Blog do Adriano Roberto


Daniel Coelho faz duras críticas ao prefeito de Belmonte

A entrevista foi concedida nesta sexta-feira (27) no Programa de Silva Lima "Ponto a Ponto", na rádio São José Fm em São José do Belmonte-PE, assista na íntegra:

 

 



Ações sociais de Antônio Souza chamam atenção em PE
Autor
Adriano Roberto

Ações sociais de Antônio Souza chamam atenção em PE

O empreendedor social vem encabeçando ações para o desenvolvimento do estado, notadamente na defesa da Zona Franca do Semiárido Nordestino

O empreendedor social, Antonio Souza, vem encabeçando algumas ações voltadas para o desenvolvimento do estado, notadamente na defesa da Zona Franca do Semiárido Nordestino.

Em reconhecimento ao desempenho de Antonio, algumas autoridades pernambucanas gravaram um vídeo, enaltecendo seu trabalho e reforçaram a necessidade de iniciativas com essa envergadura como fundamentais para promover uma revolução na atividade econômica de toda a região.



Alvinho Patriota participa do encontro de Pajés Atikum
Autor
Adriano Roberto

Alvinho Patriota participa do encontro de Pajés Atikum

Iniciado na última terça-feira, 24, o 5° Encontro de Pajés no Povo Atikum recebeu ontem a presença de Alvinho Patriota para fazer uma cobertura especial do evento. Além de colher informações para este blog, Alvinho participou das atividades realizadas envolvendo diversas etnias indígenas do Sertão pernambucano.

O encontro segue até essa sexta-feira, 27, na Serra do Umã, na zona rural de Carnaubeira da Penha. Participam índios das etnias Atikum (anfitriã), Pankará, Truká, Xukuru, Fulni-ô, Kambiuá, Pipipã, Kapinoá, Tuxá, Tuxi e Atikum Pankará.

Todos os presentes estão colhendo ensinamentos através dos detentores do saber tradicional. Estão sendo abordados temas como medicina tradicional e práticas alternativas.



TSE será inflexível com candidatos ficha-suja nas eleições, diz Fux
Autor
Adriano Roberto

TSE será inflexível com candidatos ficha-suja nas eleições, diz Fux

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse hoje (quinta, 26) que a Corte será inflexível com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro. Segundo o ministro, quem estiver inelegível pela Lei da Ficha Limpa “está fora do jogo democrático”.

Fux não citou o ex-presidente Lula (PT) diretamente, mas em outras ocasiões o ministro já havia se posicionado no mesmo sentido. O TSE deve declarar o ex-presidente inelegível com base na lei, que impede condenados em segunda instância de concorrer em eleições.

“Com relação à Lei da Ficha Limpa, o tribunal demonstrou e demonstrará ser inflexível com aqueles que são considerados fichas-sujas, ou seja, aqueles que já incidiram nas hipóteses de inelegibilidade. O Tribunal Superior Eleitoral sintetiza sua atuação em um binômio: não à mentira e ficha suja está fora do jogo democrático", afirmou.

As declarações foram feitas durante evento no qual o TSE recebeu uma lista, do Tribunal de Contas da União (TCU), com nomes de 7,4 mil gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas por irregularidades insanáveis. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá rejeitar os registros de candidatura dos citados.

Luiz Fux deixará o comando da Corte eleitoral no dia 14 de agosto, quando será substituído pela ministra Rosa Weber. A ministra será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.

Com informações da Agência Brasil



Triunfo inaugura novo museu do cangaço em conjunto histórico
Autor
Adriano Roberto

Triunfo inaugura novo museu do cangaço em conjunto histórico

Nesta quinta (26/07) o Prefeito da cidade de Triunfo, João Batista e as famílias Trezena Patú e Cordeiro Lima entregam as novas instalações do MUSEU DO CANGAÇO e a restauração do ARRUADO DR. CORDEIRO, um conjunto arquitetônico notável localizado na entrada da cidade.

