Blog do Adriano Roberto


Belo Jardim regulariza pagamentos dos servidores da Saúde
Autor
Adriano Roberto

Belo Jardim regulariza pagamentos dos servidores da Saúde

A Prefeitura de Belo Jardim informa aos servidores contratados da Secretaria de Saúde que o pagamento da folha salarial, referente ao mês de julho deste ano, será efetuado até a próxima quinta-feira (17).

O coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, Inajá Figueira, afirma que o pagamento será regularizado em todos os setores.

“O pagamento dos servidores contratados deveria ter sido incluído na folha de pagamento, junto aos cargos comissionados e do antigo secretário de Saúde da gestão interina, que foi efetuado no dia 24 de julho.

No entanto, por não terem sido incluídos, tiveram que aguardar os trâmites legais de revisão das contas da Secretaria de Saúde junto aos bancos, para que então o pagamento fosse liberado”. 



Triunfo tem melhor gestão fiscal do Estado, diz Firjan
Autor
Adriano Roberto

Triunfo tem melhor gestão fiscal do Estado, diz Firjan

O ex-prefeito de Triunfo, Luciano Bomfim ainda colhe os louros da eficiente gestão que fez à frente da Prefeitura de Triunfo. De acordo com o levantamento da FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta semana, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com base em dados oficiais de 2016 declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a cidade sertaneja esta em primeiro lugar no ranking com melhor gestão fiscal em Pernambuco no ano de 2016.

A gestão fiscal de 96% dos municípios de Pernambuco é difícil ou crítica. A falta de recursos em caixa para cobrir os restos a pagar acumulados no ano, o elevado comprometimento do orçamento com despesa de pessoal e o baixo volume de investimentos são os principais indicadores que influenciam esse resultado.

O objetivo do estudo da Federação é avaliar como são administrados os tributos pagos pela sociedade, já que as prefeituras são responsáveis por administrar um quarto da carga tributária brasileira, ou seja, mais de R$ 461 bilhões, um montante que supera o orçamento do setor público da Argentina e do Uruguai somados.

O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,8 e 0,6 ponto), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,6 e 0,4 ponto) ou D (Gestão em situação Crítica, inferiores a 0,4 ponto).

, nenhum município de Pernambuco tem gestão de excelência. Apenas sete prefeituras (4%) registram boa gestão fiscal, enquanto 104 (59,1%) têm situação crítica e 65 (36,9%), difícil. A média estadual ficou abaixo do nacional em todos os indicadores avaliados pelo IFGF.

Os resultados se explicam, por exemplo, pelo fato de três em cada quatro cidades pernambucanas (75%) não terem investido nem 8% de suas receitas em 2016 e, com isso, terem recebido conceito D no indicador de Investimentos.

Entre os dez melhores do ranking pernambucano, os três primeiros colocados – Triunfo (0,6895 ponto), Casinhas (0,6780) e Jurema (0,6330) – se destacam pelo grau de excelência na programação financeira: todos receberam conceito excelente em Liquidez, indicador que avalia se a cidade encerrou o ano com recursos em caixa para cobrir os restos a pagar acumulados.

A lista dos maiores IFGFs do estado é seguida por Santa Filomena (0,6242), Jucati (0,6132), Agrestina (0,6101), Ipojuca (0,6088), Garanhus (0,5974), Recife (0,5958) e Itapetim (0,5800).

Décima quinta colocada no ranking das capitais brasileiras, Recife teve sua situação fiscal classificada como difícil, apesar de aparecer entre os maiores resultados de Pernambuco. Junto à capital, outras quatro cidades formam o grupo que corresponde à 36,1% da população do estado: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru e Petrolina. Esses municípios também têm situação difícil.

Apesar disso, vale destacar os avanços de Caruaru (20,2%) e Jaboatão dos Guararapes (17,6%) em comparação com 2015, impulsionadas, principalmente, pelo indicador de Liquidez.

Os dez piores resultados de Pernambuco estão, também, entre os 100 piores resultados do país – os três últimos estão entre os dez menores IFGFs brasileiros. A lista é formada por Gameleira (0,1355 ponto), São João (0,1322), Barreiros (0,1261), Aliança (0,1247), Sairé (0,1242), Barra de Guabiraba (0,1208), Ribeirão (0,1191), Escada (0,1128), Parnamirim (0,1095) e Maraial (0,1067), último do estado.

Na comparação com 2015, todos esses municípios pioraram no índice geral, sinalizando que sua situação fiscal já crítica se agravou em 2016.

O IFGF, com rankings, análises e dados específicos de cada município analisado, pode ser consultado através deste link: www.firjan.com.br/ifgf.

