

- Quando renda mensal não atingir salário mínimo, trabalhador terá de pagar diferença ao INSS. Se não pagar, mês não será contado para aposentadoria e seguro-desemprego;

- Cria quarentena de 18 meses para contratar ex-empregado como intermitente, mas cláusula só vale até dezembro de 2020;

- Permite movimentar 80% da conta do FGTS, mas não dá acesso ao seguro-desemprego.

Sem a MP

-Não prevê quarentena para recontratar ex-empregado como intermitente. Não fornece detalhes sobre INSS e fim de contrato

Grávidas

Com a MP

- Ficam livres do trabalho insalubre, mas podem trabalhar se apresentarem autorização médica.

Sem a MP

- Devem continuar trabalhando em atividades insalubres de grau mínimo e médio exceto com atestado médico.

Indenização

Com a MP

- Valor máximo de 50 vezes o teto dos benefícios da Previdência.

Sem a MP

- Valor máximo poderia ser de até 50 vezes o último salário.

Jornada de 12 x 36 horas

Com a MP

- Era necessário acordo coletivo para nova jornada exceto trabalhadores da saúde que podem aderir em acordo individual.

Sem a MP

- Acordo individual é suficiente para jornada de 12 horas de trabalho com 36 horas de descanso.

Autônomos

Com a MP

- Fim da cláusula de exclusividade, mas MP afirmava que trabalhar para apenas uma empresa não gera vínculo empregatício.

Sem a MP

- Permite possibilidade de contratar autônomo com cláusula de exclusividade. Com informações do Estadão Conteúdo.



Governo de PE vai chamar 500 aprovados da Polícia Civil
Autor
Adriano Roberto

Governo de PE vai chamar 500 aprovados da Polícia Civil

Candidatos aprovados nos concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco devem ser convocados ainda neste ano. De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, novas turmas devem ser abertas no início do segundo semestre. A expectativa é que sejam convocados 500 aprovados do concurso da Polícia Civil e 300 do concurso do Corpo de Bombeiros.

Em relação ao concurso da Polícia Científica, o secretário afirmou que candidatos aprovados para as vagas de peritos criminais ainda podem ser convocados. “Temos um quadro de oito ou nove peritos. Estamos estudando chamar essas pessoas para fazer a academia e depois a nomeação. As outras vagas para a Polícia Científica já foram preenchidas”, relatou.

Na última semana, 1.281 profissionais da Polícia Militar foram formados e agora integram o efetivo de Pernambuco. Segundo Pádua, o edital da próxima seleção está sendo concluído e deve ser divulgado nas próximas semanas.



Enquanto prefeito faz politicagem Jaboatão vira caos com a chuva
Autor
Adriano Roberto

Enquanto prefeito faz politicagem Jaboatão vira caos com a chuva

 

População de Barra de jangada encontra até Jacaré.

Uma cidade sem prefeito! Essa é a frase que mais se ouve pelas ruas de toda cidade de Jaboatão quando se vê o caos instalado em vários bairros abandonados pela adminisração pública. É público e notório que o prefeito, Anderson Ferreira, gosta muito de andar com seu trio eletrico enganando a boa fé das pessoas e fazendo firulas com a nomenclatura de missão evangelística, mas no momento o descaso do prefeito com o município é muito grande.

Preocupado em fazer politicagem para emplacar toda família nas benesses políticas (que só ele não vê que ja estão acabando), o prefeito larga a população para pisar na lama e molhar os pés nas águas sujas das ruas mal administradas por sua gestão.

Vejam só aguns exemplos abaixo que como a população de Jaboatão está sofrendo com as chuvas que estão castigando a Região Metropolitana. São imagens chocantes do amanhecer desta segunda, 23. 

