Blog do Adriano Roberto


Alunas do SENAI Petrolina desenvolvem picles do mesocarpo do maracujá
Autor
Adriano Roberto

Alunas do SENAI Petrolina desenvolvem picles do mesocarpo do maracujá

Após usar a polpa do maracujá em sua produção, como as indústrias podem reaproveitar os resíduos da fruta? Dentro da sala de aula, Alice Novaes e Vitoria Morganna, estudantes do curso Técnico em Alimentos do SENAI Petrolina, encontraram uma resposta inovadora para essa pergunta: transformaram a entrecasca da fruta em um picles saboroso, nutritivo e de custo acessível. 

Batizado de ConservaJá, o produto é um dos finalistas do Inova SENAI, desafio realizado nacionalmente a cada dois anos para estimular os alunos da instituição a desenvolverem soluções para problemas reais da indústria brasileira. Entre os dias 24 e 27 de novembro, as alunas irão participar de rodadas de negócio e avaliações que irão definir os vencedores da competição. 

Sob a orientação das docentes Bruna Nascimento e Annielly Trindade, as alunas realizam todos os processos necessários para transformarem o mesocarpo do maracujá (parte branca interna) no picles. Isso inclui a lavagem, o corte e o branqueamento das frutas, processo térmico realizado dentro do laboratório de Processamento de Frutas e Hortaliças da instituição. 

O produto pronto é acondicionado em potes de vidro e recebe a salmoura - uma mistura bem dimensionada de água, açúcar, sal e vinagre, capaz de oferecer o tradicional gosto de picles ao produto. Ao final desse trajeto, o produto está pronto para ser vendido e pode chegar ao consumidor pelo valor de R$ 1,50.

“Nossa proposta é realizar o aproveitamento total do alimento, e não apenas da polpa. Muitas vezes, a casca não tem destino nenhum e, quando utilizada, serve apenas como adubo. O Brasil é o maior produtor de maracujá do mundo e 60% dessa produção está concentrada no Nordeste e por isso existe potencial nesse projeto. 

O ConservaJá é riquíssimo em nutrientes, acessível a todas as classes econômicas e pode ser utilizado de diversas maneiras, como ingrediente de sanduíches, petisco e em tábuas de frios”, explica a docente Bruna Nascimento. 

No total, a competição conta 80 trabalhos, desenvolvidos em 16 estados da Federação. Pernambuco, ao todo, entrará na disputa com três projetos. Além de desenvolver os produtos, as estudantes também trabalharam em todas as etapas de desenvolvimento do negócio, da concepção até a negociação com possíveis investidores e clientes. 

Para a aluna Alice Novaes, 22 anos, a disputa foi uma experiência ímpar e de muito aprendizado. "Apesar da pandemia do novo coronavírus, que dificultou o processo de desenvolvimento do projeto, aprendi que podemos, sim, inovar de forma simples e com esse tipo de atitude mudar um pouco o mundo", ressalta. 

Já Vitória Morganna, também de 22 anos, além de destacar a importância do projeto, afirmou que aprendeu uma lição para toda vida. "Aprendi que nada na nossa vida se perde, mas tudo pode ser reaproveitado - e na área de alimentos não é diferente. Com isso, aprimoramos ainda mais técnicas e nos aprofundamos na área de frutas e hortaliças. 

Estamos com expectativas positivas para conseguir alcançar o mercado com produtos palatáveis e ainda, quem sabe, subir ao pódio em primeiro lugar", conclui



Jornalista Oswaldo Eustáquio é levado pela PF
Autor
Adriano Roberto

Jornalista Oswaldo Eustáquio é levado pela PF

Na manhã desta terça-feira (17) Oswaldo Eustáquio recebeu novamente a Polícia Federal em sua residência, segundo informou a assessoria de comunicação do jornalista. Em primeiro lugar vai aqui nossa solidadriedade ao jornalista e amigo Oswaldo, que exerce de forma independente e idonia a nossa profissão e está sendo injustiçado por esses violadores da nossa constituição instalados criminosamente no STF.

Por volta das 7h30, a assessoria informou que o Oswaldo foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, com mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Aparentemente ele terá que usar tornozeleira eletrônica.

Ainda conforme a assessoria, a motivação foi as denúncias da suposta trama do golpe de Luciano Bivar (PSL) e o laranjal de Guilherme Boulos.

Há poucos dias, Eustáquio denunciou o candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, através de um vídeo em seu canal no YouTube. A denúncia “O laranjal de Boulos” apontava que o PSOL utilizaria empresas fantasmas para lavar dinheiro na corrida eleitoral em SP.

