Com o objetivo de incentivar os pequenos agricultores a produzir de cafés especias, o Kaffe Torrefação e Treinamento, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Triunfo realizam nos próximos dias 18 e 19 de outubro de 2018, o I Seminário do Café de Triunfo – PE.
A cidade já foi uma grande produtora de café do país, no início do século passado devido ao potencial geológico e climático da região.
Neste evento, que tem o apoio do Sebrae, Sesc e ACMT (Associação Comercial do Município de Triunfo), os agricultores, comerciantes e população local poderão compreender que o café de qualidade, é uma bebida muito valorizada e apreciada no Brasil e no mundo.
O mercado de cafés especiais cresceu mais de 10% no ano passado, em plena crise econômica. A valorização do produtor e o estreitamento da cadeia produtiva do café, faz parte do movimento mundial chamado 3 Onda do Café, iniciado há mais de uma década.
A programação do evento, inteiramente gratuito, está dividida da seguinte forma:
Dia 18/10, no auditório do Sesc, das 8 às 9:30h, haverá o credenciamento dos participantes e degustação de cafés especias de Triunfo. Das 10 às 12h, ocorrerá uma mesa redonda com os convidados para apresentar o Mercado de Cafés Especiais. No período da tarde, das 13 às 16:30h, haverão quatro oficinas direcionadas os agricultores e o público presente.
Dia 19/10, na Praça Carolino Campos, junto com a Feira de Agricultura Familiar de Triunfo, ocorrerá o Café na Praça, com distribuição gratuita da café para a população da cidade. Na parte da tarde, a partir das 13h, haverá uma visita a dois sítios que trabalham com cafés selecionados.
A programação das oficinas está distribuída desta maneira:
Sala 1
Das 13 as 14:30h
Agricultura familiar como modelo de negócio – Douglas Vieira (Produtor do Sítio Cordilheiras do Caparaó do Espírito Santo)
Das 15 as 16:30h
Café é processo – Emerson Freitas (Classificador de Café: Q-Grader / Coffee Hunter e Mestre de Torra)
Sala 2
Das 13 as 14:30h
Café: A estrela dos campeonatos – Thiago Sabino (Barista Campeão Brasileiro em 2018)
Das 15 as 16:30h
Café de qualidade. Em casa e no seu negócio. – Lidiane Santos (Eleita Melhor Barista do Brasil em 2017)
Esse trabalho, foi iniciado em 2016 com oficinas de capacitação promovidas pelo Kaffe, mostrando os benefícios sociais, ambientais e econômicos para produtores da região.
Em agosto de 2017, durante a Agrinordeste, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, a torrefação lançou o primeiro fruto deste trabalho. Um café sombreado da variedade Typica, da produtora Edna Nairã, do Sítio Peri-Peri. Foi uma pequena quantidade, mas o suficiente para despertar o interesse pelo grão.
Atualmente, o Kaffe trabalha em parceria com o agricultor Adaildo Carvalho, do Sítio Lagoa dos Marianos. Foram obtidos quase 120 quilos de cafés selecionados e secados em terreiro suspenso.
A Secretaria de Agricultura também realizou um trabalho com o produtor Adjaci Alves de Queiroz, do Sítio Santa Maria, que produziu aproximadamente 50 kg de café de excelente qualidade
“Regina Duarte teve grande coragem, rompeu esse consenso e estabeleceu um diálogo. Há outros grandes nomes de atores e atrizes de cinema e teatro que apoiam mas estão com medo de retaliação. Não posso falar seus nomes. E isso é lamentável, reitera nesses ambientes homogêneos que só se comunicam pelo embate aquele princípio sartriano, em que o inferno são os outros.
Intolerância é sempre o que o outro faz. Há exemplos disso nos dois lados. Eu sigo otimista, acho que o bom senso tende a prevalecer. Sim, nós temos de um lado uma grande incógnita, porque o candidato Bolsonaro e sua equipe têm pouca familiaridade com o setor cultural. E há do outro lado também questões muito preocupantes. Eu gasto metade do meu tempo e da minha equipe resolvendo problemas herdados das gestões do PT.
Eles tiveram alguns méritos, acrescentaram coisas importantes ao repertório da Cultura, mas foram extremamente desastrosos com relação à gestão, produzindo prejuízos imensos ao erário. Não é possível aceitarmos que tenham sido acumuladas 25 mil prestações de contas sem análise no caso da Lei Rouanet, por exemplo.
