Blog do Adriano Roberto


Lava Jato não vai parar, avisa ex-chefe da PF no Paraná
Autor
Adriano Roberto

Lava Jato não vai parar, avisa ex-chefe da PF no Paraná

O delegado Mauricio Leite Valeixo, novo Superintendente da Polícia Federal, do Paraná, toma posse nesta quinta-feira, 21, às 15h. Seu antecessor, delegado Rosalvo Ferreira Franco o descreve, nesta entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, como 'um amigo' e 'um profissional extremamente capacitado'.

Rosalvo ficou 4 anos e 8 meses à frente da PF no Paraná. Acompanhou a Operação Lava Jato, maior investigação contra corrupção já desencadeada no País, desde seu início, em março de 2014.

"A Lava Jato vai continuar porque (Valeixo) é um profissional extremamente capacitado que está assumindo aqui. Alto gabarito", afirmou o delegado. A posse de Valeixo vai ocorrer no auditório na Superintendência da PF em Curitiba, no bairro de Santa Cândida.

Ele falou sobre o que espera na Superintendência."O que espera? Eu acho que sim, dar continuidade ao trabalho. É uma pessoa muito capacitada, foi o diretor de Combate ao Crime Organizado a nível de Brasil, né? Todas as operações policiais estavam subordinadas a ele, inclusive a Lava Jato. Pessoa altamente capacitada, que já foi adido, já foi diretor de Inteligência. Não poderia estar em melhores mãos".

Sobre a continuidade da Lava Jato, ele disse "com certeza. A Lava Jato vai continuar porque é um profissional extremamente capacitado que está assumindo aqui. Alto gabarito. A transição foi feita da melhor maneira possível", afirmando ainda sobre a possibilidade de ninguém parar "não, não".

Quanto sua avaliação sobre o período a frente da Superintendência, ele disse que "foram 4 anos e 8 meses muito bons. Foi uma honra para mim estar à frente da Lava Jato durante esses quatro anos. Só tenho a agradecer o trabalho de todos os servidores que me ajudaram".

Rosalvo falou também sobre quando entrou na Polícia Federal, se imaginava que comandaria uma Superintendência. "Jamais. Eu entrei como agente há 32 anos, fui 13 anos agente. Jamais pensei, nunca nem pensei em chegar a ser Superintendente. Para mim foi uma honra, porque foi o primeiro agente da Polícia Federal que aqui tomou posse que chegou a Superintendente".

Quanto aos seus planos, ele disse que "por enquanto descansar. Saiu minha aposentadoria".



Flores ornamentais em Triunfo e um vídeo relax pra você
Autor
Adriano Roberto

Flores ornamentais em Triunfo e um vídeo relax pra você

As belezas de Triunfo também em flores. Considerado o melhor micro-clima do Estado de Pernambuco, Triunfo revela sua beleza na floricultura abundante, em todos os lugares da cidade. A Duduka Flores, em parceria com a Prefeitura Municipal de Triunfo, traz para a cidade a Primeira Feira de Flores Ornamentais de Triunfo.

Lá você vai encontrar uma grande variedade de flores com preços especiais e ainda contará com assistência para cultivá-las na sua casa. A feira acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de dezembro na praça Carolino Campos, das 08:00h às 20:00h. A seguir trago uma pequena mostra, em vídeo, de fotos que captei no Sítio Almas. Veja dois minutos e meio de paz e beleza para sua vida.
 



TRIUNFOPREV realiza II Encontro Municipal de Previdência de 20 a 22 de dezembro
Autor
Adriano Roberto

TRIUNFOPREV realiza II Encontro Municipal de Previdência de 20 a 22 de dezembro

O TRIUNFOPREV, com sede e foro em TRIUNFO-PE, é a entidade única de gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Triunfo e realiza o II Encontro Municipal de Previdência. Inauguração, homenagem, palestra e passeios farão parte da vasta programação que começa nesta quarta-feira (20) e segue até a sexta, dia 22 de dezembro.

