Blog do Adriano Roberto


Eleitor não pode ser preso a partir desta terça-feira
Autor
Adriano Roberto

Eleitor não pode ser preso a partir desta terça-feira

Os eleitores que moram nas cidades que terão segundo turno das eleições municipais não podem ser presos a partir desta terça-feira (24). A restrição é válida no período de cinco dias antes do pleito e 48 horas depois da votação. A segunda rodada de votação será realizada no próximo domingo (29). 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há exceções sobre a impossibilidade de prisão. As regras não se aplicam aos casos de crime em flagrante e de sentença condenatória por crime inafiançável, como racismo, tortura e tráfico de drogas. 

Criada pela Lei 4.727/1965, a restrição das prisões no período eleitoral está prevista no Artigo 236 do Código Eleitoral. Pelo dispositivo,“nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito”. 

No domingo, cerca de 38 milhões de pessoas estão aptas a votar no segundo turno, que ocorrerá em 57 cidades do país, das quais 18 são capitais. Informação da Agência Brasil.



Projeto que amplia atuação da Codevasf deve ser votado nesta semana
Autor
Adriano Roberto

Projeto que amplia atuação da Codevasf deve ser votado nesta semana

Senadores devem votar nesta semana o projeto que amplia área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para os estados de Minas Gerais e Roraima (PL 4.203/2020).

A entidade é responsável por ações de revitalização, desenvolvimento e irrigação em locais com baixos indicadores econômicos e sociais. As informações são da repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

Ouça aqui a matéria da Rádio Senado

Fonte: Agência Senado



434 cabeças de gado usado para lavagem de dinheiro são leiloadas pelo Ministério da Justiça
Autor
Adriano Roberto

434 cabeças de gado usado para lavagem de dinheiro são leiloadas pelo Ministério da Justiça

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública leiloa hoje (24) 434 cabeças de gado que foram apreendidos com um grupo que praticava crimes de lavagem de dinheiro.

A expectativa do governo do estado é a de arrecadar cerca de R$ 1 milhão com a venda de lotes de gados que têm preços a partir de R$ 41 mil. Os lances para o leilão (de 384 bois e vacas e 50 bezerros), que ocorre no Mato Grosso mas será exclusivamente via online devido à pandemia, podem ser feitos até as 15h desta terça-feira (24), por meio do site Canal Judicial.

Os lotes de animais estão disponíveis para exame e visitação, mediante agendamento prévio que pode ser feito pelo e-mail cuiaba.nucleo@sbjud.com.br. Eles estão estão na Fazenda Colibri, situada a cerca de 150km de Cuiabá, no município de Santo Antônio do Leverger.

Segundo o MJ, o leilão é resultado da alienação antecipada decretada pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso. Por se tratar de patrimônio apreendido de crime envolvendo lavagem de dinheiro, os valores arrecadados terão como destino o Fundo Penitenciário Nacional.

*Com informações do MJ.



Janaina Paschoal diz que está sendo constrangida por deputado e ameaça arrebentá-lo
Autor
Adriano Roberto

Janaina Paschoal diz que está sendo constrangida por deputado e ameaça arrebentá-lo

Em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta segunda-feira (23), a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) disse que está sendo constrangida por outro deputado e que irá arrebentá-lo caso ele continue.

Ela não revelou e disse que não revelará o nome do colega por enquanto, mas que o fará caso ele não mude o comportamento.

A deputada deu algumas dicas sobre a pessoa: homem eleito com votação inexpressiva, já que ela diz que ele entrou com os votos dela. Disso se depreende que o deputado em questão também faz parte do PSL, já que o partido não fez parte de coligação em 2018.

Ela ainda disse que ele não será reeleito e talvez até perca o atual mandato se seguir com o constrangimento.

Janaina disse que tem sido seguida pelo deputado e que ele tem recebido informações sobre a agenda da deputada e tem aparecido inesperadamente.

"Eu não vou admitir ser constrangida no meu ambiente de trabalho", disse Janaina no plenário, acrescentando que não será candidata a nenhum cargo na Mesa Diretora da Alesp.

"Percebi, de um tempo para cá, uma coincidência muito estranha. Toda vez que eu recebia um colega no gabinete, fosse para tratar de projeto, CPIs ou qualquer composição da eleição à mesa, pessoas ficavam sabendo, apareciam de surpresa no gabinete e participavam da reunião", iniciou a deputada.

"Foram quatro situações que consegui delinear. Quando alguém está seguindo uma pessoa, está estudando seus passos, por inteligência imagine-se que esse alguém vá disfarçar. Quando a pessoa faz de um jeito para ela perceber que ela está na sua cola, isso vira intimidação. E eu não vou admitir", continuou.

