Blog do Adriano Roberto


Deputados Federais são eleitos prefeitos de quatro capitais: Recife, Belém, São Luís e Maceió
Autor
Adriano Roberto

Deputados Federais são eleitos prefeitos de quatro capitais: Recife, Belém, São Luís e Maceió

Neste domingo, deputados foram eleitos para as prefeituras de quatro capitais: João H. Campos (PSB), no Recife (PE); Edmilson Rodrigues (Psol), em Belém (PA); Eduardo Braide (Podemos), em São Luís (MA); e JHC (PSB), em Maceió (AL). Outros três deputados disputavam prefeituras em capitais, mas acabaram em segundo lugar: Marília Arraes (PT), no Recife (PE); Capitão Wagner (Pros), em Fortaleza (CE), e Ottaci Nascimento (Solidariedade), em Boa Vista (RR). Ainda assim, esta foi uma das eleições municipais mais bem-sucedidas para deputados na última década.

Contando com os resultados do primeiro e segundo turno, no total sete deputados foram eleitos prefeitos e três vice-prefeitos. O resultado é inferior ao da eleição passada, quando 15 deputados se elegeram prefeitos e quatro vice-prefeitos. No entanto, em 2016, apenas um deputado foi eleito em uma capital: Nelson Marquezan Jr (PSDB), em Porto Alegre.

O desempenho de parlamentares neste ano nas capitais só se compara ao de 2012, quando seis deputados se elegeram para prefeituras de Belém, Boa Vista, Maceió, Porto Velho, Salvador e São Luís. Já em 2008, nenhum deputado ganhou o cargo de prefeito em uma capital.

Outras cidades que elegeram deputados para prefeito foram:
Margarida Salomão (PT) - Juiz de Fora (MG)
Sergio Vidigal (PDT) - Serra (ES)
Alexandre Serfiotis (PSD) - Porto Real (RJ)

Foram eleitos vice-prefeitos:

Deuzinho Filho (Republicanos) - Caucaia (CE)
Paulo Marinho Jr. (PL) - Caxias (MA)
Juninho do Pneu (DEM) - Nova Iguaçu (RJ)

Outro deputado candidato, Wladimir Garotinho (PSD), conquistou 52,4% dos votos para prefeito no segundo turno em Campos dos Goytacazes (RJ). No entanto, ele ainda não é considerado eleito porque sua candidatura foi impugnada e está em julgamento na Justiça Eleitoral.

Nestas eleições, 66 deputados concorreram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 43 cidades, sendo que 40 deles disputavam vagas em capitais. O número é inferior à eleição de 2016, quando 80 deputados se lançaram candidatos em 57 cidades.

Fonte: Agência Câmara de Notícias



Barroso diz que abstenção de eleitores foi maior que o desejável
Autor
Adriano Roberto

Barroso diz que abstenção de eleitores foi maior que o desejável

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse hoje (29) que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral. Durante a apresentação do balanço das eleições, Barroso afirmou que a pandemia da covid-19 fez com que parte do eleitorado deixasse de comparecer às urnas por medo de contaminação pelo novo coronavírus.

Com 100% das seções eleitorais apuradas, a abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%.

Na avaliação do presidente, embora a abstenção tenha sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.

“É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo”, afirmou. 

De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Ataque hacker

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TSE também afirmou que não foram registrados ataques bem sucedidos de hackers aos sistemas do TSE no segundo turno. Barroso também elogiou o trabalho da Polícia Federal (PF), que prendeu ontem (28) um suspeito de envolvimento no ataque ao sistema do tribunal durante o primeiro turno.

"Há os que fazem esses ataques para procurar atacar a democracia e o sistema eleitoral, e procurarem tornar as instituições vulneráveis. Todos eles são criminosos, merecem o repúdio das pessoas de bem e merecem a ação da Justiça", disse.



Um rosto por trás dos violentos movimentos sociais
Autor
Adriano Roberto

Um rosto por trás dos violentos movimentos sociais

Se você ainda não reconhece esse homem, saiba que ele é uma forte influência política no mundo todo. Seu nome é George Soros. Ele faz parte de uma elite de investidores internacionais que especula investimentos. 

Para Soros, as nações do mundo são como peças num tabuleiro de xadrez e seus interesses são simples jogadas estratégicas.

