Blog do Adriano Roberto


Amazon e Alibaba interessadas em comprar os Correios
Autor
Adriano Roberto

Amazon e Alibaba interessadas em comprar os Correios

É conhecido o desejo do presidente Jair Bolsonaro de privatizar os Correios e recentemente ele até demitiu o então presidente da estatal que demostrava desacordo com esta ideia — no lugar, colocou o General Floriano Peixoto, alinhado com o discurso de privatização.

De fora, grandes empresas como a estadunidense Amazon e chinesa Alibaba, dona do AliExpress, acompanham o desdobrar desta história. De acordo com a coluna Esplanada, do jornal O Dia, as gigantes do comércio eletrônico discretamente estudam a possibilidade de compra dos Correios.

O interesse se daria por conta da enorme estrutura logística que a estatal dispõe, com rotas e agências de distribuição de alcance nacional.

A coluna expõe também a possibilidade da Amazon ou Alibaba se unirem a um grande banco nacional para a compra. Assim, o serviço postal seria aproveitado pelas instituições financeiras enquanto a logística seria de serventia das gigantes internacionais.

Ainda não há previsão para o início do processo de privatização. 



Produtores do São Francisco já comemoram o acordo Mercosul-Europa
Autor
Adriano Roberto

Produtores do São Francisco já comemoram o acordo Mercosul-Europa

O acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia, nesta sexta-feira (28), criou a maior área de livre comércio do mundo. Juntos, os dois blocos movimentam U$ 17 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB). Reivindicação antiga dos produtores do Vale do São Francisco, a retirada de impostos sobre os produtos agrícolas permitirá, por exemplo, que a uva de mesa produzida na região entre na Europa com tarifa zero.

Os exportadores do São Francisco também terão maior acesso à União Europeia por meio de quotas  – para açúcar e etanol –, além do reconhecimento de produtos brasileiros diferenciados, como o vinho. Em Petrolina (PE), onde recebeu os detalhes das negociações, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), Jailson Lira, destacou que o Vale vai se posicionar melhor no mercado internacional. 

“Alguns países que concorrem conosco na mesma época de produção de frutas, como Estados Unidos, Chile, Peru e África do Sul, não têm a incidência de taxas da União Europeia. Então, esse acordo é histórico para nós porque coloca Petrolina e o Vale do São Francisco em pé de igualdade com esses competidores, uma vez que respondemos por 98%  das exportações de uvas de mesa e 95% de mangas do país”, avalia o representante dos produtores do segmento que gera 100 mil empregos diretos e movimenta aproximadamente U$ 3,8 milhões.

Denominado como “Import Duty”, o imposto sobre importações da UE – que hoje varia entre 4% e 14% da fruta comercializada pela região do São Francisco – só será eliminado após aprovação do acordo por todos os parlamentos do bloco europeu. E, embora a previsão seja de que o processo leve dois anos, o setor agrícola do Vale já comemora. Segundo Jailson Lira, as exportações brasileiras de frutas movimentam hoje U$ 800 milhões, dos quais 60% em acordos comerciais com o bloco europeu com destaque para os mercados da Inglaterra, Holanda, Alemanha, Irlanda e Dinamarca.

“Consideramos esse acordo um avanço significativo no nosso caixa para os próximos anos. Com a mudança iremos pagar menos impostos e diminuir os custos com a produção”, afirma ele. De acordo com o Ministério da Economia e o Itamaraty, quando considerado os demais segmentos produtivos alcançados com o acordo para o Brasil, o saldo positivo é ainda maior, de U$ 125 bilhões em 15 anos.

A celebração do acordo elevou os ânimos dos fruticultores e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, que ressaltou o esforço político de ministros, senadores e deputados. “Estamos extremamente satisfeitos com essa possibilidade e somos gratos aos políticos que atuaram conosco, como o senador Fernando Bezerra Coelho; o deputado federal, Fernando Filho; o prefeito Miguel Coelho; que ainda recentemente trouxeram para a região o presidente da República e a ministra da Agricultura para uma conversa conosco, e essa [celebração do acordo] foi uma das solicitações mais firmes que fizemos”, conclui Lira.