Criado pela Lei 963/2001, de 30 de outubro de 2001, fundamentado pelo Art. 40, da Constituição Federal do Brasil, bem como a Lei Federal 9.717/1998 e demais normas e portarias emanadas pelo Ministério da Previdência Social, O TRIUNFOPREV é uma autarquia com personalidade jurídica própria e autonomia financeira e administrativa.

O Instituto de Previdência do Município de Triunfo é o responsável pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos titulares de cargos efetivos do Município de Triunfo, que visa a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários. Com informações do Blog Triunfo Hoje.



Evandro Alencar vence eleição do CREA
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar vence eleição do CREA

O engenheiro Evandro Alencar foi reeleito para a presidência do CREA Pernambuco para o triênio 2018/2020 com 1.102 votos entre os seus colegas engenheiros. Com o resultado ele assume o cargo a partir de 1 de janeiro 2018. Natural de Araripina, Evandro completará seis anos à frente da entidade que representa o segmento. O segundo colocado, Luiz Antônio, ficou com 1.008 votos.

O CREA-PE é o órgão regional de regulamentação e fiscalização do exercício profissional da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, nos diversos níveis superior e técnico e é uma autarquia especial federal descentralizada, com autonomia administrativa e financeira.

O CREA-PE também conta com escritórios de atendimento em Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes, 14 inspetorias regionais, além do CREA Móvel, veículo que leva todos os serviços da sede e inspetorias para cidades que não têm atendimento. Com informações Blog do Edmar Lyra.



Nasa anuncia nesta quinta (14) a descoberta de novo planeta habitável
Autor
Adriano Roberto

Nasa anuncia nesta quinta (14) a descoberta de novo planeta habitável

Em parceria com a Google, a Nasa prometeu anunciar uma grande novidade na próxima quinta-feira (14). A agência norte-americana não especificou o assunto mas adiantou se tratar de algo relacionado à sonda Kepler, que, desde 2009, busca no espaço planetas similares à Terra.

Analistas acreditam, portanto, que o anúncio deverá ser a descoberta de um exoplaneta (localizado fora do Sistema Solar) habitável. A conferência da Nasa será transmitida ao vivo pelo site da agência e apresentado pelo astrofísico Paul Hertz e pelo líder de software da Google, Christopher Shallue.

Estamos atentos para fazer a transmissão aqui também pelo nosso blog. 



Só liminar pode salvar Lula, analisam aliados e rivais
Autor
Adriano Roberto

Só liminar pode salvar Lula, analisam aliados e rivais

A marcação do julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula para 24 de janeiro mexeu com os ânimos tanto de aliados quanto de rivais do petista, segundo os quais só uma liminar concedida por um ministro de corte superior anulando a decisão conseguiria liberá-lo para a disputa eleitoral de 2018.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, integrantes do PT avaliam que a defesa do ex-presidente deveria apelar ao Conselho Nacional de Justiça alegando ocorrência de "velocidade seletiva" na tramitação do processo no TRF-4.

O julgamento ocorrerá após decisão em primeira instância do juiz Sergio Moro que condenou Lula a nove anos e meio de prisão pelo caso do tríplex no Guarujá.



Resultado do concurso do TJPE é divulgado pelo IBFC
Autor
Adriano Roberto

Resultado do concurso do TJPE é divulgado pelo IBFC

A classificação preliminar do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) nesta segunda-feira (11). O resultado definitivo da prova discursiva também foi publicado, bem como o resultado dos recursos contra o resultado preliminar da prova discursiva e a retificação do resultado e classificação definitiva da prova objetiva de negros. Clique aqui para conferir.

O concurso teve 109 vagas efetivas - 60 vagas para o cargo de técnicos de nível médio e 49 para analistas de nível superior -, além da formação de cadastro de reserva. As vagas foram distribuídas em 15 polos de todo o Estado. No total, foram 179.548 inscrições e participaram cerca 130 mil candidatos na seleção realizada no dia 15 de outubro deste ano. Informações da Folha de Pernambuco.