Ele ficou conhecido como “o homem que quebrou a Inglaterra”. Em uma especulação financeira, Soros causou uma desvalorização histórica na moeda britânica. Para ele ganhar 1 bilhão de libras, fez o Banco Central perder 3.

MAS NÃO É SÓ ISSO.

Através da Open Society e a Soros Fund Management, Soros doou bilhões a movimentos progressistas que interferem na política global.

De partidos a organizações ativistas violentas, como Antifa e Black Lives Matter, as doações do Soros já passam dos 12 bilhões de dólares.
Também é um frequente doador do partido Democrata. Em 2016, desembolsou 10 milhões de dólares para a campanha de Hillary Clinton.

Este ano, o Partido bateu recorde de doações, contando com 50 milhões para a campanha eleitoral de Joe Biden. Soros não para nos EUA. A esquerda no Brasil também é financiada pelo bilionário.

Veja a notícia retirada do site oficial de Open Society.

Não é a primeira vez que isso acontece. Outros jornalistas e organizações progressistas do Brasil receberam investimento do bilionário. George Soros, junto com suas organizações e investimentos, provavelmente é um dos indivíduos sem cargos políticos mais influentes do mundo.

Ele foi citado na nossa mais nova minissérie chamada “As Grandes Minorias” . Clique no link abaixo e assista último documentário de 2020 produzido por nós da BRASIL PARALELO.



 Feitosa volta a defender o tratamento precoce e o uso da Hidroxicloroquina
Autor
Adriano Roberto

Feitosa volta a defender o tratamento precoce e o uso da Hidroxicloroquina

O deputado estadual Coronel Feitosa (PSC) usou suas redes sociais para enaltecer o trabalho realizado pelo médico e atual prefeito de Porto Feliz (SP), Dr. Cássio, por ter adotado o protocolo de tratamento para a Covid-19 com o uso da hidroxicloroquina. A cidade se tornou referência no combate à doença, com 100% da população tratada precocemente e taxa de mortalidade baixíssima. 

“Com uma população de 52.221 habitantes, foram 15 vidas perdidas, totalizando um percentual de 0,03%. Taxa cinco vezes menor que a do Recife. Inclusive, pessoas das cidades vizinhas se deslocavam para o Município para fazer o tratamento no local”.

O parlamentar lembrou que defende o tratamento precoce ao Covid-19 desde o início da pandemia. “Comparando os dados, podemos crer que mais de 2.000 vidas poderiam ter sido salvas no Recife se o tratamento nos primeiros sintomas tivesse sido oferecido, ao invés de mandar os nossos doentes para casa, só voltando ao hospital se piorassem”, afirmou. 

Segundo Feitosa, o bom trabalho realizado pelo prefeito Dr. Cássio foi reconhecido pelo povo, o que também possibilitou sua reeleição na cidade. 

“Atitudes como essa não só salvaram vidas, como garantiram a reeleição do prefeito de Porto Feliz com 92,1%, enquanto o Prefeito Geraldo Júlio tem índice de rejeição de 62%. É o reconhecimento do povo, a quem realmente cuida das pessoas”.



DETRAN-PE participa do V Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito
Autor
Adriano Roberto

DETRAN-PE participa do V Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito

O Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito acontece desde 2016, evento realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, que proporciona um livre debate entre os atores envolvidos na educação de trânsito nos estados, potencializando ações já em execução em um momento de avaliação crítica de ações educativas no alcance da segurança viária no país. 

Este ano, o V Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, em razão da pandemia do COVID19, o encontro aconteceu totalmente online.

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, Roberto Fontelles, designou o Gerente da Escola Pública de Trânsito - EPT, do Órgão, Ivson Correia, para participar do evento, que na ocasião representou também os Estados da Alagoas, Bahia e Piauí. Segundo Ivson, Pernambuco apresentou as iniciativas educacionais e preventivas que vêm sendo desenvolvidas pela Autarquia, principalmente a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, realizada pela Diretoria de Engenharia a Fiscalização, que conta com o apoio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, além das ações digitais, como o perfil no instagram @eptdetranpe e o desenvolvimento de um manual para alunos e professores com dicas sobre modalidade EAD.