O museu foi desmembrado do museu da cidade que funciona atualmente na Praça Mons. Eliseu e representará um novo equipamento turístico para Triunfo, já que o museu da cidade também será mantido e restaurado.

O Arruado foi recuperado seguindo a recomendação do Plano Diretor do Município e também vai significar um novo espaço importante para a cidade com área para restaurante e lazer, contribuindo ainda para a preservação de belíssimo patrimônio histórico da cidade.

Em 2017 a Prefeitura abriu o museu Elizier Xavier em homenagem ao Pintor e cidadão Triunfense que integrou a semana da arte moderna. Os equipamentos consolidam ainda mais Triunfo como centro histórico, cultural e turístico do interior de Pernambuco.

 

 



Sebastião Oliveira ganha importantes apoios na Mata Norte
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira ganha importantes apoios na Mata Norte

O deputado federal Sebastião Oliveira, a cada dia que passa, tem se consolidado como um dos principais quadros políticos de Pernambuco.  Nesta quarta-feira (25), foi a vez de o presidente estadual do Partido da República (PR) receber o apoio de importantes lideranças da região da Mata Norte. O encontro, que selou os compromissos,  aconteceu na residência do parlamentar, em Recife.

Eleito com mais da metade dos votos válidos, o prefeito de Araçoiaba Joamy anunciou que  vai  marchar junto com Sebastião Oliveira rumo às eleições de outubro. Sebastião também comemora  o retorno ao PR do ex-prefeito de Aliança,  Azoca Gouveia. Trata-se de mais um nome de peso na região que confirmou apoio ao republicano.  Além deles, o grupo foi fortalecido com Gabriel Planta (Nazaré da Mata) e Tomazinho (Lagoa do Carro).

“Estou feliz com o reforço desses apoios. São pessoas que possuem  bastante serviço prestado em prol da Mata Norte, e tenho a certeza que vão contribuir demais com o nosso projeto”, ressaltou Sebastião Oliveira.



TRE torna disponível lista parcial de políticos com contas irregulares no TCE-PE
Autor
Adriano Roberto

TRE torna disponível lista parcial de políticos com contas irregulares no TCE-PE

Conforme indicado na legislação eleitoral, o TRE-PE disponibiliza publicamente as informações prestadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.

A lei 9504/97, Lei das Eleições, indica que, anteriormente a cada pleito os Tribunais de Contas dos estados e o Tribunal de Contas da União devem tornar disponíveis à Justiça Eleitoral a relação dos responsáveis que tiveram contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível daquelas Cortes.

A Lei da Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64, de 1990), indica ainda que o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente não pode candidatar-se a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Importância da lista e Impugnações

Com a divulgação pública da relação elaborada pelo TCE-PE, candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista para impugnar, mediante petição fundamentada, o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes, obedecendo os prazos e requisitos previstos em lei. A Corte tem até o dia 15 de agosto para fazer complementos à lista.

Acesse aqui a lista parcial de gestores públicos com contas rejeitadas pelo TCE/PE. 



Atual ministro do trabalho já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhistas
Autor
Adriano Roberto

Atual ministro do trabalho já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhistas

O novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhistas, entre 2005 e 2013, em sete fiscalizações do Ministério do Trabalho na sua fazenda, que fica em Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas Gerais.

De acordo com reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", uma das autuações, de 2009, refere-se a dois trabalhadores rurais que estavam sem registro em carteira de trabalho. Portanto, não recebiam o pagamento de benefícios trabalhistas como FGTS, INSS e férias remuneradas.

Vieira de Mello, na época desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Belo Horizonte,  recebeu multas de R$ 46 mil.

