Blog do Adriano Roberto


Ministro Marco Aurélio rejeita herdar inquérito de Bolsonaro
Autor
Adriano Roberto

Ministro Marco Aurélio rejeita herdar inquérito de Bolsonaro

Responsável pela decisão que paralisou a investigação sobre suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello não pretende "herdar" o inquérito sobre o caso.

Vice-decano da Corte, Marco Aurélio suspendeu na quinta-feira passada o processo - aberto com base nas acusações feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro - por causa da licença médica do ministro Celso de Mello, que se recupera de uma cirurgia. A decisão vale até o plenário do STF analisar como deve ser o depoimento de Bolsonaro, se presencial ou por escrito.

A proximidade da aposentadoria compulsória de Celso de Mello, em novembro, reacendeu na Corte a discussão sobre quem deve assumir a relatoria do caso. Até agora, integrantes do STF se dividem sobre o tema. "Ante a urgência de todo e qualquer inquérito, há de ser distribuído (a outro ministro). Não aceito simplesmente herdar", disse Marco Aurélio ao Estadão, ao defender um sorteio eletrônico para definir o novo relator, após a saída de Celso.

"Sou substituto do ministro Celso de Mello, não pelo patronímico Mello, mas por antiguidade. E não aceito designação a dedo. Mas, como os tempos são estranhos, tudo é possível."

O regimento interno do STF Prevê que o relator seja substituído pelo ministro imediato em antiguidade em caso de licença "quando se tratar de deliberação sobre medida urgente".

Coube a Marco Aurélio decidir sobre o recurso de Bolsonaro para suspender o depoimento presencial. A licença médica de Celso vai até o dia 26. Por ser o segundo magistrado com mais tempo de atuação na Corte, Marco Aurélio analisou a solicitação feita pela Advocacia-Geral da União (AGU) em defesa do chefe do Executivo por causa da urgência do pedido.

No tribunal, a discussão sobre como deve ser o depoimento de Bolsonaro é considerada politicamente delicada, por opor não apenas Celso (decano) a Marco Aurélio (vice-decano), mas também por colocar o Supremo em confronto com o Palácio do Planalto.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, deve consultar os colegas sobre o tema antes de definir a data do julgamento. Há o risco de a decisão ser pautada apenas depois que o decano já tiver saído do tribunal.

Ao completar 75 anos, em 1º de novembro, Celso de Mello vai se aposentar compulsoriamente, abrindo a primeira vaga na Corte para indicação de Bolsonaro. Pelo regimento do STF, em caso de aposentadoria do relator, o processo é herdado pelo ministro que assume a vaga.

Dessa forma, o nome que vier a ser escolhido por Bolsonaro deve assumir o acervo de processos do decano - o que abre margem para a insólita situação de um ministro indicado pelo chefe do Executivo assumir a relatoria de um inquérito que investiga o próprio presidente da República.

A equipe de Fux avalia que essa regra deve ser mantida nesse caso, mas ao menos três ministros ouvidos pela reportagem defendem a redistribuição para um novo relator. Outro magistrado acredita que Marco Aurélio poderia cuidar do inquérito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Na Semana Nacional do Trânsito DETRAN-PE faz ação em Porto de Galinhas
Autor
Adriano Roberto

Na Semana Nacional do Trânsito DETRAN-PE faz ação em Porto de Galinhas

Dentro das ações da Semana Nacional do Trânsito – SNT, realizada anualmente sempre de 18 a 25 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, em parceria com o batalhão de polícia rodoviária -BPRV e com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes - AMTTRANS realizou hoje (20), em Ipojuca, mais precisamente na Vila de Porto de Galinhas, ação de conscientização sobre o risco da mistura fatal de álcool e direção. O tema da SNT 2020, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran, é “Perceba o risco. Proteja a vida”, chamando a atenção sobre os perigos no trânsito.

Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontteles, estamos cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, agentes de trânsito e técnicos de educação do Órgão realizaram abordagens à motoristas e motociclistas. 

Ali foi realizada mini palestra, no modelo drive thru, por representantes da educação da Lei Seca, alertando as consequências de dirigir fazendo uso de álcool, além da distribuição de máscara e álcool 70%, em parceria com a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas - SPVD-PE, e da Central Única das Favelas - CUFA”.

