Blog do Adriano Roberto


Sebastião Oliveira reforça compromisso com os trabalhadores, a ética e a democracia
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira reforça compromisso com os trabalhadores, a ética e a democracia

“Desafio alguém encontrar um processo contra mim em qualquer instância da justiça brasileira. Tenho 16 anos de vida pública e posso dizer com orgulho que sou ficha limpa”. Foram com essas palavras que o deputado federal e candidato à reeleição Sebastião Oliveira abriu o seu bate-papo com a população do município de Ferreiros, na Mata Norte pernambucana, na noite desta terça-feira (18).

Além de apresentar o seu trabalho e ouvir propostas, Sebastião ressaltou que o seu segundo mandato, em Brasília, continuará defendendo as bandeiras da democracia e dos trabalhadores. “Fui e serei contra todo tipo de projeto que retire direitos da classe trabalhadora. Não apoiei o golpe contra Dilma, pois sempre defenderei a vontade do povo, que é soberana e se manifesta por meio do voto”, destacou Sebá.

Diante de uma plateia numerosa e atenta, Sebastião Oliveira assumiu o compromisso de, nos próximos anos, transformar projetos em ações. “O povo de Ferreiros pode cobrar no futuro. Vamos realizar nesta cidade  obras que realmente irão melhorar a vida das pessoas. A minha principal missão por todos os lugares que passei é trabalhar pelos que mais necessitam”, frisou o presidente estadual do PR.

Em Ferreiros, Sebastião Oliveira tem o apoio do grupo político de Zé Roberto, que conta com os vereadores Júnior do Canto, Davi, Gil e Tarcísio, além do candidato a deputado estadual Gustavo Gouveia.



Rádio Liberdade emite nota sobre Lóssio
Autor
Adriano Roberto

Rádio Liberdade emite nota sobre Lóssio

Em resposta ao conteúdo difundido através das redes sociais acerca do incidente ocorrido com o candidato a Governador do Estado de Pernambuco, o Senhor Júlio Lóssio (REDE), as Rádios Liberdade esclarecem que em nenhum momento acionou as forças policiais, nem tampouco solicitou intervenção de pessoas que realizavam a segurança do local onde ocorreu o debate na manhã desta terça-feira (18), uma vez que apenas tomou-se ciência do ocorrido no decorrer da realização do evento, por meio das mídias sociais.

A realização do debate foi pautada estritamente nos termos da legislação eleitoral, não havendo, bem por isso, qualquer ultraje aos direitos inerentes à candidatura do Senhor Júlio Lóssio.

Em tempo, saliente-se que este veículo de comunicação sempre conferiu respeito incontido aos ideais democráticos, de modo que sempre buscou, durante toda a sua história no meio da radiodifusão, difundir informações umbilicalmente interligadas com a verdade e prestígio aos ouvintes e à sociedade em geral.



TSE proíbe recado de Lula em propaganda eleitoral de Haddad
Autor
Adriano Roberto

TSE proíbe recado de Lula em propaganda eleitoral de Haddad

O ministro Sergio Banhos, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), proibiu nesta segunda-feira (17) que o PT veicule propaganda eleitoral com a leitura de uma carta do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em apoio a Fernando Haddad (PT).

A carta contém trechos como "e o nosso nome agora é Fernando Haddad" e "eu quero pedir de coração a todos que votariam mim, que votem no Haddad para presidente".

Haddad substituiu Lula na cabeça da chapa presidencial. Lula teve a candidatura barrada pelo TSE por se enquadrar na lei da Ficha Limpa, já que foi condenado em segunda instância na Lava Jato.

Na decisão, o ministro afirma que o tempo destinado à leitura da carta supera os 25% do tempo autorizado em lei para um apoiador de uma candidatura.

Segundo Banhos, as frases "traduzem o apoio expresso do remetente ao novo candidato a presidente"."Ocorre, todavia, que, em desrespeito à legislação eleitoral, quase 50% do tempo da propaganda eleitoral restou dedicado à leitura, por terceiros, dos termos da referida carta de apoio, intitulada 'Carta de Lula ao Povo Brasileiro'", escreveu o magistrado.

"Ou seja, a coligação representada excedeu 'o limite de até 25% (vinte e cinco por cento) do tempo de cada programa ou inserção', reservado para os apoiadores, conforme precisos termos do art. 54 da Lei no 9.504/1997", acrescentou.