Além do DENATRAN, órgãos e entidades têm se mobilizado para incentivar a segurança no trânsito por meio da conscientização da sociedade, com o desafio de promover a paz no trânsito e lutar pela não banalização da vida. “Juntos, buscamos atender as metas de redução de mortes e lesões no trânsito, fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. Ação educativas são de grande importância para sensibilizar toda sociedade a respeito da necessidade de mudança de atitude. 

No trânsito, este ano, o tema da Campanha Nacional é “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, chamando a atenção para os riscos no trânsito e pela busca da proteção à vida”, destacou.



Morre, aos 113 anos o homem mais velho de Serra Talhada
Autor
Adriano Roberto

Morre, aos 113 anos o homem mais velho de Serra Talhada

Faleceu, nessa terça-feira (24), Pedro Severino Alves, aos 113 anos de idade, considerado o homem mais velho de Serra Talhada. Ele foi a óbito no município de Mirandiba, Sertão Central, onde estava em tratamento médico, em virtude do diabetes, e sob cuidados da família.

Pedro Severino, que também era ‘rezador’, morava no bairro da Cagep, em Serra Talhada. Nos últimos dias, com a ajuda de leitores do Farol, ganhou duas cadeiras de rodas porque tinha dificuldades de locomoção. Em função da doença, chegou a perder alguns dedos dos pés.

Do Farol de Notícias



Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos em 2019
Autor
Adriano Roberto

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos em 2019

A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos).

A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior.

O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divisão do dado, por sexo, será feita às 10h pelo IBGE.



PF deflagra nova fase da Lava Jato; alvo é ex-funcionário da Petrobras
Autor
Adriano Roberto

PF deflagra nova fase da Lava Jato; alvo é ex-funcionário da Petrobras

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã  desta quinta-feira (26), em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), a Operação Sem Limites V, a  78ª fase da Operação Lava Jato. As ações visam aprofundar as investigações acerca de práticas criminosas cometidas na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, especificamente na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização.

“O investigado, ex-funcionário da empresa, já foi alvo de medidas judiciais na 57ª fase da Operação Lava Jato e, por ocasião do avanço das investigações, é novamente objeto de mandados de busca e apreensão”, diz a PF.

De acordo com as investigações, após o cumprimento das medidas no fim de 2018 e o oferecimento de acusações criminais, executivos ligados a empresa estrangeira investigada celebraram acordos de colaboração premiada com o MPF. Eles narraram que o então funcionário da Petrobras “teria recebido cerca de US$ 2,2 milhões, entre 2009 e 2015, para favorecer a trading company em negociações de compra de combustíveis marítimos”, fornecidos pela estatal.

A PF diz ainda que, as vantagens indevidas seriam recebidas em espécie no Brasil e, na sequência, repartidas pelo investigado com outros então funcionários da estatal integrantes do esquema criminoso. Existem ainda indícios de que outras empresas estrangeiras também teriam pago vantagens indevidas ao ex-agente público relacionadas a operações de compra e venda de combustíveis marítimos com a estatal brasileira.

Policiais Federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Angra dos Reis e Araruama, no Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo a PF, as medidas cumpridas hoje têm, dentre outros objetivos, fazer cessar a atividade delitiva e aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa. A Polícia Federal segue nas investigações para identificar e responsabilizar os suspeitos de atentarem contra a estatal que foi vítima de articulações criminosas. "Os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro".

*Com informações da Polícia Federal



STJ condena Joice a indenizar ex-senadora do PT por insultos durante impeachment
Autor
Adriano Roberto

STJ condena Joice a indenizar ex-senadora do PT por insultos durante impeachment

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) a pagar R$ 40 mil em indenizações à vice-governadora do Piauí Maria Regina Souza (PT-PI) por insultos proferidos durante a sessão do impeachment de Dilma Rousseff no Senado, em 2016. À época, a petista tinha o cargo de senadora e Joice trabalhava como jornalista.

Maria Regina moveu a ação contra um vídeo feito por Joice em que a hoje deputada fez com comentários sobre o teor do discurso da petista em defesa de Dilma, chamando-a de 'semianalfabeta', 'cretina', 'anta' e 'gentalha'. A vice-governadora do Piauí apontou que as críticas passaram do limite e promoveram 'ato de zombaria e menosprezo'.

