Blog do Adriano Roberto


Lupércio e Cláudia levam governador para conhecer casa de recuperação
Autor
Adriano Roberto

Lupércio e Cláudia levam governador para conhecer casa de recuperação

Com uma forma incomum de passar o dia dos pais, o governador Paulo Câmara (PSB) e o deputado federal Augusto Coutinho (SD), acompanhado de toda a família, usaram o domingo (12) para conhecer de perto os trabalhos da Casa de recuperação Cristo Liberta, no município de Igarassu.

A iniciativa, que conta com o tratamento de 195 homens ex-dependentes químicos, é mantida há uma década pelo prefeito de Olinda, o Professor Lupércio (SD), que recepcionou as comitivas ao lado da esposa, a candidata a deputada estadual Cláudia de Lupércio (SD).

A visita contou com a apresentação de alojamentos e cozinha, bem como de uma pregação cristã, cheia de hinos religiosos. O programa de reabilitação consiste num primeiro momento de reclusão por cinco meses, em área da zona rural de Igarassu.

No local, os alunos, como são chamados, desenvolvem atividades de estudos religiosos, têm acesso a lazer, como campo de futebol e piscina, e são responsáveis por toda a organização do espaço, pela comida cozinhada e pela criação de animais diversos, a exemplo de galinhas, porcos e coelhos.

Tratado como “papai”, o Professor Lupércio apresentou a mãe como avó de todos os alunos, foi saudado com um fervoroso feliz dia dos pais e agradeceu a ajuda recebida pelo projeto do deputado federal Augusto Coutinho e sua esposa, Isabela Coutinho. O casal estava acompanhado de dois dos quatro filhos e do neto Caio, de apenas 7 anos.

“Sempre que tenho a oportunidade busco acompanhar esse projeto tão bonito do Professor Lupércio porque é importante ser sempre lembrado que com direcionamento e investimento, não há pessoa que não seja recuperável e possa conviver em sociedade. Esse tipo de trabalho é mais uma forma de mudar e salvar vidas”, declarou Coutinho.

A Casa de recuperação Cristo Liberta funciona em horário integral, aceita apenas homens, necessariamente internados por vontade própria, e funciona exclusivamente de doações. Ela mistura uma filosofia de educação cristã com traços de disciplina militar, visando a formação de um esquadrão de cidadãos “renascidos”.  

A versão feminina do projeto, em Paratibe, acabou fechada por falta de viabilidade. A administração aceita doações de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e dinheiro. Interessados em ajudar podem entrar em contato pela página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Casa-De-Recuperação-Cristo-Liberta).



Apoio de Antonio Souza à indústria automotiva em PE ganha destaque na imprensa
Autor
Adriano Roberto

Apoio de Antonio Souza à indústria automotiva em PE ganha destaque na imprensa

A revista Jornal do Sertão deu destaque ao empreendedor social, Antônio Souza, referente ao seu apoio ao desenvolvimento da indústria automotiva.

Antônio Souza, promoveu em meados de julho na ExpoSerra, o lançamento do novo Jipe, da Cab Motors, um veículo off-road 4x4, projetado e fabricado no Brasil. 

“O novo Jipe Stark é um produto 100% nacional; projetado e fabricado no Brasil. E por brasileiros! Trazê-lo para Pernambuco, em um evento do porte da ExpoSerra, é um fato simbólico porque mostra que nossa intenção é ajudar a potencializar o crescimento do nosso País em tempos de crise, interiorizando o desenvolvimento e gerando emprego e renda para a nossa gente. Meu papel enquanto empreendedor social é justamente trabalhar pela melhoria da vida da população”, afirmou Antônio Souza durante a ExpoSerra.



PF quer assumir caso Marielle, mas interventor do Rio resiste
Autor
Adriano Roberto

PF quer assumir caso Marielle, mas interventor do Rio resiste

Do veja - Com aval do presidente Michel Temer, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ofereceu neste domingo a Polícia Federal (PF) para assumir a investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, morta em 14 de março no Rio de Janeiro, em atentado que vitimou também o motorista dela na ocasião, Anderson Gomes.

