Blog do Adriano Roberto


Antonio Souza retira a candidatura ao Senado pela Rede
Autor
Adriano Roberto

Antonio Souza retira a candidatura ao Senado pela Rede

Meus amigos e amigas, 

A alguns dias, venho refletindo sobre o  grande esforço que estamos fazendo,  para nossa participação no pleito deste ano.  

Acontece que precisamos ainda amadurecer muito e aprender que a política é a forma mais legítima  que temos para o bem de forma coletiva. 

Infelizmente a prática antiga ainda paira no meio e, que muita gente está ainda acostumada, me entristece e, de todas as formas tenho tentado convencer de que não devemos trocar o que temos de mais valioso, por um benefício próprio ou momentâneo mas sim, para bem comum para que busquemos uma vida  melhor para todos. 

Comunico aos meus grandes amigos de Araripina, e de Pernambuco,  que fiz o pedido ao meu partido Rede Sustentabilidade, a retirada do meu nome da pre-candidatura ao senado Federal. 

Venha aqui respeitosamente,  fazer a vocês e em primeira mão,  este comunicado e, solicitar que todos continuemos unidos,  buscando o melhor para Araripina, o Araripe e nosso estado. 

Peço o apoio de todos pois, irei incansavelmente, continuar lutando pelos nossos projetos, e com o propósito  de ver Araripe e ao nosso estado, o merecido  lugar de destaque no Nordeste e no Brasil. 

O projeto ZonaFranca de Seminário Nordestino,  será o nosso carro chefe mas em paralelo, vamos buscar as nossas obras estruturantes como as estradas, aeroportos regionais e o canal do sertão. 

Em breve anunciaremos novos projetos,  que com certeza irá nos proporcionar as melhorias que buscamos para o nosso estado. 

Só tenho a agradecer a cada um aqui, pelo o grande apoio e incentivo para que possamos buscar e apoiar estes projetos. 

Continuarei e peço apoio a todos, para que possemos eleger Júlio Lossio e Marina Silva, votar nos representantes de Araripina e do Araripe pois, precisaremos do apoio nos projetos que buscamos torna-los reais, na nossa região e nosso estado. 

Estarei agora com muito mais força e liberdade na busca destas realizações,  sem a preocupação em ferir as leis eleitoral e, sem a preocupação de que sejam interpretados como finalidades eleitoreiras. 

Agradeço de coração a todos e a todas, e principalmente os representantes políticos que trazem a responsabilidade de representação de seus apoiadores e eleitores, para os quais irei pessoalmente trabalhar para que tenham o sucesso que desejamos em Araripina, na região Araripe e em todo o estado. 

Obrigado a Pedro Jordão,  Agne, Cassia, Emanuel de Oliveira, Carlinhos Gomes,  Genecir, Edesio Medeiros Ze Bolacha  e a todos os demais. 

Tenho certeza de que de agora em diante, Araripina não será mais a mesma!

Um grande e afetuoso abraço, 

Antonio Souza.



Uma jogada de mestre de Armando
Autor
Adriano Roberto

Uma jogada de mestre de Armando

Um pré-candidato de forte naipe em Pernambuco chamou a atenção dos mais atentos para a jogada de mestre que o pré-candidato ao Governo, Armando Monteiro quer armar. O político muito perceptível diz:

"Todos sabem da profunda ligação entre Silvio Costa e Armando Monteiro. Não é atoa que mesmo na hipótese de Silvio concorrer ao Senado na chapa de Marília Arraes, seu filho Silvinho disputaria a eleição para Deputado Federal ao lado de Armando. 

Com a retirada de Marília e a possível candidatura de Silvio ao Governo Armando faz uma jogada de mestre.
Evita que os votos de Marília migrem para Paulo ou outro Palanque e num eventual segundo turno entre ele e Paulo camara receberia o apoio de Silvio e consequentemente dos eleitores órfãos de Marília."

Faz total sentido!



REDE faz convenção com time forte para uma terceira via
Autor
Adriano Roberto

REDE faz convenção com time forte para uma terceira via

O ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio será oficializado como candidato ao Governo de Pernambuco nesta sexta-feira (3), ao lado dele estarão os dois candidatos ao Senado, Pastor Jairinho e Antonio Souza, no Recife. A Rede Sustentabilidade agendou a convenção partidária para às 19h, no Recife Praia Hotel.

Júlio Lóssio mostra a força que sempre teve como político, vitorioso contra as oligarquias dos Coelhos e das forças políticas do PSB no Sertão do São Francisco, as quais derrotou por duas vezes na região. Juntamente com Lóssio e os candidatos as duas vagas dos senadores devem ser apresentados os candidatos a vice-governador, deputado federal e estadual pela sigla, entre eles a esposa do ex-prefeito, Andréa Lóssio que é pré-candidata a deputada estadual.