"Antes de me destruir, eu vou arrebentar. Vou arrebentar. Já avisei a pessoa diretamente, não vou falar o nome dela para ninguém", completou.

"Sou muito boazinha, respeitosa, justa. Mas não mexe comigo, não cruza a linha, não invade meu espaço, porque eu também sei ser o cão", disse a deputada. "Vai cair. Não vai ser reeleito para o próximo e, se bobear, perde o mandato atual. Porque mexeu com o cão. É só um aviso."



Morre Francisco Camargo, pai de Zezé e Luciano, em Goiânia
Autor
Adriano Roberto

Morre Francisco Camargo, pai de Zezé e Luciano, em Goiânia

Francisco José de Camargo, de 84 anos, morreu nesta segunda-feira (23) em Goiânia. O pai dos cantores Zezé di Camargo e Luciano estava internado em um hospital particular da capital, onde tratava de uma pneumonia. A informação foi confirmada pela assessoria da família na manhã desta terça-feira (24). De acordo com o site O Popular de Goiânia.

Internado desde o dia 15 de outubro, Francisco tratava além da pneumonia de um sangramento do tubo digestivo e no último dia 14 de novembro passou por uma cirurgia. Ele também estava sendo submetido a diálise.

Em boletim divulgado nesta segunda e assinado pelos médicos Adilon Cardoso e José Carlos Teixeira Júnior, o quadro de Francisco seguia instável. Em fevereiro deste ano ele havia sido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para fazer tratamento contra enfisema pulmonar, diagnosticado há dois anos.

“Seu Francisco” como era conhecido nasceu em Sítio Novo, no interior de Goiás. Casado com Dona Helena, Francisco se dedicou com afinco a forma uma dupla sertaneja com os filhos. A primeira formação contou com Emival e Mirosmar, mas um acidente desfez a parceria. Anos depois, alinhou Mirosmar e Welson e assim “nasceu” Zezé Di Camargo e Luciano.

A essa altura a família já tinha mudado para Goiânia e Seu Francisco trabalhava na construção civil. Ele ficou conhecido entre os colegas por levar fichas telefônicas e orientar que eles ligassem na principal rádio de Goiânia pedindo para tocar a música “É o Amor” do primeiro LP e que levou a dupla à projeção nacional.

O filme 2 Filhos de Francisco, visto por quase 7 milhões de pessoas, conta a trajetória de vida e da carreira de Zezé e Luciano. Além dos sertanejos, Francisco e Helena são pais de Emmanoel José, Marlene, Wellington, Walter, Werlei, Luciele e de Emival, que morreu ainda criança.

O velório começa às 10 horas no cemitério Jardins das Palmeiras e o sepultamento está previsto para 17 horas.

Francisco deixa Helena, os filhos, netos e bisnetos.



Coronel Feitosa divulga nota se solidarizando com Coronel Meira no PTB
Autor
Adriano Roberto

Coronel Feitosa divulga nota se solidarizando com Coronel Meira no PTB

Parabenizo o meu amigo, meu colega de farda e companheiro de caminhada nestas eleições, o Coronel Meira, por ter sido escolhido para assumir a presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). 

Meira sempre mostrou sua fidelidade aos princípios conservadores, defendendo a Pátria, a família e aos princípios cristãos, assim como faz o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson. A partir de agora, devido a inexistência do Aliança Brasil, o PTB passa a ser em Pernambuco o abrigo e a casa daqueles que se identificam e defendem as pautas do Governo Federal, representadas pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. Acredito até que o Coronel Meira possa liderar esse processo no nosso Nordeste. 

Desejo muito sucesso ao Coronel Meira e tenho certeza que, ao lado de Roberto Jefferson, ele desempenhará um ótimo trabalho na legenda trabalhista em defesa do Recife, de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.



Com patrocínio do Grupo Ferreira Souza, judoca baiana se destaca nacionalmente
Autor
Adriano Roberto

Com patrocínio do Grupo Ferreira Souza, judoca baiana se destaca nacionalmente

Atletas do Clube Judô Juazeiro patrocinados pelo Grupo Ferreira Souza – Cab Motors, voltaram a fazer bonito. Desta vez a equipe se destacou no Campeonato Nacional de Judô Funcional, que aconteceu virtualmente no último dia 19/11. Através de apresentações de exercícios técnicos e funcionais, cada competidor buscava o máximo de repetições corretas em tempo determinado por cada categoria de disputa.