“Estamos fazendo uma oferta, caso entendam necessário, nos dispondo a colaborar e até assumir, caso requeiram”, disse Jungmann ao jornal O Estado de S. Paulo, após dar entrevista sobre o tema para o jornal O Globo. “Por se tratar de deslocamento de competência, é necessário sermos requisitados.”

Jungmann disse, porém, que ainda não houve nenhum indicativo de requisição das autoridades fluminenses – Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal no Rio ou Secretaria de Estado de Segurança – para que a competência seja deslocada para esfera federal. Desde fevereiro, o comando da segurança pública no estado é federal, quando Temer decretou a intervenção e nomeou chefe o comandante militar do Leste, general Walter Souza Braga Netto.

A PF vinha colaborando eventualmente com as investigações, mas o comando e a competência são da Polícia Civil do Rio. O comando da apuração é da Divisão de Homicídios. O ministro disse que o governo acredita na capacidade da Polícia Civil de esclarecer o homicídio, que completou 151 dias neste domingo.



Caso Lula deve encerrar antes que os nomes sejam inseridos nas urnas, aposta TSE
Autor
Adriano Roberto

Caso Lula deve encerrar antes que os nomes sejam inseridos nas urnas, aposta TSE

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmam  que a corte talvez não consiga concluir até o dia 30 de agosto a análise do registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, os magistrados dizem ter certeza de que o caso estará resolvido até o dia 17 de setembro, para evitar que o nome do petista chegue às urnas.

O Tribunal tem até 20 dias antes do primeiro turno das eleições, que vai ocorrer em 7 de outubro, para fechar as urnas.

O último dia para registro dos candidatos na corte é na próxima quarta (15), quando a sigla oficializará o nome do ex-presidente do tribunal.



Evandro Alencar e Manuel Aguiar discutem acessibilidade
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar e Manuel Aguiar discutem acessibilidade

Evandro Alencar, candidato a deputado federal (PRTB), se reuniu, nesta sexta-feira (10), com Manuel Aguiar (PV), que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. A ocasião, a qual também teve a participação dos engenheiros José Artur Padilha e Alberto Magno, discutiu a reformulação da sustentabilidade das cidades. Além disso, o momento ainda pontuou convergências políticas entre ambos os candidatos e debateu acessibilidade e inclusão social.

O prtbista e o verde têm projetos políticos parecidos, pois Alencar afirma que vai trabalhar pela infraestrutura e Manuel em prol da inclusão, iniciativa a qual necessita de engenharia e arquitetura para destruir muitas barreiras e trazer igualdade de circulação a todos. “Qualquer projeto de infraestrutura precisa de acessibilidade e existe dinheiro para fazer tudo isso, o grande problema é a corrupção, porém vamos batalhar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Evandro.

A reunião também abordou a importância de expandir o “Programa Base Zero”, desenvolvido por José Padilha: projeto de armazenamento de água feito através pequenas barragens de pedra sem argamassa para os longos tempos de seca do Sertão nordestino. “É uma forma de garantir água ao sertanejo que tanto sofre com períodos de estiagem, tem baixo custo de implantação e pouca complexidade produtiva, precisando apenas de boa vontade para destinar verbas suficientes a iniciativas como essa”, explicou Alencar.

Evandro está se candidatando pela primeira vez, contudo já tem experiência em gestão como Presidente do CREA-PE, cargo o qual está licenciado para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Já Manuel, luta pela acessibilidade há muito tempo por meio de programas de inclusão. Ambos, junto com Padilha e Magno irão marcar um novo encontro para formular propostas políticas sociais.



Novamente se rompe o canal da transposição em PE
Autor
Adriano Roberto

Novamente se rompe o canal da transposição em PE

Do blog do Nill Júnior - O canal da Transposição rompeu na altura do município de Salgueiro, desperdiçando muita água e preocupando moradores das comunidades do entorno.

