Blog do Adriano Roberto


Pesquisa aponta uso de perfis russos em prol de Aécio na eleição de 2014
Autor
Adriano Roberto

Pesquisa aponta uso de perfis russos em prol de Aécio na eleição de 2014

DataFolha - Essa foi uma das descobertas de pesquisadores da FGV, que analisaram sub-redes de perfis automatizados, os chamados robôs, durante as eleições naquele ano. A informação foi antecipada pela revista "Veja". Os pesquisadores identificaram manualmente 24 perfis do leste europeu atuando na campanha do tucano, responsáveis por 14.440 interações no Twitter.

O estudo aprofunda a pesquisa divulgada no último ano pela Diretoria de Análises de Políticas Públicas (DAPP) da FGV, que mostrou a interferência de robôs em momentos decisivos da disputa pela Presidência, como os debates na Globo, em que perfis automatizados responderam por cerca de 20% das interações no Twitter de apoiadores de Dilma Rousseff (PT), Aécio e Marina Silva (ex-PSB, hoje Rede).

Para o sociólogo Marco Aurélio Ruediger, diretor da DAPP, o uso de perfis de outros países demonstra que a campanha eleitoral deste ano no país também pode sofrer interferência externa, como teria ocorrido nas eleições americanas. "Não estamos livres de interferências do exterior, outro ponto importante, porque pode ter um impulsionamento de ideias e também ser deformadora do espaço político e democrático, além de impor agendas", afirma.

A análise revelou vínculos entre empresas prestadoras de serviços às campanhas dos candidatos e sites cujos conteúdos foram compartilhados por redes de robôs. Nesta etapa do estudo foram analisados duas sub-redes de perfis automatizados: uma com 699 robôs, que compartilharam conteúdos de Aécio e de Marina.

E outras 509 contas que compartilharam conteúdos associados à campanha de Dilma. Ao todo, geraram mais de 773 mil publicações, uma média de 419 por usuário. Segundo Ruediger, o uso de perfis falsos somados podem ter um grande impacto, ao interferir naquilo que as pessoas recebem e distorcer a percepção daquilo que está sendo mais debatido.

A assessoria de Aécio negou que tenha utilizado robôs durante a campanha ou autorizado qualquer empresa ou pessoa a utilizar perfis automatizados. O coordenador de comunicação digital da campanha de Marina em 2014, Caio Tulio Costa, disse que em uma ocasião a equipe identificou uma movimentação atípica de tuítes pró-Marina, imediatamente relatada à rede social. A assessoria de Dilma disse que não comentaria.



PMN formaliza apoio ao pré-candidato Antonio Souza para o Senado
Autor
Adriano Roberto

PMN formaliza apoio ao pré-candidato Antonio Souza para o Senado

O empreendedor social, Antonio Souza, capa da revista Total desta semana, está prestes a receber o apoio formal do Partido da Mobilização Nacional - PMN. O convite da reunião do partido nesta quinta-feira, 17, cita o nome do sertanejo e convoca todos os pré-candidatos do partido. O evento contará com a presença do presidente nacional do partido, Antônio Massarolo, em Recife. Veja o convite:

A Executiva Estadual do PMN em Pernambuco Convocar a todos os pré candidatos ao cargo de Deputado Estadual e Federal nesta quinta feira dia 17 as 15 horas para Participar da terceira reunião de Preparação para o pleito Eleitoral.

Na Ocasião teremos

O Presidente Nacional do PMN Antônio Carlos Massarollo;

O Dr Daniel Pessoa Responsável pela captação de recursos financeiros para as Campanhas eleitorais;

O Pré candidato ao Cargo de Senador Antônio Souza Empreendedor Social;  

E a Presença de todos os Pré candidatos para preenchimento do formulário das Inscrições de todos para o processo eleitoral de 2018.

Auditório Maria Ribeiro dos Santos, na rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos 119 Edifício Marquês do Recife próximo ao cartório Roma sala 201.

Assinado por

Ivanildo Pedro Presidente Estadual do PMN em Pernambuco



Jornal de MG anuncia desistência do candidato do PSB ao governo
Autor
Adriano Roberto

Jornal de MG anuncia desistência do candidato do PSB ao governo

O jornal O Tempo de Minas Gerais anunciou nesta terça que está para acontecer a desistência do candidato do PSB ao governo de Minas em detrimento das alianças com o PT em outros estados como Pernambuco por exemplo. Veja a matéria na íntegra.

Guinada na sucessão
Articulações nacionais em curso podem mudar inesperadamente a sucessão mineira: jornalistas de Pernambuco, principal Estado governado pelo PSB, já falam em “recuo iminente” do pré-candidato do partido ao governo de Minas, Marcio Lacerda, em reciprocidade ao apoio do PT à reeleição do governador Paulo Câmara. As conversas ganharam impulso após Joaquim Barbosa se retirar da disputa presidencial e liberar o PSB para negociações com o PT. Beneficiário direto, Câmara está empenhado pessoalmente no acordo e, segundo divulgado em Recife, iria tratar do assunto no fim de semana com o outro favorecido: Fernando Pimentel.

Certo ou duvidoso
O potencial acordo PT-PSB abre um novo caminho para Lacerda, que seria a disputa do Senado com apoio petista e governista. A mudança pode ser vantajosa para o ex-prefeito. Hoje prensado entre as campanhas mais fortes de Pimentel e Anastasia, ele trocaria uma empreitada de risco por outra de sucesso quase certo. Afinal, o nome apoiado pelo Palácio da Liberdade é sempre favorito ao Senado. E a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, abre mão da vaga para Lacerda, se Pimentel quiser.

Jogo andando
Fontes pernambucanas disseram que “as negociações andaram em território mineiro” durante a semana. Ao mesmo tempo, o PT começou a pressionar pela retirada da sua pré-candidata em Pernambuco, Marília Arraes, neta de Miguel Arraes. O senador petista no Estado, Humberto Costa, chegou a usar a tribuna do Senado na quarta (9) para pedir a renúncia de Marília. O acordo PSB-PE interessa às cúpulas dos dois partidos, podendo inclusive ser estendido a outros Estados, como o Acre, segundo informou a um blog pernambucano o presidente nacional da legenda socialista, Carlos Siqueira.

Contas em família
Na decisão pessoal de Lacerda devem pesar o fator financeiro e a opinião da família. O PSB poderá ajudar mais os Estados com os R$ 40 milhões que havia reservado para a campanha presidencial e que ficaram disponíveis com a saída de Barbosa. Mesmo assim, se insistir no governo, Lacerda terá que complementar os recursos partidários com dinheiro próprio para dar volume à campanha de modo a fazer frente aos rivais. E normalmente os familiares resistem à queima de patrimônio para gastos eleitorais.

Saída de cena
Coincidência ou não, Lacerda anda sumido na mídia e nas redes sociais. Não se tem notícias dele nas últimas duas semanas. Aparentemente, a sua campanha sofreu uma desaceleração e o candidato deu uma parada técnica.

Fonte:

https://www.otempo.com.br/mobile/opinião/raquel-faria/guinada-na-sucessão-1.1611024



Conselheiro diz que não sabe onde Portugal vai colocar tanto brasileiro
Autor
Adriano Roberto

Conselheiro diz que não sabe onde Portugal vai colocar tanto brasileiro

O conselheiro das comunidades portuguesas eleito pelo Brasil, Ângelo Horto, afirmou nesta segunda-feira (14) que "uma quantidade enorme" de brasileiros, assim como portugueses que moram no Brasil, estão decidindo se mudar para o país europeu.

"É uma quantidade enorme. Eu não sei onde Portugal vai colocar tanto brasileiro, é impressionante. Todos querem vir para cá", disse Horto, membro do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CC-CCP), que iniciou hoje uma reunião de três dias, na Assembleia da República, em Lisboa.

Horto, nascido no Norte de Portugal e imigrante no Rio de Janeiro há 55 anos, afirma que os portugueses "que podem estão voltando para Portugal".

Já entre a população brasileira, se mudam aqueles que têm uma aposentadoria com a qual consigam viver em Portugal ou que têm condições para obter o chamado 'visto gold' - modalidade que exige compra de imóvel no valor mínimo de 500 mil euros.

No Brasil "não há futuro", afirma o conselheiro. "Todos aqueles que se imaginava que eram presidenciáveis, estão presos. É uma coisa muito triste. Hoje, para ser candidato tem de ser 'ficha limpa' e eu não consigo ver ninguém. Vamos ter eleições para Presidente da República, senador, governador, prefeito. Em quem votar", pergunta.

Horto também comentou sobre as condições de serviço nos consulados portugueses no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, "o serviço consular está muito mau, não se consegue agendar, não se consegue fazer a nacionalidade portuguesa, o próprio 'site' do consulado recomenda que as pessoas façam [os documentos] em qualquer conservatória" de Portugal, contou.

No entanto, alertou, em Portugal as conservatórias "não dão andamento aos processos que vêm de lá". A mesma situação ocorre em consulados portugueses de todo o Brasil e de países da América Latina como Argentina e Venezuela. "A rede consular, a meu ver, teria de ser redimensionada", avaliou.

O Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas realiza a sua reunião anual até quarta-feira (16) no parlamento português, tendo encontros marcados com o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e com os deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Com informações da Lusa.



Temer reúne hoje equipe de governo e base aliada para balanço de 2 anos
Autor
Adriano Roberto

Temer reúne hoje equipe de governo e base aliada para balanço de 2 anos

O presidente Michel Temer vai reunir nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, sua equipe ministerial, além de parlamentares da base aliada, para fazer um balanço dos dois anos de seu governo. A previsão é que essa reunião ocorra às 15h e o formato da cerimônia deve ser o já adotado na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão.

O presidente reunirá ministros, parlamentares e presidentes de estatais para apresentar as ações de seu governo, desde maio de 2016 até agora. O governo Michel Temer completou dois anos no último sábado (12). Nesse dia, o presidente usou o Twitter para fazer um balanço de sua gestão. Afirmou ter tirado o Brasil da recessão e disse que a economia do país deverá crescer mais de 2%. Além disso, citou a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular como marcos de sua gestão.

Tais medidas, assim como a redução da inflação e dos juros básicos da economia, são assuntos frequentemente mencionados pelo presidente em seus discursos. Em cerimônias, ele frequentemente relembra essas medidas que, segundo dados do governo, tiraram o país da crise.

Michel Temer assumiu a Presidência da República em 12 de maio de 2016, após os senadores aprovarem a abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o que resultou no afastamento dela do cargo. Em agosto, o Senado aprovou o impeachment e Temer assumiu a presidência efetivamente.

Com informações da Agência Brasil.



FGTS: Quase 7 milhões de trabalhadores têm depósitos atrasados
Autor
Adriano Roberto

FGTS: Quase 7 milhões de trabalhadores têm depósitos atrasados

Da Veja - Cerca de 7 milhões de trabalhadores não tiveram depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), incluindo contas ativas e inativas, feitos corretamente pelos seus empregadores. São 198.700 empresas devedoras de depósitos do fundo, segundo informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Com isso, muitos trabalhadores que quiserem sacar o saldo do FGTS de uma conta inativa podem ter problemas. Só em São Paulo são 52.800 empresas devendo depósitos no FGTS de seus empregados e ex-empregados, em um total de 8,69 bilhões de reais em débitos. No Rio de Janeiro as dívidas chegam a 4,1 bilhões de reais, distribuídos entre 27.700 empresas inadimplentes.

De acordo com a procuradoria, só em inscrições de empresas na dívida ativa existe um débito de 24,5 bilhões de reais . Contudo, nem todas as empresas listadas entre as devedoras estão inscritas na dívida ativa, ou seja, o valor desse débito é maior. Uma empresa só é inscrita na dívida ativa quando não fizer acordo com o Ministério do Trabalho ou fizer o acordo mas não cumpri-lo.

Entre 2013 e 2016, a procuradoria conseguiu recuperar 466,9 milhões de reais , efetuando a cobrança junto às empresas.

O quê fazer

O trabalhador deve fiscalizar os depósitos e, em caso de atraso poderá apresentar denúncia ao sindicato representante da categoria profissional ou comparecer às Superintendências Regionais do Trabalho

As empresas são obrigadas a recolher mensalmente 8% do salário na conta do FGTS do trabalhador. Esse dinheiro é uma espécie de reserva financeira que cresce a cada mês e que pode ser sacado pelo trabalhador com carteira assinada se a conta estiver inativa, em caso de demissão sem justa causa ou em situações especiais, como aposentadoria, compra da casa ou doenças graves.



Chegou a hora do concurso da Compesa
Autor
Adriano Roberto

Chegou a hora do concurso da Compesa

A Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) abre concurso público para preenchimento de 24 vagas destinadas a empregos de nível superior. São 11 postos para nível médio técnico e 28 para nível médio.

De acordo com o edital clique aqui e veja, a seleção dos candidatos será por meio de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. As vagas estão divididas em analistas de saneamento, de gestão (nível superior); e assistente de saneamento e gestão (nível médio técnico e nível médio).

Os salários variam entre R$ 1.442,36 e R$ 6.743,28. As inscrições podem ser feitas pelo site da FGV clique aqui e entre, até 4 de junho. É necessário imprimir a confirmação de inscrição no site.



Tenor Igor Alves sai de Triunfo para todo o Brasil no Ratinho do SBT
Autor
Adriano Roberto

Tenor Igor Alves sai de Triunfo para todo o Brasil no Ratinho do SBT

Com 14 anos de carreira musical o tenor, Igor Alves, o ainda jovem triunfense que já cantou em várias cidades e Estados do Nordeste, tem agora oportunidade de mostrar seu talento para o Brasil e para algumas partes do mundo. Influenciado por amigos, Igor agora vai para São Paulo se apresentar no programa do Ratinho no SBT.

No Sistema Brasileiro de Televisão, nosso sertanejo, vai participar do quadro “Dez ou Mil” no programa do Ratinho. A apresentação está programada para o dia 21/05, uma segunda-feira ao vivo. Essa será a primeira longa viagem de Igor Alves este tenor, de 20 anos de idade, que vem se destacando no mercado musical com o gênero ópera clássica, erudito e lírico e considerado único cantor lírico na região do Sertão do Pajeú. Igor revela toda emoção e orgulho de representar nosso Nordeste para o Brasil e para o mundo.

"Quero aqui estender o meu agradecimento a Deus pai e a Maria santíssima por conceder essa oportunidade na minha carreira musical, estou indo com o coração cheio de alegria e levar o meu canto e representar minha cidade Triunfo, meu estado de Pernambuco e meu Nordeste a todo Brasil. Quero também agradecer a minha família, amigos, fãs e admiradores". Relatou o tenor.

Igor faz questão de agradecer a os demais apoios que recebeu para atingir este sonho de cantar para todo Brasil. "Sou muito grato também ao grupo Caravana da Saudade e a prefeitura Municipal de Triunfo que sempre me incentivaram e não posso me esquecer dos apoios da Loja Maçônica Triunfense, a família Rodrigues em nome de Rodrigo, Patrícia e Reginalda e a Paulo Rogério a todos os amigos espalhados no Brasil."



Temer enfrenta ao menos quatro processos quando deixar governo
Autor
Adriano Roberto

Temer enfrenta ao menos quatro processos quando deixar governo

Assim que deixar o cargo de presidente do Brasil, no 1º dia de janeiro do ano que vem, Michel Temer vai ter que enfrentar uma nova realidade jurídica. Com a mudança de foro, ele deve enfrentar pelo menos quatro processos – dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal e duas denúncias barradas pela Câmara dos Deputados, que podem ser reativadas a pedido do Ministério Público Federal – em tribunais diferentes do país, conforme destaca a Folha de São Paulo.

O presidente foi denunciado em dois processos relacionados ao caso JBS: no primeiro, por corrupção passiva; no segundo, por obstrução à Justiça e participação em organização criminosa. Os casos devem ser reativados pela Justiça Federal do Distrito Federal, a mesma que vai julgar denúncia contra integrantes do MDB, partido do qual faz parte, por formação de quadrilha.

Ainda há uma terceira denúncia que deve seguir para a instituição, também relacionada à empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista e ao ex-assessor de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures.

Os inquéritos contra o presidente que tramitam no STF estão em fase de coleta de provas. Um deles seria relacionado ao caso Odebrecht, no qual o Supremo vai apurar se Temer e seus aliados negociaram com executivos da empresa. A denúncia afirma que em encontro no Palácio do Jaburu, ocorrido em 2014, foram negociados R$ 10 milhões em doações ilícitas de campanha para integrantes do seu partido.

Já o segundo inquérito investiga irregularidade em decreto assinado em maio do ano passado, no qual o presidente é suspeito de beneficiar empresas do setor privado. O caso também pode ser levado à Justiça Federal do Distrito Federal ou à Justiça de São Paulo.

Após deixar o cargo de presidente, caso Temer assuma o posto de embaixador ou de ministro em um possível governo de seus aliados, seus processos poderão continuar tramitando no STF, foro exclusivo de ministros e chefes de missões diplomáticas.



Evandro Alencar recebe apoio de dois ex-prefeitos em Araripina
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar recebe apoio de dois ex-prefeitos em Araripina

Do blog do Roberto Araripina - O ex-prefeitos de Araripina, Dr.Valmir Lacerda e Dra. Dioneia Lacerda, duas figuras marcantes política araripinenses, receberam recentemente na sede da Uniclinic do Araripe, o presidente afastado do CREA / PE e pré-candidato a deputado federal Evandro Alencar (PRTB).

Para Evandro Alencar, tanto Dr. Valmir quanto Dra. Dioneia, contribuíram muito para o desenvolvimento de Araripina, “Até hoje o nome de Dr. Valmir é lembrado como um dos melhores prefeitos da história do município”, disse.

O pré-candidato a deputado federal, explicou aos ex-prefeitos de Araripina, que atuará em defesa da Agronomia, da Tecnologia e da Engenharia, caso chegue à Câmara dos Deputados. Resgatar o Araripe e trazer projetos arrojados para toda Região, também são promessas de Evandro.



Henrique Brandão do Sertão para o mundo com nosso forró
Autor
Adriano Roberto

Henrique Brandão do Sertão para o mundo com nosso forró

Do blog LeiaMaisPE - O Serra-talhadense Henrique Brandão, bancário, poeta e cantador, está participando do concurso “Vamos Cantar Forró”, que tem a realização da TV ASA Branca, afiliada a rede Globo.

O Concurso é voltado para a participação de artistas independentes, que mandaram suas músicas em vídeo para emissora escolher quem continuaria nas etapas seguintes do concurso.

De todo material recebido a emissora escolheu nesta primeira etapa do concurso, 20 artistas de todo o estado. Que começaram a ser votado no dia 10 deste mês pela internet. Os oito primeiros colocados na enquete vão participar de uma nova etapa eliminatória, que acontecerá dia 17 de maio, em Caruaru, onde cada artista vai poder levar sua banda com até cinco integrantes. Três jurados vão assistir as apresentações e atribuir notas aos artistas. Quatro dois oito participantes desta etapa irão para a grande final no dia 30 de maio.

Ao Leia Mais PE Henrique contou como se deu sua participação e da sua alegria em poder participar representando não só Serra Talhada, mas todo o sertão.

“Eu mandei um vídeo amador, feito por uma amiga durante uma apresentação minha em São José do Egito, e para a minha surpresa, na terça feira à noite o produtor da TV me ligou e disse que a produção tinha gostado muito da minha música, e que eu fui selecionado entre os vinte para participar da segunda etapa”. Contou o poeta, acrescentando.

“Fico satisfeito, feliz por ter sido indicado, se eu conseguir passar por essa enquete, passando entre os oito primeiros vou ficar muito feliz, e vou representar muito bem o sertão do Pajeú, sou o único artista dessa região do sertão, porque tem muita gente do agreste”.

Pelas redes sociais esta acontecendo uma grande mobilização espontânea de amigos e fãs, para classificar o artista Pajeuzeiro neste concurso. “As pessoas estão votando e pedindo votos, fora do estado e até em outros países”. Contou o poeta. Ao comentar sobre esse carinho das pessoas, Henrique destacou também a sua identificação com o sertão.

“Eu gosto de representar Serra Talhada, de representar o sertão do Pajeú, eu me identifico com tudo que acontece aqui, eu sou isso aqui, parte dessa cultura da poesia, do forró e me sinto muito orgulhoso por hoje ser uma dessas vozes que já estão sendo compreendidas. Nas ruas recebo muito carinho das pessoas, falando da sua torcida e isso nos deixa imensamente feliz”.

A votação está acontecendo através de enquete no site da TV Asa Branca, a votação que começou na quinta feira (10), vai até terça feira (15) e se você ainda não votou, clique aqui e vote,escolhendo o poeta para representar nosso sertão.



Concurso Coniape: TCE PE autoriza continuidade do certame
Autor
Adriano Roberto

Concurso Coniape: TCE PE autoriza continuidade do certame

Do Folha Hoje - O Tribunal de Contas da União autorizou o Consórcio Público (Concurso Coniape 2018) Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) a dar continuidade ao concurso que se realizaria no último mês de março em quatro municípios da região. São eles: Santa Cruz do Capibaribe, Altinho, Cupira e Panelas.  O certame havia sido suspenso por uma medida cautelar expedida pela Primeira Câmara, a pedido do Ministério Público de Contas (MPCO).

As vagas disponíveis foram para os cargos nas áreas de Saúde (50), Educação (39), dentre outros específicos, tais como: Operador de Máquinas Pesadas (2), Pintor Predial (1), Lavadeira (2), Cozinheiro (4), Gari (5), Motorista (12), Coveiro (1), Pedreiro (1), Vigia (5), Zelador Predial (8), Porteiro (10), Auxiliar de Serviços Gerais (25), Agente de Vigilância Sanitária (2), Recepcionista (3), Auxiliar Administrativo (10), Técnico em Edificações (1), Guarda Municipal (8) e Auditor (2)

Receita do certame

A receita obtida pela banca organizadora com as inscrições, será utilizada para bancar os custos dos concursos e o excedente será devolvido aos municípios, pois, De acordo com o estatuto, a ADM & TEC é uma sociedade civil sem fins lucrativos.

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambuco e Fronteiras (CONIAPE) informou que o edital dos concursos continuará o mesmo. A data para a realização das provas será divulgada nos próximos dias.