Blog do Adriano Roberto


Maia decide cortar salário de Maluf; decisão se estende a Celso Jacob
Autor
Adriano Roberto

Maia decide cortar salário de Maluf; decisão se estende a Celso Jacob

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu cortar por inteiro o salário do deputado Paulo Maluf (PP-SP), que começou a cumprir pena em regime fechado nesta quarta-feira, 20, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Maia também se estenderá a partir desta quinta-feira, 21, ao deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), que segue preso no Complexo Penitenciário da Papuda.

A Câmara foi notificada ontem sobre a decisão judicial relacionada a Maluf. Nesta quinta, Maia foi orientado pela assessoria jurídica da Casa a cortar o subsídio do parlamentar. Na quarta, Maia revelou ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que já havia cortado 2/3 do salário de Jacob, mas hoje conversou com a diretoria geral e a conclusão foi suspender o pagamento de ambos. "O entendimento definitivo foi cortar", disse. Com a medida, os deputados presos perderam também os recursos a que parlamentares no exercício do mandato têm direito, como verba de gabinete, cota para viagens e auxílio-moradia.

Maia também informou que está avaliando com o departamento jurídico a possibilidade de recorrer ao STF sobre o encaminhamento que deve ser dado em relação à determinação do ministro Edson Fachin para que a Câmara declare a perda de mandato de Maluf. De acordo com o presidente da Câmara, há posições divergentes nas turmas da Corte sobre se cabe à Mesa Diretora declarar, de ofício, a perda do mandato ou se a decisão final é do plenário da Câmara. Os técnicos da Casa entendem que a Constituição é clara sobre a votação no plenário e dizem que a tramitação da medida começa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Estamos estudando o assunto e vamos decidir na próxima semana", afirmou Maia.

Maluf foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de lavagem de dinheiro. Aos 86 anos, Maluf terá de pagar o equivalente a 248 dias-multa, aumentada em três vezes. O deputado foi considerado culpado pelo desvio de dinheiro de obras públicas e remessas ilegais ao exterior, por meio da atuação de doleiros, além da participação em um esquema de cobrança de propinas durante sua gestão da Prefeitura de São Paulo (1993-1996).

Já o deputado do PMDB fluminense foi condenado a 7 anos e 2 meses de prisão por falsificar documentos e dispensar licitação para construção de uma creche em 2002, quando era prefeito da cidade de Três Rios (RJ). Preso no início de junho, o deputado cumpriu pena em regime semiaberto no complexo penitenciário da Papuda e tinha autorização para exercer o mandato durante os dias úteis. Flagrado com biscoito e queijo provolone na cueca, Jacob perdeu o benefício de sair durante o dia da cadeia em 23 de novembro. Com informações do Estadão Conteúdo.



Pra valer: nova iluminação de Aeroporto de ST é aprovada
Autor
Adriano Roberto

Pra valer: nova iluminação de Aeroporto de ST é aprovada

Do Blog do Nill Júnior - Mais uma etapa da obra de requalificação do Aeroporto de Serra Talhada foi concluída. Testada e aprovada na noite desta quinta-feira (21), a nova iluminação atende todos os requisitos técnicos que permitem as aeronaves pousarem e decolarem no equipamento durante o período noturno.

O primeiro avião a testar as luzes do aeroporto transportou o cantor Pedrinho Pegação, que faz show na Capital do Xaxado. Ainda nesta noite, outra aeronave pousará na cidade, desta vez levando Wesley Safadão, que também fará uma apresentação em Serra Talhada.

“Muitas pessoas estão envolvidas e focadas para que consigamos entregar à população o aeroporto em condições de receber aviões comerciais o mais rápido possível”, disse o Secretário Sebastião Oliveira.

“Muito em breve, estaremos com todas as certificações em mãos. É mais uma importante ação da gestão do governador Paulo Câmara voltada para o desenvolvimento do Sertão do Pajeú”, concluiu.