O rompimento se deu na altura do Sítio Pau Ferro, área rural do município sertanejo, na divisa com a comunidade de Várzea dos Ramos. MorasMora de outras comunidades como Letras e Santana também estão apreensivos.

Não é a primeira vez que estouramentos são registrados no canal da Transposição.

Em junho do ano passado, a obra da apresentou mais um problema no trecho pernambucano. Em Custódia, a construção do canal rompeu, provocando vazamento de água. O relato virou assunto nas redes sociais, com questionamentos em relação à qualidade da engenharia.

A obra é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional e já está em construção há mais de dez anos. O custo do projeto é de R$ 8,2 bilhões. O ministério ainda não se pronunciou.

 



Evandro Alencar participa de palestra sobre energia nuclear e desenvolvimento de submarinos
Autor
Adriano Roberto

Evandro Alencar participa de palestra sobre energia nuclear e desenvolvimento de submarinos

Evandro Alencar participou, nesta quinta-feira (09), do Programa Nuclear (PNM) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil. O evento, realizado no auditório do SESI-PE, foi promovido pela Academia Pernambucana de Engenharia (APEENG) e o Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (CREA-PE). Na ocasião, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima de Albuquerque Júnior, apresentou projetos estratégicos da Força Naval.

“Essa palestra é de grande importância para trazer esse tema para perto nós, pois existe um tabu muito grande em relação à energia nuclear, porém o Brasil tem tratados internacionais de não proliferações de armas nucleares” enfatizou Evandro “A energia nuclear é tratada no país especificamente pela marinha como combustível para fins pacíficos para submarinos, medicina, engenharia, entre outras ações em benefício da sociedade”, complementou.

O Presidente da APPENG afirmou a importância do encontro para a atualização da classe sobre novas pesquisas na área de engenharia: “Todo o engenheiro precisa conhecer as formas de produzir energia e a nuclear é uma das mais importantes para todo o mundo”. Já o Almirante ressaltou a necessidade de divulgação das iniciativas da Marinha “Nós temos bons programas feitos pelo Brasil, porém eles são poucos conhecidos e é muito importante apresentar isso a sociedade, pois através dessas ações colaboramos para o desenvolvimento e progresso do país”, explicou o Almirante. “A conquista da ciência proporciona avanços sociais, é necessário processos de educação para que possamos conquistar a adoção de novas energias”, também ressaltou a importância da pesquisa.

O PNM vem sendo executado desde 1979, com o propósito de dominar o ciclo do combustível nuclear, bem como desenvolver e construir uma planta nuclear de geração elétrica. Já o Prosub foi desenvolvido para dotar a indústria brasileira de defesa com tecnologia nuclear de ponta, conforme diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, lançado em 2008, na França. Para viabilizar a produção de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear a serem construídos no Brasil.



Bases de Marília migram para Julio Lossio
Autor
Adriano Roberto

Bases de Marília migram para Julio Lossio

Com a retirada da candidatura da Vereadora do Recife Marília Arraes (PT), da disputa pelo governo de Pernambuco, as bases de apoio de Marília tendem a migrar para o palanque de Júlio Lóssio, prova disso fui a declaração de apoio do Vereador de Santa Cruz do Capibaribe Ernesto Maia (PT),   que em seu discurso ontem (09), na tribuna da Câmara declarou seu apoio a Júlio Lóssio.

Segundo Ernesto Maia os principais motivos que o levaram a tomar essa decisão foram a retirada da candidatura do Partido dos Trabalhadores, que covardemente rifou a neta de Arraes da disputa, e diante dessa negativa ele resolveu apoiar Júlio Lóssio, que de forma muito acertada escolheu  para vaga de vice o ex- vereador de Santa Cruz do Capibaribe Luciano Bezerra.