Segundo site LeiaJá até um jacaré foi encontrado pelos passageiros que estavam perto do terminal de onibus em Barra de Jangada. Veja no video abaixo:

 



Veja na íntegra o Ponto de Vista desta sexta, 20
Autor
Adriano Roberto

Veja na íntegra o Ponto de Vista desta sexta, 20

Assista abaixo ao programa de sexta:



Seguir os passos do tio e o ter como exemplo é a meta de Gilson Machado Neto
Autor
Adriano Roberto

Seguir os passos do tio e o ter como exemplo é a meta de Gilson Machado Neto

Do Blog Visão da Gente - O empresário e pré-candidato ao Senado Federal pelo PSL, Gilson Neto, utilizou as redes sociais para manifestar sentimento de pesar diante da morte do seu tio, o ex-deputado federal constituinte, Gilson Machado, que faleceu neste Domingo (22), em Recife, devido complicações causadas por um câncer. 
 
Em sua página oficial do Facebook, Gilson Neto relatou a conduta ilibada do ex-parlamentar, manifestou apreço familiar e afirmou que seguirá sua trajetória. 
 
"Tio, é assim que quero me lembrar de você, de todos os momentos felizes que tive a honra de compartilharmos. Meu segundo pai, meu confidente, espelho de homem íntegro e de conduta ilibada, sem mácula na sua trajetória como constituinte de 1987 a 1995, no gabinete 334 na Câmara dos Deputados.
 
Com ele não tinha meio termo, não tinha atitudes camaleônicas ou de ficar em cima de muro. Deixou a política por se negar a negociar com o sistema em nome de uma falsa governabilidade. Saiu de cabeça erguida!
 
Nunca foi derrotado em uma eleição. Tio, sigo seus passos e o terei como exemplo", concluiu Gilson Neto. Informações de Ismael Alves.


Isaias Regis é alvo de duros ataques da ex-secretaria de saúde de Garanhuns
Autor
Adriano Roberto

Isaias Regis é alvo de duros ataques da ex-secretaria de saúde de Garanhuns

A ex-secretária de saúde de Garanhuns, Shisneyda Furtado, na manhã deste domingo (22), em conversa no grupo do Blog do Cisneiros no WhatsApp, disparou categoricamente, “Garanhuns está entregue mesmo a ditadura de um Prefeito narcisista, manipulador e perseguidor”.

Shisneyda disse ainda que jamais continuaria fazendo parte do Governo atual, pois jamais se deixaria fazer parte das “cruzetas e da farsa mentirosa que foi implantada na cidade pelo prefeito Izaías Régis (PTB)”.

"Prefeito você é uma grande mentira. Mas o bom é que você só tem, mais dois anos, depois vai voltar a ser um ZÊ NINGUÉM, vai voltar a ser apenas mais um na sociedade, mesmo com todo dinheiro que tens, porém, o mais importante que o alimenta dia a dia a vaidade de ser não mas existirá". Finalizou a ex-secretária.

Seguindo a ex-secretária, vários outros membros externaram sua insatisfação, e até, indignação, com o atual gestor municipal. Dentre estes, Luizinho Roldão, que ao marcar a postagem de Shisneyda, respondeu: “E em relação ao que você falou do Rei do Agreste, EU ASSINO EM BAIXO. Ass.: Luiz Roldão Sobrinho”. Afirmou de forma taxativa o chefe de gabinete da vereadora Betânia. Veja as postagens do WhatsZapp abaixo:

 

 

Fonte: Blog do Cisneiros - Garanhuns.



Presidente do PT anuncia oficialmente nesta segunda, 22, Lula presidente!
Autor
Adriano Roberto

Presidente do PT anuncia oficialmente nesta segunda, 22, Lula presidente!