Com informações do Blog do Nill Junior





Leia aqui a coluna do Edmar Lyra desta sexta, 11/08/17

Ausência dos Coelho é recado ao PSB 

O PSB realizou ontem em Brasília um ato em comemoração aos 70 anos de fundação do partido, aproveitando o ato para homenagear seus líderes Miguel Arraes e Eduardo Campos, que ontem completaria 52 anos de idade se estivesse vivo.

O evento contou com a ala orgânica do partido, dentre eles Beto Albuquerque, Renato Casagrande, Paulo Câmara, Geraldo Julio, Renata Campos e outras lideranças como Marina Silva e Miro Teixeira, ambos da Rede Sustentabilidade.

De Pernambuco, além da viúva de Eduardo, o governador e o prefeito do Recife, Danilo Cabral, Sileno Guedes e outras pessoas que militaram ao lado de Eduardo e Arraes.

Levaram falta João Fernando Coutinho, Marinaldo Rosendo, o ministro Fernando Filho, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra Coelho, todos distanciados cada vez mais do Palácio do Campo das Princesas.

A ausência de Fernando Bezerra Coelho foi a mais significativa pois ele é líder do partido no Senado e em condições normais de temperatura e pressão, estaria presente fazendo seus discursos inflamados homenageando Arraes e Eduardo, de quem foi secretário de ambos e pregando a unidade do partido.

Quando Fernando se fez ausente no evento de ontem em Brasília alegando ter outros compromissos na capital federal e depois compromisso em Petrolina que já estava agendado, ele deixou claro que sua saída do PSB caminha a passos largos para se tornar irreversível.

Politico experiente, Fernando sabia que sua ausência no ato seria um recado muito mais forte do que qualquer palavra que ele viesse a dizer de público, e por isso não se fez presente. Concomitantemente ao seu distanciamento do PSB, eis que surgiu a suspensão de Jarbas Vasconcelos das atividades do PMDB, partido cobiçado pelo senador para disputar o governo de Pernambuco em 2018.

O que senti em Brasília, ouvindo pessoas do ninho socialista, é de que Fernando não tem mais clima para continuar na sigla e por isso vem pavimentando sua saída para poder materializar sua pré-candidatura a governador. Os sinais foram postos ontem, só não enxerga quem não quer.

Abandono – Tem gerado muita crítica no governo do estado o fato de Sebastião Oliveira só ter investido nas estradas do sertão, abandonando as das demais regiões de  Pernambuco. Aliados do governador Paulo Câmara reclamam constantemente da postura do secretário dos Transportes, que só pensa nas suas bases.

Propostas – A prefeitura do Recife nas negociações com os servidores apresentou um reajuste de 16,13% no vale-refeição, R$ 600,00 de abono salarial a partir de agosto e 2% de reajuste caso a folha atinja 48% da receita corrente líquida.

Avaliação – Tem se tornado comum a leitura de que a pré-candidatura de Marília Arraes a governadora prejudicou mais Armando Monteiro do que Paulo Câmara.

Homogêneo – O encontro do PSB em Brasília acabou sendo formado por um grupo mais homogêneo do partido, o pessoal mais histórico. Os filiados circunstanciais acabaram ficando de fora.

RÁPIDAS

LDO – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresentou, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018, primeira peça orçamentária e de cumprimento de metas fiscais da gestão do prefeito Anderson Ferreira.

Oferta – Em resposta à constante indecisão dos tucanos quanto ao apoio ao governo e ao candidato que será apresentado em 2018, o presidente Michel Temer convidou o prefeito de São Paulo João Doria para se filiar ao PMDB e disputar a presidência da República.

Inocente quer saber – Depois da decisão de Romero Jucá de punir os infiéis, o que falta pra Jarbas perder o comando do PMDB?



Ouça aqui o programa Ponto de Vista desta quinta 10/08

Ouça o Programa Ponto de Vista desta quinta, 10 de agosto de 2017. Apresentado por este jornalista de segunda a sexta, das 18 às 19 horas pela Rede PE de Rádio. 

Os deputados federais, Silvio Costa e Daniel Coelho, estão no Ponto de Vista de hoje comentando sobre a reforma politica e muito mais.

