Blog do Adriano Roberto


Ex-governadores Rosinha e Garotinho são soltos no Rio por Gilmar Mendes
Autor
Adriano Roberto

Ex-governadores Rosinha e Garotinho são soltos no Rio por Gilmar Mendes

O casal de ex-governadores do Rio de Janeiro Rosinha Matheus e Anthony Garotinho foi solto na noite de ontem (1º). Eles deixaram a cadeia um dia depois de serem presos, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Apesar da soltura, Mendes impôs medidas cautelares, como proibição de contato com outras testemunhas, proibição de sair do país sem autorização judicial, entrega dos passaportes e comparecimento mensal à Justiça.

O casal é acusado de fraudes em contratos celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares, durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita da cidade, entre 2009 e 2016.

Eles haviam sido presos inicialmente em setembro, por decisão da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes, mas foram soltos no dia seguinte, pelo desembargador Siro Darlan, durante plantão judiciário.

Na última quarta-feira (30), foram presos novamente, por determinação da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.



Petrolinense conquista Tricampeonato Pernambucano de Xadrez
Autor
Adriano Roberto

Petrolinense conquista Tricampeonato Pernambucano de Xadrez

O petrolinense de 17 anos, Álvaro Cristiano sagrou-se Tricampeão Pernambucano de Xadrez ao vencer a etapa estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) na categoria Infantil (de 15 a 17 anos), em disputa na cidade do Recife – PE, no último sábado (19). Álvaro é aluno do Plenus Colégio e Curso desde o 2º ano do Ensino Fundamental e contou sempre com o apoio da instituição e do professor Emídio José de Santana que o acompanha em todos os certames. Representando a escola e Petrolina, Álvaro foi campeão pernambucano em 2016, 2018 e 2019.

Com uma trajetória vitoriosa que teve início ainda na infância, quando aprendeu a fazer as primeiras jogadas, aos 3 anos, o enxadrista conquistou seu primeiro título, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, aos 5 anos numa disputa em Poços de Caldas (MG) no ano de 2008. Único jogador em todo o País a vencer esta competição com tão tenra idade, este petrolinense de temperamento calmo e estilo criativo de jogo, repetiu a façanha por mais 3 ocasiões: sagrando-se Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar em 2009, 2010 e 2012.

Desde então, ele já participou de inúmeras competições nacionais e internacionais em países como Argentina, Uruguai e Bolívia, onde disputando com enxadristas de toda América Latina, obteve o terceiro lugar. Mas Álvaro queria ainda muito mais e sonhou ganhar o Campeonato Brasileiro de Categorias, a mais importante competição de Xadrez do País. O sonho se transformou em realidade depois de muito estudo, concentração, dedicação e esforço. E o resultado de todo trabalho e persistência veio em dobro com a conquista deste título nos anos de 2009 e 2011.

O próximo passo, ele já desenhou e espera trazer para Petrolina o título maior da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, competição que será realizada no próximo dia 26 de novembro na cidade de Blumenau (SC). Adiantando que está nos preparativos com uma dedicação diária de 2 horas, pesquisando a literatura do segmento e analisando situações de jogo, Álvaro Cristiano, revela que o fruto maior da experiência adquirida reside em saber lidar com as derrotas. “Apesar de ter conquistado vários campeonatos sinto que minha capacidade de aprendizado está muito mais ligada às adversidades e às derrotas que determinam o diferencial para o meu jogo”, concluiu.



Polícia Federal faz operação contra o contrabando de migrantes em SP
Autor
Adriano Roberto

Polícia Federal faz operação contra o contrabando de migrantes em SP

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (31) oito mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão na Operação Estação Brás e Bengal Tiger contra o contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro nas cidades em São Paulo, Embú das Artes (SP), Taboão da Serra (SP) e Garibaldi (RS). A PF considera esta uma das maiores operações internacionais já realizadas.

Desde maio de 2018, policiais investigam estrangeiros domiciliados em São Paulo que estariam liderando organização criminosa voltada à promoção de migração ilegal de pessoas para os Estados Unidos. Os inquéritos policiais tiveram cooperação policial internacional com a agência norte-americana de imigração U.S. Immigration and Customs Enforcement.