Em artigo publicado na Folha de SP a presidente nacional do PT confirma que vai lançar o nome do ex-presidente Lula para presidencia, pelo partido, mesmo ele estando preso em Curitiba cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão. O anuncio da candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva será nesta segunda (22), em Curitiba, durante reunião do diretório nacional.Leia o artigo abaixo:

Por Gleisi Hoffmann - Na reunião do Diretório Nacional desta segunda-feira (23), em Curitiba, o Partido dos Trabalhadores reafirmará a candidatura presidencial do companheiro Lula. O sentimento de que Lula deve ser o próximo presidente não é apenas do partido e de nossa militância: é a vontade da maioria do povo brasileiro, que é percebida nas ruas, nas redes sociais e nas pesquisas.

A Folha de São Paulo, que apoiou o golpe de 2016 contra Dilma Rousseff e defendeu a prisão ilegal de Lula, teve de registrar na edição deste domingo uma reportagem com eleitores de Lula que sustentam com firmeza nossa decisão. O que estes eleitores convidados pela reportagem afirmam, em primeiro lugar, é que Lula é inocente e não poderia ter sido condenado pela Lava Jato.

“Admitir uma (candidatura) alternativa ao ex-presidente, diz o advogado Giovani Doratiotto, ‘é acreditar que o aconteceu com Lula é o correto, o justo’”, registra a reportagem. De fato, Lula foi vítima de um julgamento injusto, por juízes parciais, que o condenaram sem provas e sem explicitar o crime que ele não cometeu, na primeira e na segunda instâncias. Isso não pode ser aceito.

Os convidados para a reportagem dizem que falar agora em Plano B seria aceitar o julgamento parcial e ilegal de Lula. E que a prisão ilegal de Lula acabou servindo para unificar muitos setores populares e da esquerda. “Jogaram uma pedra na colmeia”, disse a professora Luciana Nascimento. “Deu sangue no olho da esquerda, foi até bom para unificar”.

Não descansaremos enquanto não liberarmos Lula da prisão, do isolamento, da solidão. Lula não merece passar por isso tudo. Foi e é o maior líder popular da nossa história. Tem um legado incomparável com os outros governantes deste país.

As palavras de quem foi entrevistado pelo jornal Folha de São Paulo não são de dirigentes partidários, mas de pessoas que expressam a indignação popular com a injustiça e o martírio a que Lula está sendo submetido. É a confirmação de que a maioria do povo brasileiro não aceita como natural a prisão de seu maior líder, como quer fazer a TV Globo e a mídia que a segue.

Por isso vamos em frente com a candidatura de Lula, vamos aprová-la em convenção nacional e registrá-la no Tribunal Superior Eleitoral em 15 de agosto, como prevê a legislação. O Povo sabe que Lula é inocente. O povo quer Lula livre e Lula presidente.



Câmara deve votar nesta semana oito MPs que travam a pauta
Autor
Adriano Roberto

Câmara deve votar nesta semana oito MPs que travam a pauta

A Câmara dos Deputados deve votar nesta semana oito medidas provisórias (MP) que perdem a validade nas próximas semanas. Por trancarem a pauta do plenário, impedem os deputados de analisar outros projetos.

As MPs entram em vigor logo após serem editadas pelo governo federal, mas têm um prazo de até 120 dias para serem apreciadas pelo Congresso e, só então, viram lei. Se este prazo não é cumprido, as medidas caducam e não ficam em vigor.

Como explica o G1, ao serem lidas no plenário da Câmara, as medidas entram na pauta da Casa e ganham prioridade. Assim, projetos de lei ficam travados e não podem ser votados até que as MPs sejam analisadas.

As oito medidas provisórias já tiveram o prazo prorrogado duas vezes e passaram a tramitar em regime de urgência. Elas vencem em junho e ainda precisam passar pelo Senado.

