Blog do Adriano Roberto


PT vai recorrer à ONU e ao STF por candidatura de Lula
Autor
Adriano Roberto

PT vai recorrer à ONU e ao STF por candidatura de Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu nesta segunda-feira (3) entrar com recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Comitê de Direitos Humanos da ONU para manter a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro.

A decisão foi anunciada pelo candidato a vice-presidente na chapa do PT, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, depois de participar de uma reunião com o petista na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba. 

"O presidente Lula tomou a decisão de peticionar junto à ONU para que se manifeste sobre a decisão das autoridades eleitorais brasileiras em relação à determinação da ONU para que sua candidatura fosse registrada", explicou Haddad. 

Além disso, a expectativa do ex-prefeito é que o STF conceda uma decisão liminar sobre Lula até a terça-feira (11) da próxima semana. "Vamos apresentar os recursos hoje (3) para a ONU, amanhã (4) para o STF com pedido de liminar. 

Essa liminar pode ser atendida de pronto, amanhã, na quarta-feira, aí depende mais do Supremo Tribunal Federal do que de nós. Vamos tomar providências para garantir que o povo possa escolher seu presidente", disse, em coletiva de imprensa.

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na madrugada do último sábado (1) rejeitar o pedido de registro de candidatura de Lula à Presidência da República nas eleições de outubro. A decisão foi tomada a partir de 16 impugnações à candidatura apresentadas ao tribunal.

Com a medida, Lula não pode mais aparecer no programa eleitoral para presidente, veiculado no rádio e na televisão, até que o PT faça a substituição por outro candidato. O ex-presidente também terá o nome e foto retirados da urna eletrônica. O partido tem 10 dias para indicar o substituto. (ANSA)



Adriana Rocha defende mais comprometimento dos candidatos com a Constituição
Autor
Adriano Roberto

Adriana Rocha defende mais comprometimento dos candidatos com a Constituição

Candidata ao Senado Federal pela Rede, a advogada e professora universitária Adriana Rocha marcou presença, neste domingo (2), na inauguração do comitê Estação 18, do postulante ao cargo de governador de Pernambuco Julio Lossio (Rede). O espaço fica localizado na Estrada de Belém, 995, bairro de Campo Grande, Zona Norte de Recife.

Na ocasião, a conselheira federal da OAB falou sobre as alianças que são feitas apenas para proveito e fortalecimento dos candidatos, sem que haja qualquer identificação entre os partidos.

“Sabemos que muitos candidatos se aliam para que haja um fortalecimento do partido, mas precisamos observar quem de fato está comprometido com a verdade e com a Constituição”, alertou a advogada, ressaltando que, mais do que nunca, é necessário mudar o cenário político do Brasil.

 “Podemos e devemos mudar essa atual situação da nossa política, mas isso se dará, primeiramente, por meio do voto consciente dos eleitores. E depois da concepção da necessidade de pautas democráticas que, juntos, levaremos ao Congresso Nacional”, destacou.



Governo Paulo é punido pela Justiça eleitoral por propaganda irregular
Autor
Adriano Roberto

Governo Paulo é punido pela Justiça eleitoral por propaganda irregular

O Governo do Estado está fazendo propaganda de maneira irregular nas redes sociais, usando a estrutura institucional da comunicação durante o período eleitoral, prática proibida pela Lei. Foi o que decidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste domingo, que determinou a retirada imediata da propaganda do Governo na web.  

A irregularidade do Governo Paulo foi denunciada pelo departamento jurídico da campanha de Armando, que apresentou ao TRE prints das páginas de facebook do Governo com material veiculado recentemente. “Além disso, Paulo estava usando imagens oficiais e até logomarca em sua fanpage. Um completo abuso de poder e desrespeito à Lei”, afirmou Walber Agra, coordenador jurídico da campanha de Armando.

A decisão do Tribunal, assinada pelo relator Alexandre Freire Pimentel, estabelece o prazo de 24 horas para a retirada da propaganda feita de forma irregular pela gestão de Paulo Câmara e estipula multa de R$ 5 mil, por dia, em caso de descumprimento.  

“Suspensão da exibição de toda e qualquer publicidade institucional atualmente existente nos canais de comunicação social do Governo do Estado de Pernambuco, tanto meio físico quanto na internet, incluindo aquelas que tenham sido veiculadas em período permitido”, afirma Pimentel na decisão que está publicada no site do TRE.