A ação foi inicialmente rejeitada em primeira e segunda instância, mas aceita na sessão desta terça, 24, da Quarta Turma do STJ.

"As adjetivações de que se valeu a recorrida, a pretexto de referirem-se a momento histórico de interesse nacional, ao revés, traduzem expressões moralmente ofensivas, superando os limites da crítica e da opinião, notadamente em razão da intensidade dos termos, que acabam por se desvincular, por completo, dos fatos descritos", apontou o ministro Luis Felipe Salomão, relator do recurso.

Para o ministro, apesar da imprensa ter liberdade para desenvolver sua atividade essencial, é 'igualmente certo que essa liberdade esbarra na dignidade da pessoa humana'. Salomão afirma que Joice, como jornalista, extrapolou os limites assegurados ao exercício da profissão, 'não sendo possível atribuir às críticas dirigidas à senadora caráter informativo e opinativo do ofício jornalístico'.

A indenização foi fixada em R$ 40 mil pelo fato do vídeo gravado por Joice ter sido compartilhado na internet, atingindo um 'número indeterminado de pessoas' e elevou o grau de 'reprovabilidade da conduta'.



Feitosa critica PCR por não aderir ao projeto Casa da Mulher Brasileira do Governo Federal
Autor
Adriano Roberto

Feitosa critica PCR por não aderir ao projeto Casa da Mulher Brasileira do Governo Federal

Hoje, quando é comemorado mundialmente o Dia da Eliminação da Violência contra a Mulher, o Coronel Feitosa elogiou a iniciativa do Governo Federal de manter o projeto Casa da Mulher Brasileira, que acolhe e atende de forma humanizada mulheres em situação de violência e disponibiliza recursos para que municípios construam ou requalifiquem um espaço para a instalação da Casa.  Na oportunidade, o parlamentar criticou a não adesão da Prefeitura do Recife a esta importante ação e afirmou que a iniciativa estava prevista em seu plano de governo caso fosse eleito prefeito da Cidade.

“Políticas públicas em defesa das mulheres devem existir. A Casa da Mulher Brasileira presta um grande serviço a todas que são atendidas, junto com seus filhos. No espaço, as mulheres fazem suas refeições, recebem produtos de higiene, vestuários, apoio psicológico, apoio jurídico, que é de extrema importância para que essas mulheres consigam manter seus agressores distantes; entre tantas outras ações. O Governo Federal, através do trabalho da Ministra Damares, está de parabéns”.

Segundo o deputado, a Prefeitura da Cidade do Recife não aderiu ao projeto do Governo Federal, o que seria de grande relevância no atendimento para tantas mulheres recifenses que vivem em situação de violência. “É lamentável que o prefeito Geraldo Júlio mais uma vez coloque sua posição política à frente da importância de fazer parte de uma ação tão relevante do Governo Federal. Precisamos pensar, antes de tudo, no bem da cidade e do povo”.

“À frente da Prefeitura do Recife, eu iria buscar o Governo Federal para trazer a Casa da Mulher Brasileira para a nossa cidade. Estava previsto no nosso plano de governo. Com este projeto, as recifenses que hoje vivem nessa situação teriam todo o apoio necessário, se sentiriam mais seguras em retornar suas vidas e proteger seus filhos”, concluiu.



Nas ruas de Buenos Aires, argentinos choram morte de Maradona
Autor
Adriano Roberto

Nas ruas de Buenos Aires, argentinos choram morte de Maradona

A Argentina foi surpreendida nesta quarta-feira com a pior notícia que um país apaixonado pelo futebol poderia receber, a de que Diego Armando Maradona havia falecido. Alguns painéis municipais, que costumam alertar sobre acidentes de trânsito, diziam "Obrigado, Diego". A bandeira argentina foi pendurada em várias varandas. Centenas de torcedores foram ao Obelisco, tradicional ponto de encontro das festas do futebol em Buenos Aires.

Nas ruas da capital argentina, as pessoas, ainda um pouco incrédulas, caminhavam errantes procurando algo de consolo, como três jovens que caminhavam pela Plaza de Mayo, no centro da capital. Perguntados como receberam a notícia da morte de Maradona disseram: "Muito mal, como todos os argentinos". Um deles nem podia falar tamanha a emoção. "Eu não posso falar, me desculpe!", respondeu à pergunta de como ficou sabendo da notícia, para na sequência mostrar uma tatuagem de Maradona na panturrilha.

