Blog do Adriano Roberto


Temer sem jeito! Tira dinheiro do Sebrae, Sesc, Senac e Sesi para dar aos museus
Autor
Adriano Roberto

Temer sem jeito! Tira dinheiro do Sebrae, Sesc, Senac e Sesi para dar aos museus

O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira traz a publicação da Medida Provisória 850, que cria a Agência Brasileira de Museus (Abram), anunciada nesta segunda-feira, 10, pelo governo federal. A nova agência foi criada com o objetivo principal de coordenar a reconstrução do Museu Nacional, destruído em um incêndio no Rio de Janeiro. A Agência abarcará o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que gerencia 27 museus em todo o País.

A MP define, entre os objetivos da Abram, estimular a participação de instituições museológicas e centros culturais com acervos em políticas públicas nacionais do setor museal e em ações de preservação, restauração, reconstrução, recuperação, investigação e gestão do acervo e do patrimônio cultural musealizado; desenvolver e executar programas e ações que viabilizem a preservação, a promoção e a sustentabilidade do patrimônio museológico brasileiro; e estimular, apoiar e dar suporte técnico à criação e ao fortalecimento de instituições museológicas, entre outras atribuições.

A Abram será constituída por um Conselho Deliberativo, diretoria executiva e um conselho fiscal. O Conselho Deliberativo será composto pelo ministro da Cultura, pelo diretor-presidente da Diretoria Executiva, e por quatro representantes do poder Executivo Federal titulares e quatro suplentes - além de três representantes de entidades privadas do setor de cultura e museologia titulares e três suplentes.

Orçamento

A Abram terá um orçamento inicial de R$ 200 milhões, que será remanejado e representa 6% da quantia atualmente destinada aos integrantes do Sistema S (Sebrae, Sesi, Sesc, Senai, Senac, Apex, ABDI). A destinação dos recursos gerou protestos do Sebrae que já afirmou, em nota, que entrará na Justiça contra a MP.

Segundo o texto da MP, o adicional das contribuições sociais direcionado à execução das políticas de apoio às micro e pequenas empresas, promoção de exportações, desenvolvimento industrial e, agora, de promoção do setor museal, será assim distribuído: caberá ao Sebrae 79,75%; à Apex-Brasil, 12,25%; à ABDI, 2%; e 6% à Abram. Antes, cabia ao Sebrae 85,75% desse montante.

Ainda de acordo com a MP, o Sebrae deverá, no prazo de 20 dias da instituição da Abram, remanejar, transpor ou transferir para a Abram as dotações orçamentárias aprovadas no seu orçamento referente ao exercício financeiro no qual a Abram venha a ser instituída. Com informações do Estadão Conteúdo. 



Prisão de Beto Richa atinge candidatura de Alckmin em cheio
Autor
Adriano Roberto

Prisão de Beto Richa atinge candidatura de Alckmin em cheio

Beto Richa (PSDB), ex-governador do Paraná, foi preso nesta terça-feira (11), em Curitiba. Ele é candidato ao Senado pelo Paraná, mas sendo um tucano de grande plumagem leva aos adversários de Alckmin em SP um presente negativo a ser explorado.

Também foram presos a esposa de Beto Richa, Fernanda Richa, e Deonlison Roldo, que é ex-chefe de gabinete do ex-governador.

Segundo informa o G1, as três prisões são temporárias, com validade de cinco dias.

OPERAÇÃO LAVA JATO

A 53ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11). A ação cumpre três mandados de prisão em Curitiba. Mas, até o momento, não se sabe quais são os alvos.

A 53ª fase foi batizada de "Piloto" e cumpre 36 mandados judiciais em Salvador (BA), São Paulo (SP), Lupianópolis (PR) Colombo (PR) e Curitiba (PR).

A Polícia Federal (PF) destaca que o objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht.



