Blog do Adriano Roberto


Governo PE vai extinguir delegacia de Combate a Corrupção ainda esse ano
Autor
Adriano Roberto

Governo PE vai extinguir delegacia de Combate a Corrupção ainda esse ano

Do G1 PE - Com a aprovação do projeto que cria o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em segunda votação nesta quarta-feira (31), o governo do estado pretende extinguir a Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) até o fim de 2018. A informação foi divulgada pelo secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Depois de aprovada, a lei, que obteve 30 votos a favor e seis contra, segue para redação final e sanção do governador. Segundo Humberto Freire, após o fim desse processo, o Draco deve começar a atuar efetivamente em janeiro de 2019.
"Nós temos urgência em ter essa nova estrutura, essa estrutura ampliada de combate ao crime organizado, à corrupção, ao desvio de recursos o mais rápido possível. Nós precisamos estruturar, ainda nesse final de 2018, todo o departamento e as novas delegacias criadas para que, a partir de janeiro de 2019, essa estrutura esteja funcionando a pleno vapor", explicou.

O projeto já havia passado por uma primeira votação na terça-feira (30), mesmo dia em que as investigações de denúncias de desvio de verba para merenda escolar envolvendo a empresa Casa de Farinha passaram a ser comandadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), devido ao risco de extinção da delegacia.

A proposição, assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB), foi enviada à Alepe, em caráter de urgência, em 19 de outubro, mesmo dia em que o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB) e outras 22 pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) em um esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores desse município do Grande Recife.



Segunda Câmara do TCE rejeita Gestão Fiscal do prefeito Duque e aplica multa
Autor
Adriano Roberto

Segunda Câmara do TCE rejeita Gestão Fiscal do prefeito Duque e aplica multa

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) esteve reunida nesta terça (30) e julgou a Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativa ao exercício financeiro de 2014, tendo por responsável o atual prefeito Luciano Duque.
 
No julgamento, A Segunda Câmara acolhendo as razões do voto do Relator, Conselheiro Dirceu Rodolfo, à unanimidade, julgou irregular a documentação em análise, referente ao Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, relativo ao 1º quadrimestre do exercício financeiro de 2014, aplicando ao prefeito Luciano Duque , multa.
 
Esta é a terceira conta do prefeito Luciano Duque com problemas no Tribunal de Contas do Estado.
 
O valor da multa ainda será divulgado no Diário Oficial.


Deputada eleita Clarissa Tércio é contra fechamento de delegacia
Autor
Adriano Roberto

Deputada eleita Clarissa Tércio é contra fechamento de delegacia

Curiosamente nesta quarta-feira (31/10), dia de relembrar os 501 anos da Reforma Protestante de 1517, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, a extinção da Delegacia de Crimes contra a administração e Serviços Públicos (Decasp), por 30 votos a favor e seis contra, sem tempo para uma maior discussão.

O Projeto de Lei Ordinária nº 2066/2018, de autoria do Poder Executivo, tramitou em regime de urgência na casa. Assim como a primeira votação, realizada no dia anterior, a sessão desta quarta foi marcada por manifestações contra a aprovação da matéria. 


Representantes da polícia Civil não concordaram com o fechamento da Delegacia de Crimes contra a Corrupção. Presente no momento da votação, ainda como expectadora, a deputada eleita Clarissa Tércio (PSC) estranhou a celeridade da apreciação por parte dos parlamentares de uma matéria tão importante e aproveitou para protestar: "não ficou clara a intenção do governador Paulo Câmara (PSB) em querer fechar a (Decasp) que investiga Crimes contra a administração e serviços públicos.

E qual o motivo da necessidade de urgência nessa votação? Até onde tenho conhecimento, a (Decasp) era eficiente, vinha realizando um bom trabalho e mostrando resultados. Da forma como o projeto chegou na Alepe, sem discussão prévia e debate, confesso que se já estivesse na Casa, teria votado contra". 

Para a deputada cristã que assumirá seu 1º mandato no início de fevereiro/2019, esse tema contraria o amplo sentimento nacional de moralidade, austeridade, justiça e combate a corrupção: "essa votação teve ampla repercussão negativa na imprensa local e até na mídia nacional.

