Blog do Adriano Roberto


Ministra Tereza Cristina vem a Petrolina conhecer nossas uvas
Autor
Adriano Roberto

Ministra Tereza Cristina vem a Petrolina conhecer nossas uvas

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, confirmou presença no Workshop ‘Novas Variedades de Uva’, que será realizado em Petrolina (PE), nesta segunda-feira (15). O encontro, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com a Codevasf, Valexport, grupo Labrunier e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI), começa às 18h, no auditório da Fundação Nilo Coelho.

Além da ministra, são esperados produtores, técnicos, empresários, autoridades e estudantes. Com entrada gratuita, o workshop apresentará os resultados de anos de pesquisa que viabilizou o surgimento de novas variedades de uvas, a exemplo da ‘Vitória’ brasileira e as Sweet Celebration, Timco, Sweet Sapphire, Sweet Globe, Sugar Crysp e Jack’s Salute. Atualmente, todas acessíveis aos fruticultores do Vale do São Francisco.

No evento, Tereza Cristina deve falar sobre as ações do MAPA para os próximos anos e as perspectivas do Brasil para os mercados interno e externo, em relação às exportações de frutas. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, será uma excelente oportunidade de diálogo e apresentação dos “anseios” da categoria.

“Esse projeto de aprimoramento e desenvolvimento de novas espécimes de uva surgiu da necessidade imperativa de nós, produtores, renovarmos o plantel de variedades de uvas de mesa no Vale do São Francisco, em substituição às antigas, sem sementes. Isso ocorreu para que continuássemos competitivos diante de um mercado global cada vez mais fechado. A presença da ministra vai servir, por tanto, para discutir como o governo poderá contribuir nessa questão”, ressaltou Lira.

Novas variedades

Iniciado em 2010, o projeto de criação de novas variedades de uvas de mesa foi liderado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI) e fazenda Brasiluvas Agricula, do grupo Labrunier. 

No processo, realizaram testes em 115 novas variedades, numa área de 3,99 hectares, para verificar suas adaptações às condições da região; dessas, 25 variedades foram selecionadas para o plantio em escala comercial. Durante a iniciativa, os pesquisadores buscaram apresentar espécimes com tolerância à chuva, resistência às pragas, novos sabores e formatos exóticos.



Polícia Federal convoca aprovados para matrícula no curso de formação
Autor
Adriano Roberto

Polícia Federal convoca aprovados para matrícula no curso de formação

A Polícia Federal (PF), por meio de edital no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, divulgou o resultado final na perícia médica dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência, a convocação para a avaliação de títulos (somente para os cargos de delegado de polícia federal e perito criminal federal) e a convocação para o envio dos documentos necessários à matrícula no curso de formação profissional (CFP), para todos os cargos. 

Os candidatos convocados para a avaliação de títulos disporão dos dias 15 e 16 de abril, das 8h às 12 horas e das 14h às 18h (horário local), para a entrega da documentação em locais físicos apontados no edital de convocação (a partir da página 26). 

Já para efetuar a matrícula no curso de formação, os documentos necessários devem ser enviados por meio de upload, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/pf_18, das 9h de 12 de abril às 18h de 17 de abril. Na mesma página, as respostas aos recursos interpostos contra o resultado provisório na avaliação psicológica e contra o resultado provisório na perícia médica dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência estarão à disposição dos a partir da data provável de 17 de abril. 

O edital com o resultado provisório na avaliação de títulos deverá ser divulgado em 23 de abril e o edital com a relação provisória dos candidatos que enviaram a documentação necessária para matrícula no CFP será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na Internet em 22 de maio. 

Estão em jogo 500 vagas, sendo 150 são para delegado, 60 para perito criminal, 180 agente, 80 para escrivão e 30 para papiloscopista. Os salários iniciais vão de R$ 11.983,26 e R$ 22.672,48, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

De acordo com o Cebraspe, 147.744 candidatos se inscreveram no concurso da Polícia Federal. O cargo com o maior número de inscritos foi o de agente de polícia, com 92.671 cadastros, seguido pelo cargo de delegado, com 17.816 participações.

As lotações serão para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em unidades de fronteira. 
 
Confira aqui o edital completo.  

Mais convocações para a PF 
Nesta semana, dDurante participação de solenidade para marcar os 100 primeiros dias de governo, no Palácio do Planalto, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que vai convocar 1.000 candidatos aprovados no concurso da Polícia Federal, de 2018, para compor o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. 