Em estado grave Bolsonaro passa por nova cirurgia
Autor
Adriano Roberto

Em estado grave Bolsonaro passa por nova cirurgia

O hospital Albert Einstein divulgou na manhã desta segunda-feira (10) um novo boletim médico sobre as condições clínicas de Jair Bolsonaro. Segundo o documento, o estado de saúde do candidato à Presidência da República “ainda é grave”.

Os médicos afirmam que Bolsonaro precisa continuar “em terapia intensiva” e avisam que “será necessária nova cirurgia de grande porte posteriormente, a fim de reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa colostomia”.

Jair Bolsonaro foi esfaqueado na última quinta-feira (6), durante um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O ataque foi cometido por Adélio Bispo de Oliveira, que alegou ter “cumprido ordem de Deus”. O candidato teve a região do abdômen perfurada. Já o suspeito foi preso e encaminhado para um presídio no Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo o último boletim médico de Jair Bolsonaro, divulgado pelo Hospital Albert Einstein:

“Passados quatro dias após o ferimento abdominal por arma branca, o estado do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado no Hospital Israelita Albert Einstein, ainda é grave e permanece em terapia intensiva.

O paciente tem uma colostomia, que foi feita em função de lesões graves do intestino grosso e delgado.

Será necessária nova cirurgia de grande porte posteriormente, a fim de reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa colostomia.

O paciente permanece ainda com sonda gástrica aberta e em íleo paralítico (paralisia intestinal), que ocorre habitualmente depois de grandes cirurgias e traumas abdominais.

Ontem, havia uma movimentação intestinal ainda incipiente e que persiste do mesmo modo hoje.

Permanece sem sinais de infecção, recebendo o suporte clínico, cuidado de fisioterapia respiratória e motora, e alimentação exclusivamente parenteral (endovenosa).

Dr. Antônio Luiz Macedo, cirurgião

Dr. Leandro Echenique, clínico e cardiologista

Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein



Em debate no Sinduscon, Lóssio assegura retomada de investimentos na construção civil
Autor
Adriano Roberto

Em debate no Sinduscon, Lóssio assegura retomada de investimentos na construção civil

Candidato a governador de Pernambuco pela Rede, Julio Lossio assegurou a retomada dos investimentos na construção civil em debate com empresários e representantes do setor, nesta segunda-feira (10). O evento foi realizado no Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON/PE), a partir de uma parceria da entidade com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário(ADEMI-PE) e com o Sindicato da Habitação (SECOVI-PE).

De acordo com Lossio, pensar em propostas para infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento do setor. “Teremos a manutenção de estradas no processo licitatório e o percentual do IPVA será contigenciado para o fundo de manutenção de estradas. E distribuído para manter as estradas onde os carros, preferencialmente, trafegam, dada a maior necessidade”, afirmou.

“Eu defendo que nós só iniciemos as obras com dinheiro em caixa e com prioridade para as obras paradas. É inadmissível o governo continuar construindo e esquecendo o que já tem. Isso faremos no nosso primeiro ano de gestão, junto com novos projetos baseados em novas ideias”, ressaltou Julio. Questionado sobre o desemprego, entre outras propostas, Lossio apontou o desenvolvimento de cursos técnicos em parceria com o Sistema S como uma das soluções.

“Esse déficit de empregos se deve porque, em alguns momentos, Pernambuco viveu um período mágico de desenvolvimento econômico, mas esqueceu de desenvolver as pessoas. Por isso, o problema estrutural do desemprego. Por isso, pensamos tanto no desenvolvimento da economia como no das pessoas”, explicou.

 


Ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus apoia Humberto via Valdemar Oliveira
Autor
Adriano Roberto

Ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus apoia Humberto via Valdemar Oliveira

O serratalhadense, Valdemar Oliveira, o primeiro suplente do senador, Humberto Costa, Irmão do deputado Sebastião Oliveira, está em campo hangariando votos para o senador. Desta vez, o advogado que é considerado como uma mola propulsora da campanha de Humberto Costa para o Senado recrutou o ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora.