O Governador de Pernambuco deveria ouvir os representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), integrantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco/PE) e também discutir com os deputados. Sou filha de um coronel da reserva e sei que a segurança do Estado precisa de mais apoio, estrutura e investimentos, não fechamento de delegacias.

Tomara que essa atitude do Governo não comprometa o desbaratamento e investigação de delitos de chamado 'colarinho branco' praticados por empresários e políticos no Estado. A sociedade pernambucana vai cobrar resultados das operações que estavam em andamento, entre elas, a 'Castelo de Farinha'. Nossa missão é continuar protestando, também nos dias atuais, contra arbitrariedades, injustiças e leis equivocadas", destacou Clarissa. 


A partir de agora, MPPE tomou a iniciativa e passará a comandar as investigações, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A extinção da Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial (Deprim) também está prevista na Lei que segue para para redação final e sanção do governador. "Hoje é um dia simbólico. Temos a responsabilidade e o dever moral de acompanhar os desdobramentos e continuar fiscalizando", alertou Clarissa. 


POSIÇÃO - Esse é o terceiro "protesto" que a deputada eleita faz a condução do governador Paulo Câmara. Ainda durante a campanha, ela já tinha criticado livros (com temática sobre ideologia de gênero) distribuídos pela Secretaria Estadual de Educação. Foi ela também a primeira voz discordante ao incentivo cultural que seria dado pelo Estado na exibição da peça teatral "O Evangelho Segundo Jesus, rainha do Céu", incluída na programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns. Na época, o alerta feito por Clarissa viralizou nas redes sociais e contribuiu para o cancelamento da exibição.



Ministério Público PE reabre inscrições de concurso
Autor
Adriano Roberto

Ministério Público PE reabre inscrições de concurso

Os interessados em disputar as vagas do concurso público para técnicos e analistas do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) têm mais dois dias para se inscrever. Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (30) o edital de reabertura das inscrições, no período de 10h do dia 31 de outubro às 14h do dia 1º de novembro, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas, que está organizando o certame.

Ao todo, estão sendo oferecidas 23 vagas imediatas, sendo 13 vagas para técnico ministerial e outras dez para analista ministerial, além de cadastro reserva para diversos cargos. Segundo o cronograma publicado no edital, as provas devem ser aplicadas no dia 2 de dezembro, no turno da manhã para o cargo de técnico ministerial e no turno da tarde para os cargos de analista. 

A previsão é que os resultados finais das provas objetivas, discursivas e de títulos sejam publicados em 1º de fevereiro de 2019.



Secretários de São Lourenço se afastam da má administração de Bruno Pereira
Autor
Adriano Roberto

Secretários de São Lourenço se afastam da má administração de Bruno Pereira

Depois do afastamento do secretário Roberto Santos, titular da pasta do Planejamento e Controle Urbano de São Lourenço da Mata, acabo de receber a informação da saida de mais dois secretários no município de São Lourenço da mata.  O Secretário de Educação, Gleibson Cavalcanti e o importantíssimo secretário de administração, Paulo Mendes também se afastaram.

Do jeito que vai tocando sua administração o prefeito, Bruno Pereira, que já foi afastado da prefeitura pela justiça no ano passado e agora está vendo uma verdadeira debandada na sua equipe, vai ficar só com os problemas. Na praça Araújo Sobrinho as conversas são de que todos estão batendo de frente com as decisões administrativas e políticas do prefeito.



Assembleia de médicos da PCR decide se param ou não a greve
Autor
Adriano Roberto

Assembleia de médicos da PCR decide se param ou não a greve

Os médicos vinculados à rede municipal do Recife, em greve há 40 dias, realizam nesta quarta-feira, 31/10, às 09h, na Associação Médica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, uma Assembleia Geral (AGE), de avaliação e deliberação sobre o movimento grevista. Os médicos estão insatisfeitos com a falta de respostas por parte da  Secretaria Municipal de Saúde, em relação ao cumprimento do Termo de Compromisso, assinado no mês de janeiro passado. 