A polícia descobriu que o grupo criminoso agia solicitando refúgio e fornecendo documentos de viagem falsos (como passaportes, vistos e cartas de tripulantes marítimos) a migrantes ilegais oriundos de países como Afeganistão, Bangladesh, Índia, Nepal e Paquistão.

Os migrantes desembarcavam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, seguiam para Rio Branco (AC), atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por via terrestre (ônibus, barco, carona e a pé) até a fronteira do México com os Estados Unidos.

Durante o processo, esses migrantes sofriam maus-tratos, como cárcere privado, agressões físicas e psicológicas. Oito migrantes bengaleses, inclusive, foram sequestrados por cartéis de drogas mexicanos, na cidade de Nuevo Laredo, na fronteira do México com os Estados Unidos em junho deste ano.

Segundo estimativa da PF, a organização criminosa movimentou ao menos 10 milhões de dólares entre 2014 e 2019. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de contrabando de migrantes (qualificado pela submissão a condições desumanas e degradantes), lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de três a dez anos de prisão, sem prejuízo de responderem por outros crimes que possam ser descobertos ao longo da investigação.



15 anos de desgovernos do PSB em Paulista
Autor
Adriano Roberto

15 anos de desgovernos do PSB em Paulista

Nena Cabral segue participando ativamente das discussões relacionadas às oposições em Paulista. O presidente do do PSDB em Paulista está participando de diferentes eventos como a posse da comissão executiva do Avante em Abreu e Lima, cujo presidente é Júnior do Povo, filho do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Murilo do Povo.

Participando de discussões políticas com os pré-candidatos e grupos  como o MOP (Presidente Edmilson), PRTB (Presidente Rufino), DEM (Presidente Ronaldo), PROS (Presidente Marcondes Gonçalves) e PSL.

Paulista poderá ter pela primeira vez segundo turno, neste contexto, a participação de toda oposição é fundamental para retomar a ORDEM E TRABALHO que estão prejudicados após 15 anos de desgovernos do PSB em Paulista.



DETRAN-PE aplica blitz preventiva alertando sobre como evitar conflitos no trânsito
Autor
Adriano Roberto

DETRAN-PE aplica blitz preventiva alertando sobre como evitar conflitos no trânsito

Dando continuidade a Operação Prevenção “segundos que salvam vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio das Diretorias de Fiscalização, Operações e Atendimento, realizaram hoje (30), na Av. Agamenon Magalhães, das 6h às 13h, blitz preventiva, com objetivo de alertar aos condutores sobre como evitar conflitos no trânsito.

Na ação, agentes de trânsito e psicólogas do DETRAN-PE distribuíram panfletos com dicas de boas práticas, no sentido de evitar acidentes e, até mesmo, morte, resultante de discussão nas vias e contou com o Detran Itinerante, caminhão que disponibiliza serviços, quando houve atendimentos dos usuários com serviços de emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

Segundo a Gerente de Psicomédica e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego de Pernambuco – ABRASIT-PE, Juliana Guimarães, o trânsito é um espaço de convivência. “Essa blitz Prevenção “Segundos que salvam vidas” foi pensada para sensibilizar a população na questão de saúde no trânsito, uma vez que, o trânsito é um problema de saúde pública mundial. 

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana”.

Juliana informou ainda que, 1.35 milhões morrem por ano no mundo, com 30 a 50 milhões de feridos e sequelados. Ela destacou que a morte no trânsito está em 8º lugar no mundo e, no Brasil, está em 5º e 1º em morte de 5 a 29 anos.  

Stephan Araújo, agente/instrutor de trânsito, destacou as ações da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, quando falou sobre legislação, forma correta do uso do cinto de segurança, os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, e os cuidados que devem ter com os veículos, pneus, iluminação e equipamentos de segurança obrigatório.  

“Dirigir é um exercício diário de respeito ao próximo. Temos que ter consciência da importância de manter a distância adequada entre os veículos, fazer manutenção nos automóveis. Essas são características de um bom condutor, mais a característica principal é o respeito”, ressaltou.