O jornalista afirmou que candidato do PSOL lavou dinheiro por meio da contratação de empresas falsas. Além disso, Oswaldo imputa a Boulos a prática do crime de falsidade ideológica eleitoral, afirmando que o dinheiro destinado às duas empresas seria oriundo de recursos públicos apropriados pelo psolista.

Após essa denúncia a conta de Eustáquio no YouTube foi suspensa no domingo por uma decisão judicial.

O jornalista já foi preso no âmbito do inquérito que investiga o financiamento de “atos antidemocráticos” contra o Congresso Nacional. Por ordem de Moraes, Eustáquio não poderia sair de Brasília, nem utilizar as redes sociais, mas teria ido a São Paulo para levantar os dados que utilizou na denúncia.

Oswaldo Eustáquio está sendo conduzido à Superintendência da Polícia Federal com mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes. Aparentemente a motivação foram as denúncias da trama do golpe de Luciano Bivar (PSL) e o laranjal de Guilherme Boulos.
ASCOM, OE.



Coronel Feitosa sobre a sua campanha e como seguirá após as eleições
Autor
Adriano Roberto

Coronel Feitosa sobre a sua campanha e como seguirá após as eleições

Fizemos uma campanha limpa, sem a utilização do fundo eleitoral, com curto tempo de televisão, apenas usando a sola do sapato, a voz e ouvindo as pessoas nas ruas. Independente, sem me submeter a nenhum cacique político, mantive a coerência no meu discurso do início ao fim. 

Nossa caminhada contou com apoiadores, candidatos a vereador que abraçaram o nosso projeto de mudança para a nossa cidade, amigos e todos aqueles que querem um Recife sem corrupção, violência e abandono. A Deus e a estas pessoas, meu mais profundo agradecimento.

Recebemos o voto de confiança do recifense andando pelos 94 bairros da nossa cidade. Vimos de perto a desigualdade que ainda toma conta do Recife, com tantas famílias sem direito à saúde, educação, emprego e vivendo em áreas de morros e palafitas. 

A atual gestão é boa de propaganda, mostra um Recife diferente da realidade, não a cidade abandonada. Continuarei fazendo uma oposição responsável na Assembleia Legislativa, em busca do melhor para os recifenses e pernambucanos. 

Reafirmo o compromisso de ser a nova voz da direita em Pernambuco para continuar fazendo oposição ao PT, de Marília Arraes, e ao PSB, de João Campos e Paulo Câmara. Aqui, reafirmo o meu posicionamento de não apoiar João nem Marília no segundo turno das eleições. 

Recifenses e pernambucanos, contem comigo. Vamos juntos continuar lutando por um Recife e Pernambuco melhores para o seu povo.  

Coronel Feitosa

Deputado Estadual pelo PSC



De volta ao ar, Ponto de Vista faz balanço das eleições
Autor
Adriano Roberto

De volta ao ar, Ponto de Vista faz balanço das eleições

A partir de 18 horas desta segunda, 16 estaremos formando a rede da Agênia PE de Rádio para a volta do programa Ponto de Vista. Vamos fazer um balanço das eleições em Pernambuco e em todo Brasil.

E mais! Todas as informações políticas do dia com nossos comentaristas do programa.

Tudo isso vc acompanha no Ponto de Vista, que apresento, das 18 às 19 horas, pela Agência PE de Rádio para várias emissoras em todo Estado de Pernambuco.

Você pode ouvir:

www.agenciape.radio.br 

www.adrianoroberto.blog.br 

Acompanhe ao VIVO pelo Facebook 

facebook.com/adriroberto11

No meu canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/AdrianoRobertoarpruducoes

Baixe o aplicativo do Android para ouvir a partir das 18 horas clicando abaixo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.williarts.radio.redepederadio59



Campanha alto astral de Moacir Lacerda Filho mira ciclistas do Recife
Autor
Adriano Roberto

Campanha alto astral de Moacir Lacerda Filho mira ciclistas do Recife

Numa campanha que reune a juventude de todas as idades, os ciclistas que pedalam pelas ruas da capital, o candidato Moacir Lacerda Filho (DEM) leva muito alto astral pelas ruas da cidade junto com militantes adptos a geração saude. Filho do ex-vereador do Recife, Moacir Lacerda, Moacir filho tem Formação de Advogado, corretor de imóveis e seguros. Também é oficial da reserva no Exército Brasileiro.

Chama a atenção o grande número de pessoas que buscam o apoio de candidatos para melhorar a situação dos espaços de lazer nas ruas da cidade e Moacir acertou no alvo quando dedicou, durante toda campanha, um carinho especial para esses eleitores. Aqui vai a nossa boa sorte para ele e também ao nosso amigo Luiz Lacerda, que está apoiando o candidato.