Antonio Souza chamou muito a atenção da classe política pelo crescimento de sua campanha para o Senado. Com a bandeira do desenvolvimento e a luta pela Zona Franca do Semiárido vem angariando apoios de personalidades importantes no Estado. No mais recente encontro recebeu a simpatia do Arcebispo da Diosese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e conta com forte apoio dos sertanejos para seus projetos sociais. A nível nacional a Rede vai confirmar o nome de Marina Silva como pleiteante à Presidência da República.



Marina foi buscar o vice no Partido Verde
Autor
Adriano Roberto

Marina foi buscar o vice no Partido Verde

O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, confirmou à Folha de S.Paulo que o ex-deputado Eduardo Jorge (PV) será vice de Marina Silva (Rede) na disputa pela Presidência da República.

Dirigentes dos dois partidos se reuniram mais cedo em São Paulo para discutir a aliança. Segundo Penna, os entraves que impediam a coligação foram resolvidos e o PV confirmará o apoio à Rede. "O partido majoritariamente aceitou a vice da Marina", disse o dirigente. Os acordos estaduais do PV que já estavam fechados serão mantidos, segundo ele. "A Rede concordou. A atitude foi de colaboração." 

A Rede fará neste sábado (4), em Brasília, a convenção que lançará a candidatura de Marina. A presidenciável disse, em transmissão via redes sociais na tarde desta quinta, que Eduardo foi um nome sugerido por ela e que ele tem o perfil complementar desejado pelo partido para ajudar a ampliar o alcance de suas propostas. Com informações da Folhapress.



Será? Aécio desiste do Senado e vai ser candidato a deputado federal
Autor
Adriano Roberto

Será? Aécio desiste do Senado e vai ser candidato a deputado federal

Da Veja - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) acaba de tomar a sua decisão para as eleições de 2018. Ele desistiu de ser candidato ao Senado e vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Aécio já avisou o senador Antonio Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais.

Em carta divulgada, Aécio justificou sua decisão, afirmando que pretende “ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas”. Ele relembrou sua passagem como presidente da Câmara entre 2001 e 2002 e líder do governo de Fernando Henrique Cardoso. “A gravidade da situação do nosso estado exigirá uma bancada forte e unida na defesa dos interesses de Minas no Congresso e junto ao Governo Federal”, completou.
 
Adiante, o tucano trata do tema que, de fato, influenciou em seu ocaso político, o levando dos 51 milhões de votos para a Presidência da República até a desistência de entrar em qualquer disputa majoritária neste ano. Ele criticou “os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo” e afirmou que “estará lutando para que a verdade prevaleça”.

Acusações
Aécio é réu na Operação Lava Jato pela acusação que corroeu a sua reputação: o áudio em que conversa com o empresário Joesley Batista e pede 2 milhões de reais, pagos em encontros gravados entre intermediários do senador e executivos da JBS na sede da empresa, em São Paulo. Em sua defesa, o senador afirmou ter pedido um empréstimo ao empresário, a quem tentava vender um apartamento que a sua mãe possui no Rio de Janeiro.

O caso lhe rendeu uma denúncia por corrupção passiva e obstrução à Justiça, que foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril. Quando a delação dos irmãos Batista veio à público, Aécio Neves era o presidente nacional do PSDB. Ele foi afastado e, posteriormente, renunciou à posição.



Creuza e Joselia unem duas gerações de política em defesa da mulher
Autor
Adriano Roberto

Creuza e Joselia unem duas gerações de política em defesa da mulher

Foi durante o programa, Ponto de Vista que apresento de segunda a sexta, pela Agência PE de Rádio, o encontro entre duas gerações de mulheres da política que sempre levantaram a bandeira em defesa da mulher.

A ex-deputada federal e atual pré-candidata a deputada estadual, Creuza Pereira e a blogueira e pré-candidato a deputada federal. Joselia Maria trocaram muitos elogios e até um mútuo pedido de ajuda nas eleições vindouras.

Creuza é velha batalhadora pelo direitos das mulheres em sua carreira política de três mandatos de prefeita de Salgueiro e também com varias passagens na Câmara Federal e Joselia tentando o primeiro mandato político, também levantando a bandeira em defesa da mulher. Ambas saíram do programa defendendo ajuda mútua.