Fontelles lembra ainda que, foram preparados filmes com formato digital, que estão sendo veiculados no site do DETRAN-PE e em mídias sociais com postagens educativas, conscientizando e informando. Já no Instagram da Escola Pública de Trânsito (@eptdetranpe), serão realizadas lives, abordando temas de relevância para se ter um trânsito mais seguro para todos, como mecânica básica e primeiros socorros.



Coronel Feitosa diz que o caos no trânsito de hoje no Recife tem Geraldo Júlio e Paulo Câmara como responsáveis
Autor
Adriano Roberto

Coronel Feitosa diz que o caos no trânsito de hoje no Recife tem Geraldo Júlio e Paulo Câmara como responsáveis

O Coronel Alberto Feitosa (PSC) acusou a gestão do PSB no Recife e no Estado de falta de planejamento ao autorizar a dupla função dos motoristas com a retirada em massa de cobradores de ônibus do Grande Recife. 

O pré-candidato à Prefeitura da capital pernambucana demonstrou sua preocupação com o desemprego de diversos cobradores, que com a decisão do Governador do Estado, serão demitidos das empresas responsáveis pelo transporte coletivo.

“É necessário encontrar um caminho com diálogo, sensibilidade e preocupação com o emprego de milhares de mães e pais de família, para que o sistema funcione e que essas famílias não fiquem desamparadas. Além de falta de planejamento, é uma falta de respeito com esses profissionais e com a própria população”, disse.

O coronel cobrou um posicionamento do Poder Executivo Estadual e Municipal. “O que não pode é o governador e o prefeito do Recife ficarem empurrando esse assunto com a barriga e não terem um posicionamento claro de como as coisas devem ser resolvidas”.



Alvo da Justiça, Coutinho (PSB) não pode sair à noite
Autor
Adriano Roberto

Alvo da Justiça, Coutinho (PSB) não pode sair à noite

Acusado de participar de um esquema de desvio de dinheiro público da saúde quando era governador da Paraíba e proibido de sair de casa à noite, o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) não participou do primeiro debate entre candidatos a prefeito de João Pessoa. O encontro, que ocorreu nesta quinta, 17, foi promovido pela TV Arapuan, afiliada RedeTV!.

Coutinho foi preso em dezembro de 2019 na Operação Calvário. Ele nega as acusações, mas, desde então, o ex-governador cumpre recolhimento domiciliar a partir das 20h, o que lhe impede de participar de eventos de campanha realizados à noite. A estratégia do ex-governador tem sido promover lives durante os debates.

O advogado de Ricardo Coutinho, Eduardo Cavalcanti, afirmou que a defesa do ex-governador entrará com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de relaxar as medidas cautelares, principalmente a que trata sobre o recolhimento domiciliar noturno, para que o político possa participar de eventos noturnos durante o período eleitoral.

Coutinho já conseguiu na Justiça o direito de não usar mais tornozeleira eletrônica durante a pandemia. O argumento do ex-governador foi de que a manutenção periódica precisaria ser feita em uma unidade do sistema prisional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Reconhecimento da população a Bolsonaro é recado a políticos, diz Caiado
Autor
Adriano Roberto

Reconhecimento da população a Bolsonaro é recado a políticos, diz Caiado

Em mais um sinal de que as rusgas do início da pandemia ficaram para trás, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse hoje que o reconhecimento da população ao presidente Jair Bolsonaro é um "recado" a todos os políticos. Ele também elogiou os repasses feitos pelo governo federal para dar suporte financeiro aos Estados durante a crise provocada pela covid-19.

Caiado e Bolsonaro participaram na manhã deste sábado (19) de uma convenção promovida pela Assembleia de Deus na Catedral Baleia, como é chamada a sede nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira, em Brasília. Em seu discurso, o governador citou as viagens do presidente pelo País e a receptividade nesses locais.

"Não existe recado maior para nós políticos do que o reconhecimento da população e ao mesmo tempo o apoio em todas as medidas que estão sendo tomadas para nós resgatarmos credibilidade na boa política, no sentido de fazer com que as populações mais vulneráveis tenham a mão estendida do governo, e ao mesmo tempo as posições firmes de vossa excelência, com apoio como governador que sou", disse Caiado.

Segundo o governador, os Estados "jamais foram tão bem aquinhoados" com repasses para saúde, educação, segurança e programas sociais.