De acordo com o Sindicato dos Médicos (Simepe), os pleitos abrangem melhorias na segurança das unidades de saúde, abastecimento de insumos e investimentos em medicamentos, na área de saúde mental, exames complementares equipamentos. A categoria  reivindica também que a questão remuneratória, através da Lei de Incorporação da Gratificação de Plantão e a equiparação salarial para com o Estado) seja de fato cumprida pela gestão do Recife. 

O atendimento às urgências e emergências está sendo mantido desde o começo da greve, ficando restrito a suspensão das atividades a todos os serviços eletivos, ambulatórios e postos vinculados ao Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

Vale ressaltar que nesta terça-feira (30/10), a categoria realizou manifestação e ato público, em frente ao Centro de Saúde Professor  Monteiro de Moraes, Avenida Beberibe, em Beberibe. Eles denunciaram o descaso e a falta de diálogo com a gestão municipal.



Polícia Federal está nas ruas para nova fase da Operação Abismo
Autor
Adriano Roberto

Polícia Federal está nas ruas para nova fase da Operação Abismo

A Polícia Federal desencadeou, nesta quarta-feira (31), a uma nova fase da Operação Abismo. Na 1ª etapa, o foco foi um esquema de fraudes no instituto de previdência dos servidores do Cabo de Santo Agotinho, na Região Metropolitana do Recife. Na ocasião, o prefeito do município, Lula Cabral (PSB), foi preso.

Até as 6h50, a PF não havia divulgado outros detalhes da ação desta quarta-feira. No dia 19 de outubro, foram presas outras 21 pessoas, além do prefeito. Também foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão.

Esquema criminoso

Segundo a PF, os envolvidos receberam propina para transferir R$ 90 milhões do instituto, que estavam em uma instituição financeira sólida, para uma empresa composta por ativos de risco.

A transferência, equivalente a cerca de 50% do total do fundo, poderia comprometer o pagamento futuro das aposentadorias, apontam os investigadores. A delegada federal Andréa Pinho apontou em entrevista coletiva que, a princípio, o prefeito não tem como transferir diretamente os recursos do Instituto de Previdência, mas que ele nomeia a pessoa responsável pelo fundo de aposentadoria do município.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores depositados em contas em nome dos investigados.Os mandados foram para Pernambuco e também Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina.



Moro diz que convite de Bolsonaro é objeto de reflexão
Autor
Adriano Roberto

Moro diz que convite de Bolsonaro é objeto de reflexão

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, sinalizou nesta terça-feira, 30, ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), sobre eventual convite para chefiar o Ministério da Justiça ou para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota oficial, o magistrado declarou que ‘caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão’.

VEJA A NOTA DE MORO

Nota oficial.

Sobre a menção pública pelo Sr. Presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, sera objeto de ponderada discussão e reflexão. Curitiba, 30 de outubro de 2018. Sergio Fernando Moro, Juiz Federal



Médicos da PCR fazem ato em Beberibe nesta terça
Autor
Adriano Roberto

Médicos da PCR fazem ato em Beberibe nesta terça

Médicos vinculados à Prefeitura do Recife seguem muito unidos e fortes no movimento de melhorias na saúde da capital pernambucana. Nesta terça-feira, dia 30/10, a categoria realiza manifestação e ato público em frente ao Centro de Saúde Professor  Monteiro de Moraes, Avenida Beberibe, 4510 – bairro de Beberibe, para denunciar o descaso e a falta de diálogo com a gestão municipal. Os médicos estão em greve há 40 dias, sem propostas de avanços.

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), ressalta que a decisão da categoria foi definida por ampla maioria na semana passada, devido à falta de respostas da gestão municipal. “Queremos e precisamos de mudanças e melhorias, além de respostas efetivas por parte do Governo Municipal”, destacou o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros.

Os profissionais cobram cumprimento  do termo de compromisso firmado com a Prefeitura do Recife em janeiro. O documento trata de questões como melhoria nas áreas de segurança das unidades de saúde e estruturas físicas; recomposição das escalas médidas, melhorias no abastecimento farmacêutico, principalmente na saúde mental, e equiparação salarial ao praticado pelo governo estadual. Uma nova AGE ocorrerá na quarta-feira (31/10), novamente na Associação Médica de Pernambuco (AMPE) às 09:30 hs.



