Blog do Adriano Roberto


Nadelson faz gesto de conciliação com o governo em entrevista no Ponto de Vista
Autor
Adriano Roberto

Nadelson faz gesto de conciliação com o governo em entrevista no Ponto de Vista

O vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Nadelson Leite, falou em conciliação com o Governo do Estado, pela primeira vez, depois de grandes embates travados com ele e o presidente, a frente da Associação.  

Em entrevista a este jornalista, titular do programa Ponto de Vista, da Agencia PE de Radio, retransmitido em mais de 20 emissoras em todo o estado Nadelson falou que não pretende confrontar e sim conciliar.

“No meu ponto de vista hoje eu penso em ajudar, em colaborar e não criticar, eu não vou ser oposição e nem situação eu vou ajudar a construir um projeto de segurança melhor para nosso Estado”.

Ouça abaixo o áudio deste trecho da entrevista:

 


Audio recording and upload >>



Sebastião Oliveira passa a integrar importante Comissão em Brasília
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira passa a integrar importante Comissão em Brasília

O deputado federal Sebastião Oliveira é o mais novo membro titular da Comissão Especial de Privatização da Eletrobrás.  A primeira conquista do parlamentar foi garantir, junto ao presidente da Comissão, deputado Hugo Mota, a realização de uma audiência pública, em Pernambuco, visando  promover um amplo debate sobre o tema, com a participação de diversos segmentos da sociedade.

“O objetivo dessa audiência é dar oportunidade para que todos tenham voz e possam contribuir efetivamente com a Comissão e com a elaboração do relatório final. Vamos defender o interesse do nosso Estado e dos funcionários da Chesf, uma companhia que está diretamente ligada à história do Nordeste”, ressaltou Sebastião Oliveira.  

De acordo com Oliveira, serão convidados o governador Paulo Câmara, os deputados estaduais, os funcionários da Chesf e a população. A data do encontro ainda será definida.





Sorte ou Azar de José Dirceu no STF
Autor
Adriano Roberto

Sorte ou Azar de José Dirceu no STF

José Dirceu pode ser preso a partir desta quinta-feira, com o julgamento de seus embargos no TRF-4. Para evitar a cadeia, ele imitou Lula e entrou com um recurso no STF contra o encarceramento de criminosos condenados em segundo grau.

Ele agora depende do sorteio, como diz O Globo. Se seu pedido cair com Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello ou Dias Toffoli, ele deve continuar solto, atentando contra a Lava Jato. Se o Brasil tiver um pouco de sorte, ele vai em cana.

"Sergio Moro é um cisco"

Em liberdade enquanto aguarda o julgamento deste seu último recurso no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), na quinta, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse nesta segunda-feira, 16, que o juiz federal Sérgio Moro é um “cisco” e funciona como um “instrumento” de perseguição política contra o PT.

Diante da possibilidade de ser preso mais uma vez, o petista, condenado a 30 anos e 9 meses de prisão, pediu que os membros partido não se preocupem com ele, mas com a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato.

“Meus companheiros de cela muitas vezes, pela inocência, se desesperaram, e eu falei: ‘Está vendo esse cisco?’ É o Moro’. Ele não é nada, é um instrumento. O aparato policial judicial é um aparato de perseguição política. Não é só de criminalizar o PT, há setores que estão percebendo isso”, afirmou.

“Todo lugar é uma trincheira. Onde eu estiver, vou estar numa trincheira, mas sou como um de vocês: eu estou preocupado com Lula, não comigo. Vocês podem ver que eu me cuidei. Eu sou um soldado, temos que libertar o Lula. Temos que enfrentá-los e não baixar a cabeça. Eles têm que ter certeza de que vamos ressurgir das cinzas. Temos que ser implacáveis com eles. Eles não deixaram a gente governar, por que vamos deixar eles governar?”, declarou o ex-ministro.

O TRF-4 aumentou a pena de Dirceu de 20 anos e 10 meses para 30 anos e 9 meses pelos crimes de corrupção passiva, pertinência a organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O discurso foi feito durante reunião com a militância petista, nesta segunda, em Brasília, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal.

Diante de uma plateia de aproximadamente 100 pessoas, Dirceu pediu que os partidários se sentissem representando “todos os petistas”. Em tom de despedida, fez questão de lembrar do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e do ex-deputado André Vargas, também presos, e alertou os militantes que o principal inimigo da sigla é o sistema financeiro.