Jaime Asfora pode ser o vice de Júlio Lossio
Autor
Adriano Roberto

Jaime Asfora pode ser o vice de Júlio Lossio

O pré-candidato a governador de Pernambuco, Júlio Lossio (REDE), almoçou, nesta quinta 02, com o vereador e ex-presidente da OAB-PE, Jaime Asfora (PROS) e no prato principal o assunto foi o possível alinhamento para a chapa majoritária da Rede Sustentabilidade no Estado.

Além de vereador, Jaime é advogado e procurador do Estado, Jayme Asfora começou sua carreira jurídica no Centro Dom Hélder Câmara, entidade de referência em direitos humanos. Posteriormente, ingressou na Procuradoria Geral do Estado por concurso. Em 2011, Jayme Asfora recebeu 7.406 votos para vereador do Recife, sendo o 25º mais votado, já em 2015 foi reeleito com 8.657 sendo o 18º.

Para Júlio Lossio esse seria o perfil exato para a campanha que quer quebrar as oligarquias e os políticos viciados em poder que aí estão. “Temos com Jaime a união entre o Sertão e a capital, além do anseio do povo pernambucano para uma política nova para nosso Estado, só assim Pernambuco poderá fazer muito mais.” Relatou o pré-candidato.



Saque do abono salarial tem novo prazo; veja quem tem direito
Autor
Adriano Roberto

Saque do abono salarial tem novo prazo; veja quem tem direito

Os trabalhadores podem retirar o abono salarial ano-base 2016 até 30 de dezembro. O novo prazo começou a valer em 26 de julho, após prorrogação autorizada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Ainda está disponível o valor de R$ 1,44 bilhão, já que cerca de 2 milhões de pessoas ainda não realizaram o saque. Este é o terceiro ano consecutivo em que ocorre prorrogação.

Procedimentos A pasta explica que o valor que cada trabalhador poderá sacar depende de quanto tempo ele trabalhou formalmente em 2016. Aquele cidadão que esteve em serviço o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.

Os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa. A consulta pode ser feita via internet, no telefone 0800-726 02 07 ou pessoalmente. Já para os servidores públicos, a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729 00 01.

O Ministério do Trabalho destaca que o benefício referente ao ano-base 2017 também começou a ser pago no último dia 26.



Barroso prorroga por 60 dias investigações contra Temer
Autor
Adriano Roberto

Barroso prorroga por 60 dias investigações contra Temer

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira, 1, prorrogar por 60 dias as investigações do inquérito dos Portos, que investiga o presidente Michel Temer, segundo apurou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

No final de junho, antes do início do recesso, Barroso havia autorizado o delegado de Polícia Federal Cleyber Malta Lopes a dar continuidade às investigações no âmbito do inquérito até que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestasse sobre o pedido de prorrogação feito pela autoridade policial.

Durante o recesso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao STF no qual concordava com o pedido da Polícia Federal pela prorrogação por 60 dias.

Agora, depois de ouvida a PGR sobre o pedido da PF, Barroso prorrogou efetivamente as investigações por 60 dias. Segundo o Broadcast Político, ao estender o prazo para a conclusão das investigações, Barroso determinou que já fosse considerado na contagem os 30 dias do período do recesso.

Investigação

O inquérito, de relatoria de Barroso, apura se empresas que atuam no Porto de Santos, entre elas a Rodrimar, foram beneficiadas pelo decreto assinado por Temer em maio de 2017. A medida ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáveis por até 70 anos.

O inquérito investigava inicialmente, além de Temer, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor do presidente e ex-deputado federal, Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, respectivamente, dono e diretor da Rodrimar. Ao longo da apuração, entraram também na mira o amigo do presidente, João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, e executivos do Grupo Libra. Todos negam envolvimento em irregularidades.

Delação

Barroso já atendeu a um outro pedido da PGR e autorizou a inclusão no inquérito da colaboração premiada do corretor Lúcio Funaro.

Com a inclusão formal no inquérito, a delação de Funaro poderá ser usada para corroborar as investigações em curso e fundamentar uma eventual terceira denúncia contra o presidente. Com informações do Estadão Conteúdo.



Presidente do TSE diz novamente que Lula está inelegível
Autor
Adriano Roberto

Presidente do TSE diz novamente que Lula está inelegível

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Fux, rejeitou o pedido de um advogado para declarar o ex-presidente Lula inelegível desde já, mas ajustou o texto de sua decisão para incluir nele a expressão "inelegibilidade chapada", em referência ao petista.

O despacho do ministro é de terça (31) e foi inicialmente noticiado pelo portal UOL. Depois que o teor da decisão foi tornado público, mas antes de o texto ser oficialmente publicado no Diário da Justiça Eletrônico, Fux fez o retoque.