As MPs

Veja quais MPs devem ser analisadas na Câmara:

- Desburocratização do acesso do Instituto Chico Mendes (ICMBio) ao fundo relativo a taxa de compensação ambiental;

- Aprimoramento dos incentivos ao setor da informática, previstos na Lei da Informática Nacional;

- Retirada da vedação para que a Pré-Sal Petróleo possa atuar diretamente na comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos, preferencialmente na modalidade leilão;

- Proposta que possibilita o saque por idosos de recursos da conta do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;

- Medida que autoriza a União a transferir ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) o valor de R$ R$ 2 bilhões, com o objetivo de superar dificuldades financeiras emergenciais;

- Criação de cargos em comissão para compor os conselhos de supervisão dos Regimes de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal;

- Texto que dispõe sobre as tabelas de salários, vencimentos aplicáveis aos servidores civis, aos militares e aos empregados dos ex-territórios federais;

- Autorização para a União doar recursos ao Estado da Palestina, destinados à restauração da Basílica da Natividade.

Cadastro Positivo

O único projeto que pode ser analisado pelo plenário mesmo com as MPs pendentes é a alteração das regras do cadastro positivo, que também está na pauta da semana. A proposta tem prioridade por ser um projeto de lei complementar.

Contudo, como o presidente da Câmara Rodrigo Maia receia que não haja voto suficiente para aprovar, pode ser que o texto não seja analisado pelo plenário neste momento.

Como explica o G1, mesmo com quórum alto, a proposta pode ser rejeitada porque cerca de 80 deputados estão em obstrução política desde a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do texto dividir opiniões entre parlamentares da base do governo.



Morre Gilson Machado ex-deputado federal pernambucano constituinte
Autor
Adriano Roberto

Morre Gilson Machado ex-deputado federal pernambucano constituinte

Faleceu na tarde deste Domingo (22), em sua residência, no Recife-PE, o empresário e ex-deputado federal constituinte Gilson Machado. Ele vinha lutando  contra um câncer, há alguns meses.
 
O velório de Gilson Machado será amanhã, segunda-feira (23), no Cemitério Morada da Paz. Coversei agora pouco com Gilson Neto que me assegurou que ainda será definido o horário do sepultamento. 


Antonio Souza e Dr Waldir levam a Rede à Belém de São Francisco
Autor
Adriano Roberto

Antonio Souza e Dr Waldir levam a Rede à Belém de São Francisco

Os dois são sertanejos, um é pré-candidato ao Senado (Antonio Souza), o outro é também pré-candidato só que a deputado federal (Dr Waldir Tenório), ambos da Rede Sustentabilidade que tem como pré-candidatura à presidente, Marina Silva e a governador, Julio Lóssio.

Tanto Antonio, quanto Waldir tem excelentes trabalhos sociais para mostrar. O empresário coordena em suas empresas espalhadas por todo norte-nordeste um área de trabalhos sociais em geral. Já o médico Waldir tem uma atenção especial para com a saude da população mais carente, desde sua cidade Serra Talhada, mas atigindo com seu atendimento toda região do sertão.

Ambos estiveram visitando neste final de semana uma das cidades mais belas de PE, Belem do São Francisco. Ali mantiveram contato com a população apresentando seus trabalhos e suas pré-candidaturas ao povo ribeirinho do Velho Chico. O anfitrião de Antonio e Waldir foi o pastor Kleber, líder espiritual que participa de mais de 25 congregações na cidade e reconhece a atenção de ambos para com os mais necessitados.





Gravatá: Sebastião Oliveira comanda  prestigiado evento do PR
Autor
Adriano Roberto

Gravatá: Sebastião Oliveira comanda prestigiado evento do PR

A sede da Associação da Banda 15 de Novembro ficou lotada, na noite desta sexta-feira (20), durante o evento realizado pelo Partido da República (PR) para empossar o vereador Léo Giestosa como presidente do Diretório Municipal de Gravatá. 

De acordo com o deputado federal e presidente estadual do PR, Sebastião Oliveira, uma das prioridades do partido é ampliar as suas bases em todas as regiões de Pernambuco, sendo assim, Gravatá é uma cidade estratégica para os planos republicanos.