Pré-candidato a deputado estadual, Roberto Asfora, participou de encontro com o advogado na tarde desta segunda dia (10) e firmou compromisso de votar com Valdemar e Humberto para Senado



Feitosa também cumpre extensa agenda nesse final de semana
Autor
Adriano Roberto

Feitosa também cumpre extensa agenda nesse final de semana

O deputado estadual Alberto Feitosa (SD) cumpriu uma extensa agenda em diversas cidades do estado neste final de semana. Na sexta-feira (07), o candidato à reeleição participou de um evento voltado para crianças que foi realizado em seu comitê, o Espaço 77077, em Santo Amaro, no Recife. A tarde, Feitosa esteve com o vereador Adriano Tabatinga no Torneio da Independência, realizado na comunidade Loteamento São Jorge, em Camaragibe. 

No sábado (08), o deputado seguiu para Floresta, onde almoçou com o governador Paulo Câmara e o deputado federal Kaio Maniçoba na residência da ex-prefeita da cidade, Rorró Maniçoba. Em Itacuruba, Feitosa participou, junto com integrantes da Frente Popular, de um ato organizado pelo prefeito Bernardo Maniçoba, por quem é apoiado na cidade. 

Na noite do sábado, o vice-presidente do Solidariedade seguiu com o governador Paulo Câmara para Petrolândia. Alberto Feitosa participou de uma reunião organizada pela prefeita Janielma Souza. Estiveram no evento o deputado federal Augusto Coutinho, que também está sendo apoiado pela gestora na cidade, e a prefeita de Jatobá, Goreti Varjão. 

“É muito gratificante receber o carinho e a colaboração de tantas pessoas que acreditam no nosso trabalho, que é de muito compromisso com os pernambucanos”, afirmou Alberto. 



Movimento PE que Nós Queremos de Fernando Gordinho mostra força em Jaboatão
Autor
Adriano Roberto

Movimento PE que Nós Queremos de Fernando Gordinho mostra força em Jaboatão

Em um almoço festivo, neste domingo, com a presença de mais de 200 pessoas amigas, nós, do movimento popular Pernambuco que Nós queremos, recebemos o ex-prefeito da cidade, Elias Gomes, e o deputado federal Betinho Gomes.

Estamos na luta diária pela reconstrução do nosso município e entendemos que eles podem nos ajudar. Como disse Elias, muito ainda precisa ser feito na cidade, mas disposição para a luta e para o trabalho não lhe faltam.

O deputado Betinho Gomes também demonstrou o mesmo ânimo para trabalhar pelo nosso povo e se comprometeu a abraçar e defender, na Câmara Federal, a bandeira do empreendedorismo, além da saúde e educação, que já são parte da sua atuação na vida pública.

Entendemos que Elias Gomes é o nome certo para representar Jaboatão na Assembleia Legislativa. E Betinho voltará  à Câmara Federal para continuar a defender os nossos interesses em Brasília.



Sebastião cumpre intensa agenda no Sertão
Autor
Adriano Roberto

Sebastião cumpre intensa agenda no Sertão

As últimas 72 horas foram de muito trabalho para o deputado federal e candidato à reeleição Sebastião Oliveira.  Na sexta-feira (7), em Serra Talhada, acompanhado do deputado estadual Rogério Leão, de seis vereadores e diversas lideranças políticas da região, dentre elas o presidente estadual do PR Jovem, Vítor Oliveira, Sebá prestigiou o Desfile Cívico, em Serra Talhada.  

Da Capital do Xaxado, Sebastião seguiu para Carnaubeira da Penha, onde almoçou com o prefeito Dr. Manoel, o ex-prefeito Tadeu Novaes, Major Jackson, Elisinho e diversos vereadores. No mesmo dia, o presidente estadual do PR, reuniu-se com o ex-prefeito de Mirandiba, Dr. Jorge e com vereadores de Serra Talhada.