Amupe dá a largada para o encontro Latino Americano de Municípios com cobertura total do Ponto de Vista
Autor
Adriano Roberto

Amupe dá a largada para o encontro Latino Americano de Municípios com cobertura total do Ponto de Vista

A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE sediará, em março do próximo ano, a XIII CÚPULA HEMISFÉRICA DE PREFEITOS E AUTORIDADES LOCAIS.

Será um momento ímpar e enriquecedor, no qual os gestores, assessores e técnicos municipais poderão trocar experiências e informações inovadoras para fazer avançar a gestão pública municipal no âmbito da América Latina.

Para tanto, a AMUPE promove, no próximo dia 09 de julho deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco, atividades durante todo o dia, em preparação de tão grande evento, o Seminário Estadual de Municípios com o tema: INOVAR PARA AS PESSOAS.

O presidente da AMUPE, José Patriota, está convocando a presença dos prefeitos e dos seus secretários, assessores e técnicos neste dia para participar da programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR – 09 de julho:

09h00 – Abertura

11h00 – Palestra Magna
Os desafios da Gestão Pública local no contexto latino-americano

14h00 às 17h00 – oficinas temáticas

As inscrições serão gratuitas pelo site: www.amupe.org, através do qual cada participante poderá escolher a oficina temática de seu interesse, além de obter todas as demais informações.

Estamos nos preparando pra fazer o programa Ponto de Vista especial do evento no dia 09. A cobertura já começa agora e vai até a Cúpula Latina no próximo ano.



Relator vota a favor do projeto dos rios Tocantins ao São Francisco de Gonzaga Patriota
Autor
Adriano Roberto

Relator vota a favor do projeto dos rios Tocantins ao São Francisco de Gonzaga Patriota

O projeto de lei (PL 538/19) do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que trata da interligação entre o rio Preto (BA) e o rio Tocantins, destinada a assegurar a navegação desde o rio São Francisco ao rio Amazonas recebeu parecer favorável do relator do PL, o deputado federal Pastor Eurico (PATRI).
Gonzaga Patriota explica que o projeto trata-se da reapresentação do Projeto de Lei nº 6569/2013 anteriormente, Projetos de Lei nº 6284/2013; nº 250/1995 4797/1990, de sua autoria, referente à navegação fluvial e suporte de regularização hídrica do rio São Francisco, através do rio Tocantins.
“O PL 6569/2013 foi aprovado nesta Casa parlamentar e, por ter sido arquivado no Senado Federal, estamos o reapresentado, nos ermos da legislação vigente.

Essencialmente para um país como o Brasil, e num cenário cada vez mais próximo de escasseamento de recursos energéticos e aproveitamento racional das vias navegáveis interiores, representa condição inarredável para o desenvolvimento econômico e social equilibrado e melhoria de suas condições de competitividade no intercâmbio internacional.

Para o deputado Pastor Eurico, relator do PL, “uma vez incluída a previsão da interligação de bacias no Plano Nacional de Viação (PNV), poderão ser oportunamente alocados recursos do orçamento da União para a realização de estudos que permitam viabilizar as obras ou modelos de parceria necessários a empreendimento de tal magnitude, o qual deverá otimizar o desenvolvimento regional e nacional, com amplas externalidades positivas, sociais e econômicas.

Notamos, entretanto, a necessidade de ajustes na forma como o projeto é proposto, de forma a adequá-lo aos padrões do Plano Nacional de Viação”.

O socialista pernambucano reforça que “aprovado este projeto de lei, teremos o tráfego hidroviário do rio São Francisco, pelo canal do rio Preto, rio Tocantins e rio Amazonas, facilitando, inclusive, o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para os Portos de Suape, em Pernambuco e Pecém, no Ceará, por essa hidrovia, em conexão com a Ferrovia Transnordestina e, no caso de escassez de água no rio São Francisco, como já ocorre hoje, teremos condições de reserva de parte das águas do rio Tocantins, para o rio São Francisco”. 