Você pode ouvir ao vivo pelo site adrianoroberto.blog.br ou nas emissoras da rede:

Evangélica FM 100,7 
Radio Associativa FM 104.9 
Radio Caruaru FM 104,9
Radio Candelária FM 98,3
Radio Triunfo FM 87,9
ou baixe o APP do Android no link abaixo:



Leia aqui a Coluna do Edmar Lyra desta quinta, 10

Distritão mexerá significativamente nas eleições em Pernambuco 

O Congresso Nacional deverá aprovar nos próximos dias uma reforma política que visa algumas modificações no atual sistema político brasileiro, dentre eles o sistema proporcional utilizado para determinar os vitoriosos para vereador, deputado estadual e deputado federal. De acordo com o entendimento que vem sendo feito em Brasília, a modalidade do distritão que consiste em eleger os mais votados independentemente de partido ou coligação, deverá ser aprovada para 2018.

Caso a medida tivesse sido tomada nas eleições de 2014, não haveria muita modificação no quadro de federal, pois apenas Kaio Maniçoba não teria sido eleito, dando lugar a Mozart Sales (PT) que obteve 73.967 votos. As outras 24 vagas seriam distribuídas entre aqueles que efetivamente foram eleitos no sistema proporcional. Do ponto de vista da votação, foram 151 candidatos que juntos obtiveram 4.129.147 votos. Este contingente deve cair a 1/3 dos candidatos, uma vez que ninguém que esteja em sã consciência entrará numa disputa sem ter potencial para pelo menos 100 mil votos.

Com menos candidatos a deputado federal, deverá ser necessário por baixo 120 mil votos para a vigésima quinta vaga em disputa, ampliando bastante os votos necessários para atingir o mandato na Câmara Federal. Nas eleições de 2014 apenas oito federais tiveram mais de 120 mil votos. Os 25 eleitos tiveram juntos 3,1 milhões de votos.

Se para deputado federal o sistema proporcional não diferiu de um eventual distritão em 2014, para deputado estadual haveria uma modificação gigantesca, uma vez que foram 489 candidatos para 4.171.737 votos e nove candidatos tiveram mais votos que os eleitos pelas chapinhas. A Alepe perderia Joel da Harpa, Everaldo Cabral, Professor Lupércio, Beto Accioly, Dr. Valdi, João Eudes, Zé Maurício, Eduino e Edilson Silva para dar lugar a Antônio Moraes, Marcantonio Dourado, Maviael Cavalcanti, Roberta Arraes, Isaltino Nascimento, Laura Gomes, Manoel Botafogo, Paulinho Tomé e Anchieta Patriota.

Do mesmo jeito que o vigésimo quinto federal eleito deverá ter acima de 120 mil votos, a chamada verdade eleitoral tende a eleger o quadragésimo nono estadual com 60 mil votos, considerando que com a demanda de candidatos menor, a oferta de votos tende a aumentar. Para deputado estadual apenas doze candidatos tiveram mais de 60 mil votos. Os 49 eleitos tiveram juntos 2,4 milhões de votos.

Diferentemente do que muitos pensam, a logística do voto tende a ser muito mais complexa, uma vez que os “camurins cevados” das caudas eleitorais sairão de cena e cobrarão a peso de ouro para dar o apoio a quem realmente vai disputar o mandato. No fim das contas o distritão vai acabar beneficiando as grandes estruturas de poder e diminuirá a já comabalida renovação política. Se alguém pensa que a campanha ficará menos custosa por conta da verdade eleitoral pode tirar o cavalinho da chuva.

Volta – Após se licenciar do cargo por quase 20 dias, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) retorna ao trabalho nesta quinta-feira. No primeiro dia de volta ao mandato, o gestor se dedicará a reuniões na sede municipal com a vice-prefeita Luska Portela e secretários para retomar a situação dos projetos e ações do município.

Chapa – Na Alepe há quem defenda que a deputada estadual Priscila Krause seja candidata a vice-governadora numa chapa encabeçada pelo senador Fernando Bezerra Coelho caso este venha a ser candidato a governador em 2018. Os defensores da chapa entendem que Priscila levaria um caráter jovial, ético, metropolitano e feminino para a chapa do líder petrolinense.

Carga – Agora neste segundo semestre o prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB) transformará o município num grande canteiro de obras. Ao longo do primeiro semestre Lula arrumou a casa depois do desastre chamado Vado da Farmácia e agora terá convênios e recursos para que o município volte aos tempos áureos de suas gestões anteriores.

Candidatura – Apesar de negar publicamente, a primeira-dama de Olinda Cláudia Cordeiro poderá ser candidata a deputada estadual em 2018. Olinda tem Teresa Leitão e Ricardo Costa na Casa Joaquim Nabuco e precisa repor a vaga deixada pelo Professor Lupércio no ano que vem, por isso a candidatura de Cláudia tem grandes chances de se materializar e de lograr êxito.