Comissão da Câmara aprova atualização do marco do saneamento básico
Autor
Adriano Roberto

Comissão da Câmara aprova atualização do marco do saneamento básico

A comissão especial que analisa o novo marco do saneamento básico aprovou nesta quarta-feira (30), por 21 votos a 13, o relatório do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP). A comissão rejeitou cinco destaques, que ainda poderiam modificar o texto. No entanto, parlamentares retiraram a proposta de estabelecer padrões e normas sobre a qualidade da prestação dos serviços e a satisfação dos usuários. A proposta ainda poderá ser modificada pelo plenário da Câmara dos Deputados, antes de voltar para o Senado.

O texto atualiza o Projeto de Lei 3261/19, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), aprovado em junho. A medida foi o primeiro passo para a exploração privada dos serviços de saneamento. A proposta fixa prazo de um ano para a licitação obrigatória dos serviços de saneamento. Nesse prazo, as empresas estatais de água e esgoto poderão renovar os chamados “contratos de programa”, firmados sem licitação com os municípios. Porém, novos contratos desse tipo não poderão ser firmados a partir da aprovação da lei.

A proposta aprovada permite a cobrança de “valor mínimo” para fazer a conexão em casas e edifícios não conectados à rede pública de saneamento. O texto também estabelece que os contratos de saneamento tenham metas definidas de universalização que garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033, assim como metas quantitativas de não intermitência do abastecimento. Contratos em vigor sem essas metas terão prazo de um ano para se adaptar.

Os contratos em vigor ou os novos contratos - advindos da licitação - estarão condicionados à comprovação da capacidade econômico-financeira da contratada para atingir essas metas. Conforme o novo texto, em 90 dias um decreto do Poder Executivo deverá estabelecer metodologia para comprovação desta capacidade financeira.

Para permitir a prestação dos serviços de forma regionalizada, o texto define as modalidades de região metropolitana, unidade regional de saneamento básico e bloco de referência. Esses blocos, unidade ou região serão estabelecidos pelos estados e, caso estes não o façam, pela União. Pela proposta, os prefeitos terão de aderir a essas modalidades em até 180 dias após a publicação da lei para ter acesso a recursos federais.

O texto flexibiliza a determinação da Lei dos Resíduos Sólidos de que rejeitos sejam tratados em aterros sanitários. A nova redação propõe, nos casos em que isso for economicamente inviável, poderão ser adotadas soluções alternativas, desde que de acordo com normas estabelecidas pela entidade competente. Veja reportagem da TV Câmara abaixo:



Integrantes do PSL pedem afastamento de Bivar e bloqueio de fundo partidário
Autor
Adriano Roberto

Integrantes do PSL pedem afastamento de Bivar e bloqueio de fundo partidário

No início da noite desta quarta-feira (30), 24 integrantes do PSL, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, entraram com uma representação contra o partido e seu presidente, Luciano Bivar, para garantir o bloqueio dos recursos do fundo partidário e o afastamento dos dirigentes do partido. Segundo o documento, o PSL receberá cerca de R$ 110 milhões do fundo referente ao ano de 2019.

No pedido, endereçado ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, o grupo solicita que o Ministério Público entre com uma ação civil pública para “apuração dos indícios de ilegalidade” para garantir a transparência e proteção do patrimônio público. 

A peça diz que o patrimônio do partido é composto quase que 100% por recursos do fundo partidário, que a prestação de contas não foi feita corretamente nos últimos cinco anos e que deve ser seguida a Lei de Improbidade Administrativa.

A ação diz ainda que há concentração de recursos no diretório nacional do partido e que doações foram feitas a candidatos com recursos do fundo partidário e solicita que órgãos de controle façam a apuração dos supostos crimes.

No documento, o grupo diz que solicitou a prestação de contas ao PSL e que os documentos não foram entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que inviabiliza a fiscalização pela justiça. A peça é assinada pelos advogados Admar Gonzaga e Marcello Dias de Paula. O presidente do PSL, Luciano Bivar, foi procurado pela Agência Brasil e ainda não se manifestou sobre a representação.