“Atualmente, o PR é o segundo partido do Estado em número de prefeituras. O trabalho que estamos realizando e as novas adesões que conquistamos aumentam a confiança que vamos ampliar mais ainda os nossos espaços. Gravatá faz parte desse projeto de crescimento”, ressaltou Oliveira. “Léo Giestosa chega ao segundo mandato realizando um excelente trabalho, o que lhe credita a comandar nosso partido no município e disputar uma vaga da Alepe”, concluiu o comandante do PR pernambucano. 

“A nossa missão é fortalecer ainda mais o PR e levar nosso projeto por toda Gravatá. A quantidade de pessoas que saiu das suas casas na noite desta sexta-feira para nos prestigiar é a prova que estamos no caminho certo”, destacou Léo Giestosa.

Diretório Municipal do PR – Gravatá

Presidente – Léo Giestosa
Vice-presidente – Alda Giestosa
Secretário – Jackson Charles
Tesoureiro – Carlos Lima
Primeiro Membro – Fernando Resende
Segundo Membro – Ivanildo José



Neste dia 21 de abril os parabéns aos nossos heróis PM
Autor
Adriano Roberto

Neste dia 21 de abril os parabéns aos nossos heróis PM

Por Cabo Nadelson Leite - Em tempos de tanta inversão de valores e com a relativização em alta, a responsabilidade dos verdadeiros heróis do nosso dia a dia aumenta debaixo das fardas límpidas e sóbrias.

Felizmente, os policiais militares são servidores públicos diferenciados e não se deixam abater por críticas destrutivas nem escolhem “caminhos fáceis” para agradar a quem quer que seja.

Assim, aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os policiais militares que compõem nossa gloriosa e centenária Polícia Militar do Estado de Pernambuco pelos inestimáveis serviços prestados à sociedade pernambucana.

Parabéns a todos os “Nossos Heróis” anônimos, que são seres humanos comuns, imperfeitos, limitados e falíveis sim, mas que se diferenciam  muito, não porque vestem um uniforme e arriscam suas vidas combatendo a criminalidade no seu dia-a-dia de trabalho, mas porque são capazes de se doar inteiramente ao que fazem e têm compromisso com a ordem pública e a segurança da sociedade.

Parabéns aos “Nossos Heróis” que são cidadãos de bem, que trabalham pelo bem da sociedade, que se orgulham do que são e amam o que fazem.

Parabéns aos “Nossos Heróis” que não fogem da luta e sempre respondem aos chamados dos que necessitam.

Parabéns aos “Nossos Heróis” que seguem sempre os retilíneos caminhos da lei e da justiça.

Parabéns aos “Nossos Heróis” pela Garra, Coragem, Honra e Eficiência.

Parabéns a nosso gloriosa Policia Militar do Estado de Pernambuco

Cabo Nadelson leite é vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados e pré-candidato a deputado estadual em PE





Campeão de votos formiguinha Gonzaga apoia Antonio Souza
Autor
Adriano Roberto

Campeão de votos formiguinha Gonzaga apoia Antonio Souza

O deputado federal de Pernambuco que mais consegue votos espalhados por todo Estado, o chamado "voto formiguinha", Gonzaga Patriota, teve um encontro com o maior incentivador da Zona Franca do Semiárido, pré-candidato a senador pelo Rede, Antonio Souza. 

A reunião aconteceu nesta sexta-feira (20), Gonzaga Patriota (eleito com 101.452 pelo PSB) é o relator da comissão especial que analisa a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. "Prorrogamos a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, que é quem sustenta o Norte do Brasil. Por isso, temos que olhar para o Semiárido", ressaltou Patriota.
 
A nova zona franca, de acordo com o texto, que será semelhante a de Manaus, terá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos. Caberá ao Governo Federal demarcar a extensão da região que irá abranger municípios dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
 
Segundo dados do Ministério da Integração, o semiárido tem uma área de mais de 981 mil quilômetros quadrados, abrangendo 1.134 municípios dos nove estados do Nordeste. No total, são mais de 22 milhões de habitantes. "Aconsistência da nossa proposta e a demanda local por desenvolvimento tem nos ajudado a avançar para a desburocratização do projeto.
 