Segundo informação atualizada da Casa Civil ao site de Concursos, esse número deve aumentar: “deverão ser nomeados 600 aprovados num primeiro momento, e outros 600 em janeiro de 2020.” 



Chuva faz Governo PE mostrar estrutura precária da saúde
Autor
Adriano Roberto

Chuva faz Governo PE mostrar estrutura precária da saúde

Basta uma chuva um pouco mais forte e os funcionários do Hospital da Restauração já paralisam o serviço pra registrar os estragos que a água faz dentro local.

O blog recebeu vídeo da enchorrada, mandado pelos próprios funcionários, acompanhado da denúncia de que além de conviver com a falta de estrutura, ainda estão há 12 anos sem reajuste salarial. 

O trabalho dessas pessoas no HR é heroico e o Governo não está nem aí pra elas. Isso me leva a refletir e me perguntar, como essas pessoas elegeram esse governo novamente? E no primeiro turno? Veja o vídeo abaixo:

 



Antonio Souza leva ao governador pleito para asfaltar via de Araripina a Salitre no CE
Autor
Adriano Roberto

Antonio Souza leva ao governador pleito para asfaltar via de Araripina a Salitre no CE

Acompanhado do deputado João Paulo, ontem estivemos com o Governador de Pernambuco Paulo Câmara,  onde descutimos ações e projetos  que irão impactar positivamente no desenvolvimento econômico do nosso Estado.  

Aproveitamos para entregar em suas mãos,  o pleito do projeto para o asfaltamento da estrada que liga Araripina ao Salitre - CE



Paulo Câmara veta ida delegada e provoca mal estar com Moro
Autor
Adriano Roberto

Paulo Câmara veta ida delegada e provoca mal estar com Moro

Por Ricardo Antunes, em Brasília

O mistério acabou, mas a novela não. Depois de ter sido "desalojada" da antiga Decasp sendo jogada em um setor com menos repercussão, a delegada Patrícia Domingos recebeu uma má notícia: O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), vetou a cessão da delegada para o Ministério da Justiça onde ela ia trabalhar ao lado do ex-juiz Sérgio Moro.

Ao vetar a ida da delegada para Brasília, o governador arrumou uma "saia justa" com o ministro que deixou claro ao seus interlocutores que recebeu com "surpresa" o comunicado do governo de Pernambuco.

Para piorar ainda mais a situação, o ministro da Justiça foi comunicado apenas por um telefonema da parte de um servidor da secretaria de Justiça. "Realmente ninguém entendeu nada", disse ao blog um assessor do ministro.

Vetada por Paulo Câmara (PSB), a delegada Patrícia Domingos não irá mais para Brasília.
Depois da polêmica extinção da Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração Pública da Capital (Decasp), aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em outubro do ano passado, Patrícia foi transferida para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ao receber o convite no mês passado, a delegada se disse honrada por ter sido lembrada.

“O convite me deixou muito feliz. Fui convidada para participar trabalhando dentro da Diretoria de Políticas Públicas de Segurança. Acredito que tenho uma bagagem para contribuir nas políticas de combate à corrupção”, afirma.

Na ocasião do convite, ela falou sobre a importância do trabalho desempenhado pelo órgão. “Em relação à questão das políticas públicas, elas abordam também outros crimes, como o tráfico de entorpecentes, que hoje é a causa da maioria dos homicídios”, disse ela

"Estou arrasada. Isso é uma perseguição", desabafou Patrícia, a um interlocutor, ao ver outro dos seus sonhos interrompido. O argumento usado pelo Governo de Pernambuco foi de que o estado teria extrapolado a cota de servidores que podem ser cedidos a União.

A delegada se a acha perseguida pelo grupo do PSB, já que sua atuação de desbaratar "diversas quadrilhas" criminosas terminou por desagradar vários interesses políticos.

Não é a toa que o nome de Patrícia Domingos tem sido lembrado para ser candidata a prefeitura do Recife em 2020 na sucessão de Geraldo Júlio (PSB).



Semana Santa 2019 - Detran realiza ações de trânsito em Nova Jerusalém
Autor
Adriano Roberto

Semana Santa 2019 - Detran realiza ações de trânsito em Nova Jerusalém

Começa amanhã (12) e vai até 20 de abril, quando é encerrado o feriadão da Semana Santa, as ações do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco -  DETRAN-PE, em parceria com o Departamento de
Estrada e Rodagem - DER, e Polícia Rodoviária Federal – PRF, quando estarão realizando ações no município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco onde acontece a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Devido ao evento, a cidade, as BRs e PEs do entorno recebem grande fluxo de veículos de todas as regiões do estado e país.