Outro cidadão disse que foi liberado do trabalho para poder ir para casa atravessar o luto. "Eu tive que ir embora do trabalho porque não podia continuar o dia", disse. "Maradona representa os valores do nosso povo, ele é uma síntese do argentino, é possível ver que as pessoas na rua estão muito mal."

Não muito longe dali, em frente ao estádio do Boca Juniors, a famosa La Bombonera, acumulava-se jornalistas e também torcedores vizinhos ao clube que fizeram uma espécie de vigília. "Não esperávamos, tínhamos fé de que ele ia se recuperar, foi uma surpresa", diz a torcedora do Boca que foi à Bombonera com a família, com a voz embargada pelas lágrimas que teimam em descer por seu rosto.

Alguns depositaram flores na bilheteria do estádio, outros cantavam o nome do camisa 10 e alguns apenas se recostavam tristes pelas paredes.

O presidente Alberto Fernandez publicou no Twitter uma foto abraçando o craque seguida da mensagem na qual agradecia a Maradona por haver existido. A vice-presidente Cristina Kirchner também enviou suas condolências à família de Maradona, dizendo que estava muito triste e que o país perde um grande.

Outro argentino que manifestou sua comoção pela morte do camisa 10 foi o papa Francisco. O pontífice que é fã de futebol, torcedor do San Lorenzo, disse lembrava com carinho o encontro recente que tiveram e das orações que fez quando soube que Diego seria operado.

"Tchau, Diego! Obrigado, Diego!", escreveram as Mães da Praça de Maio no Instagram, com a foto de um encontro entre Maradona e a líder do movimento, Taty Almeida.

Maradona entrará nesta quinta-feira para um grupo seleto de cidadãos argentinos velados na sede de governo, a Casa Rosada. Espera-se que nem mesmo o contexto de pandemia seja capaz de impedir que uma multidão compareça à cerimônia.



Conselho de Engenharia-PE faz blitze nas pontes do Recife
Autor
Adriano Roberto

Conselho de Engenharia-PE faz blitze nas pontes do Recife

Nessa segunda-feira, 23.11, primeiro dia de vistorias nas Pontes do Recife sobre o Rio Capibaribe, engenheiros voluntários e técnicos do Crea-PE, analisaram espaços por terra e pela água durante todo o dia.A agenda, articulada através do Projeto Blitz do Crea, sob coordenação do presidente do órgão, Evandro Alencar, reuniu especialistas em engenharia civil, ambiental, florestal e de pesca.

Foram inspecionadas as seguintes estruturas:
– PONTE DE FERRO
– PONTE VELHA
– PONTE VIADUTO JOAQUIM CARDOSO
– PONTE JOSÉ DE BARROS LIMA

Especialista em Pontes, o engenheiro civil e professor Paulo Régis, identificou patologias como oxidação de armadura, problemas de drenagem de água, entre outros. Na visão dos engenheiros civis registraram também falta de limpeza e manutenção periódica. 

Falta de saneamento, erosão, assoreamento , disposição de resíduos sólidos, foram observados pela engenheira ambiental, Ana Albuquerque . 

Ausência de mata ciliar, vegetação de manguezal, áreas assoreadas próximo às Pontes,  foram notados pela engenheira florestal Carla Lira.

Nesta terça-feira, 24.11, a programação é de novas vistorias nestes pontos:
– PONTE GILBERTO FREIRE
– PONTE MOTOCOLOMBÓ
– PONTE GOVERNADOR PAULO GUERRA
– PONTE GIRATÓRIA
– PONTE MAURÍCIO DE NASSAU

O presidente do Crea-PE informa que a agenda segue até a quarta-feira. 
Destacou que o Blitz do Crea é um projeto que busca colocar os conhecimentos técnicos dos profissionais ligados ao Conselho, a serviço da sociedade, especialmente, visitando locais públicos, ou privados para analisar as condições das estruturas e equipamentos, visando a segurança, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do estado. 

“A última que realizamos, abordou o Rio Ipojuca, 3º. mais poluído do país, com resultados apresentados aos órgãos competentes,” ressaltou.