Com Bolsonaro eleito como ficam os concursos 2019
Autor
Adriano Roberto

Com Bolsonaro eleito como ficam os concursos 2019

Com mais de 57 milhões de votos, Jair Messias Bolsonaro foi eleito o novo presidente do Brasil derrotando o seu adversário do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, com mais de 55% dos votos válidos. Com a vitória de Jair Bolsonaro fica a pergunta para quem deseja uma vaga no serviço público:

E agora? Como ficarão os Concursos Públicos para o ano de 2019??

Militar da reserva e político brasileiro, Jair Bolsonaro é o 38º presidente da República Federativa Brasileira e o oitavo após a redemocratização do país. Filiado ao Partido Social Liberal (PSL), a candidatura de Bolsonaro começou ainda em março de 2016 quando anunciou que seria presidente em 2019.

Os professores do site Estratégia alertaram como ficarão os Concursos Públicos no governo Bolsonaro levando em conta o seu plano de governo. O vídeo de transmissão está disponível ao final deste artigo após o levantamento que o Estratégia Concursos fez dos certames mais bem encaminhados do momento.

Concursos Previstos em 2019 – confira as previsões!

Tribunais/MP’s

TJ TO (Banca definida – Suspenso)
TJ AM (Comissão Formada)
TJ RR (Comissão Formada)
TRT ES (Edital em 2019)
TRE SC (Autorizado)
MP CE – Comissão Formada
MP ES – em estudo
MP PA – banca definida

Fiscal

ICMS BA (Banca FCC)
Sefaz SE (Autorizado)
Sefaz RR (Autorizado)
ISS Curitiba (Autorizado)
ISS Manaus (Banca definida – FCC)
Sefaz DF (Escolha da banca)

Policia Militar, Civil e Bombeiros

PM GO (Banca AOCP)
PM AM (Comissão Formada)
PM RJ (37 vagas para Oficial)
PM MT (1.200 vagas para Soldado)
PM SP Oficial (Autorizado 190 vagas)
CBM AM (Comissão Formada)
CBM MT (Soldado e Oficial)
PC PA (Banca Instituto AOCP)
PC ES (Banca Instituto AOCP)
PC RN (Comissão Formada)
PC AM (Comissão Formada)
PC DF (Autorizado para Agente e Escrivão)
PC CE (Autorizadas 1.496 vagas)
Agepen MG (Justiça determinou publicação de edital)

Contas/Gestão

TCE RO (Comissão Formada)
TCE BA (Previsto na LOA 2018)
TCE AL ( Vagas para Analista)
TC DF (AUTORIZADO – 14 vagas)
TCM SP (Autorizadas 10 vagas)
TCM RJ (Orçamento Autorizado)
CGE CE (Banca Cespe/Cebraspe)
CGE AL (Autorizado)
PPGG DF (Comissão Formada)

Legislativo

ALBA (Banca FGV)
ALESP (Autorizado)
AL AP (Edital em 2019)
AL TO (Caso está na justiça)

Magistratura

TRF 4 Juiz (Esperado para 2018)
TRF 5 Juiz (edital só em 2019)
TJ AC Juiz (Comissão Formada para 50 vagas)
TJ AL Juiz (Comissão Formada)
TJ BA Juiz (Banca Cespe)
TJ PR Juiz (Autorizado concurso para 2018)
TJ RO Juiz (Comissão Formada)
Magistratura do Trabalho (Vai ter em 2019)
TJ-SC Juiz (Em fase de escolha de banca)

Carreiras Jurídicas

MP CE Promotor (Autorizado para 52 vagas)
MP PI Promotor (Banca definida)
MP SC Promotor (Edital em fase avançada de elaboração)
DPDF Defensor (Comissão Formada)
DPE MG Defensor (Regulamento publicado)
DPE TO Defensor (Comissão Formada)
DPE PE Defensor (Conselho prepara resolução para aprovar certame)
DPE SP Defensor (Autorizado)
PGDF Procurador (Previsto na LDO do DF para 2019)
PGE CE Procurador (Governo anunciou concurso)
PGM Campo Grande Procurador (Comissão Formada)
PGM Curitiba Procurador (Autorizado com previsão para 2018)
PGM Florianópolis Procurador (em estudo)
PC AM Delegado (Comissão Formada para 62 vagas)
PC CE Delegado (Crédito suplementar autorizado para novo concurso)
PC ES Delegado (Autorizado)
PC RJ Delegado (Autorizadas 16 vagas)
PC RN Delegado (Autorizadas 25 vagas)
MP SP Promotor (Autorizado)
PC ES Delegado (Autorizado)