Fachin arquiva pedido de impeachment de Ricardo Salles
Autor
Adriano Roberto

Fachin arquiva pedido de impeachment de Ricardo Salles

Oministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento de pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, feito por parlamentares. Fachin acolheu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que contestava a jurisprudência do STF para abrir esse tipo de processo.

Segundo a PGR, apenas o Ministério Público Federal (MPF) teria condições de oferecer denúncia contra um ministro de Estado por crimes de responsabilidade que não se relacionem a delitos atribuídos ao presidente da República.

O pedido foi encaminhado para o STF pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pela deputada Joênia Wapichana (Rede- RR). De acordo com Fachin, esse tipo de processo tem natureza criminal e, dessa forma, a apuração judicial deveria prosseguir mediante ação do MPF.

Segundo a petição apresentada pelos parlamentares, o ministro do Meio Ambiente teria praticado atos incompatíveis com o decoro exigido pelo cargo, como a redução do orçamento do Ibama, que comprometeu a fiscalização do desmatamento no País.

Além disso, foi argumentado que Salles contrariou o dever de proteção ao meio ambiente quando autorizou a exploração de petróleo e gás natural no arquipélago de Abrolhos e descumpriu os princípios de participação popular ao reduzir a representação da sociedade civil na composição do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).



Shows e noites de louvor em Igarassu com o Cruz de Rebouças em Festa
Autor
Adriano Roberto

Shows e noites de louvor em Igarassu com o Cruz de Rebouças em Festa

A festa pelos 484 anos de Igarassu aportou no distrito de Cruz de Rebouças.Além de ações por toda cidade como inaugurações de unidades de Saúde,  requalificação de escolas e de ruas que melhoram a qualidade de vida do igarassuense,  também foi criada uma programação cultural.

As atrações do Cruz de Rebouças em Festa estão movimentando a área de lazer do distrito, até o dia 03 de novembro. A festa começa às 20h  e está trazendo atrações como os cantores Gustavo Mioto, Pablo, Priscila Senna e Mano Walter .

Um espaço também foi aberto para noites de louvor, com o Adora Igarassu que terá entre as muitas atrações, as cantoras Fernanda Brum e Bruna Karla, nos dias 30 e 31 de outubro. No dia 02 de novembro a programação na noite de finados será católica com várias atrações, dentre elas Ministério UFC, Waken Breze e Colo de Deus.   

Confira a programação completa do Cruz de Rebouças em Festa

28/10- SEGUNDA-FEIRA

Banda Kitara, Forró das Estrelas, Canarinhos do Forró e Gustavo Mioto

29/10- TERÇA-FEIRA

Tayara Andreza, Tony Martins, Banda Takitá e Pablo

30/10 – PROGRAMAÇÃO EVANGÉLICA – ADORA IGARASSU

Banda Exaltar, Carla Batista , Júnior Pernambuco, Missão 31, Louvor Interligados, Heloísa Rosa e Fernanda Brum

31/10 – PROGRAMAÇÃO EVANGÉLICA – ADORA IGARASSU

Maria do Carmo,  Banda Agnus, Enoc Nascimento, Fala do Pastor, Lucas Roque e Gabriel, Midian Lima e Bruna Karla

01/11- SEXTA-FEIRA

Amigas do Brega, Roginho, Flávia Reis e Priscila Senna

02/11- PROGRAMAÇÃO CATÓLICA

Ministério MEP, Banda Plano Simples , Banda Libertah, Ministério UFC, Waken Breze e Colo de Deus  

03/11 – SÁBADO

Giannini Alencar, Amigos Sertanejos, Neno Moral e Mano Walter



Ao lado de Antonio Souza, João Paulo defende projeto da Casa de Acolhimento de Araripina na Alepe
Autor
Adriano Roberto

Ao lado de Antonio Souza, João Paulo defende projeto da Casa de Acolhimento de Araripina na Alepe

”O deputado defenderá a construção da Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos junto aos seus pares na Alepe e também junto ao Governo do Estado”, disse Antonio Souza. Veja Vídeo

Através de um vídeo postado nas rede sociais nesta terça-feira (29) juntamente com o empreendedor social Antonio Souza, o deputado estadual João Paulo, disse estar engajado no projeto da construção da Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos do Sertão do Araripe.