Na quarta-feira (18) a classe Sub 21 – com os atletas Isaac Jesus, Jonathan Borges e Alana Moura – alcançou o 3º lugar, ficando com a medalha de bronze na categoria. As grandes finais ficaram para a quinta (19) e academia foi representada por Julia Silva (Classe Sub 15), além de Adriano Aldrin, Jéssica Silva e Alana Moura (Classe Sênior).

Júlia Silva foi o destaque da Sub 15, vencendo sua disputa com o maior número de repetições da noite em sua classe. Já na Classe Sênior, Adriano Aldrin, Jéssica Silva e Alana Moura, além de Gilton Andrade (de Simões Filho), não tomaram conhecimento dos adversários e foram impecáveis, vencendo seus combates contra os atletas da Paraíba por 4 a 0.

Eles se tornaram os grandes campeões e ajudaram o Estado da Bahia se consagrar o campeão geral da competição. Mais uma vez vale ressaltar o trabalho impecável da comissão técnica formada pelos senseis Allan Moura Lívia Lopes, e da preparadora física Aline Souza, que conduziu com maestria a otimização da performance física dos  atletas do Clube. “A entrega dos atletas foi sensacional, o resultado coroou um trabalho que foi realizado em meio à pandemia e que deu muito certo”, comemorou Allan Moura. Quem quiser saber mais detalhes pode acessar a rede social do Clube (@judojuazeiro) no Instagram. Informações do Blog do Roberto Araripina.



Roberto Jefferson repassa comando do partido em Pernambuco para o Coronel Meira
Autor
Adriano Roberto

Roberto Jefferson repassa comando do partido em Pernambuco para o Coronel Meira

Como o programa Ponto de Vista já havia anunciado desde antes das eleições, o presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, Roberto Jefferson, convidou o Coronel Meira para assumir o comando da sigla em Pernambuco. A decisão foi tomada seis dias após o ex-senador Armando Monteiro, membro do partido, declarar apoio a candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT).

"Não temos nada a dizer sobre Armando Monteiro, mas a ideologia dele não bate com os principios do nosso PTB. Então ele está sendo retirado", disse Coronel Meira. "Nós vamos montar uma nova comissão, um novo partido e um novo diretório municipal", comentou.
 
Para o Coronel, Armando Monteiro é da esquerda e não conservador, como diz ser.  "Ele admite tudo o que a esquerda fez, tudo o que Lula e o PT fez de ruim para o nosso Brasil", concluiu.  

Por meio de áudio, Roberto Jefferson (PTB) destacou o seguinte: "Quero que o senhor [Cel. Meira] exerça a função de presidente provisório para esclarecer, enquanto nós montamos um caminho, a essa dúvida que ficou aí do apoio do PTB à candidata petista".

Ele complementou: "Em setembro passado, a reunião da Executiva Nacional estabeleceu que o PTB não apoiará, nem coligará com partidos que integram o foro de São Paulo, como é o caso do PSB que disputa a eleição em Pernambuco e é o caso do PT, no segundo turno". 



Câmara Federal debate acesso à internet e educação durante pandemia
Autor
Adriano Roberto

Câmara Federal debate acesso à internet e educação durante pandemia

A Câmara dos Deputados promove hoje, às 13 horas, um debate virtual sobre o Projeto de Lei 3477/20, que trata do acesso à internet e educação de qualidade durante a pandemia. O debate será coordenado pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE).

Confirmaram presença no evento:
- a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília
Motta;
- o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne;
- o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni;
- o diretor-executivo da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões; e
- a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes),
Rozana Barroso.

O público poderá acompanhar a discussão e enviar perguntas às debatedoras por meio do portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias



Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em fevereiro
Autor
Adriano Roberto

Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em fevereiro

Cerca de 3,1 milhões de beneficiários do ciclo 5, nascidos em fevereiro, recebem hoje (23) R$1,1 bilhão em suas contas poupança social digital. Desse total, 147,2 mil receberão R$ 97,1 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 3 milhões de pessoas, receberão as parcelas do Auxílio Emergencial Extensão, somando R$ 1 bilhão.

A partir de hoje, os valores já podem ser movimentados pelo Caixa Tem para pagamento de boletos pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais.

O benefício - criado em abril pelo governo federal - foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000. O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.

Bolsa Família

Também nesta segunda-feira (23), a Caixa faz o pagamento da terceira parcela do Auxílio Emergencial Extensão para os beneficiários do Bolsa Família. Cerca de 1,6 milhão de pessoas com final de NIS (Número de Identificação Social) 5 receberão R$ 422,2 milhões.