PT e PSDB estão juntos e levaram o Brasil para o buraco, diz Marina
Autor
Adriano Roberto

PT e PSDB estão juntos e levaram o Brasil para o buraco, diz Marina

Pré-candidata à Presidência da República, a ex-senadora Marina Silva (Rede) foi criticada por seus opositores e até seus aliados por pouco se manifestar em um dos períodos de maior crise da história política do país. Também foi em silêncio que ela começou a negociar a recomposição das alianças de 2010 e 2014 para tentar, pela terceira vez, concorrer ao Palácio do Planalto. Mas as dificuldades para essa costura e as fragilidades do partido que ela mesma criou são os principais obstáculos ao sonho presidencial da ex-ministra do Meio Ambiente, revela reportagem de capa da nova edição da Revista Congresso em Foco.

Além de mostrar as pedras no caminho da ex-senadora, a revista traz uma entrevista exclusiva com Marina, reproduzida abaixo, na qual ela não mede palavras ao atacar o PT e o PSDB, partidos que a superaram nas duas últimas eleições presidenciais. Para a ex-senadora, os dois partidos levaram o país para o buraco, nunca se uniram em favor do interesse público e, agora, agem em conjunto para travar as investigações da Operação Lava Jato e impedir a ascensão ao poder de outras forças políticas.

“Não por acaso se uniram para monopolizar o tempo de televisão e o fundo partidário e eleitoral, para que não seja possível qualquer inovação e renovação política. Fizeram uma aliança para definir quem ganhará o poder em 2018. Pelas medidas que tomaram, pela monopolização dos recursos, já decidiram entre eles que só poderá governar o Brasil alguém do PT, do PSDB, do PMDB ou do DEM”, critica. Pelas regras da minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso, Marina deverá ter apenas 12 segundos no horário eleitoral e acesso a R$ 10 milhões dos recursos públicos do fundo eleitoral de R$ 1,7 bilhão. Mesmo assim, a ex-senadora diz acreditar na possibilidade de virar o jogo nas eleições.



Dilma apresentou reformas e chocou, diz ex-presidente Lula
Autor
Adriano Roberto

Dilma apresentou reformas e chocou, diz ex-presidente Lula

O ex-presidente Lula diz que viu algo "muito estranho no semblante" de Dilma Rousseff no dia ela ganhou a campanha pela reeleição em 2014. "Eu saí de lá [de Brasília] com a ideia de que alguma coisa estava deixando a minha querida companheira Dilma desconfortável", afirmou ele na conversa que teve com jornalistas nesta quarta (20) no Instituto Lula.

Ele afirma que tentou ajudar a presidente na transição do primeiro para o segundo mandato dela, mas que Dilma "teve o tempo dela". E que a petista, com sua proposta de reformas, "chocou" a parcela da sociedade mais à esquerda que aderiu à campanha no segundo turno temendo a volta "da direita" ao poder. "Os adversários nos chamavam de estelionatários e o nosso pessoal, de traidor", afirma.


Leia trechos da conversa:

CAMPANHA DE 2014

"Nós vivemos uma coisa muito atípica na eleição de 2014. Vínhamos de um mundo muito diferente, posterior às manifestações de 2013.

Primeiro tratamos [os protestos] como uma preocupação da imprensa com a violência da polícia sobre meninos que estavam lutando pelo passe livre. Depois achamos que era o povo querendo mais.

Hoje eu tenho muita desconfiança do que foi 2013. Eu acho que ali começou o processo de desmonte do nosso governo, da ideia de afastar o PT e a Dilma do governo.

A campanha de 2014 foi uma campanha com uma dosagem de ódio que não estávamos acostumados a ver no Brasil. O Aécio [Neves] está colhendo o que plantou. Ele plantou vento e está colhendo tempestade. Esse clima de ódio, de denuncismo, surgiu no processo da campanha."

DILMA

"Eu não vou dizer porque um dia ela [Dilma Rousseff] que tem que dizer. Mas eu tentei ajudar a discutir o futuro governo em 2014, mostrando o clima [do país]. Eu fui [a Brasília encontrar a então presidente] no dia da apuração [da reeleição], quando veio o resultado final.