No sábado, de volta a Serra Talhada. Sebastião Oliveira participou da missa na Matriz da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do município. O segundo compromisso do foi o Prosa Política, em Floresta. O bate-papo contou com as presenças do governador Paulo Câmara, do prefeito Ricardo Ferraz, do Coronel Fabrízio e de todo grupo político da Frente Popular de Pernambuco na cidade.

Já em Serrita, Sebá almoçou  com o ex-prefeito Viel e os vereadores Saulo, Renan, Galdino e Isac. Encerrando a jornada, Oliveira visitou Orocó esteve em mais uma Prosa Política, desta vez com o prefeito Gueber e todo o seu grupo politico. 

“A agenda foi intensa e muito recompensadora. Dialogamos bastante com importantes lideranças políticas e a população. Tive oportunidade de prestar contas do meu trabalho ao longo dos 16 anos de vida púbica e também ouvir as demandas. A nossa missão é trabalhar sempre para mudar a vidas pessoas”, ressaltou Sebastião Oliveira.



Julio Lossio recebe apoio de vereador e lideranças políticas de Salgueiro
Autor
Adriano Roberto

Julio Lossio recebe apoio de vereador e lideranças políticas de Salgueiro

O candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio (Rede), recebeu apoio de diversas lideranças políticas e da população de Salgueiro, durante visita à cidade neste sábado (8). Em encontro na Câmara de Vereadores, o presidente da instituição, George Arraes (PPS), e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SISEMSAL), Edvane Moraes, oficializaram a aliança com o postulante. 

Na ocasião, Lossio agradeceu aos apoiadores do município. “Estamos andando Pernambuco inteiro conversando com as pessoas, porque um governador presente é aquele que tem estado ao lado das pessoas. E ser recebido em Salgueiro com todo esse apoio na Câmara de Vereadores tem uma simbologia muito grande para mim, porque aqui é a casa do povo. E isso demonstra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Filiado a um partido que integra o palanque de Armando Monteiro, George Arraes enalteceu as qualidades do candidato da Rede. "Julio é a verdadeira mudança; o que Pernambuco precisa, principalmente, para nós sertanejos, que necessitamos de um representante da nossa região e que tenha compromisso com o nosso povo", afirmou.

Para a presidente do SISEMSAL, Lossio beneficiará a todos os trabalhadores pernambucanos. “Precisamos buscar caminhos para salvar a politica do nosso País, do nosso estado e do nosso município. Nós, servidores públicos, já fomos muito prejudicados, mas temos agora a chance de eleger Julio Lossio, alguém que será a nossa voz e que trará muitas oportunidades para nós”, declarou Edvane Moraes.

Muitos salgueirenses marcaram presença no encontro e fizeram questão de demonstrar apoio ao candidato, como Maria das Graças Silva. “Com fé, ele será nosso governador. Em todo canto que eu chego e converso com as pessoas sobre Julio Lossio, elas têm gostado. Nós estamos precisando muito de alguém como ele, que sei que vai melhorar a vida da gente”, disse.



Vice-prefeito de Betânia rompe com prefeito e adere grupo da oposição
Autor
Adriano Roberto

Vice-prefeito de Betânia rompe com prefeito e adere grupo da oposição

Do blog do Finfa - O atual vice prefeito de Betânia, Jozeano (PTB), aderiu ao grupo político de Dr. Eduardo Melo, junto aos vereadores Peloka e Itamar e aos ex vereadores Jota e Milson. O vice prefeito já se encontrava rompido com Mario (PTB) e essa semana confirmou voto em Sebastião Oliveira para deputado federal.

Grande liderança política de Betânia, Jozeano não concordava com a gestão de Mário que vem privilegiando apenas uma pequena elite da cidade e optou por romper no início do mandato.

Os deputados apoiados por Dr. Eduardo Melo ganham um grande impulso e tendem a ser bem votados na cidade, o que pode credenciar o grupo a lançar uma chapa majoritária forte daqui a dois anos, para as eleições municipais.



