Blog do Adriano Roberto


PEC para regular prisão em segunda instância ganha força na Câmara
Autor
Adriano Roberto

PEC para regular prisão em segunda instância ganha força na Câmara

O deputado Alex Manente (PPS-SP) superou 171 assinaturas necessárias e protocolou nessa terça-feira (27/3) a proposta que inclui na Constituição a possibilidade de prisão de réu condenado em segunda instância. A proposta teve o apoio, em sua maioria, de parlamentares do PSDB, DEM, MDB, PSB e PDT, além de aliados tradicionais do governo Michel Temer, como PP, PSD, PTB, PR, e PRB.

Manente conseguiu 190 assinaturas após o juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Lava-Jato na primeira instância, defender, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, a aprovação da emenda. Na noite de segunda-feira (26/3) eram 50. As assinaturas terão de ser validadas pela Secretaria-Geral da Mesa. "Isso (o comentário de Moro) deu um impulso nas assinaturas", disse.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) propõe a substituição do artigo da Constituição em que diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória" por "ninguém será considerado culpado até a confirmação de sentença penal condenatória em grau de recurso". Para Manente, a última possibilidade de reversão de mérito da condenação é a segunda instância, não tribunais superiores.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, mas o tema pode ser revisto pela Corte.

Argumentos

"Assinei porque acho que a regra é essa. O Supremo rever isso por causa de um caso é ruim. Pouco importa se o Lula vai ser preso ou não", disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). "Se precisa mudar a Constituição, é porque a prisão em segunda instância é ilegal", afirmou o deputado Jorge Solla (PT-BA). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Informações do Correio Brasiliense.



Ataque à caravana de Lula será tratado como tentativa de homicídio
Autor
Adriano Roberto

Ataque à caravana de Lula será tratado como tentativa de homicídio

O delegado Fabiano Oliveira, responsável pela investigação sobre o ataque a tiros à caravana do ex-presidente Lula, informou que o caso será tratado como tentativa de homicídio. Os disparos ocorreram na noite desta terça-feira (27), na saída da cidade de Quedas do Iguaçu, no Paraná, quando a caravana seguia para Laranjeiras do Sul.

A polícia constatou três tiros em dois veículos que faziam parte da comitiva. Oliveira informou ainda que um dos tiros foi disparado por arma calibre 380 e os outros disparos são de arma de calibre menor.

"Foram pelo menos duas pessoas na ação, porque há tiros nos dois lados de um dos ônibus. O caso vai ser tratado como tentativa de homicídio", disse o delegado.

Um dos veículos, que levava jornalistas e convidados estrangeiros, recebeu dois tiros na lataria. A Polícia também constatou uma marca no vidro, ocasionada por uma pedrada. Outro ônibus, onde estavam parlamentares e convidados, também foi atingido na lataria. De acordo com o jornal 'O Globo', o presidente estava em um terceiro ônibus da caravana, que não recebeu disparos.



Armando quer liderança política para a logística desenvolver Pernambuco
Autor
Adriano Roberto

Armando quer liderança política para a logística desenvolver Pernambuco

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) defendeu, nesta terça-feira (27), em discurso no plenário, a necessidade de liderança política para tornar o setor de logística, liderado pelo Porto de Suape e Aeroporto dos Guararapes, um “caminho novo” para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco.

“Os polos logísticos são uma outra opção para o desenvolvimento de Pernambuco. Para isso, precisamos de liderança política e de capacidade de mobilizar e engajar a sociedade pernambucana, as autoridades e os poderes públicos para garantir que esse importante vetor de crescimento econômico possa se traduzir em realidade para o estado”, enfatizou.

Segundo ele, o complexo portuário de Suape, “um ativo estratégico de Pernambuco” que abriga uma centena de indústrias, é o maior porto do Nordeste e o quinto do Brasil, requer uma gestão planejada. Essa gestão é essencial, na sua visão,  para conseguir reduzir tarifas e enfrentar a concorrência crescente do porto cearense de Pecém.