“Nosso principal inimigo é o sistema financeiro bancário, o rentismo e a Rede Globo. Vocês sabem que eu gosto de uma aliança, mas vamos precisar rever a forma petista de governar. A questão é como governar sem aderir à receita neoliberal. Os desafios são muitos, mas eu sou otimista. Nós precisamos tirar lições do que aconteceu no País”, afirmou. Com informações do Antagonista e Estadão.



PSB divulga vídeo com biografia de Joaquim Barbosa
Autor
Adriano Roberto

PSB divulga vídeo com biografia de Joaquim Barbosa

Antes mesmo do anúncio oficial de uma possível candidatura a presidente da República pelo partido, dirigentes do PSB começaram a distribuir ontem um vídeo com um perfil do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que aparece na pesquisa Datafolha, divulgada hoje, com 9% de intenções de votos em cenário sem Lula na disputa. O percentual de Joaquim é maior do que o do pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 7%.

O vídeo “conheça muito sobre Joaquim Barbosa em apenas um minuto”, sobre o ex-ministro do STF que ganhou fama no julgamento do Mensalão do PT, começa com uma foto 3X4 em preto e branco do ministro ainda criança, depois fala de sua origem humilde, a ascenção pela meritocracia e a data de seu aniversário de 64 anos no dia em que acontecerá o primeiro turno das eleições de outubro. O vídeo ressalta que Joaquim Barbosa se filiou ao PSB e poderá disputar a presidência da República nas eleições de 2018.

Só não disputa se nao quiser

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa só não será o candidato do PSB a presidente da República se não quiser. Resistências pontuais a seu nome, consideradas irrelevantes e por “falta de conversa” pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, não deverão ser impedimento para um provável anúncio oficial nos próximos dias. O resultado de até 9% de intenção de votos na pesquisa Datafolha, sem ser ainda conhecido da maioria do eleitorado, foi considerado espetacular pelo dirigente do PSB .

Siqueira diz que o ex-ministro do Supremo, que ganhou fama pelo rigor no julgamento de petistas no escândalo do Mensalão, ainda não mostrou seu real potencial, e pode crescer muito se se expor oficialmente como o candidato que representa “o novo”, o candidato fora da política tradicional , de vida limpa, preparado para a disputa.

No dia que ele assinou a ficha de filiação no PSB, houve um acordo . O combinado é que ele entrava sem a garantia da legenda de que seria o candidato a presidente, e o ministro teria mais tempo para refletir se aceitaria ser o candidato . A hipótese de ser é muito grande. Eu não apostaria na possibilidade de não ser. O único senão reside na dúvida de setores pontuais, que ainda têm certas interrogações em relação a essa candidatura, pelo fato de não o conhecerem suficientemente - diz Carlos Siqueira.

O presidente do PSB não revela quem no partido resiste ao nome de Barbosa, mas diz que não representa a maioria. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP), diz, vêem Barbosa como um bom nome, mas sentem a necessidade de conversar mais. Os termos do PSB para dar a legenda para Barbosa, diz, se referem à aceitação de temas programáticos do partido que tem 70 anos e um perfil de centro-esquerda.

Carlos Siqueira não concorda , por exemplo, que Joaquim Barbosa tenha perfil autoritário e que, eleito, tivesse um comportamento centralizador, de escantear o PSB.

- O fato do ministro ter pedido um tempo para refletir demonstra a seriedade dele de não assumir uma candidatura de maneira açodada, e do partido de querer discutir os termos dessa eventual candidatura - diz Carlos Siqueira.

Sobre um outro cenário, na hipótese de Barbosa não assumir a candidatura, o presidente nacional do PSB descarta a ex-ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade) como alternativa. A candidatura de Marina pelo PSB em 2014, como vice de Eduardo Campos, e depois como candidata após a morte do ex-governador, deixou sequelas no partido. - Marina seguirá outro caminho. Está fora de cogitação. Tanto é que o partido dela é oposição aos nossos três governadores.

O ex-deputado federal Beto Albuquerque, que foi vice de Marina em 2014, disse que maio deve ser o prazo para se definir uma chapa.

- Eu diria que o mês de maio , para preparar a campanha , acertar programa, montar as condições todas, não pode deixar as coisas chegarem muito em cima do laço . Maio é o limite da tolerância para ter de fato uma candidatura presidencial competitiva - disse Beto Albuquerque.