Sebastião Oliveira mostra confiança após se reunir com secretários estaduais
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira mostra confiança após se reunir com secretários estaduais

A atual situação do Aeroporto de Serra Talhada e a recuperação da PE-365 foram temas da reunião realizada, na quinta-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro foi solicitado pelo deputado federal Sebastião Oliveira e contou com as presenças de Nilton Mota e Fernanda Baptista, secretários estaduais da Casa Civil e Infraestrutura, respectivamente.
 
O parlamentar saiu satisfeito da sede do Governo de Pernambuco, tendo em vista que recebeu a notícia de Fernanda Baptista que os serviços de recuperação da PE-365 serão iniciados no início do mês de julho. 
 
“Senti muita confiança e empenho por parte da secretaria. É uma intervenção muito importante que vai trazer muitos benefícios para os moradores de Serra Talhada e Triunfo, dois importantes municípios do Sertão do Pajeú ligados por esta via”, explicou Sebastião Oliveira. 
 
Em relação ao aeroporto, Sebastião disse que ficou acertado que Fernanda fará uma visita ao equipamento na segunda semana do próximo mês. “Acredito que os dois problemas que tratamos serão solucionados pelo Governo do Estado”, ressaltou.
 

Também estiveram presentes à reunião, o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, além de Duquinho, que foi vice-prefeito de Serra Talhada, Joelson  de Calumbi e Azoka de Aliança.



Presidente da Alepe estuda ampliar Mutirão Pela Vida
Autor
Adriano Roberto

Presidente da Alepe estuda ampliar Mutirão Pela Vida

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP), anunciou nesta quarta-feira (26) que a Casa estuda ampliar o formato do Mutirão pela Vida para outras áreas de atendimento social e prestação de serviços. O evento está em sua 16ª edição e foi realizado nesta quarta (26) no pátio do Museu Joaquim Nabuco.

Atualmente, o modelo do mutirão, uma iniciativa do deputado pastor Cleiton Collins (PP), está voltado para o atendimento de pessoas que sofrem de dependência química.

Para o presidente da Alepe, o Legislativo não poderia ficar fora desta iniciativa. “Quando fomos procurados pelo pastor Cleiton Collins, oferecemos a estrutura da Assembleia e nos comprometemos a fazer cada vez mais e melhor. No próximo ano esperamos ampliar ainda mais”, disse o presidente.

O Mutirão Pela Vida marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas e reuniu nesta quarta na Assembleia várias comunidades terapêuticas que realizaram atendimento e orientação da população sobre o risco do uso de drogas.

“Hoje encontramos muitos jovens que até querem sair do mundo das drogas, mas não têm força para sair. A Assembleia se sensibiliza com essa causa, por isso reunimos aqui diversas entidades para que elas os acolham através das comunidades terapêuticas do Estado”, ressaltou Eriberto.

O autor da criação do Mutirão Pela Vida, que este ano foi feito em parceria com a Câmara Municipal do Recife, deputado pastor Cleiton Collins destacou a importância do evento.

“É a Assembleia trazendo o povo à conscientização desse dia internacional de combate às drogas. São 16 anos aqui, salvando vidas com as comunidades terapêuticas nos ajudando. Foram mais de 300 oportunidades de acolhimento este ano”, comemorou o parlamentar.

A dona de casa, Lara Moraes, que levou o irmão para atendimento elogiou a iniciativa. “Hoje ele foi para a triagem e se Deus quiser vai se preparar para o tratamento e ir para casa de recuperação para restabelecer sua vida”, disse.



Servidor de Afogados vai à Expoagro com dinheiro no bolso
Autor
Adriano Roberto

Servidor de Afogados vai à Expoagro com dinheiro no bolso

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou nesta terça (25) o pagamento do funcionalismo público municipal.