E eu conheço outros artistas e produtores que não se manifestaram ainda mas criaram pontes com a campanha do Bolsonaro. Eu acho esse movimento positivo para despertar interesse do candidato na área. O presidente tem que dialogar com todos os setores da sociedade.”
Do Blog do Nill Junior - O repórter Gilson Queiroz, da Vilabella FM, acusou o vereador de Serra Talhada e Presidente do Serrano, André Maio. Ele cobria em Afogados da Ingazeira o jogo entre o Serrano e o Ibis, pelas oitavas de final do Pernambucano da Série A2, quando teria sido atacado verbalmente por André segundo seu próprio relato ao repórter Marconi Pereira, da Rádio Pajeú. O jogo terminou 1×1.
“Eu fazia meu trabalho com a equipe da Vilabella FM e buscava a escalação, já que a equipe do íbis educadamente me repassou o material. Fui informado de que a listagem estava com André Maio. Ele me disse que não passaria a escalação. Pedi para que estampasse em setor visível, como é a norma. Aí ele partiu pra cima de mim usando palavras de baixo calão, me ofendeu bastante e partiu pra cima como se quisesse me agredir”.
“Fui mal tratado e desmerecido pelo Presidente que inclusive é vereador na Bancada do Governo Luciano Duque. É triste, lamentável uma situação dessas”.
Gilson disse que ao ouvir palavras ofensivas não baixou a guarda e foi contido pela turma do deixa disso. “Não dá pra citar as palavras que ele usou. E é porque se diz evangélico. Aquilo me chocou e eu fui retirado por pessoas dele mesmo dizendo que eu tinha razão, mas que evitasse. Ele se armou de pulsos para me agredir. Jamais levei uma tapa na cara nem vou levar de homem nenhum”.
O repórter afirmou que André vinha sendo criticado pela condução do Serrano, que estava eliminado e só participou das oitavas por uma punição ao 1º de Maio, proibiu a participação de toda a imprensa de Serra Talhada para cobrir a preparação de um jogo em Petrolina. “A Globo ele deixou entrar”, reclamou Gilson Queiroz.
André maio negou as acusações. “Entreguei a escalação ao Delegado da partida. Infelizmente uma parte da imprensa de Serra Talhada torce contra o Serrano. Assumimos o Serrano quebrado, endividado. Algumas pessoas por parte da imprensa, acho que por politica, vem perseguindo a gente”, reclamou.
Quanto ao episódio, disse que entregou a escalação e cópias ao delegado do jogo. “Alguns tratam o Serrano como adversário. Estamos tirando jovens das drogas, ajudando famílias carentes. Não tenho como dar dinheiro pra falar bem de ninguém. Depois que eu entreguei, passei pra lá passei pra cá, ninguém me pediu. “Depois ele me pediu a via. Já tinha entregue todas as vias ao Delegado da partida. Se passei e eles não falaram comigo não sei porque. Teria entregado sem nenhum problema”.
Os médicos vinculados à Prefeitura do Recife, em greve por tempo indeterminado, desde o dia 21/09 realizam nesta quinta-feira (18/10), um ato pelo Dia do Médico, às 08h30, no Conselho Regional de Medicina (Cremepe), no bairro do Espinheiro.
Os profissionais vão denunciar às precárias condições de trabalho e de atendimento nos postos de saúde, policlínicas, maternidades e Centro de Assistência Psicossocial (CAPs), vistoriados pelas entidades médicas. Além disso, os profissionais vão solicitar providências em relação às necessidades e serviços de assistência à população.
Os médicos reclamam que as reivindicações da categoria estão sendo tratadas com descaso pela Prefeitura, o que mostra o descompromisso completo, com a saúde da população. Os profissionais lutam pelo cumprimento integral do Termo de Compromisso, firmado, com a Prefeitura do Recife, em janeiro passado.
O documento sinaliza por ações de melhoria nas áreas de segurança das unidades de saúde, nas estruturas físicas, que estão precárias; recomposição das escalas médicas, melhorias no abastecimento de medicamentos, principalmente na saúde mental, e equiparação salarial ao praticado pelo governo estadual.