Vereador de Belém do São Francisco Vandinho Marcula (PTB) rompe com Armando e apoia Lóssio
Autor
Adriano Roberto

Vereador de Belém do São Francisco Vandinho Marcula (PTB) rompe com Armando e apoia Lóssio

Do blog Didi Galvão - O vereador da cidade de Belém do São Francisco, Vandinho Marcula (PTB), em entrevista concedida na manhã de hoje com exclusividade para o Blog do Didi Galvão, anunciou seu rompimento político com o candidato a governador Armando Monteiro e o ex-prefeito Gustavo Caribé.

Vandinho também anunciou que vai apoiar as candidaturas de Julio Lossio para governador e Andrea Lossio para deputada estadual. Vandinho esclareceu sobre os motivos que o levou a esta decisão, segundo o parlamentar do município sertanejo o mesmo sentiu-se desprestigiado no evento de lançamento da candidatura de Gustavo onde os candidatos da chapa majoritária se fez presente na cidade na ultima sexta-feira.

O vereador belemita disse que tem uma relação de amizade com Armando de mais de 20 anos, que é o presidente do PTB e o único vereador do partido no município. Por essa razão se sentiu desconfortável quando com a visita do mesmo na cidade sem que tenha sido se quer comunicado, Vandinho disse ainda que não ver motivo para continuar apoiando os candidatos e que por essa razão resolveu romper e anunciar apoio a outros candidatos. O parlamentar de Belém do São Francisco também disse que foi no mínimo desrespeitoso, quando o candidato recebeu o Titulo de Cidadão belemita que é de sua autoria, sem que seu nome tenha sido mencionado.

A entrevista completa com o vereador Vandinho Marcula você vai ouvir no Programa Conexão Verdade de hoje, que vai ao ar as 16:00 horas pela Radio Web Didi Galvão e será transmitido em rede pelas Emissoras Terra Nova FM e Parnamirim FM do Sistema Beto de Comunicação.



Médicos do Recife ameaçam deflagrar greve em setembro
Autor
Adriano Roberto

Médicos do Recife ameaçam deflagrar greve em setembro

Médicos vinculados à rede municipal de saúde do Recife estiveram reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na tarde desta quarta-feira (29), na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), sob a coordenação da direção do Simepe. Durante o encontro, a categoria avaliou as negociações com a Secretaria de Saúde e demonstrou total insatisfação em relação ao descumprimento de vários pontos importantes do acordo firmado no mês de janeiro passado, com a municipalidade. 

Vale destacar que, dentre estes  pontos relevantes que não foram cumpridos estão por exemplo: ações que melhorem a segurança dentro das unidades de saúde, falta de insumos e necessidade de maior investimento em medicamentos, principalmente, na área de saúde mental.

De acordo com o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, os médicos da PCR, presentes em bom número na plenária, reivindicaram ainda que a questão remuneratória, ou seja, a promessa da Lei de Incorporação da Gratificação de Plantão e a equiparação salarial para com o Estado em novembro próximo, sejam de fato cumpridas. “Não estamos pedindo nada novo. Isso foi pactuado com a Secretaria de Saúde no acordo e vinhamos nessa discussão desde de 2017. 

Salientamos que o reajuste foi feito de forma dividida pela gestão, para que no final do ano houvesse uma renegociação, visando a equiparação com o Estado. Vamos dar ênfase nessa cobrança, sem esquecer às questões estruturais, insumos, exames e medicamentos, com o intuito de melhorar o atendimento na rede de saúde”, pontuou.

Depois das intervenções e posicionamentos, a categoria decidiu intensificar o movimento com uma nova AGE, no dia em 11 de setembro, às 10h, na sede da AMPE, no bairro da Boa Vista. Os médicos aguardam que a gestão da PCR cumpra o termo de compromisso em sua integralidade e não descartam a realização de um movimento grevis



Sebastião Oliveira agora vai do Litoral ao Sertão
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira agora vai do Litoral ao Sertão

Consolidado como importante liderança política de Pernambuco, sobretudo da região do Sertão, o deputado federal Sebastião Oliveira ampliou consideravelmente suas bases eleitorais ao longo dos últimos anos, e o Recife entrou de vez na rota do republicano. 

Um público atento lotou o auditório do Mar Hotel, em Boa Viagem, na noite desta quinta-feira (30), para participar de um bate-papo. O evento, que foi bastante prestigiado, deu a oportunidade ao eleitor da capital conhecer mais profundamente o legado do trabalho de Sebá, que já acumula na bagagem três mandatos de deputado estadual e um de federal. Na capital do estado, o presidente estadual do PR conta com o apoio do vereador Carlos Gueiros e faz dobradinha com o deputado estadual Rogério Leão.