Seguindo um rigoroso planejamento financeiro, a Prefeitura trabalhou para pagar o salário antes do final do mês, garantindo aos servidores recursos para brincar a principal festa da cidade com mais tranquilidade. 

Serão injetados no comércio local 3,1 milhões de Reais, referentes ao pagamento de 1.449 servidores, incluindo aposentados e pensionistas.

Confira o calendário de pagamento:

25/06 - Secretarias de Agricultura, Administração, Assistência Social, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Procuradoria, Coordenadoria da Mulher.
26/06 - Secretaria de Educação
27/06 - Secretaria de Saúde
28/06 - Aposentados e pensionistas



Escola Legislativa da Alepe promove curso sobre eleições 2020
Autor
Adriano Roberto

Escola Legislativa da Alepe promove curso sobre eleições 2020

Com o objetivo de revisar as principais alterações feitas nas regras eleitorais que vigorarão nas eleições do próximo ano, a Escola Legislativa da Assembleia de Pernambuco promoverá nesta quinta-feira (27), em Petrolina, o curso “Eleições Municipais de 2020, novas regras”.

Esse será o primeiro de uma série de cursos que se estenderão a várias regiões do Estado no sentido de evitar atos ilícitos por parte de servidores públicos, candidatos ou não.

O curso será promovido pela Escola Legislativa da Alepe em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral e a União de Vereadores de Pernambuco.

Segundo o presidente da Escola Legislativa, José Humberto Cavalcanti, a ideia é fechar um calendário de cursos que abordarão temas como janela partidária e migração de partido em parcerias que devem evoluir para um convênio de cooperação técnica da Alepe com o Tribunal de Justiça do Estado.

Nesse primeiro encontro, a capacitação está voltada para candidatos a vereador e assessores de câmaras municipais.

Os palestrantes convidados são o desembargador e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Delmiro Campos, que abordará os temas extinção das coligações e propaganda eleitoral; o chefe da Auditoria de Contas Eleitorais Partidárias do TRE, Marcos Andrade, que falará sobre prestação de contas; e o procurador-geral de Petrolina, Diniz Eduardo Cavalcante, que traçará as expectativas para o próximo ano.

O curso “Eleições Municipais de 2020, novas regras” acontece das 8h às 13 horas desta quinta (27) na Câmara Municipal de Petrolina.



Google vai distribuir R$ 2 milhões em bolsas de estudo. Inscrições abertas
Autor
Adriano Roberto

Google vai distribuir R$ 2 milhões em bolsas de estudo. Inscrições abertas

Da Exame - Estudantes de mestrado e de doutorado de universidades de toda América Latina, assim como seus orientadores e professores, podem se inscrever até o dia 29 de julho no programa de bolsas de pesquisa promovido pelo  Latin American Research Awards, LARA.,

Os pesquisadores selecionados receberão bolsas individuais para desenvolver seus projetos em ciência da computação, engenharia e áreas afins no decorrer de um ano. As áreas de pesquisa contempladas são:

• Geo/Maps;
• Interação entre humanos e computadores;
• Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
• Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
• Machine learning (aprendizado de máquinas ) e data mining (mineração de dados );
• Dispositivos móveis;
• Processamento natural de línguas;
• Interfaces físicas e experiências imersivas;
• Privacidade;
• Outros tópicos relacionados a pesquisas na web.

Criado em 2013, o programa já financiou mais de 70 projetos da América Latina, em sua maioria iniciativas que buscam soluções inovadoras nas áreas de empreendedorismo digital e saúde pública. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição e submeter o projeto de pesquisa para avaliação. Mais informações estão no site da iniciativa.