"Não obstante vislumbrar a inelegibilidade chapada do requerido [Lula], o vício processual apontado impõe a extinção do processo", acrescentou o ministro à sua decisão.

O vício processual a que Fux se referiu é que o pedido foi apresentado ao TSE por um cidadão comum, "despido de legitimidade ativa amparada na lei", como o seria o caso de um partido, por exemplo.

"A decisão que dei foi meramente formal. Uma pessoa do povo promoveu um pedido de inelegibilidade do presidente. Certamente essa pessoa tem uma ideia que vários outros brasileiros têm, e entendeu que sozinha poderia promover essa ação. Eu julguei extinto o processo", disse Fux a jornalistas na noite desta quarta (1º), em evento no TSE.

"Depois que saiu essa notícia [no UOL], eu fui verificar se a decisão tinha sido publicada [no Diário da Justiça]. Então, peguei a decisão, para não deixar dúvida, e fiz questão de colocar nela a ilegitimidade do cidadão [que fez o pedido] e, ao mesmo tempo, ser coerente com tudo aquilo que tenho defendido publicamente, que é a inelegibilidade de candidatos que já incidiram em uma condenação em segunda instância", explicou o ministro.

Lula está preso em Curitiba desde abril, depois de ter sido condenado em segunda instância no caso do tríplex de Guarujá (SP). O PT tem dito que vai pedir ao TSE o registro de candidatura do ex-presidente -que, para Fux, é ficha-suja.

O pedido de registro de candidatura pode ser feito até o próximo dia 15. Com informações da Folhapress.



Michelle Francis, aliada de Marina Silva, lança candidatura em PE
Autor
Adriano Roberto

Michelle Francis, aliada de Marina Silva, lança candidatura em PE

Em clima festivo, com  a presença de  amigos e correligionarios, a advogada Michelle Francis formalizou na tarde desta terça-feira, sua pré-candidatura de  deputada federal, pela Rede Sustentabilidade. 

Marcaram presença no evento, pré-candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, além  dos componentes da chapa majoritária no estado, Pastor Jairinho,  postulante ao Senado e Júlio Lóssio Filho, representando o pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas, o ex- prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.

Em seu discurso de agradecimento, Michelle destacou o apoio que vem recebendo, principalmente da parte do eleitorado mais jovem. " Minha proposta de renovação, mudanca, seriedade e dedicação as prioridades que o povo clama, tem me aproximado cada vez mais  dos jovens e da população em geral, que clamam por um Brasil com um legislativo comprometido com políticas inovadoras de desenvolvimento".  Destacou.

Estreante na politica, Michelle Francis, que nunca ocupou cargo público é uma das apostas da legenda  criada pela senadora e pré-candidata a presidente da República, Marina Silva.



DER faz conservação da PE 089, entre Limoeiro e Timbaúba
Autor
Adriano Roberto

DER faz conservação da PE 089, entre Limoeiro e Timbaúba

O Governo do Estado segue trabalhando na conservação da sua malha viária, para garantir a trafegabilidade e reforçar a segurança dos usuários. Na Mata Norte, a PE-089, atualmente, recebe intervenções no trecho entre Limoeiro e Timbaúba, totalizando 57 quilômetros. A iniciativa, que é realizada pela Secretaria de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), beneficiará diretamente mais 168 mil pernambucanos.

Os serviços contemplam dois trechos da rodovia. O primeiro segmento, de 10 quilômetros, entre Siriji e São Vicente Férrer, foi beneficiado com operação tapa-buracos, recapeamento e intervenções mais profundas, como recuperação da base e do pavimento nos locais mais danificados.

Paralelamente, outra operação tapa-buracos é realizada no segundo trecho, de 19,5 quilômetros, que vai de Macaparana a Timbaúba. Em seguida, a ação será realizada ao longo dos 16,3 km, entre Machados e Limoeiro. A previsão é que todas as intervenções sejam concluídas no próximo mês de setembro.  

O objetivo dos trabalhos é melhorar a mobilidade e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção agrícola da região, importante produtora de banana e cana de açúcar, bem como atenderá as demandas dos polos industrial e automotivo instalados no município de Goiana.

A PE-089 é uma das principais vias da Mata Norte, tendo em vista que desempenha papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região. Ela serve de elo entre várias localidades e é utilizada como atalho para quem se desloca à Paraíba. 

“Também estamos finalizando o edital de licitação para definir a empresa de engenharia que executará as obras de revitalização de toda rodovia, do entroncamento com a PE-090, em Limoeiro, até o entroncamento com a BR-408, em Timbaúba” detalhou o diretor-presidente do DER, Silvano Carvalho.