No início da pandemia, em março, Caiado chegou a romper com Bolsonaro devido à postura do presidente em relação ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. O governador, que é médico, chegou a dizer à época que não seguiria as recomendações do presidente de suspender orientações para confinamento em massa da população, adotado como estratégia para frear a propagação da doença.

Caiado foi um dos responsáveis pela indicação de Luiz Henrique Mandetta, também filiado ao DEM, para o Ministério da Saúde. Mandetta foi demitido em meados de abril após entrar em rota de colisão com Bolsonaro sobre a condução das medidas de combate à covid-19.

Desde então, porém, o governador tem ensaiado uma reaproximação com Bolsonaro. Em agosto, Caiado já havia feito elogios ao governo federal pelo pagamento do auxílio emergencial à população mais vulnerável.



Delegada Patrícia Domingos se compromete a retirar a capital do Consórcio Grande Recife
Autor
Adriano Roberto

Delegada Patrícia Domingos se compromete a retirar a capital do Consórcio Grande Recife

Candidata a prefeita do Recife, a Delegada Patrícia Domingos (Podemos) lançou sua primeira proposta para ser posta em prática caso seja eleita nas eleições de novembro. Em visita ao Terminal Integrado do Barro, a delegada se comprometeu a retirar a capital pernambucana do Consórcio Grande Recife.

“Como prefeita, é preciso ter coragem para recuperar a autonomia do Recife na gestão do transporte público. O Recife é uma voz passiva dentro do consórcio, responsável por um sistema que está massacrando o povo, com ônibus lotados, sem conforto e linhas inadequadas. O Consórcio Grande Recife não está a serviço do povo. Está a serviço de quem?”, questionou Patrícia Domingos, após conversar com usuários do sistema.

Sobre a retirada da capital pernambucana do Consórcio Grande Recife, a delegada afirmou que, uma vez prefeita, pretende realizar uma nova licitação, “com transparência e defendendo os interesses dos passageiros”.

ASSALTO - Ao chegar no Terminal do Barro, a Delegada Patrícia Domingos foi procurada por uma senhora que tinha acabado de ser assaltada. Abalada, a senhora disse que foi abordada por uma pessoa que queria roubar um celular. Como ela não usava o aparelho, irritado, o assaltante levou sua aliança.

“Como prefeita, não vou aceitar que as mulheres tenham medo pegar ônibus. Ver uma senhora ter sua aliança roubada dentro de um terminal de ônibus é uma vergonha. Quando assumir a prefeitura, Isso não vai mais acontecer”, garantiu.



Coronel Feitosa e o vice Pastor Wellington dedicaram o domingo para apoiadores e atos religiosos
Autor
Adriano Roberto

Coronel Feitosa e o vice Pastor Wellington dedicaram o domingo para apoiadores e atos religiosos

O Coronel Alberto Feitosa (PSC) e o Pastor Wellington Carneiro (Patriota), da chapa majoritária Recife Verde Amarelo, começaram o domingo tomando café da manhã com apoiadores no Mercado da Encruzilhada. Os candidatos a prefeito e vice, respectivamente, aproveitaram o momento para debater os problemas e as soluções que estão sendo propostas para o Recife. 
 
"Tivemos um encontro muito proveitoso com apoiadores do nosso projeto, onde discutimos os incontáveis problemas que são encontrados na nossa cidade e apresentamos as soluções viáveis para desenvolver o Recife, não projetos que não saem do papel, como faz a atual gestão", afirmou Feitosa. 
 
Ainda neste domingo, o coronel e o pastor participaram do culto da Igreja Verbo da Vida, no bairro de Beberibe, onde foram recebidos pelo Pastor Daniel Oleiro. "Saímos da Casa de Deus ainda mais fortalecidos por nosso propósito e recarregados de bons sentimentos para mais uma semana de muito trabalho para mudar o nosso Recife", concluiu o Pastor Wellington Carneiro.


Solidariedade apresenta chapa inteira em Paulista
Autor
Adriano Roberto

Solidariedade apresenta chapa inteira em Paulista

A comissão municipal do Partido Solidariedade em Paulista vem a público confirmar, que seguindo sua atribuição legal, realizou nesta quarta feira a convenção partidário que confirmou, segundo legislação eleitoral, a candidatura para a disputa majoritária do vereador e presidente do Solidariedade/Paulista, Dr. Vinícius Campos e Pastora Elke, ambos filiados ao partido, Candidatos a Prefeito e Vice, respectivamente, na Cidade do Paulista. 