Fiel escudeiro de Miguel Arraes, Adilson anuncia candidatura para ALEPE
Autor
Adriano Roberto

Fiel escudeiro de Miguel Arraes, Adilson anuncia candidatura para ALEPE

Ele foi uma espécie de faz tudo do ex-governador Miguel Arraes e hoje ainda é considerado um presidente de honra PSB. Em conversa comigo, hoje pela manhã, Adilson Gomes, disse que é candidato a uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco-ALEPE. 

Com 52 anos de vida dedicada à política pernambucana foi em 1966 que Adilson Gomes, hoje secretário-geral do PSB, deu início a uma caminhada que se estende até os dias atuais. Foi naquele ano que ele ajudou a fundar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Desde então, não saiu mais da política, passando por momentos de dificuldades e vitórias, Arraesista histórico, o secretário-geral do PSB foi também coordenador das campanhas vitoriosas de Miguel Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara no Interior do Estado.

Eu mesmo sou testemunha de parte da tragetória de Adilson. Acompanho esse soldado da Frente Popular desde 1984, quando trabalhei, ao lado de Mariana Arraes, (filha de Arraes) na pré campanha de 86. Adilson faz a política com pureza, sempre se colocando a serviço dos eleitores e em contato direto com eles. Acredita que é através da política que se pode transformar a vida das pessoas e faz política 24 horas por dia mesmo sem ser candidato. Um político que prova sua clareza de militância e fidelidade, na vida simples e sem acúmulos de patrimônios.

Uma boa notícia essa candidatura de Adilson Gomes principalmente para os eleitores carentes de opções no interior do Estado e certamente terá total apoio dos caciques do PSB. 



PRFs pernambucanos vão a Brasília e pedem  apoio para reabertura de postos
Autor
Adriano Roberto

PRFs pernambucanos vão a Brasília e pedem apoio para reabertura de postos

Mais efetivo e reabertura de postos. Objetivamente, estes foram os dois pedidos encaminhados pelo presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco ( SINPRF- PE), Tiago Arruda, que foi até Brasília para uma reunião com o diretor Geral da PRF, Renato Dias. O evento foi na última sexta-Feira.

A preocupação do Sindicato é, acima de tudo, a garantia de um bom serviço à população. Atualmente, o número reduzido de efetivo vem inviabilizando algumas atividades da categoria, sufocando a tropa com a demanda de serviço, além de provocar o fechamento dos postos. Ele fez um resumo sobre a situação de fechamento de postos (Floresta, Ibó, Santa Maria da Boa Vista, Serra da Santa e Rajada).

Na outra semana, o SINPRF – PE esteve no Ministério Púbico Federal para oficializar denúncia sobre as dificuldades enfrentadas pela PRF em Pernambuco. Para se ter uma ideia, se ocorrer dois acidentes, simultaneamente, nas estradas, não há efetivo suficiente. Será preciso escolher entre um ou outro.



Maluma repete sucesso no lançamento de seu livro em Surubim
Autor
Adriano Roberto

Maluma repete sucesso no lançamento de seu livro em Surubim

A jornalista, escritora, colunista social, promoter e blogueira Maluma Marques lançou neste sábado (25) a quarta edição do livro Perfis de Vencedores. O evento promovido pelo Jornal Terra da Gente foi realizado em Piancó Recepções, em Surubim. O livro Perfis de Vencedores traz 75 perfis, na maioria de pernambucanos que se destacam na sociedade. São políticos, empresários, jornalistas, médicos, escritores, poetas, advogados, professores, artistas. Segundo cita a escritora no prefácio de seu livro, são personalidades que trazem valores e contribuem para a grandeza cultural e social do país.
 
Durante o lançamento do livro, a jornalista Maluma Marques agradeceu a presença dos convidados e, com muita alegria e emoção, falou sobre a importância do momento. “Estar aqui tem um significado muito importante para mim, pois a presença de cada um representa a renovação da minha dedicação a um trabalho que faço com muito carinho,” disse. Maluma, em um breve discurso, explicou o motivo para o lançamento do livro. “Perfis de Vencedores nasceu da minha vontade de destacar pessoas merecedoras de aplausos, pessoas que sonharam e tornaram seu sonho realidade pela determinação.”
 
A jornalista e filha da escritora, Ariella Marques, também cumprimentou os convidados e falou sobre a importância do lançamento do livro. “Sinto-me honrada por estar aqui, vivendo um momento tão especial. Perfis de Vencedores representa uma honraria que valoriza a condição humana das pessoas homenageadas neste livro. Cada um dos perfis revela o homem e a mulher, saídos de situações diversas para crescer  na vida com suor, lágrimas e dedicação. São os que decidiram fazer para si, para a família e para a vida. Parabéns, jornalista Maluma Marques,” disse Ariella.
 