Segundo autos de infração obtidos pela Repórter Brasil, na fazenda em que o atual ministro mantinha uma plantação de café, ainda foram encontradas falhas de segurança e de higiene. A moradia dos funcionários da fazenda ficava perto da baia dos animais, por exemplo. Também foi constatado o não fornecimento de equipamento de proteção individual para os empregados, precariedade das instalações elétricas e risco de contato acidental com a picadeira.

“A administração da propriedade decidiu não contestar nem judicial nem administrativamente as autuações, embora houvesse fundamentos jurídicos e fáticos para fazê-lo. A propriedade jamais incorreu em reincidência e, portanto, não sofreu nenhuma autuação trabalhista desde 2009, nem ações judiciais trabalhistas", declarou o Ministério do Trabalho, em comunicado oficial.



Janaína não deve ser a vice de Bolsonaro
Autor
Adriano Roberto

Janaína não deve ser a vice de Bolsonaro

Da Veja - Jair Bolsonaro acredita que vai ter de buscar um Plano D para seu vice na chapa presidencial. Depois de não conseguir acertar com o senador Magno Malta (PR-ES) e com o general Augusto Heleno (PRP), o pré-candidato à Presidência enxerga grandes chances de a advogada Janaina Paschoal (PSL) não aceitar o convite para ingressar na chapa presidencial.

Bolsonaro acredita que Janaina decidirá pela candidatura a deputada estadual por São Paulo. “A minha opinião é que, por questão familiar, ela deve ser candidata a deputada estadual, que sempre foi a primeira opção dela”, disse Bolsonaro a VEJA na noite desta segunda-feira.

Ainda assim, o deputado minimiza a situação de isolamento até aqui. “A gente vai ficar com quatro vices. Todo mundo que já foi cogitado ser vice nosso continua do nosso lado”, afirmou ele.

Apesar de Bolsonaro dizer que a família seria a principal razão para Janaina recusar o convite, a postura da advogada tem causado mal-estar entre os apoiadores mais puristas de Bolsonaro. Eles desaprovaram o convite a Janaina, dentre outras coisas, porque ela não adere totalmente ao ideário do candidato (a advogada é contra a redução da maioridade penal, por exemplo). O discurso dela na convenção, cujo tom foi de reprimenda ao “pensamento único”, não contribuiu para aumentar a simpatia a ela no grupo pró-Bolsonaro.

Influente na campanha de Bolsonaro e nome popular em movimentos conservadores, o filósofo Olavo de Carvalho disse nesta segunda-feira que Janaina não pode ser vice “nem de clube de futebol”. Para Olavo, Janaina “vendeu (ou deu de graça) o movimento popular de 2015 aos tucanos” e agora “quer fazer o mesmo com a candidatura Bolsonaro”.

Janaina foi coautora do pedido de impeachment que derrubou Dilma Rousseff, em 2015, ao lado do jurista (e ex-petista) Hélio Bicudo.



Começa o Festival de Inverno de Triunfo com a 60ª Festa dos Estudantes
Autor
Adriano Roberto

Começa o Festival de Inverno de Triunfo com a 60ª Festa dos Estudantes

Neste sábado, dia 21 de julho Triunfo inicia a sua 60ª Festa dos Estudantes o seu festival de inverno que integrava o antigo circuito do frio criado no governo Jarbas ainda na década de 90.

O evento é realizado porém desde a década de 60 pelos estudantes Triunfenses que estudavam na capital e realizavam campanha de arrecadação de garrafas para custear as despesas da festa. Mais recentemente teve continuidade no governo Eduardo Campos através do projeto Pernambuco nação cultural, depois passou a ser realizado pela Prefeitura com apoio da FUNDARPE, toda a sua história será mostrada em exposição durante o evento no centro cultural Pe. ibiapina.

Em 2017 o festival foi revigorado pelo prefeito João Batista (PR) e será iniciado na sua versão 2018 com a Banda Biquíni Cavadão as 23 hrs. Atrações como Saia Rodada ( dia 26), Mundo livre SA (27), Adilson Ramos e o rap Projota no encerramento (dia 27), comprovam que a festa é diferente do padrão regional, agradando todos os públicos.