“A alegria é muito grande de ver a dimensão dessa iniciativa. Essa premiação qualquer um pode tirar, mas sem sombra de dúvida, o maior prêmio vai para aquelas pessoas necessitadas que terão direito a um atendimento digno. Por isso, parabéns padre José Nilton, parabéns Antonio, e eu espero contribuir da melhor forma possível para o sucesso desse grande evento”, ressaltou.

Assim como o deputado João Paulo fez, o empreendedor Antonio Souza espera que todos ajam da mesma forma.”Ele defenderá a construção da Casa de Acolhimento junto aos seus pares na Assembleia Legislativa e também junto ao Governo do Estado. Vamos vender, vamos superar a meta que é de 10 mil cartelas. 
Custa apenas R$ 100,00, e quem não pode comprar, pode vender que a cada 50 cartelas vendidas o grupo Ferreira Souza dará uma de brinde”, conclamou. Com informações do Blog do Roberto Araripina. Veja vídeo:



Assembleia retoma programa Alepe nos Municípios nesta quarta (30)
Autor
Adriano Roberto

Assembleia retoma programa Alepe nos Municípios nesta quarta (30)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco retoma nesta quarta-feira (30) o programa “Alepe nos Municípios” que visa esclarecer os cidadãos sobre as atividades do Parlamento Estadual e aproximar a instituição dos pernambucanos. O programa será realizado às 13 horas na escola Professora Benedita de Morais Guerra na cidade de Macaparana, Zona da Mata Norte.

O projeto, que é uma iniciativa do atual presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), percorrerá os 184 municípios do Estado sempre com palestras sobre as atribuições dos deputados, esclarecimentos sobre canais de participação popular e um quiz com estudantes de escolas públicas sobre o Poder Legislativo.

Durante os encontros, a Ouvidoria da Assembleia recolhe reclamações, denúncias e pedidos de informação dos participantes que orientarão o Legislativo a desenvolver ações concretas em favor da população.

Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, o “Alepe nos Municípios” é uma oportunidade de os deputados estarem mais próximos dos cidadãos e ouvirem sugestões que possam melhorar o trabalho parlamentar.

Com forte inserção política na Mata Norte, aonde o “Alepe nos Municípios” chega nesta quarta (30), o deputado Antonio Moraes (PP) destaca a importância da participação dos cidadãos, principalmente dos jovens. “É um grande momento para as pessoas saberem o que é o trabalho do parlamentar e conhecerem o papel do Poder Legislativo. Essas reuniões são fundamentais”.

O deputado Aglailson Victor (PSB) - que também atua politicamente na região - diz que “será um momento no qual a população terá a oportunidade de conhecer de perto o papel dos deputados, seja através das comissões temáticas ou das amplas discussões que a Alepe promove”. “A população tem de ver reconhecida sua legitimidade de fiscalizar e contribuir com o nosso trabalho", completou.

Esta é a 6ª edição dos “Alepe nos Municípios” que já passou pelas cidades de Timbaúba (Mata Norte), Ribeirão e Belém de Maria (ambos na Mata Sul) e Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.



Bolsonaro diz que vídeo das hienas foi um erro e pede desculpas
Autor
Adriano Roberto

Bolsonaro diz que vídeo das hienas foi um erro e pede desculpas

O presidente Jair Bolsonaro confessou que a publicação do vídeo do leão e das hienas foi “um erro”. Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (29) em Riade, capital da Arábia Saudita, o chefe do Executivo brasileiro pediu desculpas pela postagem realizada no Twitter na última segunda (28).

“Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”, afirmou Bolsonaro, segundo quem “ninguém (da sua equipe) percebeu com atenção que tinham alguns símbolos que apareciam por frações de segundos”.

O post - (veja aqui)

Em publicação em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se comparou a um leão acossado por hienas em meio às vitórias da esquerda e manifestações em países da América Latina.

Entre as hienas exibidas no vídeo compartilhado pelo presidente aparecem o STF (Supremo Tribunal Federal), o PSL, partidos de esquerda como PT e PSOL, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e veículos de imprensa.

O vídeo termina com a chegada de um outro leão chamado de “conservador patriota” e com um apelo: “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo”. Com informações do Estadão.