O surubinense Ednaldo Barbosa, citado no livro, e que atualmente mora no Paraná, foi escolhido para representar os demais perfilados.  Na ocasião, ele relatou a sua história de vida, desde a infância simples e que não tinha sequer um par de sapatos ou brinquedos, até a trajetória empresarial.
 
Grande parte dos homenageados esteve presente para abrilhantar o evento. Dentre eles, os ex-prefeitos de Surubim José Arruda, Antônio Barros e Túlio Vieira. O Juiz de Direito de Surubim Dr. Paulo César Amorim, a jornalista Ariadne Quintella, os escritores José Nivaldo Júnior, Telma Brilhante e Luciene Freitas. Demais convidados, empresários, amigos e familiares da escritora Maluma Marques. Já os homenageados que não puderam comparecer, justificaram a ausência. Durante a noite de autógrafos, a animação da festa ficou por conta do cantor surubinense Alexandre Júnior. Veja mais fotos da festa clicando aqui e o vídeo clicando abaixo:



Antonio Souza: exemplo de superação que nossa política precisa
Autor
Adriano Roberto

Antonio Souza: exemplo de superação que nossa política precisa

Numa excelente produção de pouco mais de 18 minutos, o empreendedor social, Antonio Souza teve um resumo de sua dura vida exibido na tela do cinema, UCI Kinoplex, do Shopping Center Recife. A sua trajetória de vida retratada no filme nos dá a real noção do quanto precisamos de pessoas assim, que se superem neste momento político que vive nossa nação.

Além da estreia, que aconteceu nesta sexta-feira (13), o filme será exibido por cine itinerante, em algumas regiões do Estado. Mais que uma produção emocionante, o documentário encenado mostra que este homem simples do sertão do Nordeste nos serve de exemplo de superação e perseverança na busca de seus ideais que agora englobam o desejo de um cargo público para melhorar ainda mais a vida das pessoas.

Antonio já realiza muitos trabalhos sociais relacionados a sua holding de empresas, mas agora quer lutar pela renovação política no país e, para isso, coloca-se a disposição do partido o qual se filiou o Rede Sustentabilidade, que tem como candidato ao governo do Estado o ex-prefeito, Júlio Lóssio. Souza quer preencher uma vaga no Senado, quer ser senador de Marina, ela quer Antonio Souza senador e ele quer Marina presidente do Brasil. Digo logo que me emocionei com o vídeo e constatei que Antonio tem total condições para preencher a lacuna deixada para quem deseja pessoas de bem no nosso congresso nacional.

O vídeo já está disponibilizado no Youtube, o nosso convite é para que você clique abaixo e confira, mas prepara-se para fortes emoções:

 



Era só o que faltava! Reinaldo Azevedo presidente pelo PT
Autor
Adriano Roberto

Era só o que faltava! Reinaldo Azevedo presidente pelo PT

Eu mesmo pretendia fazer o anúncio, mas vejo que terei de me readaptar à vida partidária. Como deixei o PT em 1982 e, depois, não me filiei mais a partido nenhum, andava esquecido de como são as coisas. Alguém da cúpula vazou a informação para “The Piauí Herald”, e agora a informação está no mundo: Lula decidiu lançar meu nome como candidato à Presidência da República. Mesmo encarcerado em Curitiba, o companheiro mantém a voz de comando.

Sim, ainda terei de narrar os bastidores dessa decisão, que não foi unânime. A ala direita do partido, por exemplo, tentou sabotar meu nome. Acusa-me de “desvio trotskista”, certamente influenciada pelo, digamos assim, “pensamento bolsonarista”. Não que isso seja inteiramente falso. Continuo, como sabem os melhores intérpretes do meu pensamento — as pessoas que me detestam —, fiel ao homem que demonstrou, como nenhum outro, que a nossa moral, que nos permite eliminar os adversários, é distinta da moral deles, que nos protege de sua fúria. Isso, em particular, não deriva da hermenêutica bolsonarista porque eles seriam incapazes de entender o sentido da frase.

