Blog do Adriano Roberto


Movimentações em Minas podem sacramentar candidatura de Marília em PE
Autor
Adriano Roberto

Movimentações em Minas podem sacramentar candidatura de Marília em PE

Cotado para compor a chapa de Ciro Gomes (PDT), como candidato à vice-Presidência, liberando assim o PSB para fazer alinça aqui em Pernambuco, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), reafirmou nesta terça-feira (31) a candidatura ao governo de Minas que pode sacramentar a candidatura de Marília em solo pernambucano.

Através das redes sociais, Lacerda descartou a possibilidade de desistir da corrida ao Palácio da Liberdade para se unir a Ciro. “Eu sou candidato ao governo de Minas e não há hipótese de me candidatar a vice-presidente. Essa é a nossa decisão final”.

Prefeito da capital mineira entre 2009 e 2016, o empresário se apresenta como candidato da terceira via ao governo do Estado, em paralelo à disputa entre o atual governador Fernando Pimentel (PT) e o senador Antônio Anastasia (PSDB).

Lacerda ainda quer aliança com MDB E DEM

Para completar o desejo forte de ter candidato ao Governo de Minas, o PSB, de Marcio Lacerda, mantém tratativas com o MDB e o DEM para a composição de uma chapa única, que lançaria Lacerda como candidato a governador, Adalclever Lopes (MDB) a vice, e Rodrigo Pacheco (DEM) como postulante a uma vaga no Senado.Com informações do jornal, Hoje Em Dia, de Minas Gerais.



Rede de PE faz convenção na sexta e confirma Júlio Lossio para o Governo
Autor
Adriano Roberto

Rede de PE faz convenção na sexta e confirma Júlio Lossio para o Governo

O diretório estadual da Rede Sustentabilidade realiza, na próxima sexta-feira, a partir das 19h, sua convenção. O evento acontecerá no Salão Limoeiro do Recife Praia Hotel, na Avenida Boa Viagem, nº 09, Pina.

Na ocasião, serão oficializadas as candidaturas de Júlio Lóssio para o Governo do Estado e de Antônio Souza e Pastor Jairinho para as vagas no Senado.
Lóssio é ex-prefeito de Petrolina e criador do movimento “Pernambuco Pode Mais”, que tem como foco a cidadania (saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer), infraestrutura, mobilidade, desenvolvimento econômico com foco nas pessoas e governança.

O diretório nacional da Rede fará, no dia seguinte, sua convenção nacional para oficializar a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República.



Comerciantes de Belém do São Francisco declaram apoio a Josélia Maria
Autor
Adriano Roberto

Comerciantes de Belém do São Francisco declaram apoio a Josélia Maria

Durante um café na manhã  neste domingo (29/07), os comerciantes Fernando e Henrique Fonseca da cidade de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco, declararam apoio a pré-candidatura de Josélia Maria (REDE ) a deputada federal.

Os irmãos Fonseca  resolveram apoiar uma pré-candidatura nova, um nome novo. “Josélia é nossa conterrânea e amiga de infância. Somos todos de Belém. Além de vermos em Josélia Maria um grande potencial para disputar o pleito esse ano. Vamos  dar total apoio a sua pré-candidatura. ”disse Henrique Fonseca.



Daniel Coelho faz duras críticas ao prefeito de Belmonte

A entrevista foi concedida nesta sexta-feira (27) no Programa de Silva Lima "Ponto a Ponto", na rádio São José Fm em São José do Belmonte-PE, assista na íntegra:

 

 



Ações sociais de Antônio Souza chamam atenção em PE
Autor
Adriano Roberto

Ações sociais de Antônio Souza chamam atenção em PE

O empreendedor social vem encabeçando ações para o desenvolvimento do estado, notadamente na defesa da Zona Franca do Semiárido Nordestino

O empreendedor social, Antonio Souza, vem encabeçando algumas ações voltadas para o desenvolvimento do estado, notadamente na defesa da Zona Franca do Semiárido Nordestino.

Em reconhecimento ao desempenho de Antonio, algumas autoridades pernambucanas gravaram um vídeo, enaltecendo seu trabalho e reforçaram a necessidade de iniciativas com essa envergadura como fundamentais para promover uma revolução na atividade econômica de toda a região.



Alvinho Patriota participa do encontro de Pajés Atikum
Autor
Adriano Roberto

Alvinho Patriota participa do encontro de Pajés Atikum

Iniciado na última terça-feira, 24, o 5° Encontro de Pajés no Povo Atikum recebeu ontem a presença de Alvinho Patriota para fazer uma cobertura especial do evento. Além de colher informações para este blog, Alvinho participou das atividades realizadas envolvendo diversas etnias indígenas do Sertão pernambucano.