Tinha algo estranho no semblante da Dilma. Eu saí de lá com a ideia de que alguma coisa estava deixando a minha querida companheira Dilma desconfortável. Não sei se o resultado apertado [da eleição], o clima de raiva, se os ataques pessoais. Mas algo estava errado.

Eu disse a ela que ainda em novembro era importante que ela montasse o governo, que não esperasse dezembro. Porque, do jeito que estava o andar da carruagem, se a gente esperasse a gente poderia ter um governo nascendo velho.

Bom, mas ela teve o tempo dela. Eu lembro que, na época, a gente discutiu alguns nomes [para integrar a equipe de governo] e não foi possível ela colocar. Era ela a presidente da República.

E, sinceramente, houve um momento muito delicado quando a Dilma apresentou a reforma. Foi um choque para aquela parte da sociedade que entrou [na campanha de Dilma] por último, mais à esquerda, mais jovem, que não queria a volta da direita. Esse pessoal tomou um choque.

Causou dissabores no PT, no movimento sindical. E você leva tempo para recompor a crença das pessoas. Os adversários chamavam a gente de estelionatário e o nosso pessoal, de traidor.

Eu tenho uma dosagem de pragmatismo muito grande em política. Você não pode colocar em prática a teoria sem testá-la na prática. Se comete um erro, não tem tempo de recuperar." Com informações da Folhapress.



Lava Jato não vai parar, avisa ex-chefe da PF no Paraná
Autor
Adriano Roberto

Lava Jato não vai parar, avisa ex-chefe da PF no Paraná

O delegado Mauricio Leite Valeixo, novo Superintendente da Polícia Federal, do Paraná, toma posse nesta quinta-feira, 21, às 15h. Seu antecessor, delegado Rosalvo Ferreira Franco o descreve, nesta entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, como 'um amigo' e 'um profissional extremamente capacitado'.

Rosalvo ficou 4 anos e 8 meses à frente da PF no Paraná. Acompanhou a Operação Lava Jato, maior investigação contra corrupção já desencadeada no País, desde seu início, em março de 2014.

"A Lava Jato vai continuar porque (Valeixo) é um profissional extremamente capacitado que está assumindo aqui. Alto gabarito", afirmou o delegado. A posse de Valeixo vai ocorrer no auditório na Superintendência da PF em Curitiba, no bairro de Santa Cândida.

Ele falou sobre o que espera na Superintendência."O que espera? Eu acho que sim, dar continuidade ao trabalho. É uma pessoa muito capacitada, foi o diretor de Combate ao Crime Organizado a nível de Brasil, né? Todas as operações policiais estavam subordinadas a ele, inclusive a Lava Jato. Pessoa altamente capacitada, que já foi adido, já foi diretor de Inteligência. Não poderia estar em melhores mãos".

Sobre a continuidade da Lava Jato, ele disse "com certeza. A Lava Jato vai continuar porque é um profissional extremamente capacitado que está assumindo aqui. Alto gabarito. A transição foi feita da melhor maneira possível", afirmando ainda sobre a possibilidade de ninguém parar "não, não".

Quanto sua avaliação sobre o período a frente da Superintendência, ele disse que "foram 4 anos e 8 meses muito bons. Foi uma honra para mim estar à frente da Lava Jato durante esses quatro anos. Só tenho a agradecer o trabalho de todos os servidores que me ajudaram".

Rosalvo falou também sobre quando entrou na Polícia Federal, se imaginava que comandaria uma Superintendência. "Jamais. Eu entrei como agente há 32 anos, fui 13 anos agente. Jamais pensei, nunca nem pensei em chegar a ser Superintendente. Para mim foi uma honra, porque foi o primeiro agente da Polícia Federal que aqui tomou posse que chegou a Superintendente".

Quanto aos seus planos, ele disse que "por enquanto descansar. Saiu minha aposentadoria".