*VOCAÇÃO NATURAL -* Citando seminário recente no Recife sobre logística, salientou não adiantar Suape estar um dia mais próximo da África e 25% mais caro. “As tarifas em Suape são ainda 25% maiores do que em Santos e o triplo do preço em relação ao Canal do Panamá”, acrescentou.

“Temos a obrigação de manter o desenvolvimento de Suape em marcha, em especial com a licitação do segundo terminal de containers. Apesar das suas vantagens comparativas, Suape se ressente de uma visão mais atualizada de planejamento e expansão”, assinalou Armando. Advertiu que a proatividade do governo do Ceará resultou em ganhos de produtividade do porto de Pecém, que oferece melhores condições aos armadores do que Suape.

Para o senador petebista, Pernambuco tem uma “vocação natural” para a logística. Enumerou vários fatores: localização a 800 quilômetros de sete capitais nordestinas; porta de entrada e saída para vários continentes;  detém 20% dos estabelecimentos de logística e transporte do Nordeste; oferece 57 cursos de pós-graduação em logística e mais de 150 cursos de graduação.

Além disso, pontuou Armando Monteiro, o aeroporto dos Guararapes é líder regional de transporte de passageiros e possui espaço suficiente para duplicar a infraestrutura de pistas e terminais.

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação







“Quero reafirmar meu compromisso com Camaragibe”, afirma Armando
Autor
Adriano Roberto

“Quero reafirmar meu compromisso com Camaragibe”, afirma Armando

Em solenidade bastante prestigiada no plenário José Lapenda, na tarde desta segunda-feira (26), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) recebeu o Título de Cidadão de Camaragibe, na Região Metropolitana. A honraria, proposta pelo vereador Antônio Oliveira (PTB), foi entregue na Câmara Municipal de Vereadores, em cerimônia que reuniu diversas autoridades, como o prefeito Demóstenes Meira (PTB), os deputados Jorge Côrte Real (PTB) e Bispo Ossésio (PRB), além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas. Em seu discurso, Armando reafirmou compromisso com Camaragibe, auxiliando a gestão de Meira com projetos e ações visando o desenvolvimento da cidade.

“Quero reafirmar o meu compromisso com Camaragibe, ao lado do prefeito Meira, que vai realizar uma ação transformadora. E para isso, contará com um parceiro e amigo em qualquer que seja a posição que for confiada pelo povo de Pernambuco”, afirmou Armando. O senador ressaltou a vocação do município metropolitano para o crescimento econômico e o dinamismo para abrigar novos empreendimentos, a exemplo de um centro de compras, que deverá ser inaugurado neste semestre. O petebista ofereceu sua experiência para colaborar com o desenvolvimento da cidade.

"Temos que incrementar e ampliar programas de formação e estimular a vocação que Camaragibe tem para abrigar empreendimentos. Camaragibe tem um potencial extraordinário e tenho certeza que na Região Metropolitana vai ser uma fonte de dinamismo, crescimento econômico e desenvolvimento. Para isso eu ofereço a experiência que acumulamos na vida pública e vamos juntar esse time para fazermos um trabalho voltado para promoção econômica”, disse Armando.

O prefeito Demóstenes Meira destacou que o título de cidadão a Armando Monteiro é um reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo senador em prol da cidade. “Para mim é muita alegria receber o senador e amigo de luta do PTB. Estamos juntos nessa caminhada onde existe um grupo político cada dia mais forte. Esse título é uma homenagem ao respeito ao homem público que é Armando”, disse o gestor.

Para o vereador Antônio Oliveira, o município agora, cada vez mais, vai contar com a colaboração do senador para o desenvolvimento. “Hoje, o nosso laço só fez aumentar”, enalteceu.