Os egos da oposição em briga pela humildade no Arcádia
Autor
Adriano Roberto

Os egos da oposição em briga pela humildade no Arcádia

Cheguei tarde na reunião oposicionista do Arcádia, no Paço da Alfandega. Mas ainda peguei os principais atores em cena. No espetáculo que teve os coadjuvantes primeiro, me relataram que dentre esses o discurso de Silvio Costa Filho foi afinado e o do Antonio Campos foi um desastre. 

Ambos dentro da previsão, Silvinho é líder da oposição e tem um discurso pronto em qualquer ambiente. Tonca, como é mais conhecido o irmão do ex-governador Eduardo Campos já tem fama de não ser amigo nem dele mesmo. Cheguei a tempo de ver parte do discurso do Senador, Fernando Bezerra Coelho, com um ar raivoso de quem não tem nada a perder, pois ainda está garantido no mandato por mais quatro anos.

Mandato que lhe foi concedido pelo atual governador o qual ele agora faz oposição. Normal essa situação. Afinal de contas, o discurso do outro senador, Armando Monteiro, que foi muito muito mais ameno, já começou na eleição passada contra o mesmo PSB que o elegeu para aquela casa maior da República. Senti Armando meio em cima do muro, falando que é oposição, mas não marcando terreno nela. Como quem pode pular a qualquer momento para o outro lado.

O mesmo “em cima do muro” senti no discurso de Mendonça Filho. Afinal de contas ele olha para um lado e vê pessoas que lhe deram as costas na sua eleição para governador depois de Jarbas e olha para o outro e vê vários políticos que até bem pouco tempo estavam todos no palanque do mentor do atual governo do qual ele foi adversário. É uma situação bem difícil. 

Todos ficaram jogando no colo, um do outro, a responsabilidade de ser oposição e acabou que só FBC conseguiu empolgar os que estavam presentes com um discurso do “Pernambuco quer mudar”, inspirado, raivoso, mas sem objetividade.

Pernambuco quer mudar pra que? Porque? Pra onde? Quem sabe o que o eleitor está exigindo dos políticos que querem se arvorar a serem representantes desse eleitor?

Uma coisa boa eu vi em todos os discursos, todos tiveram a humildade de dizer que não querem ser a cabeça de chapa e que querem a unidade de todos que ali estiveram, independente do posicionamento de governador, senador, vice ou parlamentar na chapa. Mas é exatamente aí onde o bicho pega! Como comportar tantos egos dos que estão aí nesta foto, com tanta humildade nos discursos? O tempo vai dizer.



Alegria das águas na nascente do Velho Chico
Autor
Adriano Roberto

Alegria das águas na nascente do Velho Chico

Com as chuvas fortes registradas na região da nascente do rio São Francisco, no estado de Minas Gerais, o volume de água que está descendo o rio para o mar alegra os ribeirinhos. 

Veja no vídeo abaixo o registro feito em Bom Jesus da Lapa, na Bahia pelo blog, Sudoeste Noticia.



Governo de PE vai convocar aprovados em concurso de saúde
Autor
Adriano Roberto

Governo de PE vai convocar aprovados em concurso de saúde

Do Leia Já - Nos próximos dias, 359 profissionais da área de saúde aprovados no concurso público do Governo de Pernambuco irão assumir os cargos para reforçar o quadro de funcionários dos hospitais da rede estadual. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (6), pelo governador Paulo Câmara, que assinou a liberação para a convocação dos profissionais.

A convocação dos aprovados no processo seletivo será divulgada nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial do Estado. De acordo com o Governo, 194 profissionais são de nível técnico voltado para o atendimento de enfermagem e de radiologia. Os outros 165 cargos são de nível superior e serão ocupados por farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas (motor e respiratório), terapeutas ocupacionais, entre outros. Eles serão chamados por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. 