Todos sabem que abri mão de uma vaga no Supremo. Desisti do pleito em favor de Alexandre Moraes. E me arrependi, claro!, porque o vejo, agora, aliado a extremistas de direita como Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. “Ora candidato a ministro indicado por Temer, ora candidato do PT, com as bênçãos de Lula? Onde está a coerência, Reinaldo?”

Bem,  é difícil, hoje em dia, manter uma posição de princípio. Rosa sabe muito bem. A Weber, não a Luxemburgo. Preferi adotar o princípio da colegialidade. Consultei trotskistas de um grupo de WuatsApp ao qual pertenço: “Os Vanquartistas”. Expulsamos o Rui Pimenta por excesso de divisionismo. Até quando aprovávamos uma proposta sua, ele fazia questão de elaborar um voto em separado. Aí fica difícil crescer.

A vida tem dessas vicissitudes, não? Quando as forças de segurança da França, em 1968, foram a De Gaulle pedir que mandasse prender Jean-Paul Sartre, o presidente não teve dúvida: “A França não prende Voltaire”. E o vesgo com “cara de terreno baldio” (pour lui même em “As Palavras”) continuou a distribuir seus panfletos maoístas… Ah, bons tempos!

Assim, digo eu, não posso resistir a um pedido de De Gaulle, comandando a resistência em seu exílio em Curitiba.



Sebastião Oliveira garante reforço de R$ 15 milhões a mais para obra da BR-104
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira garante reforço de R$ 15 milhões a mais para obra da BR-104

Em Brasília, onde reassumiu o seu mandato de deputado federal, após se desligar do cargo de secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira (PR), se reuniu, na manhã desta terça-feira (10), com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Cassimiro.

O resultado da reunião está sendo bastante comemorado pelo parlamentar, tendo em vista que foi assegurado para a obra de duplicação da BR-104 um reforço orçamentário extra no valor de R$ 15 milhões. A intervenção, que está em execução, é realizada por meio de parceria firmada entre os Governos Federal e Estadual.

Além dessa importante conquista, o encontro possibilitou a realização do monitoramento das obras de requalificação do Aeroporto de Serra Talhada e da BR-101, no Contorno do Recife. “O saldo do encontro é motivo de comemoração.

Conseguimos um importante reforço financeiro para a duplicação da BR-104. Trata-se de uma intervenção que vai beneficiar diretamente o Polo de Confecção do Agreste, um dos mais importantes do País.

Além disso, o ministro Valter Cassimiro ficou bastante satisfeito com o ritmo das obras do Aeroporto de Serra Talhada e da requalificação da BR-101. Estamos falando em mais de R$ 300 milhões em investimentos nessas três obras que estão em andamento no Estado de Pernambuco”, ressaltou Sebastião Oliveira.

Na oportunidade, Sebastião Oliveira apresentou ao ministro o seu sucessor na pasta Secretaria de Transportes, Antônio Cavalcanti Júnior. Estiveram presentes ao encontro, Silvano Carvalho e Hélder Rômulo, gestores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Pernambuco.



Subprefeitura de Amaraji beneficia distrito de Demarcação
Autor
Adriano Roberto

Subprefeitura de Amaraji beneficia distrito de Demarcação

Os moradores do distrito de Demarcação, pertencente ao município de Amaraji, passaram a contar, a partir desta segunda-feira (9), com uma subprefeitura.  A iniciativa tem como objetivo garantir e ampliar o atendimento à população em diversos tipos de serviços.  A inauguração do novo espaço contou com a presença do prefeito Rildo Reis.

A Subprefeitura vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No local, a população terá acesso a diversos tipos de atendimento, como assistência judiciária, Conselho Tutelar e recebimento de correspondências. Anteriormente, as pessoas que moram na localidade precisavam se dirigir até o centro do município para resolver esses tipos de demandas. Além disso, será oferecido  todo o acolhimento aos usuários do Cadúnico - Cadastro Único para Programas Sociais -.  Todos os beneficiados do Bolsa Família precisam estar com o cadastro atualizado. 

“Com a subprefeitura, estamos reforçando o atendimento e dando mais comodidade à população de Demarcação. Descentralizar é uma forma de agilizar a prestação dos serviços. O nosso objetivo é aumentar futuramente os serviços oferecidos”, ressaltou Rildo Reis. 

Para o subprefeito Deinha de Demarcação, esta ação vai trazer muitos benefícios. “É uma demanda antiga  que está sendo atendida pela gestão do prefeito Rildo Reis. Essa ação vai facilitar bastante a vida de muitas famílias”, destacou o gestor.