A propaganda foi contestada por Jair Bolsonaro (PSL), adversário de Haddad na corrida pela Presidência. Com informações da Folhapress.



Rádio Liberdade expulsa Lossio de manifestação pacífica durante o debate em Caruaru
Autor
Adriano Roberto

Rádio Liberdade expulsa Lossio de manifestação pacífica durante o debate em Caruaru

A direção da Rádio Liberdade de Caruaru expulsou o candidato a governador Julio Lossio (Rede) e seus aliados de uma manifestação pacífica que o ex-prefeito de Petrolina fazia em frente ao local onde a emissora promove um debate, em Caruaru, nesta terça-feira (18). Funcionários e seguranças da rádio agiram com truculência contra o postulante e sua equipe. 

Obrigado a deixar o local, Lossio fará uma Live Papo 18 no Marco Zero da cidade para explicar a situação e responder aos questionamentos dos eleitores.

“Armando e Paulo estão com medo de me enfrentar, querem bipolarizar o debate. Estávamos conversando com a população e fomos expulsos do local com muita truculência", lamentou Julio Lossio.

Em frente ao local do debate, o candidato conversou com as pessoas que circulavam. "Se vocês estão satisfeitos com a educação que vocês têm aí, se vocês estão contentes com as creches que possuem; e se acham que têm saúde de qualidade, permaneçam com as duas opções. Mas se querem a mudança, eu sou o caminho para um novo Pernambuco. Isso eu sei porque já fiz", destacou o ex-prefeito de Petrolina.



Feitosa cumpriu agenda no interior e RMR do Estado
Autor
Adriano Roberto

Feitosa cumpriu agenda no interior e RMR do Estado

O deputado estadual Alberto Feitosa (SD) cumpriu agenda no interior do estado e na RMR neste final de semana. O parlamentar, que concorre à reeleição, iniciou o sábado (15) no município de Belém de Maria, onde participou, junto com o prefeito Rolph Casale Jr, o vice Beto do Sargento, o secretário de Governo Rolph Casale e vereadores, da celebração em homenagem a Nossa Senhora da Dores, padroeira da cidade. 

Ainda no sábado, no Recife, Feitosa teve um encontro com moradores da Vila Tamandaré.  De volta ao interior, o deputado foi à Araçoiaba, onde foi recebido pelo ex-prefeito Jogli Uchôa em um grande encontro com o povo. O encontro foi para reafirmar apoio a sua reeleição e ao deputado federal Augusto Coutinho. 

No domingo (16), o deputado participou de grande reunião em Moreno, em mais uma dobradinha com Augusto Coutinho. No mesmo dia, Feitosa se reuniu com moradores de Jaboatão dos Guararapes, que estão junto com ele e o deputado federal Kaio Maniçoba para as eleições de 2018. 



WhatsApp como ferramenta de aproximação entre o político e seu eleitorado
Autor
Adriano Roberto

WhatsApp como ferramenta de aproximação entre o político e seu eleitorado

Por *Arthur Cunha - Levantamento do Instituto Reuters deste ano traduziu em números uma realidade que acompanhamos todos os dias: o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. Para se ter uma ideia de sua força, segundo a pesquisa, dos cerca de 200 milhões de brasileiros, 120 milhões utilizam o WhatsApp para se comunicar, trabalhar; como forma de divertimento e de acesso à informação. Quando o corte é feito para os que utilizam o WhatsApp apenas como fonte de notícia, esse dado se consolida em 48% dos 120 milhões. Ou seja, quase 60 milhões de brasileiros têm no WhatsApp o seu principal canal de notícias.

Trata-se de um território amplo e fértil para a comunicação política. E os políticos têm atentado cada vez mais para essa importantíssima ferramenta de comunicação direta com o eleitorado, seja no período eleitoral ou mesmo no exercício do mandato. Mas, muitos não utilizam o WhatsApp de forma profissional, organizada e com planejamento, o que acaba fazendo com que o tiro saia pela culatra. O que serviria como um importante canal com seu público, grátis, acaba como mais uma fonte de propaganda chata, cheia de correntes e descompromissada.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você, amigo político, se comunicar melhor com seu eleitor via WhatsApp. Primeiro, é preciso se preocupar com o que está sendo dito. Não compartilhe em listas ou grupos qualquer coisa. Fale de temas referentes ao seu mandato. Assuntos que remetam os receptores da mensagem ao trabalho que você realiza em prol do povo. Aí valem notícias sobre as realizações do seu governo, se você for do Executivo (governador ou prefeito). Matérias da imprensa, cards, vídeos produzidos pela sua equipe de comunicação e depoimentos dos beneficiários daquela determinada obra ou ação, por exemplo.