Após a posse, esses candidatos terão até 30 dias para começar as atividades nos serviços de saúde pública espalhados pelos município do Recife, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. 

Realizado em 2014, este concurso promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), teve seu prazo expirado em 2016 e foi prorrogado até dezembro de 2018. Os candidatos que participaram das provas podem ficar atentos ao LeiaJá nesta quinta-feira (7), para conferir a lista de convocação.

Para saber sobre outros processos seletivos que estejam abertos, confira a nossa lista de concursos.



Dia Internacional contra a Corrupção terá ato no Recife
Autor
Adriano Roberto

Dia Internacional contra a Corrupção terá ato no Recife

O Seminário "A Importância da Transparência no Combate à Corrupção" colocará em destaque o Dia Internacional de Combate à Corrupção em Recife. O evento é organizado pelo pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) e será realizado nesta quinta-feira (7),  no Auditório da Chesf, na Avenida Abdias de Carvalho, bairro de San Martin, em Recife, começando às 8 horas da manhã e aberto ao público. 

A programação inclui palestras de representantes da Secretaria de Controle Externo do TCU, do TCE, da Procuradoria da República e das Controladorias Gerais do Estado, do Município do Recife e da União em Pernambuco. O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), é uma das personalidades que irá participar do Seminário. 

O evento faz parte das comemorações pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção, a ser comemorado no sábado 9 de dezembro.



O DNA coronelista e camaleão do Fernandão
Autor
Adriano Roberto

O DNA coronelista e camaleão do Fernandão

O atual senador Fernando Bezerra Coelho seguiu uma carreira política bem interessante em suas movimentações. Herdeiro do clã dos Coelhos que dá nomes a quase todas as principais edificações na cidade de Petrolina, Fernando já deu início a vida pública rompendo com a corrente política da família que, com a redemocratização, passou a integrar o antigo PFL. Flertou com a esquerda ao se aproximar do socialista Miguel Arraes, que em 1986 se elegeu governador de Pernambuco.

Nesta carona arraesista foi prefeito de Petrolina três vezes, passando pelo PMDB, PPS e pelo atual PSB. Fernando Bezerra foi um dos principais aliados do governador Eduardo Campos, neto de Arraes, responsável por sua indicação e eleição para o atual cargo de senador. 

Família.

Outros descendentes do Coronel Quelê passaram também por prefeituras, Assembleias e Câmara dos Deputados. O atual senador conseguiu eleger o filho, Fernando Coelho Filho, deputado federal e outro, Miguel Coelho para Prefeitura de Petrolina. FBC também foi acusado de burlar decreto antinepotismo na administração pública ao manter o irmão como presidente interino da Codevasf por quase um ano em 2012.

Nos tempos em que vivemos sabe-se que não há mais espaço para esse comportamento. O senador só vai acordar pra isso quando ver que suas movimentações indicativas de quem quer tirar partidos, impor candidaturas e tomar o poder no Estado a qualquer custo vai dar em nada.

Fernando vai bater no muro da tradição de políticos sérios, como Jarbas Vasconcelos que obteve uma vitória junto ao presidente Temer hoje. Temer, que na verdade é quem comanda o partido, confessou a Jarbas não ter conhecimento dessas aticulações do senador aqui no PMDB de Pernambuco. Vem chumbo grosso por aí!

Aqui é a capital e a família Coelho, mesmo em Petrolina, na sua quase totalidade, não corrobora com essas atitudes do senador e até condena algumas posições nepostistas e coronelistas dele. Mas como toda familia tem os que herdam DNA da parte ruim do clã, os familiares só observam as pataquadas do parente.

Uma vez li uma matéria na imprensa nacional que terminava assim.

Há um ditado popular do século 19 que diz: "Quem viver em Pernambuco, não se faça de rogado, ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser cavalgado". Mais de século depois, os versos poderiam ser reeditados, mas em referência a outra família. A Coelho, do Fernandão.