Na oportunidade, Sebastião Oliveira ressaltou as inúmeras ações que já foram realizadas e que estão em andamento em Pernambuco que possuem seu DNA. Sebá explicou que quando assumiu a Secretaria de Transportes, no inicio de 2015, recebeu de Paulo Câmara a missão de resolver o problema da BR-101. “Montei uma equipe competente, deleguei metas e cobrei resultados. Trabalhamos incansavelmente, mas conseguimos tirar do papel a maior obra viária realizada em Pernambuco na última década. Em plena crise econômica, estão sendo investidos quase R$ 200 milhões nessa intervenção. Tenho muito orgulho de ter contribuído para que esse sonho se tornasse realidade, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas que trefegam pela  BR-101 diariamente”, destacou o parlamentar, que na última eleição conquistou a confiança de 116 mil pernambucanos nas urnas. “Está na hora do recifense conhecer o meu trabalho”, finalizou.

Sebastião também defendeu a necessidade da reeleição de Paulo Câmara, que, com muita competência, conseguiu superar todas as adversidades e  equilibrar as contas do Estado. “Pernambuco só não saiu dos trilhos por causa desse jovem governador. Crescemos mais do que o Nordeste e do que o Brasil. Ele deu continuidade ao trabalho exitoso de Eduardo Campos. O programa Ganhe o Mundo, por exemplo, foi ampliado e virou uma referência. Na educação, somos destaques no cenário nacional. Muitos estados sequer conseguem pagar os salários. Aqui, os servidores dormem tranquilos, pois sabem que vão receber em dia”, frisou Sebastião Oliveira, que na próxima terça-feira (4), inaugura seu comitê local, no bairro do Pina.



Pesquisas que mandam: Caso Lula gera divisão interna no TSE
Autor
Adriano Roberto

Pesquisas que mandam: Caso Lula gera divisão interna no TSE

O fato do ex-presidente Lula estar no primeiro lugar nas pesquisas, mesmo sabendo que isso pode não refletir uma verdade absoluta, está causando alvoroço nos poderosos no poder judiciário de Brasília. Pela vontade 

registro feito pelo PT da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Lava Jato, e a incerteza de sua presença no horário eleitoral no rádio e na TV provocaram uma divisão interna no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), opondo a presidente da Corte, Rosa Weber, e o relator do caso, Luís Roberto Barroso.

Segundo o Estado apurou, a ministra defende o respeito a ritos e prazos no processo de tramitação do registro de Lula, enquanto Barroso busca uma resposta rápida para a situação do ex-presidente, enquadrado na Lei da Ficha Limpa após ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Em meio à divergência, o ministro Edson Fachin tenta costurar um consenso, servindo como uma espécie de conselheiro da presidente do TSE na busca por uma saída institucional. Rosa, Fachin e Barroso trataram do caso  na quarta-feira, 29, antes da sessão do Supremo Tribunal Federal.
 
A expectativa no TSE é de que o caso Lula seja levado ao plenário nesta sexta-feira, 31, durante a sessão extraordinária a partir das 14h30. O Estado apurou que Barroso deve aguardar a manifestação da defesa de Lula para decidir se leva ao plenário o pedido de medida liminar para barrar a presença do petista no horário eleitoral ou se já discute o mérito do registro da candidatura.


Lóssio emite nota sobre mudança do prefeito do Cedro
Autor
Adriano Roberto

Lóssio emite nota sobre mudança do prefeito do Cedro

O Prefeito do Cedro, Antônio Leite, eleitor de Sebastiao Oliveira, não tem sido prestigiado pelo Governo Estadual. Contudo bastou comparecer ao evento de Julio Lossio no último domingo para o palácio colocar a tropa de choque em ação e trazer o prefeito para agenda com Governador.

Contudo o estrago já estava feito e apesar do prefeito ter recuado em apoiar Julio Lossio seu irmão e Presidente da câmara de vereadores Miguel Leite já declarou que está com Julio Lossio e logo anunciará mais adesões no município.



Prefeito do Cedro muda apoio de Lóssio para Paulo
Autor
Adriano Roberto

Prefeito do Cedro muda apoio de Lóssio para Paulo

O prefeito do Cedro, Antonio Leite (PR), anunciou apoio à candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara.

Antonio alega que vai votar no governador sob alegação de que ele se comprometeu em olhar com mais atenção para o município de Cedro com a construção de um hospital novo para o município, fazer a pavimentação asfáltica até Distrito do Barro Branco, além de priorizar diversas ações na capital do milho.