 



Candidata do prefeito de Serra Talhada foge do debate e vira meme redes sociais
Autor
Adriano Roberto

Candidata do prefeito de Serra Talhada foge do debate e vira meme redes sociais

O debate do maior portal de notícias do Sertão do Pajeú pernambucano, Farol de Notícias, não teve a presença da candidata do prefeito Luciano Duque, a petista Márcia Conrado.

Faltando 3 dias para a eleição, a estratégia pode se virar contra Márcia já que quem conhece a população de Serra sabe que ela não gosta deste tipo de comportamento desrespeitoso.

O Farol de Notícias, já consolidado como maior portal da região, agora retransmite também através da TV Farol, uma plataforma das redes sociais com padrão de qualidade dos grandes portais nacionais.

O desrespeito promovido pela candidata - que participou de todos os outros debates - pode acarretar em uma grande perda junto aos eleitores simpáticos aos apresentadores, jornalista Geovani Sá e o professor Paulo Cesar e também a todos os profissionais que se dedicaram à produção do debate.

Na véspera da eleição foi uma atitude muito arriscada da candidata do PT. Resta saber o que isso vai refletir nas urnas no próximo domingo dia 15. O fato é que Márcia já virou meme nas redes sociais e rola solto pelos grupos em Serra.

Assista ao debate clicando abaixo:

 



Morre Valdomiro de Souza Lima fundador da Rádio Verdade FM de Bonito
Autor
Adriano Roberto

Morre Valdomiro de Souza Lima fundador da Rádio Verdade FM de Bonito

Valdomiro começou muito jovem na política foi vereador aos 24anos, teve dois mandatos,  presidente da Câmara Municipal do Bonito por duas vezes, candidato a deputado em 1966 e em 15 de novembro de 1972 se elegeu  prefeito pela primeira vez aos 33 anos,

Falar de Valdomiro é falar de luta, coragem e solidariedade, é celebrar a vida, pois quantas vidas foram salvas graças as bênçãos de Deus e a luta de Valdomiro para ajudar tantas famílias, que sem ter a quem recorrer, procuravam por Valdomiro, e ele, sem medir esforços  procurava ajudar sem olhar lado partidário ou classe social, e graças a Deus muitas vidas foram salvas,  até hoje é assim. 

Valdomiro mesmo não exercendo  cargo publico continua a prestar esses serviços ao povo  bonitense. Administrou o município do Bonito em uma época muito difícil  imaginem só, não existia se quer telefone, as ruas sem calçamentos, eram muitas as dificuldades.

Mas  graças ao trabalho de muitas famílias homens e mulheres a luta e perseverança de Valdomiro muitas obras e ações foram realizadas, os mais jovens não tiveram oportunidade de conhecer esse trabalho, por isso vamos aqui relatar um pouco das obras e ações realizadas por Valdomiro para o desenvolvimento do município bonitense.



Sebastião, familia e governador inauguram voo Recife/Serra Talhada
Autor
Adriano Roberto

Sebastião, familia e governador inauguram voo Recife/Serra Talhada

Passageiro do voo inaugural que decolou do Recife, às 8h15, desta quarta-feira (11), com destino a Serra Talhada, junto com esposa e filho, o deputado federal Sebastião Oliveira classificou a chegada da aviação comercial ao Sertão do Pajeú como um grande marco para a história da região. 

Um dos principais responsáveis pela realização da obra de requalificação do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada junto com o governador, Paulo Câmara, Sebá ressaltou a importância do novo equipamento e os benefícios que ele trará para dezenas de municípios pernambucanos. 

“Nunca desistimos de realizar esse sonho e trabalhamos muito para que ele fosse concretizado. Tenho a absoluta certeza de que a aviação comercial vai possibilitar a chegada de mais desenvolvimento, investimentos, geração de renda e empregos para muitas cidades e famílias sertanejas. Agradeço ao governador Paulo Câmara pelo apoio incondicional que recebi para transformar esse projeto em ação.” 

Entusiasmado com o resultado dos estudos realizados pela Empetur, com dados fornecidos pela Anac, que foram divulgados recentemente, o parlamentar comemora. 

“Pernambuco está recuperando o seu lugar de destaque dentre as capitais nordestinas na questão da aviação. Em novembro, em virtude do início do funcionamento dos aeroportos de Serra Talhada e Caruaru, teremos um acréscimo de 20% no número de voos, ficando na frente de Salvador e Fortaleza. Esse aumento já representará um incremento importante para a economia do nosso Estado”, concluiu Sebastião Oliveira.