O mesmo vale para os legisladores (senadores, deputados e vereadores). Neste caso, o compartilhamento deve ser de pautas relacionadas ao seu mandato. Leis que foram aprovadas, novos projetos de Lei, prestações de conta da atuação parlamentar, solicitações da população e cobranças, no caso de ser de oposição, ao gestor de plantão.

Segundo: evite inundar seus contatos com informações suas. Ninguém gosta de toda hora receber coisas; fica parecendo telemarketing. O ideal é envio de um conteúdo por dia, no máximo dois. No período de campanha é natural que esse volume aumente um pouco. Mas não exagere! Lembre-se que você perder ao invés de ganhar apoios.

A terceira dica é criar listas de transmissão. Funciona como uma corrente inteligente. O político cria uma lista de “pessoas-chaves”. Gente ligada ao mandato ou ao Executivo. Esses “soldados”, em seguida, criam a sua própria lista, ficando responsáveis por supervisionar esses novos contatos, que, por sua vez, também farão o mesmo procedimento. Está criada a sua corrente inteligente. Contudo, é importante que se evitem as mesmas pessoas nessas listas. Mesmo sendo difícil de controlar, o ideal é que o “replicador” esteja sempre revisando a sua própria lista. O mesmo serve para os grupos. Um cuidado fundamental é que o conteúdo da mensagem seja o mesmo, e saia sempre do político ou de sua assessoria de comunicação, para que ruídos sejam evitados.

O político ainda pode disponibilizar um número de “zap” para que sua assessoria receba contribuições para o mandato. Desde críticas à sugestões de obras, políticas públicas ou projetos lei. Isso servirá como termômetro do mandato e é uma boa fonte de pesquisa também para que se avaliem caminhos e sejam refeitas estratégias que não estão funcionando. Sempre que possível, o próprio mandatário deve responder as mensagens. Por mais que a assessoria seja competente e rápida, nada como falar com o próprio político. O WhatsApp é grande ferramenta de comunicação e de aproximação com seu eleitorado. Mas, como toda grande ferramenta de comunicação, precisa ser utiliza com bom senso e método.    

*Arthur Cunha
_Jornalista, assessor de Comunicação e consultor de Comunicação para Políticos_



Lossio faz grande caminhada em São Caetano, no Agreste
Autor
Adriano Roberto

Lossio faz grande caminhada em São Caetano, no Agreste

O loteamento Boa Vista, em São Caetano, no Agreste, parou neste domingo (15) para receber Julio Lossio (Rede) e a onda Verde que vai levar o candidato da Rede ao Palácio do Campo das Princesas. Ao lado do seu vice, Luciano Bezerra (Rede), e do vereador e candidato a deputado federal, Luiz Carlos da Saúde (Rede), o candidato a governador comandou uma grande carreata pelas ruas do bairro. O povo saiu saiu às ruas para mostrar que está com Lossio.

Julio agradeceu o acolhimento recebido e reforçou suas propostas para melhorar a vida dos pernambucanos. "O gás de cozinha, que hoje representa até 10% do salário mínimo, será parte da cesta básica; o mototaxista não precisará pagar IPVA durante cinco anos, nem ICMS ao comprar seu veículo, pois nós queremos garantir renda e qualidade de vida para cada homem e cada mulher do nosso Pernambuco", destacou.

Para Maria do Socorro da Silva, que participou da caminhada, Lossio representa a mudança para o estado. "Eu estou aqui porque acredito que ele mudará Pernambuco e olhará para nós de São Caetano, que tanto precisamos", disse.