O encontro segue até essa sexta-feira, 27, na Serra do Umã, na zona rural de Carnaubeira da Penha. Participam índios das etnias Atikum (anfitriã), Pankará, Truká, Xukuru, Fulni-ô, Kambiuá, Pipipã, Kapinoá, Tuxá, Tuxi e Atikum Pankará.

Todos os presentes estão colhendo ensinamentos através dos detentores do saber tradicional. Estão sendo abordados temas como medicina tradicional e práticas alternativas.



TSE será inflexível com candidatos ficha-suja nas eleições, diz Fux
Autor
Adriano Roberto

TSE será inflexível com candidatos ficha-suja nas eleições, diz Fux

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse hoje (quinta, 26) que a Corte será inflexível com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro. Segundo o ministro, quem estiver inelegível pela Lei da Ficha Limpa “está fora do jogo democrático”.

Fux não citou o ex-presidente Lula (PT) diretamente, mas em outras ocasiões o ministro já havia se posicionado no mesmo sentido. O TSE deve declarar o ex-presidente inelegível com base na lei, que impede condenados em segunda instância de concorrer em eleições.

“Com relação à Lei da Ficha Limpa, o tribunal demonstrou e demonstrará ser inflexível com aqueles que são considerados fichas-sujas, ou seja, aqueles que já incidiram nas hipóteses de inelegibilidade. O Tribunal Superior Eleitoral sintetiza sua atuação em um binômio: não à mentira e ficha suja está fora do jogo democrático", afirmou.

As declarações foram feitas durante evento no qual o TSE recebeu uma lista, do Tribunal de Contas da União (TCU), com nomes de 7,4 mil gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas por irregularidades insanáveis. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá rejeitar os registros de candidatura dos citados.

Luiz Fux deixará o comando da Corte eleitoral no dia 14 de agosto, quando será substituído pela ministra Rosa Weber. A ministra será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.

Com informações da Agência Brasil



Triunfo inaugura novo museu do cangaço em conjunto histórico
Autor
Adriano Roberto

Triunfo inaugura novo museu do cangaço em conjunto histórico

Nesta quinta (26/07) o Prefeito da cidade de Triunfo, João Batista e as famílias Trezena Patú e Cordeiro Lima entregam as novas instalações do MUSEU DO CANGAÇO e a restauração do ARRUADO DR. CORDEIRO, um conjunto arquitetônico notável localizado na entrada da cidade.

O museu foi desmembrado do museu da cidade que funciona atualmente na Praça Mons. Eliseu e representará um novo equipamento turístico para Triunfo, já que o museu da cidade também será mantido e restaurado.

O Arruado foi recuperado seguindo a recomendação do Plano Diretor do Município e também vai significar um novo espaço importante para a cidade com área para restaurante e lazer, contribuindo ainda para a preservação de belíssimo patrimônio histórico da cidade.

Em 2017 a Prefeitura abriu o museu Elizier Xavier em homenagem ao Pintor e cidadão Triunfense que integrou a semana da arte moderna. Os equipamentos consolidam ainda mais Triunfo como centro histórico, cultural e turístico do interior de Pernambuco.

 

 



Sebastião Oliveira ganha importantes apoios na Mata Norte
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira ganha importantes apoios na Mata Norte

O deputado federal Sebastião Oliveira, a cada dia que passa, tem se consolidado como um dos principais quadros políticos de Pernambuco.  Nesta quarta-feira (25), foi a vez de o presidente estadual do Partido da República (PR) receber o apoio de importantes lideranças da região da Mata Norte. O encontro, que selou os compromissos,  aconteceu na residência do parlamentar, em Recife.

Eleito com mais da metade dos votos válidos, o prefeito de Araçoiaba Joamy anunciou que  vai  marchar junto com Sebastião Oliveira rumo às eleições de outubro. Sebastião também comemora  o retorno ao PR do ex-prefeito de Aliança,  Azoca Gouveia. Trata-se de mais um nome de peso na região que confirmou apoio ao republicano.  Além deles, o grupo foi fortalecido com Gabriel Planta (Nazaré da Mata) e Tomazinho (Lagoa do Carro).

“Estou feliz com o reforço desses apoios. São pessoas que possuem  bastante serviço prestado em prol da Mata Norte, e tenho a certeza que vão contribuir demais com o nosso projeto”, ressaltou Sebastião Oliveira.