RÁPIDAS

No batente – A prefeita de Ipojuca Célia Sales (PTB) vem imprimindo uma série de ações para melhorar a cidade. Na última terça-feira esteve em Brasília no ministério das Cidades para liberar um plano habitacional que visa a construção de cinco mil moradias populares no município. Ontem a prefeita esteve no distrito de Camela para assinar a ordem de serviço para a pavimentação de doze ruas com algumas vias recebendo também drenagem e iluminação.

Bases – O deputado estadual Joel da Harpa (Podemos) vem ampliando significativamente suas bases, deixando de depender exclusivamente do voto da Polícia Militar. Caso o distritão seja aprovado, Joel precisará triplicar sua votação para se reeleger.

Inocente quer saber – A população aceitará um fundo de R$ 3,6 bilhões para financiar as eleições?



PT-PB diz que programação de visita de Lula, que circula no whatsapp, é falsa
Autor
Adriano Roberto

PT-PB diz que programação de visita de Lula, que circula no whatsapp, é falsa

Após a confirmação da visita do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva(PT) à Paraíba, nos dias 26 e 27 de Agosto em João Pessoa, o presidente estadual da legenda, Jackson Mâcedo, utilizou suas redes para desmentir possíveis especulações da programação do ex-presidente na capital que circula nas redes sociais.

Mâcedo esteve reunido com integrantes da executiva estadual para definir a programação, e disse que após fechada será divulgada posteriormente pelas redes sociais.

Veja a programação completa divulgada no zap:

*ROTEIRO de LULA*

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017 (Dia 01)
15h00 – Embarque para Feira de Santana (Previsão de 2 horas de voo)
17h00 – Desembarque em Feira de Santana
19h00 – Ato de Defesa das Politicas Públicas para o Semiárido e Agricultura familiar
Pernoite em Feira de Santana

Sexta-feira, 18 de agosto de 2017 (Dia 02)
Deslocamento para Cruz das Almas (80km, 1h20 de estrada)
*10h00 – Recebe Título de Doutor Honoris Causa (UFRB)*
12h30 – Almoço (Com Reitor e prefeito)
15h00 – Festival de Juventude
Deslocamento para São Francisco do Conde (115km, 1h15 de estrada)
19h00 – Unilab (Colação de Grau) – Ex-presidente Lula Patrono dos alunos
Deslocamento para Salvador (55km, 1h00 de estrada)
Pernoite em Salvador

Sábado, 19 de agosto de 2017 (Dia 03)
08h00 – Imprensa
10h00 – Ato de Lançamento da 3° Fase do Memorial da Democracia
13h00 – Almoço com Governador 
Reuniões políticas (Jaques e Rui)
Pernoite em Salvador

Domingo, 20 de agosto de 2017 (Dia 04)
10h00 – Deslocamento para Estância (255km, 3h30) 
13h00 – Almoço na estada (Metade do Caminho – Antes de Conde – BA)
16h00 – Chegada em Estância
Ato de recepção no Sergipe
19h00 – Deslocamento para Aracaju (70km, 1h10)
Jantar com Márcio Macedo e convidados
Pernoite em Aracaju

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017 (Dia 05)
09h00 – Deslocamento para Lagarto (81km, 1h20)
*10h00 – 12h00 – Título de Doutor Honoris Causa (Universidade Federal do Sergipe)*
13h00 – Deslocamento para Itabaiana (42km, 50min)
14h00 – Almoço com Presidente da Assembleia Legislativa do Sergipe e convidados
17h00 – Deslocamento para Nossa Senhora da Glória (62km, 1h)
19h00 – Ato 
21h00 – Deslocamento para Aracaju
Pernoite em Aracaju

Terça-feira, 22 de agosto de 2017 (Dia 06)
Imprensa (Rádio / TV Record)
10h00 – Visita ao Conjunto Habitacional José Eduardo Dutra
Atividade com mulheres catadoras de aratu/mangaba
13h00 – Almoço no ônibus
Deslocamento para Penedo (122km, 2h20 de estrada)
16h00 – Atividade na recepção no Porto de Penedo – Travessia do Rio São Francisco – Chegada de Barco
Deslocamento para Arapiraca (72km, 1h20) 
Pernoite em Arapiraca

Quarta-feira, 23 de agosto de 2017 (Dia 07)
Imprensa
*10h00 – Recebe título de Doutor Honoris Causa da UNEAL*
12h30 – Almoço
16h00 – Ato 
Deslocamento para Maceió (132km, 2h10)
Jantar com governador Renan Filho
Pernoite em Maceió