Para Ernesto Maia, a escolha de  um representante do Agreste é um ato de valorização  e acima de tudo é reconhecer a importância do Agreste para o desenvolvimento econômico de Pernambuco.

O Vereador Ernesto Maia foi o grande entusiasta e porta voz do Agreste da pré-candidatura de Marília Arraes na região, e sua adesão ao palanque do Ex- Prefeito de Petrolina Júlio Lóssio, poderá desencadear a adesão de outros petistas que estão se sentindo órfãos pelo assassinato da candidatura do PT.



Sábado é dia de Feira de Artesanato no bairro de Santo Amaro
Autor
Adriano Roberto

Sábado é dia de Feira de Artesanato no bairro de Santo Amaro

O bairro de Santo Amaro, no Recife, está recebendo pela segunda vez uma Feira de Artesanato. O evento, que está acontecendo neste sábado (11), a partir das 11h, no cruzamento entre as ruas Frei Cassimiro e Pombal, funciona como uma oportunidade para os artistas locais mostrarem e comercializarem a sua arte. O evento tem o apoio cultural do vereador Alcides Teixiera Neto.       

Na ocasião, o parlamentar lançará uma campanha para arrecadar doações de alimentos para a comunidade. As pessoas que forem ao evento poderão levar esses alimentos, que serão recebidos pela equipe do vereador.

“São duas ações que têm por objetivo desenvolver Santo Amaro. Primeiro, pela via da arte, onde artistas locais poderão expor o seu trabalho e movimentar o comércio local com a venda das peças. Em seguida, pela via da solidariedade, quando os moradores do bairro poderão doar alimentos para quem não tem o que comer. É muito importante a participação de todos; Santo Amaro tem muito potencial”, explicou Alcides Teixeira Neto.

*ATRAÇÕES* - A Feira de Artesanato já entrou no calendário do bairro. Entre as atrações deste ano, os participantes poderão dispor de uma praça gastronômica e de um parque infantil. Um grande show de Adilson Ramos animará os presentes. O evento também terá apresentações de Gulliver Cunha e da banda O Disco.



Ernesto Maia oferece apoio a Lóssio e pode trazer Marília Arraes
Autor
Adriano Roberto

Ernesto Maia oferece apoio a Lóssio e pode trazer Marília Arraes

Quando participei do almoço com imprensa ontem, no qual o candidato da REDE, Júlio Lóssio deu entrevista, eu avistei ali duas pessoas de Santa Cruz do Capibaribe que foram se solidarizar com candidato a vice na chapa, Luciano Bezerra (Rede). Um deles foi Diogo Moraes do PSB e o outro foi Ernesto Maia, vereador e candidato a deputado federal do PT. Também um leal apoiador da rifada candidatura de Marília Arraes.

Quando recepcionado por este repórter, Diogo já foi logo se explicando que estava alí, somente devido a alegria que teve pela sua cidade ter sido privilegiada por Júlio Lóssio na escolha de Luciano para a chapa majoritária e queria cumprimenta-lo. Mas no caso de Ernesto já fui logo especulando que ele poderia ser uma ponte, entre o candidato e a vereadora do Recife e candidata a deputada federal pelo PT, Marília Arraes, pela aproximação que o vereador santacruzense tem com ela.

Ernesto não confirmou ou tão pouco negou que poderia pavimentar um acordo. Mas agora quando vi no blog do meu amigo Ney Lima a matéria abaixo, aumentei minha expectativa dessa união entre Lóssio e Marília o que daria um super "fato novo" para este pleito.

Do Blog do Ney Lima - O vereador petista, por Santa Cruz do Capibaribe, Ernesto Maia estará no palanque de Júlio Lóssio (Rede) para o governo do estado. A informação foi confirmada à nossa redação, na manhã desta quinta-feira (09). De acordo Ernesto, o ex-vereador e candidato a vice-governador na chapa, Luciano Bezerra (Rede), contribuirá com seu projeto rumo à Câmara Federal. Luciano foi secretário, no primeiro ano de governo do prefeito Edson Vieira (PSDB). Ele ficou na Casa Dr. José Vieira de Araújo, entre os anos de 2013 e 2016.