Flores ornamentais em Triunfo e um vídeo relax pra você
Autor
Adriano Roberto

Flores ornamentais em Triunfo e um vídeo relax pra você

As belezas de Triunfo também em flores. Considerado o melhor micro-clima do Estado de Pernambuco, Triunfo revela sua beleza na floricultura abundante, em todos os lugares da cidade. A Duduka Flores, em parceria com a Prefeitura Municipal de Triunfo, traz para a cidade a Primeira Feira de Flores Ornamentais de Triunfo.

Lá você vai encontrar uma grande variedade de flores com preços especiais e ainda contará com assistência para cultivá-las na sua casa. A feira acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de dezembro na praça Carolino Campos, das 08:00h às 20:00h. A seguir trago uma pequena mostra, em vídeo, de fotos que captei no Sítio Almas. Veja dois minutos e meio de paz e beleza para sua vida.
 



TRIUNFOPREV realiza II Encontro Municipal de Previdência de 20 a 22 de dezembro
Autor
Adriano Roberto

TRIUNFOPREV realiza II Encontro Municipal de Previdência de 20 a 22 de dezembro

O TRIUNFOPREV, com sede e foro em TRIUNFO-PE, é a entidade única de gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Triunfo e realiza o II Encontro Municipal de Previdência. Inauguração, homenagem, palestra e passeios farão parte da vasta programação que começa nesta quarta-feira (20) e segue até a sexta, dia 22 de dezembro.

Criado pela Lei 963/2001, de 30 de outubro de 2001, fundamentado pelo Art. 40, da Constituição Federal do Brasil, bem como a Lei Federal 9.717/1998 e demais normas e portarias emanadas pelo Ministério da Previdência Social, O TRIUNFOPREV é uma autarquia com personalidade jurídica própria e autonomia financeira e administrativa.

O Instituto de Previdência do Município de Triunfo é o responsável pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos titulares de cargos efetivos do Município de Triunfo, que visa a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários. Com informações do Blog Triunfo Hoje.



Evandro Alencar vence eleição do CREA
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar vence eleição do CREA

O engenheiro Evandro Alencar foi reeleito para a presidência do CREA Pernambuco para o triênio 2018/2020 com 1.102 votos entre os seus colegas engenheiros. Com o resultado ele assume o cargo a partir de 1 de janeiro 2018. Natural de Araripina, Evandro completará seis anos à frente da entidade que representa o segmento. O segundo colocado, Luiz Antônio, ficou com 1.008 votos.

O CREA-PE é o órgão regional de regulamentação e fiscalização do exercício profissional da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, nos diversos níveis superior e técnico e é uma autarquia especial federal descentralizada, com autonomia administrativa e financeira.

O CREA-PE também conta com escritórios de atendimento em Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes, 14 inspetorias regionais, além do CREA Móvel, veículo que leva todos os serviços da sede e inspetorias para cidades que não têm atendimento. Com informações Blog do Edmar Lyra.



Nasa anuncia nesta quinta (14) a descoberta de novo planeta habitável
Autor
Adriano Roberto

Nasa anuncia nesta quinta (14) a descoberta de novo planeta habitável

Em parceria com a Google, a Nasa prometeu anunciar uma grande novidade na próxima quinta-feira (14). A agência norte-americana não especificou o assunto mas adiantou se tratar de algo relacionado à sonda Kepler, que, desde 2009, busca no espaço planetas similares à Terra.

Analistas acreditam, portanto, que o anúncio deverá ser a descoberta de um exoplaneta (localizado fora do Sistema Solar) habitável. A conferência da Nasa será transmitida ao vivo pelo site da agência e apresentado pelo astrofísico Paul Hertz e pelo líder de software da Google, Christopher Shallue.

Estamos atentos para fazer a transmissão aqui também pelo nosso blog. 