Durante todo o mês de novembro, mais de 16 milhões de pessoas cadastradas no programa e consideradas elegíveis vão receber, no total, R$ 4,2 bilhões.

O pagamento do auxílio emergencial para quem recebe o Bolsa Família segue as datas do benefício regular e é permitida a utilização do cartão nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui; ou por crédito na conta Caixa Fácil.



Depois de 16 anos, Brasil voltará a presidir G20 em 2024
Autor
Adriano Roberto

Depois de 16 anos, Brasil voltará a presidir G20 em 2024

Depois de 16 anos, o Brasil voltará a ser presidente do grupo das 20 maiores economias do globo (G20). A última vez em que o País liderou o grupo foi em 2008, no auge da crise financeira internacional, que acabou por fortalecer o organismo multilateral e é, até hoje, considerado um marco em sua existência pela forma como lidou rapidamente e em conjunto com a turbulência.

De acordo com o comunicado dos líderes do G20 divulgado neste domingo, 22, o Brasil será o anfitrião do grupo no ano de 2024. Atualmente, a presidência está com a Arábia Saudita - que pela primeira vez organizou o evento de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus. O país passará o bastão para a Itália no próximo dia 1º de dezembro.

A reunião que ocorreu em São Paulo em novembro de 2008 foi uma espécie de "aquecimento" para uma novidade que o grupo acabava de criar por causa da crise: a primeira cúpula de chefes de Estado, convocada pelo então presidente americano, George Bush. Era justamente naquela época que os países emergentes pediam mais espaço de participação nas decisões globais e na criação de respostas articuladas em conjunto. E passaram a ter mais representatividade.

Representantes do G20 já se encontravam uma vez por ano desde 1999, mas especialistas apontam o ano de 2008, quando as reuniões ocorreram em São Paulo, como a verdadeira decolagem do grupo. A instituição foi criada no final da década de 90 como uma reação à crise que teve início na Ásia e acabou contaminando todo o mundo.

Cabe ao país que preside o G20 a escolha dos principais temas que serão debatidos ao longo daquele ano. Há 16 anos, o Brasil selecionou competição nos mercados financeiros, energia limpa e desenvolvimento econômico, e elementos fiscais de crescimento e desenvolvimento.

Nos encontros de alto nível do G20, além de chefes de Estado e de governo, participam também as autoridades máximas de organismos multilaterais, como Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial, por exemplo.



Parlamentares cobram governo sobre testes perto da validade
Autor
Adriano Roberto

Parlamentares cobram governo sobre testes perto da validade

Parlamentares reagiram neste domingo, 22, à informação revelada pelo Estadão de que 6,86 milhões de testes RT-PCR para detectar coronavírus comprados pelo Ministério da Saúde vencem entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. 

A comissão da Câmara que acompanha a resposta à pandemia irá realizar na próxima quarta audiência pública com técnicos da pasta e representantes de Estados e municípios sobre o caso. Há ainda movimento no Congresso para convocar o ministro Eduardo Pazuello a dar explicações.

Como mostrou a reportagem, o governo tenta prorrogar o prazo de vencimento dos produtos para evitar que sejam descartados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá de autorizar uma renovação da validade dos exames. O ministério precisará provar que o teste segue eficaz e seguro.

Presidente de comissão da Câmara sobre a covid-19, o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), criticou o planejamento do governo federal para a entrega de testes. "Estimativa de compra errada, distribuição errada. Vamos chamar uma audiência pública para o ministério explicar esse absurdo e cobrar qual a estratégia a ser implementada."

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) ironizou a "intervenção militar" na Saúde. "Se logística é o que justifica essa intervenção militar na Saúde, imagine as demais políticas", disse ele. Pazuello, que é militar, já foi elogiado por Jair Bolsonaro por ser "especialista em logística".

Também ex-ministro da Saúde, além de atual deputado federal, Alexandre Padilha (PT-SP) disse que a revelação será usada em pedidos já feitos ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) de apuração sobre falta de estratégia do governo na pandemia e para reforçar pedido de convocação de Pazuello para dar explicações no Congresso Nacional. "Vejo uma mistura de incompetência do ministério e estratégia do governo de esconder casos e óbitos", disse.

Renovação

Técnicos da Anvisa dizem que a prorrogação de validade não é incomum. Caso a Anvisa reprove a renovação, porém, os exames podem ser recolhidos e incinerados.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que os estudos de estabilidade necessários para prorrogar a validade devem chegar ao Brasil nesta semana e que, se aprovada a renovação da validade, irá elaborar nota informativa sobre a segurança de uso dos testes. O ministério também afirmou que distribui os testes conforme demanda de Estados e municípios.