Quinta-feira, 24 de agosto de 2017 (Dia 08)
Imprensa
12h30 – Almoço 
14h00 – Deslocamento para Recife (260km, 4h00)
19h00 – Ato de filiação de dirigentes sindicais cutistas ao PT (com presença de prefeitos, parlamentares e dirigentes do PT) – Sindicato dos Bancários
Pernoite em Recife

Sexta-feira, 25 de agosto de 2017 (Dia 09)
Imprensa
10h00 – Visita ao museu Luiz Gonzaga / Visita a Brasília Teimosa
13h00 – Almoço
17h00 – Ato na Parque Dona Lindú
Jantar
Pernoite em Recife

Sábado, 26 de agosto de 2017 (Dia 10)
Deslocamento para Porto de Suape (53km, 1h10)
11h00 – Ato dos trabalhares em Defesa da Indústria Petroquímica e Naval – Abreu e Lima – denúncia dos desmontes
13h00 – Almoço no ônibus 
Deslocamento para João Pessoa (170km, 2h50)
*19h00 – Recebimento do Título de Doutor Honoris Causa da UFPB*
Seguido de ato político de filiação ao PT com apresentação cultural
Pernoite em João Pessoa

Domingo, 27 de agosto de 2017 (Dia 11)
08h00 – Deslocamento para Campina Grande (133km, 1h40)
10h00 – Ato
12h00 – Almoço no ônibus
Deslocamento para Currais Novos (206km, 3h15)
17h00 – Ato
Pernoite em Currais Novos
Segunda-feira, 28 de agosto de 2017 (Dia 12)
Imprensa
10h00 – Deslocamento para Mossoró (201km, 2h50)
13h00 – Almoço
18h00 – Ato
Pernoite em Mossoró
Terça-feira, 29 de agosto de 2017 (Dia 13)
Imprensa
09h00 – Deslocamento para Quixadá (242km, 4h)
13h00 – Almoço
16h00 – Atividade com médicos e juventude
Pernoite em Quixadá
Quarta-feira, 30 de agosto de 2017 (Dia 14)
Imprensa
08h00 – Deslocamento para Juazeiro (326km, 5h)
13h00 – Almoço 
16h00 – Ato no CRAJUBA
Pernoite em Juazeiro do Norte

Quinta-feira, 31 de agosto de 2017 (Dia 15)
Imprensa
Visita a Capela do Socorro
10h00 – Deslocamento para Ouricuri (137km, 2h10)
12h30 – Almoço
16h00 – Ato
Deslocamento para Marcolândia (96km, 1h40)
Pernoite em Marcolândia

Sexta-feira, 01 de setembro de 2017 (Dia 16)
Imprensa
10h00 – Atividade Energia Eólica
12h00 – Almoço no ônibus
Deslocamento para Picos (100km, 1h40)
16h00 – Ato
Pernoite em Picos

Sábado, 02 de setembro de 2017 (Dia 17)
Imprensa
10h00 – Visita a produção de agricultura
13h00 – Almoço no ônibus
Deslocamento para Teresina (326km, 5h)
Jantar com empresários e lideranças políticas
Pernoite em Teresina

Domingo, 03 de setembro de 2017 (Dia 18)
Imprensa
10h00 – Ato
13h00 – Almoço
Deslocamento para São Luís (De avião, 1h de voo)
Jantar com governador Flávio Dino
Pernoite em São Luís

Segunda-feira, 04 de setembro de 2017 (Dia 19)
Imprensa
Deslocamento para Itapecuru Mirim (117km, 1h40)
11h00 – Visita ao assentamento Cristina Alves
13h00 – Almoço no 
Deslocamento para São Luís (117km, 1h40)
17h00 – Ato 
Pernoite em São Luís

Terça-feira, 05 de setembro de 2017 (Dia 20)
10h00 – Embarque para São Paulo

*Lula receberá nesta passagem pelo Nordeste 4 títulos de Doutor Honoris Causa.*



Concurso da Secretaria de Defesa Social abre vagas em Pernambuco
Autor
Adriano Roberto

Concurso da Secretaria de Defesa Social abre vagas em Pernambuco

G1 PE - Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco faz seleção simplificada para contratar temporariamente 45 profissionais de nível médio e superior para atuarem nos Núcleos de Mediação Institucional de Conflitos das Estações. As inscrições começam nesta segunda-feira (7), no site do Instituto Darwin.

Do total, oito vagas são para assistente de mediação, com salários de R$ 2.700 e exigência de ensino superior completo. Para mediador de conflitos, são 35 vagas de nível médio com salários de R$ 1.500. As outras duas vagas são auxiliar técnico de mediação, também com remuneração de R$ 1.500 e exigência de ensino médio completo.