O apoio oficial se deu na tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, no Palácio das Princesas, sede do Governo Estadual. O Prefeito Antonio Leite também se empenhará na eleição do Deputado Federal Sebastião Oliveira e do Estadual Rogério Leão, ambos do PR, que estiveram na reunião.

O Prefeito esteve acompanhado dos vereadores José Galvão (PR) e Almir Santos (PT), Além do ex-prefeito Manoel Tavares e do ex-vereador Francisco Mariano, este último foi candidato a vice-prefeito na chapa adversária do atual prefeito, que aderiu a situação municipal no início de 2018.

O apoio da base do prefeito a reeleição do governador se deu em uma reunião, na última segunda-feira (27), na residência do ex-prefeito Dr. Marcondes, que contou com a presença do vice-prefeito João Quental, dos ex-prefeitos Nezinho Horácio e Luiz Matias, além dos vereadores da base aliada e demais lideranças políticas. (Do Nill Jr)



Decisão do STF a favor de José Serra pode beneficiar Paulo Preto
Autor
Adriano Roberto

Decisão do STF a favor de José Serra pode beneficiar Paulo Preto

A decisão do Supremo Tribunal Federal de que estão prescritos os crimes atribuídos ao senador José Serra (PSDB-SP) que ocorreram até agosto de 2010 deve beneficiar o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.

Serra foi favorecido por uma regra do Código Penal segundo a qual os crimes caducam na metade do tempo para quem 70 anos na data da sentença. Serra tem 76 anos.

Paulo Preto fará 70 em 7 de março de 2019. Crime prescrito é aquele que se torna nulo por ter passado o tempo legal que o Estado tinha para abrir um processo contra um suspeito ou investigado.

A decisão do Supremo sobre Serra, tomada pela segunda turma da corte nesta terça (28), exclui dos processos contra o senador as acusações apresentadas por delatores da Odebrecht.

Um ex-presidente da Odebrecht que era amigo de Serra, Pedro Novis, e outros delatores da companhia relataram ter entregue R$ 52,4 milhões para o tucano entre 2002 e 2012. Entre essas supostas contribuições ilegais, só uma escapou do prazo de prescrição: uma doação de R$ 4,6 milhões feita em 2012.



Prazo para Lula se defender no TSE acaba nesta quinta
Autor
Adriano Roberto

Prazo para Lula se defender no TSE acaba nesta quinta

O prazo para os advogados do presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentarem a defesa da candidatura dele ao Tribunal Superior Eleitoral termina nesta quinta-feira (30).

Desde o registro da candidatura de Lula à Presidência em 15 de agosto, foram apresentados ao TSE 16 questionamentos com base na Lei da Ficha Limpa. Os principais argumentos são que Lula está preso desde abril e já foi condenado em segunda instância na Lava Jato.

Ao todo, foram apresentadas 8 impugnações (por Ministério Público, partidos, coligações e candidatos) e 8 notícias de inelegibilidade (por cidadãos).

O TSE marcou uma sessão extraordinária para esta sexta (31) e deve definir, entre outros assuntos, se o ex-presidente Lula poderá aparecer como candidato do PT na propaganda eleitoral no rádio e na TV, que começa no sábado (1º), e analisar o registro de candidatura.

A chapa tem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, também do PT, como candidato a vice.



MPPE ajuíza ação contra o prefeito Romonilson em Belmonte
Autor
Adriano Roberto

MPPE ajuíza ação contra o prefeito Romonilson em Belmonte

Prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, é alvo de ação civil pública em decorrência de ato doloso de improbidade administrativa. 

O Ministério Público Estadual ajuizou ação perante a Comarca local em razão do descumprimento da recomendação do órgão no sentido de que procedesse à nomeação dos aprovados no último concurso, burlando o princípio do concurso público.

Na ação, (457-58.2018.8.17.3330) ajuizada hoje, dia 29/08/2018, a Promotora de Justiça pede que o Poder Judiciário determine ao Município que, no prazo de 30 dias,nomeie todos os aprovados (dentro do número de vagas) no último concurso, em substituição aos contratos temporários, que deverão ser rescindidos. 

Ao final, pede a condenação do gestor nas sanções previstas no artigo 12, III, da Lei 8.429/1992 (improbidade) por estar devidamente comprovado que este agiu de forma ímproba e dolosa.

Vitória dos aprovados, vitória da sociedade belmontense.