Durante o período, das 15h às 19h, agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, Trânsito Seguro – OTS, e Lei Seca – OLS, acompanhados de técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito, estarão realizando blitz’s educativas, quando serão abordados motoristas, motociclistas, além dos condutores de ônibus de turismo, que receberão orientações sobre os principais cuidados para evitar acidentes, serão distribuídos folders educativos e bafômetros descartáveis.

Técnicos da educação irão abordar os motoristas dos ônibus e carros que ficam estacionados próximo ao Teatro, distribuindo também os materiais educativos produzidos pelo Órgão. Os bares da localidade serão ainda outro ponto de ação, onde o público será conscientizado a respeito do perigo da mistura do álcool e direção e receberão bafômetros descartáveis.

Já os agentes de trânsito da ORF, OTS e OLS estarão, ao longo da Rodovia que dá acesso ao maior teatro ao ar livre do mundo, realizando teste de alcoolemia, serão designados para a ação, 5 viaturas, entre motos e carros, 10 agentes, além de um guincho com um carro que sofreu sinistro, chamando a atenção dos motoristas sobre a mistura fatal de álcool e direção.

De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, por determinação do governador Paulo Câmara, o órgão vem investindo na educação de trânsito e atuando de forma preventiva. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente no período de festividades e feriados, atuando com ações de educação de trânsito e operações de fiscalização”, destaca.



TCE suspende licitação para obras em prédios públicos de Jaboatão
Autor
Adriano Roberto

TCE suspende licitação para obras em prédios públicos de Jaboatão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a validade, nesta quinta-feira (11), de uma ata de registro de preços da Prefeitura de Jaboatão, para “fornecimento de material e execução dos serviços de manutenção nos prédios públicos”. 

A decisão, da relatora Teresa Duere, foi expedida após pedido do procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). 

O órgão recebeu uma denúncia de cidadão, afirmando que a ata de registro de preços estava sendo usada, supostamente, segundo o denunciante, como um contrato "guarda-chuva" para obras em escolas municipais de Jaboatão e também reformas em outras três cidades do Estado.

Segundo o denunciante, outros órgãos públicos estariam usando de um procedimento chamado "carona", para ampliar o objeto da ata de registro de preços. Só na Prefeitura de Jaboatão, segundo o Núcleo de Engenharia do TCE, já teriam sido gastos 17 milhões no contrato. 

"A princípio, os serviços que vem sendo executados, não são de manutenção simples em prédios públicos, até pelo enorme volume financeiro contratado", disse Teresa Duere, na decisão. 

Segundo o MPCO, apenas na Prefeitura de Jaboatão, os gastos com obras poderiam chegar a 82 milhões, caso fossem prorrogados os atuais contratos e feitos novos termos aditivos. 

"Os contratos estão em execução, segundo o corpo da denúncia, até agora foram gastos 17 milhões, mas os termos do contrato permitem aditivos e prorrogações, que elevariam os gastos, apenas na Prefeitura de Jaboatão para cerca de 82 milhões", disse o procurador. 

Outro ponto criticado no parecer do MPCO é que os contratos não estariam no Portal da Transparência do Município, apesar de assinados em 2018, segundo o MPCO. 

Na cautelar, Teresa Duere determinou a suspensão "com efeitos ex nunc, da validade da ata de registro de preços do Processo Licitatório 260/2017, Concorrência 201/2017, até nova deliberação do Tribunal de Contas". 

A relatora também determinou que o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), prestasse informações sobre oito contratos realizados com a mesma empresa vencedora da licitação.

O prefeito Anderson Ferreira terá o prazo de dez dias para apresentar defesa perante o TCE. 

Após a análise da defesa pelos auditores de engenharia, o processo de medida cautelar irá para julgamento, na Primeira Câmara do TCE, quando será analisado por três conselheiros.



João Antonio do Hospam, o homem das pautas positivas em Serra Talhada e o Alô Diretor
Autor
Adriano Roberto

João Antonio do Hospam, o homem das pautas positivas em Serra Talhada e o Alô Diretor

Numa atitude sem precedentes, o diretor do Hospital Estadual Agamenon Magalhães, o Hospam de Serra Talhada, João Antonio, anunciou o - Alô Diretor. Um canal direto de denúncias, sugestões e elogios, disponível para a população.

João vem se destacando na gestão do Hospam, em Serra, não só pelo atendimento humanizado, mas também pela administração financeira e aplicação das verbas destinadas ao hospital, que já conta com vários equipamentos novos de ponta.