Afirmamos que o ato se deu por aclamação de todos os membros do Partido, expressando oficialmente a partir dessa data, a materialização de um sentimento de uma parcela importante da sociedade Paulistense, que não aceita  mais a velha política de acordos obscuros, feitos a revelia do debate público na nossa Cidade, dirigida pelo grupo político, que colocou Paulista nas paginas policiais.

Nossa postura sempre foi transparente, alimentada pelo debate franco sobre os problemas de Paulista.
Nosso Partido tem a referencia da vitoria histórica do Professor Lupércio em Olinda, que começou o processo eleitoral desacreditado pelos adversários e no contato olho no olho com o povo, pode apresentar uma ideia de cidade que ao final do pleito foi vitoriosa. 

Dr. Vinícius foi um dos vereadores mais votados da historia de Paulista, sendo também um dos candidatos a deputado estadual mais votado da cidade no ultimo pleito (superando, inclusive, o candidato apoiado pelo atual prefeito), pontuando bem em todas as pesquisas iniciais.

Tudo isso nos anima mais a essa jornada de lutas que justifica a existência do Partido e do processo eleitoral livre e transparente, capaz de promover uma alternativa de cidade longe do atraso. Confiantes na vitória.



Com discurso emocionante, Delegada Patrícia cativa presentes na convenção
Autor
Adriano Roberto

Com discurso emocionante, Delegada Patrícia cativa presentes na convenção

Depois de uma contundente fala do aliado, deputado Daniel Coelho, a Delegada Patrícia Domingos emocionou a platéia presente na Convenção do Podemos, no bar Catamarã, na noite desta quarta, 16.

O discurso foi direcionado diretamente aos candidatos adversários do PSB e do PT. Contando a história do afastamento da delegada na delegacia contra a corrupção Patrícia quase chega às lágrimas. Acompanhe na íntegra no vídeo abaixo:



O povo de Jaboatão não é besta! Por Fernando Gordinho
Autor
Adriano Roberto

O povo de Jaboatão não é besta! Por Fernando Gordinho

Sou Fernando o Gordinho, Fernando Moreira Gordinho Coordenador do Movimento Popular Jaboatão que Nós Queremos. Fui um dos primeiros políticos em Jaboatão como cidadão e também coordenador do movimento popular, que defendeu a nova política com ferramentas novas.

Me orgulho de ser um dos primeiros a cobrar  explicações do Sr. Prefeito e de qualquer outra pessoa que que cometa crimes e ou qualquer tipo de irregularidade.

Nesse momento triste, em que nossa querida cidade aparece nas páginas policiais, sinto-me na obrigação  de me posicionar  sem qualquer intensão  de ser o super correto ou palatino da verdade. Sou humano como qualquer um é assim, suscetível a erros.

Porém, como homem público, busco pautar minhas práticas na maus plena legalidade. A Polícia Federal tem feito um excelente trabalho e certamente agradeceremos  mais tarde.

Vamos aguardar o desenrolar das investigações, e torcer para que todo prática maligna, que a cada dia condena o povo ao total desserviço é descaso, seja exorcizada de nossa cidade.

Aos "urubus politicos" ou "políticos urubus" de plantão, cuidado no atirar pedras. Não esqueça do seu telhado de vidro.

Fernando Gordinho
Direto ao Assunto



Corona vírus foi ao STF na posse de Fux
Autor
Adriano Roberto

Corona vírus foi ao STF na posse de Fux

Pelo menos quatro autoridades que foram à posse do ministro Luiz Fux como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira passada, estão com a covid-19. Nesta quarta, 16, confirmaram o diagnóstico da doença o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, que está internada.

Também presentes à cerimônia, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro contraíram o vírus. Os dois passam bem e têm participado normalmente de sessões de julgamentos da Corte. Na segunda-feira, a assessoria do STF já havia informado que Fux foi diagnosticado com o novo coronavírus.

Maia afirmou ao Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que está bem, sem sintomas mais graves. "Ele manifestou sintomas brandos da doença e está se tratando na residência oficial, onde seguirá em isolamento, respeitando as recomendações médicas", informou a Câmara, em nota.