*TOTÓ* - Durante a manhã, Julio Lossio participou de caminhada no bairro de Totó, no Recife. Ao lado de Narciso Bastos, candidato a deputado estadual pela Rede, Lossio identificou a falta de creche e saneamento no local. Ele reforçou as propostas de criar uma rede de creches Nova Semente Pernambucana e realizar um programa de saneamento básico, assim como fez durante as suas gestões como prefeito de Petrolina.



O renascimento do voluntariado político
Autor
Adriano Roberto

O renascimento do voluntariado político

Por Marcelo Cavalcanti - Hoje, pela manhã, assistindo as cenas da carreata de Olinda e vendo imagens de outras, do interior de Pernambuco, de regiões diversificadas, além de manifestações de outros estados, ficou nítida a constatação de que essa gente, essas centenas e centenas de motociclistas e, até, de ciclistas, esses carros cheios de alegria e entusiasmo, esses gritos expontâneos, improvisados, criativos, tudo denota voluntarismo, ou seja, livre e saudável mobilização cívica.

Quando um motorista, ou, uma jovem sorridente, grita: "Eu vim de graça!" Está falando com o coração.  É a explosão do desejo concretizado naquele desfile sobre rodas, na cabine, na garupa, na carroceria, empunhando bandeiras,  exibindo camisetas do candidato, etc. Ali está o renascimento de uma "Militância" com M maiúsculo. Algo que há muito tempo não víamos e recomeçou nas manifestações pró impeachment.  

De fato, o que tenho visto nos últimos dias, de modo exacerbado, após o atentado de 06/09, é emocionante. Não há cheiro de "mortadela" entre esses devotados militantes, que ficam roucos, uma  rouquidão abençada, que, em brados, fala que a facada foi em todos, foi na democracia. 
Nesta reflexão dominical, olho as avenidas de Olinda e me emociono com o buzinaço, as bolas coloridas, bandeiras auriverdes, o lema de campanha gritado com convicção:  "Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!"

Sinceramente,  não pensei que viveria para ver estes momentos. Cheguei a desacreditar que eles aconteceriam. 

Começo a achar que vamos, sim, salvar o Brasil da besta vermelha.

Em 16/09/2018
Marcelo Cavalcanti



REDE privilegia candidatas da cozinha da Executiva estadual no repasse de verbas
Autor
Adriano Roberto

REDE privilegia candidatas da cozinha da Executiva estadual no repasse de verbas

A Executiva estadual da Rede está privilegiando algumas candidatas da sua cozinha em relação à maioria dos postulantes do partido. É o caso das candidatas à Câmara Federal Alice Gabino e Millena Reis, que têm recebido todo o dinheiro destinado aos proporcionais da legenda. 

Alice Gabino recebeu R$ 40 mil; enquanto Millena Reis, porta voz feminina da legenda, recebeu quase R$ 10 mil do partido. As duas são ligadas ao ex-deputado Roberto Leandro. 

Por outro lado, os demais candidatos da Rede estão a ver navios. A blogueira Josélia Maria, do São Francisco, por exemplo, recebeu R$ 800.



Onda Verde de Lossio invade Paulista e Jaboatão do Guararapes
Autor
Adriano Roberto

Onda Verde de Lossio invade Paulista e Jaboatão do Guararapes

O onda verde que vai levar Julio Lossio (Rede) ao segundo turno da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas invadiu os municípios do Paulista e de Jabotão dos Guararapes, no Grande Recife, neste sábado (15). Na primeira cidade, o candidato participou da inauguração de um comitê e caminhou na feira. Na segunda, comandou uma carreata e também fez caminhada na feira. Os candidatos da Rede acompanharam o ex-prefeito de Petrolina nos dois atos.

Em Jaboatão Centro, após a carreata, Julio, seu vice Luciano Bezerra (Rede), o candidato ao Senado, Pastor Jairinho (Rede), e a postulante à deputada estadual Andréa Lossio (Rede), conversaram com comerciantes, feirantes, mototaxistas e pessoas que circulavam no local. "Eu quero dar casa a quem não tem; saúde a quem precisa; creche para as crianças; gerar empregos e melhores condições de trabalho para os feirantes e mototaxistas, como fiz em Petrolina", declarou.

A porta voz feminina da Rede em Pernambuco, Milena Reis, acompanhou a agenda. "Estamos aqui reunidos com ânimo para que Jaboatão conheça o novo, para que Jaboatão ouse e para renovar. Temos uma nova chance para um novo governador, que é Julio Lossio", declarou Milena, que concorre à Câmara Federal.