Outros

Secult SP (Comissão Formada)
SMG São Paulo (Banca Vunesp)
ADASA (Comissão Formada)
Detran RN (Comissão Formada)

Protocolados no MPOG

Ministério do trabalho
Ministério da Cultura
Meio Ambiente
Ministério da educação
Ibama
Aneel
INPI
DNIT
FUNARTE
ANA
RFB
DEPEN
BACEN
SUSEP
CVM
STN
AGU
ANS
Defesa
MDIC
DNOCS
Ministério da Justiça
MAPA
Itamaraty
MDH
Turismo
ANTAQ
MDF
CADE
CNPq
InMetro
Ancine
Fundação Rui Barbosa
CNEN
Ibram
MTIC

Autorizados na Loa

STF
STJ
Justiça Federal
Justiça Militar
Justiça Eleitoral
Justiça do Trabalho
CNJ
DPU
MPU CNPQ
Senado Federal
Câmara dos Deputados
TCU
CBM DF
PMDF
PCDF
ANA

Veja os comentários dos professores no vídeo abaixo:



PT se reúne em São Paulo para primeira avaliação após as eleições
Autor
Adriano Roberto

PT se reúne em São Paulo para primeira avaliação após as eleições

Dois dias depois do segundo turno das eleições em que o candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), foi derrotado, a Comissão Executiva Nacional do PT se reúne nesta terça-feira (30) em São Paulo. Será a primeira reunião de avaliação após a vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
 
Nas redes sociais e no site do partido, a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), eleita para a Câmara dos Deputados, reafirmou que é necessário “erguer a cabeça” e manter a luta.

“Uma derrota eleitoral não pode significar a derrota da Constituição e democracia brasileira”, disse Gleisi, em vídeo gravado após a divulgação do resultado oficial no último dia 28. “[´Temos de] erguer a cabeça e lutar porque essa é a nossa trincheira.”

A assessoria do PT confirmou que Gleisi Hoffmann concederá entrevista coletiva às 14h30.

Nas redes sociais ontem (29), Haddad disse que estava à disposição do país e pediu que as pessoas não tenham medo. “Eu coloco a minha vida à disposição deste país. Não tenham medo, nós estaremos aqui. Nós estamos juntos. Nós estaremos de mãos dadas com vocês”, disse. “Coragem, a vida é feita de coragem.”



Em entrevista ao JN, Bolsonaro fala de violência e ataca a Folha de SP
Autor
Adriano Roberto

Em entrevista ao JN, Bolsonaro fala de violência e ataca a Folha de SP

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi entrevistado nessa segunda-feira (29) pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, do "Jornal Nacional". Entre as declarações, atacou o jornal "Folha de S. Paulo" e reiterou o compromisso de manter a Constituição da República.

Eu quero governar para todos, como você bem disse, no Brasil. Não apenas para os que votaram em mim. Temos uma Constituição que tem que ser realmente a nossa bíblia aqui na Terra. E respeitá-la, porque só dessa maneira podemos conviver em harmonia", disse Bolsonaro já no começo da entrevista.

Ao ser questionado sobre como pretende agir em casos de agressões a homossexuais, o presidente eleito preferiu falar sobre a fama de homofóbico, que diz ser injusta. "Agora, deixo bem claro: eu ganhei o rótulo, por muito tempo, de homofóbico. Na verdade, eu fui contra a um kit feito pelo então ministro da Educação, Haddad, em 2009 para 2010, onde chegaria nas escolas um conjunto de livros, cartazes e filmes onde passariam crianças se acariciando e meninos se beijando. Não poderia concordar com isso, e a forma como eu ataquei essa questão é que foi um tanto quanto agressiva", disse.