Brasil registra 175 mortes violentas intencionais por dia em 2017
Autor
Adriano Roberto

Brasil registra 175 mortes violentas intencionais por dia em 2017

O Brasil teve cerca de 175 mortes violentas intencionais por dia no ano passado. É o que mostra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que registrou um recorde 63.880 óbitos causados de forma violenta em 2017 - um crescimento de 2,9% em relação ao ano anterior.

De acordo com a publicação, o estado mais violento do país é o Rio Grande do Norte, com 68 mortes violentas para cada 100 mil habitantes - seguido pelo Acre (63,9/100 mil) e por Ceará (59,1/100 mil).

Os menores índices estão em São Paulo, que registrou 10,7 mortes violentas em um grupo de 100 mil pessoas, Santa Catarina (16,7/100 mil) e Distrito Federal (18,2/100 mil)



STF aprova reajuste de mais de 16% no salário de magistrados
Autor
Adriano Roberto

STF aprova reajuste de mais de 16% no salário de magistrados

Por 7 a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou em sessão administrativa nesta quarta-feira uma proposta orçamentária para 2019 que prevê um reajuste de 16,38% nos salários dos magistrados.

Apesar de estar incluso na proposta orçamentária da Corte, o reajuste salarial ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal (o projeto de lei já recebeu aval da Câmara) e sancionado pelo presidente Michel Temer para entrar em vigor. Se aprovado, o salário dos ministros, que atualmente é de 33.700 reais, pode chegar a 39.220 reais por mês. Como os vencimentos recebidos por eles são parâmetro do teto constitucional, o valor máximo pago a funcionários públicos, o reajuste deve ter efeito cascata em todo o país.

Para acomodar o impacto orçamentário do reajuste, o STF prevê o remanejamento de recursos, principalmente da área de comunicação institucional, atingindo a TV Justiça. O impacto estimado de um reajuste de 16,38% no salário dos ministros é de 2,77 milhões de reais para o STF e de 717,1 milhões de reais para o Poder Judiciário.

Votaram a favor do reajuste os ministros Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Votaram contra os ministros Cármen Lúcia, Rosa Weber, Celso de Mello e Edson Fachin.

“Não estamos deliberando nossos vencimentos, estamos contemplando a situação de toda a magistratura. Temos a responsabilidade institucional de prever esse aumento, que está no Congresso Nacional. Entendo ser de boa técnica orçamentária incluir-se na proposta orçamentária aqueles projetos que estão em tramitação no Congresso”, disse o ministro Ricardo Lewandowski.

O ministro Luís Roberto Barroso concordou com Lewandowski, ressaltando que o tema já está em discussão no Congresso. “Sou contra os penduricalhos, mas não gostaria de impedir que o Congresso Nacional deliberasse sobre uma proposta que já está em discussão. Acho que o foro adequado para esse debate não é o Supremo, é o Congresso Nacional e acho que é lá que essa matéria é decidida”, disse Barroso, defendendo a possibilidade do Congresso seguir deliberando sobre o tema.

Futuro presidente do STF, o ministro Dias Toffoli ressaltou que a inclusão do reajuste não provocará aumento de despesas, já que a Corte cortará despesas do próprio orçamento por meio do remanejamento de recursos.

“Isso tem de ficar muito claro, principalmente para a imprensa que está aqui nos assistindo. Não se está encaminhando para o Congresso um acréscimo no orçamento do Supremo, está-se encaminhando um anexo em razão de um projeto de lei já encaminhado em 2015, já aprovado na Câmara para uma recomposição remuneratória parcial. Não se está tirando de saúde, educação, se está tirando das nossas despesas correntes, dos nossos custeios”, frisou Toffoli.