TRE torna disponível lista parcial de políticos com contas irregulares no TCE-PE
Autor
Adriano Roberto

TRE torna disponível lista parcial de políticos com contas irregulares no TCE-PE

Conforme indicado na legislação eleitoral, o TRE-PE disponibiliza publicamente as informações prestadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.

A lei 9504/97, Lei das Eleições, indica que, anteriormente a cada pleito os Tribunais de Contas dos estados e o Tribunal de Contas da União devem tornar disponíveis à Justiça Eleitoral a relação dos responsáveis que tiveram contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível daquelas Cortes.

A Lei da Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64, de 1990), indica ainda que o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente não pode candidatar-se a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Importância da lista e Impugnações

Com a divulgação pública da relação elaborada pelo TCE-PE, candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista para impugnar, mediante petição fundamentada, o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes, obedecendo os prazos e requisitos previstos em lei. A Corte tem até o dia 15 de agosto para fazer complementos à lista.

Acesse aqui a lista parcial de gestores públicos com contas rejeitadas pelo TCE/PE. 



Atual ministro do trabalho já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhistas
Autor
Adriano Roberto

Atual ministro do trabalho já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhistas

O novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhistas, entre 2005 e 2013, em sete fiscalizações do Ministério do Trabalho na sua fazenda, que fica em Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas Gerais.

De acordo com reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", uma das autuações, de 2009, refere-se a dois trabalhadores rurais que estavam sem registro em carteira de trabalho. Portanto, não recebiam o pagamento de benefícios trabalhistas como FGTS, INSS e férias remuneradas.

Vieira de Mello, na época desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Belo Horizonte,  recebeu multas de R$ 46 mil.

Segundo autos de infração obtidos pela Repórter Brasil, na fazenda em que o atual ministro mantinha uma plantação de café, ainda foram encontradas falhas de segurança e de higiene. A moradia dos funcionários da fazenda ficava perto da baia dos animais, por exemplo. Também foi constatado o não fornecimento de equipamento de proteção individual para os empregados, precariedade das instalações elétricas e risco de contato acidental com a picadeira.

“A administração da propriedade decidiu não contestar nem judicial nem administrativamente as autuações, embora houvesse fundamentos jurídicos e fáticos para fazê-lo. A propriedade jamais incorreu em reincidência e, portanto, não sofreu nenhuma autuação trabalhista desde 2009, nem ações judiciais trabalhistas", declarou o Ministério do Trabalho, em comunicado oficial.



Janaína não deve ser a vice de Bolsonaro
Autor
Adriano Roberto

Janaína não deve ser a vice de Bolsonaro

Da Veja - Jair Bolsonaro acredita que vai ter de buscar um Plano D para seu vice na chapa presidencial. Depois de não conseguir acertar com o senador Magno Malta (PR-ES) e com o general Augusto Heleno (PRP), o pré-candidato à Presidência enxerga grandes chances de a advogada Janaina Paschoal (PSL) não aceitar o convite para ingressar na chapa presidencial.

Bolsonaro acredita que Janaina decidirá pela candidatura a deputada estadual por São Paulo. “A minha opinião é que, por questão familiar, ela deve ser candidata a deputada estadual, que sempre foi a primeira opção dela”, disse Bolsonaro a VEJA na noite desta segunda-feira.

Ainda assim, o deputado minimiza a situação de isolamento até aqui. “A gente vai ficar com quatro vices. Todo mundo que já foi cogitado ser vice nosso continua do nosso lado”, afirmou ele.

Apesar de Bolsonaro dizer que a família seria a principal razão para Janaina recusar o convite, a postura da advogada tem causado mal-estar entre os apoiadores mais puristas de Bolsonaro. Eles desaprovaram o convite a Janaina, dentre outras coisas, porque ela não adere totalmente ao ideário do candidato (a advogada é contra a redução da maioridade penal, por exemplo). O discurso dela na convenção, cujo tom foi de reprimenda ao “pensamento único”, não contribuiu para aumentar a simpatia a ela no grupo pró-Bolsonaro.

Influente na campanha de Bolsonaro e nome popular em movimentos conservadores, o filósofo Olavo de Carvalho disse nesta segunda-feira que Janaina não pode ser vice “nem de clube de futebol”. Para Olavo, Janaina “vendeu (ou deu de graça) o movimento popular de 2015 aos tucanos” e agora “quer fazer o mesmo com a candidatura Bolsonaro”.

Janaina foi coautora do pedido de impeachment que derrubou Dilma Rousseff, em 2015, ao lado do jurista (e ex-petista) Hélio Bicudo.