A seleção será feita a partir de análise de experiência e prova de títulos. No ato da inscrição, pelo site da organizadora, o candidato deve anexar os documentos digitalizados exigidos no edital. A taxa para participar é de R$ 40 (nível médio) e R$ 60 (nível superior), devendo ser paga até o dia 4 de setembro.

As vagas são para os núcleos no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Os contratos são de 24 meses, prorrogáveis por igual período, com carga horária de 40 horas semanais. O edital completo pode ser consultado pela internet.

As inscrições vão até o dia 1º de setembro. A previsão é de que a divulgação do resultado final da seleção aconteça no dia 1º de outubro, no site da organizadora.



Pós-Graduação e a sua influência nos concursos públicos
Autor
Adriano Roberto

Pós-Graduação e a sua influência nos concursos públicos

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e tempos de recessão econômica, muitos profissionais apostam no serviço público como meio de crescer profissionalmente e de garantir um emprego estável e bem remunerado. Entretanto, assim como no âmbito privado, é preciso que o profissional tenha boas qualificações e invista em maneiras de sair na frente de sua concorrência. Nesse contexto, uma pós-graduação faz toda a diferença. De seu papel no preparo do profissional à influência no acirrado processo seletivo de um concurso público, a pós-graduação é um investimento essencial para quem deseja ingressar na carreira pública. Confira os motivos:

1. Preparo
Concursos não competições e, para participar e garantir chances de êxito, é preciso estar preparado. Com provas que englobam conteúdos de diversas áreas e exigem conhecimentos específicos, os concursos requerem do candidato uma bagagem de aprendizado que nem sempre a graduação é capaz de oferecer. Com os estudos de uma pós-graduação, o candidato se torna mais preparado para enfrentar os estudos e sair bem em provas em que o acerto de uma questão a mais do que a concorrência pode significar a aprovação.

2. Currículo
Além de preparar o candidato, a pós-graduação pode ser uma aliada na obtenção de pontos. Segundo a resolução número 75 do Conselho Nacional de Justiça, a especialização pode ser usada na avaliação de títulos no currículo e render mais pontos para o candidato. Em casos de processos concorridos e com poucas vagas, como concursos da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Petrobrás, por exemplo, os pontos fazem muita diferença na classificação e ainda são usados como critério de desempate.

3. Pré-requisito
Em certas posições do serviço público, como cargos de chefia que implicam em grandes responsabilidades e pedem uma expertise maior do candidato, a pós-graduação deixa de ser apenas um diferencial e passa a ser um pré-requisito. Para quem deseja conquistar essas posições, é essencial investir em uma pós-graduação que se enquadre nas exigências feitas no edital do concurso e que garantam uma bom resultado em sua formação profissional.

4. Remuneração
Em alguns cargos públicos, assim como dão o diferencial na classificação, ao render pontos ao candidato, títulos de especialização desempenham também um papel em sua remuneração. Em carreiras ligadas ao estado e ao governo, a pós-graduação pode significar um aumento no salário, que é um dos principais fatores que levam os profissionais a buscarem a carreira pública. Dessa forma, mais uma vez, a pós-graduação é um importante diferencial.



Confira os concursos abertos no país e ajeite sua vida
Autor
Adriano Roberto

Confira os concursos abertos no país e ajeite sua vida

R7 - O Brasil tem agora, oficialmente, 13,5 milhões de desempregados, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), número que representou uma a primeira queda significativa desde 2014

Os brasileiros que estão desempregados podem buscar uma recolocação no mercado de trabalho por meio dos concursos públicos. Dentre os concursos com inscrições abertas no País, os salários podem chegar a até R$ 25 mil na Pré-Sal Petróleo S/A, do Rio de Janeiro, por exemplo. 

Há vagas para pessoas que tenham o ensino fundamental completo, médio ou superior, além dos cursos técnicos. Veja algumas das oportunidades com inscrições abertas:

Concurso para Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Vagas: 107
Níveis: médio e superior
Cargos: técnico (69) e analista (38)
Áreas:
Médio – área administrativa, apoio especializado em edificações, informática, apoio especializado em logística, apoio especializado em segurança do trabalho e apoio especializado em segurança.
Superior – administração, arquitetura, engenharia civil, engenharia elétrica, farmácia, assistência social, biblioteconomia, arquivista, comunicação social e psicologia
Valor da inscrição: de R$ 80 (técnico) a R$ 182,41 (analista)
Salários: de R$ R$ 3.243,90 a R$ 5.947,15
Prazo de inscrição: até às 14h do dia 11 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre o concurso no edital.  

