20 Fevereiro 2018
Interventor vai propor a convocação de 4 mil policiais concursados

Interventor vai propor a convocação de 4 mil policiais concursados

O general Braga Netto compartilhou com o deputado federal Marcelo Delaroli (PR-RJ) um desejo que tem no período em que estará a frente da intervenção no Rio de Janeiro. O militar vai propor a convocação de 4 mil aprovados no concurso da PM e Polícia Civil para ajudar na defesa do estado.

Há quase três anos, as vidas de cerca de quatro mil aprovados em concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro de 2014 permanecem estagnadas. Dados da corporação indicam que, desde a realização da prova, apenas 1.175 pessoas foram convocadas, ainda que 4.764 vagas continuem disponíveis. No mesmo período, já poderiam ter ingressado no Curso de Formação de Praças mais do que o dobro de recrutas, aproximadamente três mil militares.

Durante a bonança dos governos de Sérgio Cabral - antes da prisão do ex-governador e revelações da Operação Lava Jato - a Polícia Militar formava entre 500 e 600 soldados por semestre. De acordo com um oficial ouvido pelo G1, os quatro mil aprovados que esperam ser chamados representariam um contingente que equivale, atualmente, à soma dos efetivos de sete batalhões. Com informações da Veja e do G1.