Fotos: Leo Caldas/Divulgação



Sergio Moro no Roda Viva ao vivo pela AgênciaPE de Rádio
Autor
Adriano Roberto

Sergio Moro no Roda Viva ao vivo pela AgênciaPE de Rádio

Hoje, a partir das 22 horas estaremos transmitindo a entrevista do Juiz Moro, no programa Roda Viva, pela AgênciaPE de Rádio.
Áudio - agenciape.radio.br
Vídeo - adrianoroberto.blog.br



Princípio de incêndio em anexo do STF faz prédio ser esvaziado
Autor
Adriano Roberto

Princípio de incêndio em anexo do STF faz prédio ser esvaziado

Do G1 - Um princípio de incêndio atingiu uma sala do segundo andar do Anexo II do Supremo Tribunal Federal (STF) por volta das 8h desta segunda-feira (26). Não havia ninguém no local no momento em que as chamas começaram.

Devido ao incêndio, o prédio foi esvaziado e os servidores que teriam de começar o expediente no STF tiveram de aguardar de fora. Às 9h45, eles ainda não haviam acessado o anexo.

O fogo começou devido a um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado. O equipamento caiu sobre uma mesa de trabalho. Funcionários disseram ao G1 que a fumaça se espalhou pelo segundo andar e chegou ao terceiro.

Onde foi o incêndio?

O Anexo II é o prédio onde ficam os gabinetes dos ministros. O incêndio, porém, ocorreu alguns andares abaixo, na Seção de Processos Diversos.

O setor é submetido à Secretaria Judiciária do Supremo, um órgão da Secretaria-Geral da Presidência do STF.

Segundo brigadistas que trabalham no órgão, o fogo foi rapidamente controlado e não deixou vítimas.



O xeque-mate de Moro no STF
Autor
Adriano Roberto

O xeque-mate de Moro no STF

Este jogo de xadrez, entre a equipe operação Lava-Jato e o Supremo Tribunal Federal – STF, vem de muito tempo atrás. Ambos travam uma luta que envolve atos e atitudes dentro e fora da esfera judicial, partindo até para jogadas de bastidores dignas de mestre e que tem uma enorme repercussão não permitindo assim passar desapercebidas pelos formadores de opinião e atingindo o exato objetivo de impactar a opinião pública.

De antemão quero colocar que não torço em nenhum momento pela prisão do Lula sozinho, pelo contrário, quero a prisão dele, de Aécio, de Temer, Jucá, Renan e toda a quadrilha que usurpou a nós, povo brasileiro e tenho uma opinião já amplamente divulgada que Lula deveria participar das próximas eleições para que fechássemos essa parte eleitoral do nosso país e virássemos essa pagina do PT de vez. Ainda de acordo com meu pensamento o PT já deu o que tinha que dar (de bom e de ruim) para país e devemos partir pra frente na nosso tão jovem democracia.

Voltando ao jogo de xadrez da Lava-Jato com o STF, temos que lembrar alguns acontecimentos que dão a exata ideia das jogadas dos dois lados.

Tudo começou em 2014 quando, nas prisões do doleiro Alberto Yussef e o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa que chegou a ser preso por suposto envolvimento em operações de lavagem de dinheiro, houve uma mudança de decisão do Supremo. A prisão foi determinada pelo juiz Sergio Moro, mas entre os presos estava o deputado federal André Vargas (PT-PR) e isso faria o processo ir para o Supremo.

Numa jogada de mestre, o juiz paranaense sabendo que isso faria todos serem soltos e o processo dormir numa das gavetas do STF, arrumou uma brecha judicial para o desmembramento dos processos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, para que apenas investigações envolvendo o deputado federal André Vargas (PT-PR) ficassem na Corte do STF. Primeira vitória curitibana.

Esse embate continuou em vários momentos e vale também citar um deles, em que a justiça não venceu o jeitinho de emplacar uma vitória mesmo que fosse extrajudicial, esse momento foi em que Moro deixou vazar para a imprensa gravações do ex-presidente Lula com a então presidente Dilma, amplamente divulgado e conhecido com “tchau querida”. Isso impediu o ex-presidente ser nomeado ministro.

Neste novo embate do hábeas corpos de Lula está em andamento mais uma jogada que pode resultar em uma verdadeira catástrofe para os membros do Supremo, um xeque-mate. Nossas fontes dão conta de que a equipe de Curitiba vem estrategicamente deixando a estancia máxima da justiça se desgastar junto com todas as forças favoráveis ao ex-presidente e condenado, Lula. Sabe-se no ambiente interno da justiça paranaense que Moro têm muitos motivos para já ter efetuado a prisão preventiva de Lula, no primeiro processo do triplex e no que está sendo julgado em fase de anunciar a sentença, do sítio de Atibaia, mas não o fez. Segundo pessoas próximas do juiz ele não pediu a prisao preventiva para não dar munição aos inimigos.

Todos sabem que hoje, segunda dia 26, termina o julgamento do primeiro processo na quarta região da justiça federal em Porto Alegre. Assim que se confirmar essa condenação, Lula pode ser preso após o julgamento do hábeas corpus no STF, mas e se o STF livrar Lula da prisão? Bem, é aí que entra a nova bomba lançada de Curitiba direto para o STF no Planalto Central. Nós vamos antecipar aqui uma informação que nos chegou.

A equipe da lava-jato já fez um levantamento junto as varas judiciais de todo país e pretende divulgar (talvez hoje mesmo no programa Roda Viva da Cultura onde Moro estará ao vivo) que com o hábeas corpus de Lula, vai acontecer soltura de 300 mil presos que estão na mesma condição do ex-presidente. Isso significa 40% da população carcerária do Brasil que estaria livre, envolvendo até pessoas que cometeram crimes graves na área penal. A pergunta é: sabendo disso o que fará o STF no próximo dia 04?

Todos sabem que aqueles ministros da suprema corte não andam mais em paz entre a população, mas sendo responsáveis pela soltura de 40% da população carcerária do Brasil as coisas podem piorar muito para o lado deles. XEQUE-MATE Moro.



Aeroporto de Serra Talhada recebe 1º voo comercial em 15 de maio
Autor
Adriano Roberto

Aeroporto de Serra Talhada recebe 1º voo comercial em 15 de maio

O aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, deverá receber seu primeiro voo comercial no dia 15 de maio.

O anúncio partiu do gerente de convênios da Setra (Secretaria Estadual de Transportes), Allan Pereira Sá (foto), neste sábado (24) ao programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM.

Outra boa notícia divulgada por Allan é que já começaram os trabalhos para instalação da tão aguardada estação meteorológica (na Foto acima equipes preparam a base para instalação da tão aguarda estação meteorológica).O equipamento era um dos últimos que faltavam chegar dentro da agenda de preparativos para inauguração do aeródromo.

“O secretário executivo de Transportes, Dr. Antônio Junior, que é o auxiliar do secretário Sebastião Oliveira concedeu entrevista ao Diário de PE anunciando que em 15 de maio sairá daqui de Serra Talhada o primeiro voo. Então, teremos aí um mês e meio de muito trabalho e será o tempo em que a estação meteorológica vai estar instalada. Esse anúncio foi uma informação oficial da Secretaria de Transportes então nós estamos numa reta final para a inauguração”, garantiu Allan Pereira, enfatizando que os prazos estão sendo cumpridos:

“Falamos aqui em fevereiro que a estação meteorológica seria instalada até o final de março, então, isso está acontecendo. Na última quinta (22), chegou uma equipe técnica do Rio de Janeiro. Eles estão aqui desde quinta preparando a instalação dessa estação. Já começaram a instalar e a previsão de conclusão é para o começo de abril”.





PSB aposta que Joaquim Barbosa se filiará em 15 dias
Autor
Adriano Roberto

PSB aposta que Joaquim Barbosa se filiará em 15 dias

Os interlocutores de Joaquim Barbosa no PSB já dão como certa a data de filiação do ex-ministro ao partido: terça ou quarta-feira após a Semana Santa.

Ou seja, Barbosa entraria na sigla até 4 de abril, três dias antes do fim do prazo para filiação dos pré-candidatos à presidência.