Ferroviário, Gonzaga diz que vai pressionar retomada da Transnordestina
Autor
Adriano Roberto

Ferroviário, Gonzaga diz que vai pressionar retomada da Transnordestina

Como ferroviário que já fui e autor do Projeto de Lei da Ferrovia Transnordestina, não posso aceitar que essa obra fique paralisada. A gente sabe que a situação do país é difícil, mas precisamos concluir essa importante obra que só trará benefícios para o Nordeste e o Brasil. veja o depoimento do deputado do PSB:



Fernando Bezerra e agricultores discutem corte de água há 20 dias em Petrolina
Autor
Adriano Roberto

Fernando Bezerra e agricultores discutem corte de água há 20 dias em Petrolina

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) discutiu nesta sexta-feira (21) com agricultores e o vereador de Petrolina-PE, José Batista da Gama (PDT), a situação do Projeto Pontal e eventuais medidas a serem adotadas com o corte do abastecimento de água para as 450 famílias da região. Segundo o Conselho de Usuários da Água do Sistema Perenizado (ConsuPontal), faz 20 dias que a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf alega problemas nas bombas de transmissão.

Pelo menos 20 comunidades e assentamentos já sofrem com o desabastecimento.  Até agora, os agricultores têm racionado a água dos reservatórios, mas, de acordo com o presidente do ConsuPontal, Antônio Averlangem Corcino, essa é uma solução emergencial. “Nós prevemos que, se continuar sem o fornecimento, no máximo em 30 dias, algumas propriedades vão ficar sem uma gota de água”. Como os reservatórios variam de tamanho (pequeno e grande), Averlangem também avalia que muitas famílias podem se aprofundar na crise antes disso. “Nos pequenos, a água está pouca”, alertou.

Por sua vez, Fernando Bezerra solicitou ao grupo de agricultores a elaboração de uma proposta que buscasse equilibrar a relação entre os moradores do Pontal e a Codevasf. O senador disse estar sensível a situação dos produtores, porém lembrou que a legislação impede que a 3ª SR forneça água, sem outorga. “Ele sugeriu a ideia de o ConsuPontal propor o pagamento da água. Nós vamos elaborar esse documento e encaminhar para a Codevasf, fazer as análises técnicas junto aos profissionais da entidade, demonstrando, assim, que o ConsuPontal tem o interesse em pagar pelo fornecimento”, indicou Averlangem.

Na oportunidade, o vereador Zé Batista apresentou a FBC o levantamento de área irrigada do perímetro Pontal Perenizado – produzido em colaboração com o ConsuPontal. Durante seis meses, uma equipe com um engenheiro agrônomo e dois técnicos mediram o potencial irrigável da área, os hectares de plantações, bem como o número de empregos diretos e indiretos gerados com a produção de frutas.

Para Batista, a descontinuidade ou até mesmo a falta de abastecimento da água, em alguns locais, continuam sendo uma barreira para o total desenvolvimento do Projeto. “Nós temos cerca de 300 hectares plantados naquela região e outros 1.705 ha disponíveis. Agora para plantar tem de ter água, e é por essa razão que estamos pedindo o apoio do senador”, disse.

Estiveram presentes na reunião toda a diretoria do ConsuPontal, que também solicitou um momento com o superintende da 3ª SR, Aurivalter Cordeiro, para a próxima semana. Após o encontro, não houve entrevista com o senador. 



Vereador Bado propõe criação do Bolsa Terra Nova
Autor
Adriano Roberto

Vereador Bado propõe criação do Bolsa Terra Nova

O vereador de Terra Nova, Bado Davi (PL), protocolou em plenário (através de Requerimento), ontem (19), a criação do BOLSA TERRA NOVA. O programa, semelhante ao Bolsa Família do Governo Federal tem o objetivo de beneficiar cerca de 400 famílias do município com um pequeno auxílio financeiro mensal.

Os 4 vereadores da base da prefeita Aline votaram contra a propositura alegando que a Prefeitura não teria recursos suficientes para tal. Curiosamente a mesma proposta (BOLSA TERRA NOVA) foi incluída nos planos de governo do ex-prefeito, Laerte Freire e da atual prefeita Aline Freire.

Apesar dos 4 votos em desfavor, o Requerimento foi aprovado pelos cinco vereadores que fazem oposição em Terra Nova e será encaminhado para a prefeita. Cabe a ela, agora, a boa vontade de implantar tão importante programa. Informações do Blog do Silva Lima.