Outro diferencial é a valorização dos artistas Triunfenses, que se apresentam diariamente, em função de lei de incentivo sancionada por Batista, e, não deixam a desejar, a exemplo do radiola Serra Alta de Triunfo com a vocalista Jessica Caetano, com passagem recente por Londres e Rio de Janeiro. Um bom programa a conferir.



Marcha Lula Livre, Lula Inocente chega ao Recife nesta sexta-feira (20)
Autor
Adriano Roberto

Marcha Lula Livre, Lula Inocente chega ao Recife nesta sexta-feira (20)

A “Marcha Lula Livre, Lula Inocente”, vai ser encerrada na tarde desta sexta-feira (20), com ato politico na Praça da Democracia, no bairro do Derby/Recife. A Marcha, em defesa da liberdade de Lula e da democracia, é uma iniciativa do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Frente Brasil Popular, com apoio da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE). 

Até sexta-feira (20), a Marcha que teve início na última segunda-feira (16), no Marco Zero de Caruaru, Agreste pernambucano, já passou pelos municípios de Pombos, Vitória de Santo Antão, Bonança e Moreno, onde foram realizadas manifestações. No Dia 20, na chegada em Recife, os movimentos sociais farão um grande ato Lula Livre, Lula Inocente.

O presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, destacou a importância de ocupar as ruas no próximo período, com atividades que devem se estender até agosto.  “O movimento sindical e social precisa unir forças para ocupar as ruas e construir um grande dia de mobilização em 10 de agosto, quando iremos dizer um basta de desemprego, de reforma da Previdência, de reforma trabalhista, da sanha política e entreguista que estão sendo cometidas por este governo golpista de Temer", enfatizou.

O dia 10 de agosto será um Dia Nacional de Luta, com atos e paralisações em todo país, organizados pela CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT. A mobilização pedirá a criação de programas e ações imediatas para enfrentar o desemprego e o subemprego crescentes, a renovação da política de valorização do salário mínimo e a revogação dos retrocessos apontados pelos trabalhadores da "reforma" trabalhista.

Para 15 de agosto, está prevista mobilização em Brasília para marcar o dia do registro da candidatura de Lula à Presidência da República.



Sebastião Oliveira anuncia fim das restrições ao Aeroporto Internacional do Recife
Autor
Adriano Roberto

Sebastião Oliveira anuncia fim das restrições ao Aeroporto Internacional do Recife

O Aeroporto Internacional do Recife está liberado para receber novos voos. Quem dá esta boa notícia é deputado federal Sebastião Oliveira (PR), que participou, na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília, da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que libera o equipamento para continuar ampliando a sua quantidade de operações. 

O documento foi assinado por Antônio Claret, e  José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz, presidente da Infraero e diretor-presidente da Anac, respectivamente. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, fez questão de participar da reunião.

De acordo com Sebastião Oliveira, a medida que impedia novas conexões resultava em perdas incalculáveis para a comunidade aeroportuária e para Pernambuco. “Trabalhamos incansavelmente para sensibilizar a Infraero assinar o TAC. Nosso Estado vai continuar se destacando na rota da aviação aérea nacional e internacional. Tranquilizo toda a população que continuaremos aumentando o número de voos, permitindo que a aviação comercial contribua para o desenvolvimento da economia de Pernambuco”, ressaltou Sebastião Oliveira.

Sebastião Oliveira cita o exemplo da companhia aérea Azul, maior operadoras de voos no Recife,  que estava limitada a realizar 40 operações diárias, quando em dias mais movimentados, esse número pode chegar a 60.  “O Governo de Pernambuco trabalhou forte para trazer o Hub da Azul, inclusive na questão dos incentivos fiscais. Era nosso dever brigar para resolver esta situação o mais rápido possível”, frisou Sebastião Oliveira.