Professores aderem ao projeto de Socorro de Carlos Evandro
Autor
Adriano Roberto

Professores aderem ao projeto de Socorro de Carlos Evandro

A educação de qualidade que priorize a valorização e a capacitação dos professores é uma das principais propostas apresentadas por Socorro de Carlos Evandro, que disputa a Prefeitura de Serra Talhada. Nesta terça-feira (10), a candidata recebeu o importante apoio de um grupo formado por mais de 100 professores ativos, aposentados e pensionistas, que cobra melhorias para a categoria.

Durante o encontro, os educadores apresentaram uma pauta com várias reivindicações, dentre elas: postergação da reforma e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério; extinção dos Quinquênios e abono por tempo serviço; cumprimento da Gestão Democrática nas Escolas Municipais.

Na ocasião, uma das principais queixas expostas pelo grupo foi a falta de diálogo com a atual gestão municipal.

Além de ouvir atentamente a tudo que lhe foi pleiteado, Socorro aproveitou a oportunidade para reforçar os seus compromissos com os professores, estudantes e todos os servidores da educação: 

“Serra Talhada não tratou a educação como deveria nos últimos oito anos. O que aconteceu foi um verdadeiro retrocesso. Os resultados obtidos no Idepe 2020 são a prova, pois ficamos atrás de diversas cidades vizinhas. É preciso replanejar e dar outras diretrizes à educação do município.

O nosso corpo técnico é excelente e faz muito bem a sua parte. Quem não faz o dever de casa é a prefeitura. O diálogo com os professores será permanente e os investimentos na área serão equivalentes à importância que a educação representa”, ressaltou Socorro de Carlos Evandro.



Chapa independente de Salgueiro pede cassação dos candidatos Marcondes e Clebel
Autor
Adriano Roberto

Chapa independente de Salgueiro pede cassação dos candidatos Marcondes e Clebel

Chapa Leões por Salgueiro ingressou com pedido de cassação dos candidatos Marcones Libório e Clebel Cordeiro. O motivo segundo documnto protocolado na Justiça Eleitoral do município é por conta das aglomerações realizadas, contrariando as normas estaduais e municipais e da justiça eleitoral sobre a pandemia do Coronavírus.

Agora, o integrante da Leões, Hugo Leonardo Cidreira espera que a justiça tome procedimento favorável urgente. Antes do domingo, dia das eleições. O fato gerou uma grande expectativa na população de Salgueiro.



Acompanhe aqui o debate com candidatos de Triunfo - PE
Autor
Adriano Roberto

Acompanhe aqui o debate com candidatos de Triunfo - PE

A rádio Triunfo FM na cidade que fica a 420 km da capital, sob o comando do diretor, Thiago André, vai fazer o grande debate com os três candidatos a prefeito do município neste domingo dia 08, às 9 horas.

Dia 15, os mais de 11 mil eleitores vão às urnas para escolher entre os candidatos, Luciano Bonfim do Avante, médico e ex-prefeito, Genildo da Água do Patriota, empresário e segundo vereador mais votado nas eleições passadas e João Paiva, servidor público aposentado, candidato do PT.

Você pode acompanhar clicando abaixo e indo para o YouTube:



Funcionário dos Correios dos EUA é preso por irregularidades
Autor
Adriano Roberto

Funcionário dos Correios dos EUA é preso por irregularidades

Brandon Wilson, funcionário dos “Correios dos Estados Unidos” que mora em Buffalo, Nova Iorque, foi preso na Ponte da Paz (entre o Canadá e os Estados Unidos) depois que agentes da fronteira encontraram no porta-malas do carro dele cerca de 800 correspondências não entregues. 

A papelada inclui três cédulas de votação de ausentes, que nunca chegaram ao destino designado, conforme o Departamento de Justiça dos EUA. A correspondência perdida tinha carimbos de identificação com datas entre 16 de setembro e 26 de outubro. Antes de ser detido na terça-feira 3, dia da eleição presidencial, Wilson garantiu que pretendia entregar as cartas, mas se “esqueceu”.

Agora, pesa contra ele a acusação de esconder e destruir correspondência, incluindo cédulas eleitorais de ausentes. Caso condenado, vai cumprir pena que pode chegar a cinco anos de prisão e pagar multa de US$ 250 mil. “Este escritório está empenhado não apenas em garantir a integridade das correspondências, mas também nos direitos dos indivíduos de votar em uma eleição livre e justa”, declarou o procurador federal James P. Kennedy Jr, ao ser notificado acerca do ocorrido. “A conduta criminosa com a qual este réu teria se envolvido, prejudicou ambos os interesses”, acrescentou. O serviço postal do país foi chamado para recuperar as correspondências. Informações da Revista Oeste.