O deputado Gonzaga tem defendido e sabe que precisa de força política para tirarmos do papel. É importante e fundamental que a população sinalize positivamente e nos ajude a garantir essa conquista para nossa região." Disse Souza. Gonzaga ainda se comprometeu em dar apoio ao projeto político de Antônio Souza rumo ao senado federal. Com informações do blog Casa de Abelha.


"É fácil bater no Michel Temer, quero ver fazer", diz presidente na TV

O presidente Michel Temer aproveitou seu pronunciamento em rede nacional nessa sexta-feira (20) para fazer uma defesa mais contundente de seu governo e garantir que as eleições deste ano transcorram, em suas palavras, "na maior tranquilidade".

No discurso gravado na quarta-feira (18), no Palácio da Alvorada, o presidente fala em "torcida organizada pelo fracasso" e "disputa irracional que tenta jogar uns contra os outros", numa espécie de reação velada a seus adversários.

Na avaliação do emedebista, eles exploram sua baixíssima popularidade (70% de rejeição, segundo o Datafolha) e o avanço das investigações de corrupção no setor portuário -que têm ele e seus amigos mais próximos como alvo- para fragilizar seu governo e suas pretensões eleitorais.

"É fácil bater no Michel Temer, é fácil bater no governo, é fácil só criticar. Quero ver fazer, quero ver conquistar. Quero ver construir e realizar o que conseguimos, avançar em tão pouco tempo", afirma o presidente. "A torcida organizada pelo fracasso tenta bater bumbo, tenta perder o jogo todos os dias. A verdade é que o Brasil virou esse jogo", completa.

A retórica firme é uma tentativa de tentar reposicionar Temer no xadrez político, visto que ele deseja concorrer às eleições deste ano, mas o avanço das investigações, inclusive com a prisão de seus amigos, parece ter transformado esse plano em mero instrumento de preservação pessoal.

O presidente aprovou o conteúdo e as imagens do pronunciamento, criados pela equipe do marqueteiro Elsinho Mouco, na manhã desta sexta. É a primeira vez ele gravou o vídeo sentado em sua mesa na biblioteca do Alvorada, o que, na avaliação de Mouco, confere um caráter "mais estadista" ao presidente.

Durante o discurso de cerca de cinco minutos, Temer fala que é preciso respeitar a Constituição para não criar "insegurança e instabilidade entre pessoas e instituições".

Apesar disso -e dos rumores criados após a reação pública nos quartéis na véspera do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula pelo STF (Supremo Tribunal Federal)-, Temer diz garantir que as eleições vão ocorrer "na maior tranquilidade".

"Este é um ano de eleições, é um ano de escolhas, e elas deverão transcorrer na maior tranquilidade. E é isso que quero garantir-lhes a partir das minhas competências como Presidente da República Federativa do Brasil", afirma.

Ainda em sua defesa, o presidente elencou o que avalia serem conquistas de seus quase dois anos de governo, como a queda nos juros e na inflação e a retomada do crescimento econômico. Temer destacou ainda a criação do Ministério da Segurança Pública e a intervenção federal no Rio, decretada em fevereiro. Ação, porém, ainda não trouxe resultados positivos, e as autoridades não concluíram as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, em 14 de março.

Em referência ao Dia de Tiradentes, comemorado no sábado (21) e o motivo oficial para seu pronunciamento em rádio e TV, Temer citou uma passagem -com o livro em mãos-  do "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles, sobre liberdade.

Ele termina lembrando que Tiradentes foi "acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente". "Ao final, a história lhe deu a vitória maior", diz o presidente. O pronunciamento custou R$ 70 mil.

Confira a seguir o vídeo do discurso: