Blog do Adriano Roberto


Temer enfrenta ao menos quatro processos quando deixar governo
Autor
Adriano Roberto

Temer enfrenta ao menos quatro processos quando deixar governo

Assim que deixar o cargo de presidente do Brasil, no 1º dia de janeiro do ano que vem, Michel Temer vai ter que enfrentar uma nova realidade jurídica. Com a mudança de foro, ele deve enfrentar pelo menos quatro processos – dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal e duas denúncias barradas pela Câmara dos Deputados, que podem ser reativadas a pedido do Ministério Público Federal – em tribunais diferentes do país, conforme destaca a Folha de São Paulo.

O presidente foi denunciado em dois processos relacionados ao caso JBS: no primeiro, por corrupção passiva; no segundo, por obstrução à Justiça e participação em organização criminosa. Os casos devem ser reativados pela Justiça Federal do Distrito Federal, a mesma que vai julgar denúncia contra integrantes do MDB, partido do qual faz parte, por formação de quadrilha.

Ainda há uma terceira denúncia que deve seguir para a instituição, também relacionada à empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista e ao ex-assessor de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures.

Os inquéritos contra o presidente que tramitam no STF estão em fase de coleta de provas. Um deles seria relacionado ao caso Odebrecht, no qual o Supremo vai apurar se Temer e seus aliados negociaram com executivos da empresa. A denúncia afirma que em encontro no Palácio do Jaburu, ocorrido em 2014, foram negociados R$ 10 milhões em doações ilícitas de campanha para integrantes do seu partido.

Já o segundo inquérito investiga irregularidade em decreto assinado em maio do ano passado, no qual o presidente é suspeito de beneficiar empresas do setor privado. O caso também pode ser levado à Justiça Federal do Distrito Federal ou à Justiça de São Paulo.

Após deixar o cargo de presidente, caso Temer assuma o posto de embaixador ou de ministro em um possível governo de seus aliados, seus processos poderão continuar tramitando no STF, foro exclusivo de ministros e chefes de missões diplomáticas.



Evandro Alencar recebe apoio de dois ex-prefeitos em Araripina
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar recebe apoio de dois ex-prefeitos em Araripina

Do blog do Roberto Araripina - O ex-prefeitos de Araripina, Dr.Valmir Lacerda e Dra. Dioneia Lacerda, duas figuras marcantes política araripinenses, receberam recentemente na sede da Uniclinic do Araripe, o presidente afastado do CREA / PE e pré-candidato a deputado federal Evandro Alencar (PRTB).

Para Evandro Alencar, tanto Dr. Valmir quanto Dra. Dioneia, contribuíram muito para o desenvolvimento de Araripina, “Até hoje o nome de Dr. Valmir é lembrado como um dos melhores prefeitos da história do município”, disse.

O pré-candidato a deputado federal, explicou aos ex-prefeitos de Araripina, que atuará em defesa da Agronomia, da Tecnologia e da Engenharia, caso chegue à Câmara dos Deputados. Resgatar o Araripe e trazer projetos arrojados para toda Região, também são promessas de Evandro.



Henrique Brandão do Sertão para o mundo com nosso forró
Autor
Adriano Roberto

Henrique Brandão do Sertão para o mundo com nosso forró

Do blog LeiaMaisPE - O Serra-talhadense Henrique Brandão, bancário, poeta e cantador, está participando do concurso “Vamos Cantar Forró”, que tem a realização da TV ASA Branca, afiliada a rede Globo.

O Concurso é voltado para a participação de artistas independentes, que mandaram suas músicas em vídeo para emissora escolher quem continuaria nas etapas seguintes do concurso.

De todo material recebido a emissora escolheu nesta primeira etapa do concurso, 20 artistas de todo o estado. Que começaram a ser votado no dia 10 deste mês pela internet. Os oito primeiros colocados na enquete vão participar de uma nova etapa eliminatória, que acontecerá dia 17 de maio, em Caruaru, onde cada artista vai poder levar sua banda com até cinco integrantes. Três jurados vão assistir as apresentações e atribuir notas aos artistas. Quatro dois oito participantes desta etapa irão para a grande final no dia 30 de maio.

Ao Leia Mais PE Henrique contou como se deu sua participação e da sua alegria em poder participar representando não só Serra Talhada, mas todo o sertão.

“Eu mandei um vídeo amador, feito por uma amiga durante uma apresentação minha em São José do Egito, e para a minha surpresa, na terça feira à noite o produtor da TV me ligou e disse que a produção tinha gostado muito da minha música, e que eu fui selecionado entre os vinte para participar da segunda etapa”. Contou o poeta, acrescentando.

“Fico satisfeito, feliz por ter sido indicado, se eu conseguir passar por essa enquete, passando entre os oito primeiros vou ficar muito feliz, e vou representar muito bem o sertão do Pajeú, sou o único artista dessa região do sertão, porque tem muita gente do agreste”.

Pelas redes sociais esta acontecendo uma grande mobilização espontânea de amigos e fãs, para classificar o artista Pajeuzeiro neste concurso. “As pessoas estão votando e pedindo votos, fora do estado e até em outros países”. Contou o poeta. Ao comentar sobre esse carinho das pessoas, Henrique destacou também a sua identificação com o sertão.

“Eu gosto de representar Serra Talhada, de representar o sertão do Pajeú, eu me identifico com tudo que acontece aqui, eu sou isso aqui, parte dessa cultura da poesia, do forró e me sinto muito orgulhoso por hoje ser uma dessas vozes que já estão sendo compreendidas. Nas ruas recebo muito carinho das pessoas, falando da sua torcida e isso nos deixa imensamente feliz”.

A votação está acontecendo através de enquete no site da TV Asa Branca, a votação que começou na quinta feira (10), vai até terça feira (15) e se você ainda não votou, clique aqui e vote,escolhendo o poeta para representar nosso sertão.



Concurso Coniape: TCE PE autoriza continuidade do certame
Autor
Adriano Roberto

Concurso Coniape: TCE PE autoriza continuidade do certame

Do Folha Hoje - O Tribunal de Contas da União autorizou o Consórcio Público (Concurso Coniape 2018) Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) a dar continuidade ao concurso que se realizaria no último mês de março em quatro municípios da região. São eles: Santa Cruz do Capibaribe, Altinho, Cupira e Panelas.  O certame havia sido suspenso por uma medida cautelar expedida pela Primeira Câmara, a pedido do Ministério Público de Contas (MPCO).

As vagas disponíveis foram para os cargos nas áreas de Saúde (50), Educação (39), dentre outros específicos, tais como: Operador de Máquinas Pesadas (2), Pintor Predial (1), Lavadeira (2), Cozinheiro (4), Gari (5), Motorista (12), Coveiro (1), Pedreiro (1), Vigia (5), Zelador Predial (8), Porteiro (10), Auxiliar de Serviços Gerais (25), Agente de Vigilância Sanitária (2), Recepcionista (3), Auxiliar Administrativo (10), Técnico em Edificações (1), Guarda Municipal (8) e Auditor (2)

Receita do certame

A receita obtida pela banca organizadora com as inscrições, será utilizada para bancar os custos dos concursos e o excedente será devolvido aos municípios, pois, De acordo com o estatuto, a ADM & TEC é uma sociedade civil sem fins lucrativos.

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambuco e Fronteiras (CONIAPE) informou que o edital dos concursos continuará o mesmo. A data para a realização das provas será divulgada nos próximos dias.



Luciano Huck anuncia o - Tinder do voto -
Autor
Adriano Roberto

Luciano Huck anuncia o - Tinder do voto -

Luciano Huck, em entrevista ao Estadão, anunciou o lançamento de um aplicativo que ele chamou de “Tinder do voto”.

Segundo o apresentador da TV Globo, o usuário da plataforma deverá responder a uma série de perguntas sobre seu posicionamento político e então o aplicativo mostrará candidatos de partidos pequenos que se apresentam como “novo” na política.

“É a forma de encontrar novos candidatos e saber exatamente quem são eles.”



DER reinicia obras da PE-160 até Santa Cruz do Capibaribe
Autor
Adriano Roberto

DER reinicia obras da PE-160 até Santa Cruz do Capibaribe

O trecho beneficiado possui 12,15 quilômetros de extensão e vai do entroncamento com a BR-104, no distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, até o perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe. Diariamente, uma média de 15 mil veículos circulam por esta importante rodovia do Agreste Setentrional.

Os trabalhos estão sendo realizados em duas frentes na área urbana de Santa Cruz do Capibaribe, na execução da operação tapa-buracos, cuja finalidade é melhorar as condições de trafegabilidade nesse segmento da via, enquanto as obras definitivas não são concluídas, o  que deve acontecer até o final do segundo semestre deste ano.

Enquanto isso, a segunda equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, continua avançando nos trabalhos de restauração e duplicação dos quatro quilômetros finais.

Pequenas intervenções serão finalizadas na parte restaurada e duplicada, além da implantação das sinalizações horizontal e vertical ao longo de todo segmento contemplado, a última etapa dos serviços.

“Uma de nossas metas é continuar trabalhando sem provocar a retenção do fluxo de veículos, causando o mínimo possível de transtornos aos motoristas e usuários que circulam pela PE-160”, ressaltou Silvano Carvalho, diretor de Operações e Construção do DER.

Essa é mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco que vai melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas, beneficiando diretamente os mais de 133 mil habitantes dos dois municípios, além de contribuir para o desenvolvimento dessa região, com expectativa de geração de mais empregos, aumento das vendas do comércio local, com destaque para o polo da Sulanca, que recebe milhares de pessoas vindas de várias partes do país para fazer compras, resultando também no incremento do turismo.



Prefeitura de Igarassu divulga belo vídeo sobre a cidade pioneira do Brasil
Autor
Adriano Roberto

Prefeitura de Igarassu divulga belo vídeo sobre a cidade pioneira do Brasil

Minha amiga e colega, Christiane Huggins, me envia um vídeo muito bem produzido sobre as atrações da cidade de Igarassú. Nesta cidade o programa Ponto de Vista que apresento de segunda a sexta das 18 às 19 horas é retransmitido por duas emissoras campeãs de audiência. A Top FM - 97,9 e a Cuieiras FM 98,5. Parabéns a toda equipe da SECOM da Prefeitura de Igarassu.

O texto da jornalista Christiane diz: 

Conheça nossa Igarassu de pertinho e veja o quanto nossa cidade é motivo de orgulho. Estamos trabalhando dia e noite para que possamos viver na cidade que sonhamos. O desenvolvimento já começou, aqui é o seu lugar! #AquiNasceuPE #Igarassu

Veja o belo vídeo abaixo:



Jogador Ricardo Rocha e cantor Fagner apoiam projeto de Antonio
Autor
Adriano Roberto

Jogador Ricardo Rocha e cantor Fagner apoiam projeto de Antonio

Projeto do empreendedor social e pré-candidato a senador pela Rede Sustentabilidade, Antonio Souza, para implantação da Zona Franca do Sertão vem ganhando msis apoios de todos os lugares. O projeto, semelhante à Zona Franca de Manaus, atrairia empresas e indústrias de todo o Brasil para o semiárido nordestino.

A zona Franca no nosso Sertão poderá gerar milhares de empregos no Sertão ajudando a desenvolver economicamente a região, agora ganhou o apoio do jogador campeão do mundo pela seleção brasileira, Ricardo Rocha. O cantor Fagner também se empenhou em apoiar o projeto de luta pela implantação desta Zona Franca de Antonio Souza. Se você quiser saber mais detalhes sobre a Zona Franca de Semiárido clique aqui.

Veja no vídeo abaixo o apoio do cantor Fagner:



Músicos de Olinda ainda não receberam o carnaval
Autor
Adriano Roberto

Músicos de Olinda ainda não receberam o carnaval

A falta de pagamento aos músicos e agremiações, além da inconsistência na prestação de contas do carnaval de 2018, serão temas da audiência pública, nesta segunda-feira (14/5), promovida pela Câmara Municipal de Olinda.

No dia 24 de abril passado, a Câmara Municipal de Olinda devolveu, por inconsistência nas informações, a prestação das contas referentes ao Carnaval de 2018, enviada pela Secretaria de Turismo. O ofício de devolução, encaminhado ao prefeito Lupércio Carlos do Nascimento, foi aprovado por unanimidade por estar “incompleto quanto a descrição e detalhamento das despesas conforme apresenta a Lei 5927/2015”, a conhecida Lei do Carnaval.

“O documento de prestação de contas do Carnaval tem um total 16 páginas e em 14 páginas apenas relaciona itens de despesas, sem descriminar valores, apenas o total de R$ 8.075.345,00, trata-se uma peça inconsistente e incompleta,” disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara de Olinda.

“A Lei do Carnaval no seu artigo 50 determina que as receitas e despesas sejam apresentadas de forma detalhada, inclusive citando as despesas ainda pendentes de pagamento e isto não aconteceu, isso compromete uma avaliação correta,” completou a vereadora Graça Fonseca, integrante da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

As despesas e receitas do Carnaval de 2017, também rejeitadas pela Câmara de Olinda, estão sendo alvo de uma Tomada de Contas Especial pelo TCE.



Flores divulga programação completa da Festa das Rosas
Autor
Adriano Roberto

Flores divulga programação completa da Festa das Rosas

A Prefeitura Municipal de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos divulgou a programação completa da Festa das Rosas, que chega a sua 70ª edição.

De 16 a 18 de maio, atividade esportiva, inaugurações, oficina de música, exposição, teatro, mostra de Jazz e Blues, com a Uptown Blues Band e o renomado músico, Jefferson Gonçalves e shows musicais de Gabriel Diniz e Luan Estilizado, farão parte da programação.

Neste ano de 2018, a Festa das Rosas homenageará o compositor, arranjador, maestro, multi-instrumentista e vocalista Moacir Santos.

Moacir é tido como um dos maiores mestres da renovação harmônica da Música Popular Brasileira (MPB). Foi professor de grandes nomes da música brasileira e teve parceiros renomados como: Vinícius de Moraes e Geraldo Vandré.

Durante a programação a Secretaria de Eventos, vai promover a 2ª edição da Corrida das Rosas que acontecerá na quarta-feira (16), e será divida em disputas com atletas do município e de outras regiões, em duas categorias: masculina e feminina.

A premiação em todas as categorias acontecerá da seguinte forma: Categoria Masculina/Atletas do município: 1º lugar R$ 400,00, 2º lugar R$ 200,00, 3º lugar R$ 100,00; Categoria feminina: 1º lugar R$ 400,00 2º lugar R$ 200,00, 3º lugar R$ 100,00; Categoria masculina/atletas de outros municípios: 1º lugar R$ 400,00, 2º lugar R$ 200,00, 3º lugar R$ 100,00 e categoria feminina/atletas de outros municípios: 1º lugar R$ 400,00, 2º lugar R$ 200,00, 3º lugar R$ 100,00; totalizando R$ 2.800,00 em premiação.

Outro destaque da programação geral do evento será a inauguração do Sistema de Videomonitoramento previsto para acontecer na sexta-feira (18). Com recursos próprios, a prefeitura conclui na cidade, a instalação de 120 (cento e vinte), câmeras. A medida visa melhorar ainda mais a segurança dos munícipes através do monitoramento das câmeras de segurança que foram estrategicamente dispostas nos espaços públicos. A 70ª edição da Festa das Rosas terminará no distrito de Fátima, com a ordem de serviço para pavimentação de rua, em paralelo e shows musicais de Edu & Marial e Zeca Bota Bom.

Confira a programação completa da 70ª Festa das Rosas:



FHC será ouvido como testemunha de defesa de Lula
Autor
Adriano Roberto

FHC será ouvido como testemunha de defesa de Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai prestar depoimento como testemunha de defesa de Lula, no próximo dia 28, dentro das investigações sobre o sítio de Atibaia. Ele será ouvido por meio de videoconferência, a partir de São Paulo.

As audiências referentes ao inquérito foram retomadas esta semana. Entre as pessoas ouvidas pelo juiz Sérgio Moro estão o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-ministro do governo petista Gilberto Carvalho.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu no processo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o Ministério Público Federal (MPF) acusa o pestista de estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos, políticos e funcionários públicos.

A força-tarefa da Lava Jato sustenta ainda que Lula, quando era presidente, nomeou diretores da Petrobras para praticar crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS. Em troca, recebeu propina das construtoras de forma disfarçada por meio de obras feitas no sítio. O ex-presidente nega as acusações.

Segundo o portal G1, foram arroladas mais de 130 pessoas pelas defesas dos réus. A ex-presidente Dilma Rousseff também prestará depoimento, no dia 25 de junho, também por videoconferência, a partir de Porto Alegre.



Nadelson se solidariza com familiares do policial reformado assassinado em Caruaru
Autor
Adriano Roberto

Nadelson se solidariza com familiares do policial reformado assassinado em Caruaru

No exato momento em que o presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Nadelson Leite, estava participando do Ponto de Vista (programa que apresento de segunda a sexta das 18 às 19 horas na Agência PE de Rádio) para falar sobre o problema dos assassinatos de policiais, da ativa ou reformados, no Estado, estava sendo assassinado mais um policial no município de Caruaru.

Um policial reformado de 61 anos foi morto a tiros dentro de um mercado no fim da tarde desta quinta-feira (10) no bairro João Mota, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, dois homens invadiram o estabelecimento. Enquanto um deles estava praticando um assalto, o outro abordou a vítima, conforme informou a PM.

Ainda na noite desta quinta, em conversa com este jornalista, Nadelson se solidarizou com os familiares e disse que é preciso se fazer um planejamento específico para cessar essas mortes de policiais, seja ele da ativa ou os que para complementar os baixos salários dos inativos têm que arranjar bicos com alto índice de periculosidade.

“Temos que pensar seriamente num planejamento voltado para as pessoas que são responsáveis por nossa segurança e não estão nenhum pouco seguras. Como exigir segurança se os que nos dão segurança estão morrendo violentamente. Meus sentimentos aos familiares e a certeza que ele só estava lá porque não há valorização salarial da classe policial da ativa e muito menos do aposentado que tem sempre que procurar um bico”. Relatou o pré-candidato a deputado estadual, Nadelson Leite.