Concurso para Governo do Estado do Amapá - Secretaria de Estado da Administração

Vagas: 205
Níveis: superior e superior em Direito
Cargos: oficial de polícia civil, agente de polícia e delegado de polícia
Áreas: oficial de polícia civil, agente de polícia e delegado de polícia
Valor da inscrição: de R$ 120 (oficiais e agentes) a R$ 180 (delegados)
Salários: de R$ 4.139,53 (oficiais e agentes) até R$ 13.280,01 (delegados)
Prazo de inscrições: até às 14h do dia 10 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concurso para Governo do Estado do Amapá - Secretaria de Estado da Administração

Vagas: 20
Níveis: superior
Cargos: perito médico legista e perito médico legista com especialização em psiquiatria
Áreas: perito médico legista e perito médico legista com especialização em psiquiatria
Valor da inscrição: R$ 220
Salários: R$ 10.067,96
Prazo de inscrições: até às 9h do dia 9 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concurso para Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia

Vagas: 80
Níveis: médio e superior
Cargos: técnico (46) e analista (34)
Áreas:
Ensino médio - Técnico em Políticas Públicas, Gestão Governamental e Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação 
Ensino superior - Analista de Planejamento e Finanças, Especialista em Gestão Pública e Gestão Governamental e Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação
Valor da inscrição: de R$ 78 (técnico) a R$ 100 (analista)
Salários: de R$ 3.191,90 a R$ 7.173,80
Prazo de inscrição: até as 16h do dia 06 de setembro de 2017
Veja mais detalhes sobre o concurso no edital.

Concurso para Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste – CISCEL

Vagas: 17
Níveis: fundamental, técnico e superior
Cargos: assistente administrativo, técnico administrativo, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, farmacêutico, motorista, nutricionista, técnico em radiologia, técnico em enfermagem
Áreas: administrativo, enfermagem, radiologia, serviços gerais
Valor da inscrição: de graça
Salários: de R$ 1.200 a R$ R$ 2.796,89
Prazo de inscrições: até dia 7 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concurso para Professor do Magistério Superior - Marinha

Vagas: 18
Níveis: superior
Cargos: professor magistério superior
Áreas: adjunto A – nível 1, assistente A – nível 1, auxiliar nível 1
Valor da inscrição: R$ 110
Salários: de R$ 4.864,98 a R$ 9.585,67
Prazo de inscrições: até às 16h do dia 28 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concurso para Pré-Sal Petróleo S.A. no Rio de Janeiro

Vagas: 15
Níveis: superior
Cargos: assistentes
Áreas: planejamento, gerenciamento de projetos, tecnologia da informação, contabilidade e finanças, licitações e contratos, desenvolvimento e produção, exploração, reservatórios;
Valor da inscrição: de R$ 80 a R$ 145
Salários: de R$ 5.000 a R$ 25 mil
Prazo de inscrições: até dia 20 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concursos para CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

Vagas: 8
Níveis: fundamental, médio e técnico
Cargos: agentes, oficiais e técnicos
Áreas: agente de conservação de via, agente de manutenção civil, agente de manutenção metalúrgico, agente de serviços de operação, oficial de manutenção elétrica, oficial de manutenção mecânica, técnico de manutenção, projetos e obras.
Valor da inscrição: de R$ 14,80 a R$ 15,70
Salários: de R$ 1.802,90 a R$ 4.037,71
Prazo de inscrições: até dia 18 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concurso para servidores técnico administrativo da UFBA (Universidade Federal da Bahia)

Vagas: 123
Níveis: médio e superior
Cargos: assistente, analista, técnico, especialistas
Áreas: administração, tecnologia da informação, assistência social, contabilidade, bibliotecário, engenharia, fonoaudiologia, jornalismo, medicina veterinária, medicina, música, pedagogia, produção cultural, terapia ocupacional
Valor da inscrição: de R$ 60 a R$ 100
Salários: de R$ 1.834,69 a R$ 3.868,21
Prazo de inscrições: até dia 14 de setembro de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.

Concurso da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina

Vagas: 98
Níveis: técnico e superior
Cargos: servidores públicos
Áreas: agentes penitenciários, assistente social, dentista, médico, enfermeiro, psicólogo, técnico em atividades administrativas e técnico em enfermagem
Valor da inscrição: não há taxa de inscrição
Salários: de R$ 2.605,09 a R$ 3.746,93
Prazo de inscrições: até 17h do dia 8 de agosto de 2017
Veja mais detalhes sobre concurso no edital.