Lossio recebeu o apoio da população que quer um novo Pernambuco, como o mototaxista Luciano Santos. "A situação da nossa classe tá muito difícil, porque são muitos impostos cobrados. Estamos apoiando Lossio, que tem ótimas propostas para os mototaxistas, como a isenção do IPVA nos primeiros cinco anos, que vai ser muito bom pra gente", salientou. Também estiveram presentes os candidatos a deputado federal Marconi da Galinha, Edvaldo Oliveira, professor Samuel, da Rede, e Fernando Ramos (PRP).

*PAULISTA -* Durante a manhã, Lossio inaugurou comitê no Paulista junto ao candidato a deputado federal Nena Cabral. Em caminhada pela feira, Julio conversou com a população e reforçou a importância da criação de metrô; da geração de empregos e de melhorias para segurança na cidade. A candidata ao Senado Adriana Rocha (Rede) também esteve na agenda, além de Luciano Bezerra, Pastor Jairinho e Andrea Lossio.

Em declaração feita na inauguração do comitê, Lossio garantiu propostas para solucionar os principais problemas da cidade. "Nós vamos fazer um convênio com as prefeituras para que as guardas municipais sejam criadas e possam tomar conta do comércio das cidades; que possamos investir no transporte de qualidade, como o metrô, que tem que chegar em Paulista", argumentou.

"Paulista precisa de um governador que faça uma reforma tributária e nós faremos, com nosso vice Luciano Bezerra, que é contador e entende disso. O Estado não é para dar lucro, é para gerar emprego", garantiu Julio Lossio.



Sebastião une diversos palanques em Nazaré da Mata
Autor
Adriano Roberto

Sebastião une diversos palanques em Nazaré da Mata

Nos últimos quatro anos, o deputado federal Sebastião Oliveira conseguiu ampliar sua base eleitoral, conquistando espaços importantes em todas as regiões do estado. Na noite de quinta-feira (13), Sebá mostrou que o seu trabalho vem sendo reconhecido. Um exemplo disso é que ele uniu três grupos políticos do município de Nazaré da Mata em prol do seu projeto de reeleição e de Rogério Leão, que concorre ao segundo mandato de deputado estadual.

Como tem feito em todas as cidades por onde tem passado, Sebastião Oliveira prestou contas das suas ações ao longo dos 16 anos de vida pública. Desta vez, ele destacou a obra da duplicação da BR-408, realizada na sua primeira passagem no comando da Secretaria de Transportes, ainda na gestão do saudoso governador Eduardo Campos. “Foi um investimento de meio bilhão de reais que alavancou muito o desenvolvimento da Mata Norte. Tenho orgulho de ter feito parte desta obra estruturadora que mudou a cara de toda uma região”, ressaltou o presidente estadual do PR.

Sebastião também destacou a competência do governador Paulo Câmara, que colocou mais uma vez a educação de Pernambuco em evidência na mídia nacional. Os excelentes resultados nesta área ganharam destaque no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, nesta semana. “Temos a melhor educação pública do país e outros estados estão tomando como exemplo o que tem sido feito aqui”, frisou Oliveira, que também fez questão de enaltecer os avanços na segurança pública. “Pernambuco conseguiu diminuir em agosto em 30% o número de homicídios, esse é o nono mês consecutivo em queda. Só com muito trabalho e investimento conseguimos chegar a esses resultados”, comemorou Sebastião Oliveira.



PT sonha em Haddad presidente indultando LULA
Autor
Adriano Roberto

PT sonha em Haddad presidente indultando LULA

A cúpula do Partido dos Trabalhadores mantém viva a ideia de indulto ao ex-presidente Lula, caso Fernando Haddad vença as eleições presidenciais deste ano.

Em contato com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, um dirigente do PT afirmou que esse deveria ser um dos primeiros gestos de Haddad no Planalto.

Mas para isso acontecer, de acordo com esse mesmo dirigente, Lula precisa ser convencido de que essa é a proposta mais rápida para tirá-lo do cárcere. O ex-presidente não gosta de ideia, pois quer ser inocentado pelos tribunais.

Haddad, por sua vez, deixa a decisão para Lula.