Maria Cristina também apresenta "sintomas leves", de acordo com informações do TST, mas deve permanecer internada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Durante o período de afastamento, a presidência do TST será exercida pelo vice-presidente do tribunal, ministro Vieira de Mello Filho.

Fux tomou posse em uma cerimônia que reuniu cerca de 50 convidados, por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. O ministro do Supremo Marco Aurélio Mello criticou a realização de um evento presencial e disse que tentou evitar contato com outras pessoas durante a posse.

"Marcaram a posse presencial sem consultar os integrantes. Ponderei ao (então) presidente (do STF) Dias Toffoli que, por mim, seria por videoconferência. Fui porque tinha que falar em nome do tribunal. Não fosse isso, não teria ido", disse à reportagem Marco Aurélio, que fez uma homenagem a Fux durante a cerimônia.

"Mesmo assim, não me juntei aos demais convidados de honra na sala de lanches e entrei no plenário, por último, e pela outra porta, saindo direto para pegar o carro oficial", acrescentou o ministro. Marco Aurélio afirmou que não fez o exame.

No caso de Fux, o Supremo disse que ministro buscou atendimento médico, no Rio, no fim de semana passado, após apresentar um aumento de temperatura corporal. Fez o teste de covid e o resultado deu positivo.

"A suspeita é de que ele possa ter contraído o novo coronavírus em almoço de confraternização familiar no sábado", afirmou o tribunal, em nota. Ainda segundo a Corte, Fux "passa bem" e está em isolamento. Ontem, o novo presidente do STF comandou uma sessão realizada por videoconferência.

Linha sucessória

Entre as maiores autoridades políticas do País, Maia era o único que ainda não tinha sido contaminado. Em março, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apresentou resultado positivo para covid-19. Em julho, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com a doença.

No sábado passado, Maia compareceu à cerimônia de casamento da advogada Anna Carolina Noronha, filha do ex-presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha. O filho "04" de Bolsonaro, o estudante Jair Renan, e a ex-mulher do presidente Ana Cristina Valle também prestigiaram o evento, em Brasília. Sem usar máscaras, os dois posaram para fotografias ao lado de Noronha.

A propagação do vírus causou apreensão entre magistrados. Segundo o Estadão apurou, os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso foram submetidos a testes e obtiveram resultado negativo para a covid-19. Já o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, a ministra do Supremo Cármen Lúcia e o ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze ainda aguardam seus resultados.

Testes

O STF informou à reportagem que "implementou todos os protocolos" de prevenção para a cerimônia de posse de Fux. Disse ainda que todos os servidores que atuaram nos preparativos do evento estão sendo testados. Ao todo, desde o início da pandemia, 157 pessoas contraíram a doença, entre servidores, colaboradores e estagiários do tribunal.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Agência Brasil explica: como agendar serviços no Meu INSS
Autor
Adriano Roberto

Agência Brasil explica: como agendar serviços no Meu INSS

O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspenso temporariamente desde março, devido à pandemia de covid-19. A data para a abertura das agências é dia 3 de agosto. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos foi prorrogado até 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

Quando o atendimento presencial retornar, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho.
Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Meu INSS pode ser acessado pela internet do computador ou pelo telefone celular (Android e IOS). São oferecidos mais de 90 serviços, sem precisar sair de casa.

Confira como acessar 

Para conhecer a ferramenta, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.

Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos.

No Banco do Brasil o caminho é: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI

Na Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS.

No Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS - NAI.

No Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS.

Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).

Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS.

Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.

Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.

Dificuldade no acesso

No site do INSS e na Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h), é possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.

Serviços do Meu INSS

No Meu INSS, o cidadão pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico.

Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Selecionar “Perícia Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder sim e anexar no portal.

Perguntas e respostas sobre concessão e prorrogação do auxílio-doença

Entres os serviços disponíveis no Meu INSS estão aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, seguro-desemprego do pescador artesanal, benefícios assistenciais, certidão de tempo de contribuição, alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou renovar procuração ou representante legal, solicitar pagamento de benefício não recebido, recurso e revisão, entre outros.

Após fazer a solicitação, é possível acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Cumprimento de exigência

O INSS diz que quem receber um SMS (mensagem de celular) ou e-mail informando que existe alguma pendência, não precisa se preocupar. Pelo Meu INSS é possível enviar o documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao processo.

Site

Na página do INSS há mais informações sobre os serviços oferecidos na ferramenta, com vídeos explicativos.