Quem quiser entrar em contato no Alô Diretor ligue: (87) 9 9911-9601. 

“Lembrar a população que temos agora um canal direto de acesso população para com direção do hospital, o Alô Diretor para enviar críticas, elogios e sugestões, que funciona no número 9 9911-9601”, destacou João Antônio. Com informações do Farol de Notícias.



Atacadao e varejão de Paulo Câmara vai levar dinheiro azul e branco para MG, dizem comerciantes de PE
Autor
Adriano Roberto

Atacadao e varejão de Paulo Câmara vai levar dinheiro azul e branco para MG, dizem comerciantes de PE

A rede de atacarejo anunciada como boa notícia para Pernambuco, preocupou os associados do atacado e do varejo do Estado. A ASPA - Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, se reúne nesta quinta (11) para avaliar os graves prejuízos que esse projeto, divulgado como um benefício pra PE, possa trazer aos comerciantes que estão estabelecidos há anos, sob duras taxações aqui.

"O que foi anunciado como um benefício na criação do emprego e na economia do Estado, na verdade, vai enfraquecer os nossos comerciantes aqui e beneficiar os mineiros que detém o comando das empresas a serem instaladas." Afirma o diretor da Aspa, José Luiz Torres. 

“Claro que eles vão levar o nosso dinheiro azul e branco daqui para Minas Gerais, onde tem a sede dos estabelecimentos. Depois estaremos sofrendo um grande baque nas administrações dos atacadistas e varejistas daqui." Esclarece Torres

O novo - Atacado e Varejo - marca recém-criada pelos grupos varejistas de origem mineira SFA e Super Cidades, revelam que aportarão R$ 500 milhões, nos próximos quatro anos, na abertura de 15 a 20 lojas em solo pernambucano. A expectativa é a de gerar 1,5 mil empregos diretos e outros 3 mil postos indiretos somente em 2019.

Para os atacadistas e varejistas pernambucanos aí está um grande engano que será discutido hoje na sede da ASPA, no Pina. No programa Ponto de Vista, que apresento na Agência PE de Rádio, desta sexta, (12) agendamos uma entrevista com o diretor da ASPA para conferir os resultados desta reunião.



Fernandha emite nota ao blog sobre demissão do presidente do DER
Autor
Adriano Roberto

Fernandha emite nota ao blog sobre demissão do presidente do DER

NOTA- A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco esclarece que é falsa a informação que o ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Bruno Cabral, foi sumariamente demitido. A exoneração ocorreu a pedido, por motivos pessoais.

Fernandha Batista

O Blog responde:

Com todo respeito a secretária, mas diante da atual gestão estadual, e como este jornalista tem profundo conhecimento de como ocorreu a nomeação e demissão do referido presidente, prefiro acreditar nas minhas fontes e mantenho minhas informações.

 



A fake news do DataFolha contra Moro
Autor
Adriano Roberto

A fake news do DataFolha contra Moro

O Datafolha diz que a maioria dos brasileiros é contra pontos-chave do pacote anticrime de Sergio Moro.

Por exemplo: 64% dos brasileiros consideram que a posse de armas deve ser proibida, 72% consideram que a sociedade não fica mais segura com pessoas armadas, 79% consideram que mortes efetuadas por policiais devem ser investigadas.

Curiosamente, nenhum desses pontos faz parte do pacote anticrime. Informações do Antagonista.



Sebastião emplaca desconto na energia para produtores rurais em Comissão da Câmara
Autor
Adriano Roberto

Sebastião emplaca desconto na energia para produtores rurais em Comissão da Câmara

Comissão de Minas e Energia aprovou projeto do Deputado Sebastiao oliveira , que traz de volta os descontos na energia elétrica dos moradores das áreas rurais.

Segundo o deputado, não é justo que os produtores rurais, que tanto precisam de incentivo para trabalhar, percam um subsidio tão importante. Os irrigantes, por exemplo, tinham até 90% de desconto na conta de luz e pelo decreto do antigo governo, perderiam graduadamente o auxílio.

O ex-presidente Michel Temer havia extinguido os descontos e o Presidente Bolsonaro tinha se comprometido a revogar o decreto de Temer, o que acabou não acontecendo.

O parlamentar  já prepara inclusive, um requerimento de urgência para a matéria tramitar de forma mais célere  e seguir direto para plenário. Segundo ele, é inadmissível que os mais humildes e que tanto lutam para produzir e sustentar a economia do Brasil, paguem uma conta tão alta, enquanto os mais ricos sao premiados com subvenções econômicas.