Leia aqui a Coluna do Edmar Lyra desta terça, 01/08

O peso dos Ferreira em 2018

As eleições de 2014 e 2016 foram consolidadoras para uma família em Pernambuco, em 2014 Anderson Ferreira foi o quinto deputado federal mais votado, enquanto André Ferreira foi o quarto estadual mais votado de Pernambuco. Nas eleições de 2016, Anderson se elegeu prefeito de Jaboatão dos Guararapes lutando contra duas máquinas, enquanto Fred Ferreira foi o terceiro vereador mais votado do Recife.

Com um vereador na capital, o prefeito da segunda cidade mais importante do estado e um deputado estadual de muitos votos, a família Ferreira tende a ser fundamental na engenharia política de 2018, sendo importante para determinar o vencedor para o governo de Pernambuco no ano que vem. Fazendo um comparativo com outras duas famílias importantes, os Coelho e os Lyra, é importante salientar que no cômputo geral, os Ferreira seguem em ascensão em relação aos demais, pois em abril os Coelho voltarão a ter um deputado federal, um prefeito e um senador, enquanto os Lyra seguirão apenas com o comando de Caruaru. Ainda há o diferencial de terem o comando do PSC e uma espécie de “guarda compartilhada” do PR, dois partidos representativos no estado e fora dele.

As movimentações das chapas majoritárias de 2018, seja do governador Paulo Câmara, seja de um candidato de oposição, terão que passar pelos Ferreira, pois por ser uma família independente que não contou com a estrutura do governo e do PSB para chegar onde chegou, eles têm a liberdade de decidir, através do seu líder Anderson Ferreira, qual caminho seguir.

Numa eleição para senador que caminha para ser bastante aberta, o nome de um Ferreira, seja Manoel ou seja André, poderá ser determinante na disputa, uma vez que o voto evangélico vem aumentando consideravelmente a cada pleito, ao passo que os políticos tradicionais estão com muita dificuldade de convencer a população.

Alimentar – O procurador do Ministério Público de Contas (MPCO), Gustavo Massa, destacou a natureza alimentar dos salários atrasados dos servidores de São Lourenço da Mata. “Isso pode ser alimentos que está faltando na mesa de muitos servidores. O gestor tem que se responsabilizar por isso”, destacou Gustavo Massa. O TCE referendou cautelar suspendendo a festa promovida pelo prefeito Bruno Pereira (PTB), orçada em 4 milhões de reais e com shows de Luan Santana e Wesley Safadão. No julgamento, se alertou que os palcos estavam sendo montados anteontem, apesar da cautelar já ter sido expedida desde a semana passada. Os auditores do TCE vão averiguar se a Prefeitura está desobedecendo a ordem.

Trabalhos – A Assembleia Legislativa de Pernambuco retoma os trabalhos nesta terça-feira no novo plenário da Casa Joaquim Nabuco. A sessão começará a partir das 15 horas e contará com a presença do governador Paulo Câmara para a abertura dos trabalhos. O prédio foi inaugurado em junho e é considerado o empreendimento mais moderno de todas casas legislativas do Brasil.

Bolsonaro – O deputado federal Jair Bolsonaro praticamente bateu o martelo sobre qual partido disputará a presidência da República em 2018. Trata-se do Partido Ecológico Nacional (PEN) que poderá mudar de nome para Prona ou Patriotas. O vice de Bolsonaro poderá ser o senador Magno Malta que está em negociações avançadas com o segundo lugar nas pesquisas presidenciais.

Catende – A situação do prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) está ficando insustentável, pois a Câmara Municipal deverá analisar um pedido de impeachment do gestor por uma série de irregularidades, dentre elas a contratação de funcionários fantasmas. Além do mais, as informações apontam que o prefeito não governa a cidade, que é comandada pelo seu seus filhos.

RÁPIDAS

Distância – A ausência da prefeita de São Bento do Una Debora Almeida na edição do Pernambuco em Ação de Caruaru alimentou ainda mais os rumores de que ela esteja de saída do PSB e consequentemente se afastando do governador Paulo Câmara. Debora está cada vez mais próxima do ministro das Cidades Bruno Araújo.

Presença – Em sete meses de governo, o prefeito de Camaragibe Demóstenes Meira (PTB) vem surpreendendo ao andar por toda a cidade para fiscalizar as ações da prefeitura. A população que estava acostumada com um prefeito ausente como o antecessor está sendo surpreendida por um gestor presente e determinado para fazer o melhor para sua cidade.

Inocente quer saber –  O prefeito Bruno Pereira descumprirá a decisão que proíbe a realização do evento?