Só liminar pode salvar Lula, analisam aliados e rivais
Autor
Adriano Roberto

Só liminar pode salvar Lula, analisam aliados e rivais

A marcação do julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula para 24 de janeiro mexeu com os ânimos tanto de aliados quanto de rivais do petista, segundo os quais só uma liminar concedida por um ministro de corte superior anulando a decisão conseguiria liberá-lo para a disputa eleitoral de 2018.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, integrantes do PT avaliam que a defesa do ex-presidente deveria apelar ao Conselho Nacional de Justiça alegando ocorrência de "velocidade seletiva" na tramitação do processo no TRF-4.

O julgamento ocorrerá após decisão em primeira instância do juiz Sergio Moro que condenou Lula a nove anos e meio de prisão pelo caso do tríplex no Guarujá.



Resultado do concurso do TJPE é divulgado pelo IBFC
Autor
Adriano Roberto

Resultado do concurso do TJPE é divulgado pelo IBFC

A classificação preliminar do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) nesta segunda-feira (11). O resultado definitivo da prova discursiva também foi publicado, bem como o resultado dos recursos contra o resultado preliminar da prova discursiva e a retificação do resultado e classificação definitiva da prova objetiva de negros. Clique aqui para conferir.

O concurso teve 109 vagas efetivas - 60 vagas para o cargo de técnicos de nível médio e 49 para analistas de nível superior -, além da formação de cadastro de reserva. As vagas foram distribuídas em 15 polos de todo o Estado. No total, foram 179.548 inscrições e participaram cerca 130 mil candidatos na seleção realizada no dia 15 de outubro deste ano. Informações da Folha de Pernambuco.



Os egos da oposição em briga pela humildade no Arcádia
Autor
Adriano Roberto

Os egos da oposição em briga pela humildade no Arcádia

Cheguei tarde na reunião oposicionista do Arcádia, no Paço da Alfandega. Mas ainda peguei os principais atores em cena. No espetáculo que teve os coadjuvantes primeiro, me relataram que dentre esses o discurso de Silvio Costa Filho foi afinado e o do Antonio Campos foi um desastre. 

Ambos dentro da previsão, Silvinho é líder da oposição e tem um discurso pronto em qualquer ambiente. Tonca, como é mais conhecido o irmão do ex-governador Eduardo Campos já tem fama de não ser amigo nem dele mesmo. Cheguei a tempo de ver parte do discurso do Senador, Fernando Bezerra Coelho, com um ar raivoso de quem não tem nada a perder, pois ainda está garantido no mandato por mais quatro anos.

Mandato que lhe foi concedido pelo atual governador o qual ele agora faz oposição. Normal essa situação. Afinal de contas, o discurso do outro senador, Armando Monteiro, que foi muito muito mais ameno, já começou na eleição passada contra o mesmo PSB que o elegeu para aquela casa maior da República. Senti Armando meio em cima do muro, falando que é oposição, mas não marcando terreno nela. Como quem pode pular a qualquer momento para o outro lado.

O mesmo “em cima do muro” senti no discurso de Mendonça Filho. Afinal de contas ele olha para um lado e vê pessoas que lhe deram as costas na sua eleição para governador depois de Jarbas e olha para o outro e vê vários políticos que até bem pouco tempo estavam todos no palanque do mentor do atual governo do qual ele foi adversário. É uma situação bem difícil. 

Todos ficaram jogando no colo, um do outro, a responsabilidade de ser oposição e acabou que só FBC conseguiu empolgar os que estavam presentes com um discurso do “Pernambuco quer mudar”, inspirado, raivoso, mas sem objetividade.

Pernambuco quer mudar pra que? Porque? Pra onde? Quem sabe o que o eleitor está exigindo dos políticos que querem se arvorar a serem representantes desse eleitor?

Uma coisa boa eu vi em todos os discursos, todos tiveram a humildade de dizer que não querem ser a cabeça de chapa e que querem a unidade de todos que ali estiveram, independente do posicionamento de governador, senador, vice ou parlamentar na chapa. Mas é exatamente aí onde o bicho pega! Como comportar tantos egos dos que estão aí nesta foto, com tanta humildade nos discursos? O tempo vai dizer.