Evandro Alencar defende Araripe na Câmara Federal
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar defende Araripe na Câmara Federal

O candidato a deputado federal pelo PRTB-PE, Evandro Alencar, em visita à Santa Filomena na noite de ontem(6), durante a festa alusiva a Padroeira, esteve com lideranças que apoiam sua candidatura, com Luiz Andrade (Dadinho) e Regiana Rodrigues conselheira tutelar, onde conversou com várias pessoas e deu entrevista ao Portal, sobre seu interesse na política, quais as bandeiras e projetos que Ele defende como objetivo para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Evandro Alencar é de Araripina (araripiano), antes de ingressar na política fez engenharia civil (Unicap), foi empresário no seguimento da construção civil em Araripina e região do Araripe, presidiu o Rótary Club em Araripina, foi inspetor e conselheiro federal do CREA, chegou a ser presidente do CREA-PE, a frente de vários projetos da entidade, foi reeleito para presidente do CREA em 2017.

Na política foi presidente do PPS/Araripina em 2015, entrou para o PRTB este ano, partido pelo qual concorre pela primeira vez para deputado federal.

Araripe

Evandro destacou para o Portal em primeira mão, que tem um projeto de lei a colocar na Câmara federal para criar um mecanismo para através das associações, trazer emendas parlamentar para as entidades implantarem projetos de parques solares para produção de energia, no intuito de zerar o custo de energia para os agricultores.

“Nós vamos por meio de um projeto de lei e de nossas emendas parlamentares, zerar as contas de energia dos nossos agricultores, através de produção de energia solar”, destacou.

Santa Filomena

Estou em Santa Filomena pela primeira vez a convite do amigo Luiz Andrade (Dadim), vejo que existem propostas e movimentos em em Santa Filomena, como a Pavimentação da PE-630. Os nossos projetos são muito focados na engenharia e na agronomia, então esse projeto tem tudo a ver com os nossos objetivos. A pavimentação da PE-630 será uma prioridade no meu projeto de desenvolvimento para o Araripe. Porque dinheiro não falta, o que falta é vontade política.



Principais lideranças comerciais de Serra firmam apoio à Lóssio
Autor
Adriano Roberto

Principais lideranças comerciais de Serra firmam apoio à Lóssio

O candidato ao Governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio, cumpriu agenda em Serra Talhada, nessa quinta-feira (6). Consolidado em terceiro lugar nas pesquisas, o postulante recebeu grande apoio da população do Pajeú. Durante toda a tarde, concedeu entrevistas a rádios da cidade, participou de sabatina com empresários da região e marcou presença em festejos da cidade.

Nas rádios da cidade, Julio Lossio apresentou suas principais propostas para a saúde, educação e segurança. Já na sabatina realizada na Câmara dos Dirigentes e Lojista (CDL), Lossio garantiu que terá um olhar regionalizado, desenvolvendo a vocação de logística e distribuição da região. “Quando eu era prefeito de Petrolina, defendi muito os interesses do meu município. Se eu for governador, irei olhar para todo o estado e não tem candidato que conheça o interior melhor do que eu", destacou.

Na ocasião, comentou sobre o desejo de interiorizar o sistema aéreo de Pernambuco e trazer o aeroporto para a cidade. Lossio ainda assinou carta de compromisso com treze pontos que visam o desenvolvimento da cidade e adicionou mais dois a próprio punho. "Nossa gestão estará comprometida com a capacitação para criar o novo emprego e com o  financiamento para pequenos e médios empreendedores. ", destacou.

*NOSSA SENHORA DA PENHA* - Julio Lossio ainda participou a 228ª Festa de Nossa Senhora da Penha e do 1º Encontro Pernambucano de Forró. Entre abraços, apertos de mãos e declarações de apoio da população, Lossio reforçou a importância desse momento. "Estou muito feliz de poder estar aqui em Serra Talhada festejando em eventos tão importantes para a cidade, e recebendo o carinho e a força dos serra-talhadenses para continuar na nossa caminhada rumo ao Palácio das Princesas”, disse.