Naturalmente e ignorando qualquer esquema de segurança o candidato a presidente, Jair Bolsonaro PSL parou hoje numa blitz policial na Mangueira, subúrbio do Rio de Janeiro para tirar selfies com os policiais. Motoristas que passavam o local aproveitaram pra tirar fotos também. Veja no vídeo abaixo:
A primeira pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas – Empiricus para o segundo turno, publicada nesta quarta-feira (17) em parceria com a Crusoé, revela que Jair Bolsonaro (PSL) tem 60,9% das intenções de votos (válidos – que excluem os brancos e indecisos) para a disputa com Fernando Haddad (PT), que fica com 30,1% em todo Brasil.
Levantamento feito no Estado do Rio de Janeiro, divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta quarta-feira (17), mostra o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência
da República, com 70,8% das intenções de votos válidos, contra 29,2% do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).
Haddad e Bolsonaro disputam o segundo turno da corrida presidencial no próximo dia 28 de outubro.
Considerando as intenções de votos totais, Bolsonaro tem 60,1% da preferência do eleitorado fluminense, contra 24,8% de Haddad. Votos brancos e nulos somam 10,3%, enquanto 4,8% não souberam responder.
No primeiro turno das eleições presidenciais, Bolsonaro foi o candidato que obteve a maioria dos votos — 49.276.990, o que corresponde a 46,03% do eleitorado. Haddad obteve 29,28% dos votos, total de 31.342.005. Os dados foram constatados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
No Rio, o capitão da reserva alcançou 59,79% dos votos; Ciro Gomes, candidato pelo PDT, ficou em segundo lugar com 15,22%; e Haddad apareceu em terceiro lugar com 14,69%.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.860 pessoas, em 44 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,5%, e a pesquisa tem nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00671/2018.
O indiciamento do presidente da República pela Polícia Federal no grotesco episódio do decreto da concessão do porto de Santos beneficiando duas empresas que fizeram doações generosas a ele e ao MDB mata a Nação de vergonha e deixa sem argumentos quem acusou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de abuso de autoridade no caso.
Embora tenha oscilado um ponto para cima na pesquisa Ibope sobre sua popularidade, o politico profissional Michel Temer cobre sua trajetória pública com o opróbrio, que se completa com a atuação ostensivamente incompetente de seu Ministério Extraordinário da Segurança Pública, incapaz de dar respostas satisfatórias em casos de relevante importância como o atentado contra Bolsonaro e a execução de Marielle Franco e Anderson Gomes. Quantos vexames!
Depois de sair do controle em um ato pró Haddad e protagonizar uma das mais exóticas cenas da campanha eleitoral, Cid Gomes luta para que suas imagens não sejam utilizadas por Jair Bolsonaro.
Ele entrou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo para que se proíba o uso de sua fala na propaganda do candidato de extrema direita.
O blog BR18 explica a situação: "Cid Gomes pode não estar plenamente satisfeito em apoiar o PT na eleição presidencial. Mas isso não quer dizer que o irmão de Ciro Gomes planeja servir como munição para Jair Bolsonaro (PSL) atacar Fernando Haddad.
O pedetista entrou na noite desta terça-feira, 16, com uma representação no TSE pedindo para que a campanha do ex-capitão não possa utilizar o vídeo onde Cid faz duras críticas ao PT O caso está nas mãos do juiz auxiliar Luis Felipe Salomão".
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), reeleito no pleito realizado no dia 15 de dezembro de 2017, engenheiro civil Evandro Alencar, retoma, após período de licenciamento, as atividades à frente do Crea-PE nesta quarta-feira, 17/10, na Reunião Plenária Extraordinária nº 1.854.
Evandro Alencar, reconduzido à presidência do Crea-PE, pelo voto direto, concluirá o seu segundo mandato em dezembro de 2020.
Candidato ao cargo de Deputado Federal em Pernambuco pelo PRTB, Evandro Alencar obteve 9.112 votos (0,21% dos votos válidos) mas não foi eleito nas Eleições 2018.
A Polícia Federal concluiu o inquérito que investigava Michel Temer e o grupo político dele sobre o recebimento de propina em troca de benefícios a empresas do setor portuário e indiciou o presidente e a filha Maristela por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
De acordo com o jornal “O Globo”, outras 10 pessoas também foram indiciadas.
O relatório final aponta que o presidente usou empresas de João Baptista Lima, coronel reformado da PM e amigo de longa data do presidente, para receber dinheiro indevido da companhia Rodrimar.
A empresa Libra, que assim como a Rodrimar também é concessionária de áreas do porto de Santos, também foi apontada no documento da PF por cometer crimes em pagamentos.
Ainda segundo informações de “O Globo”, o relatório da Polícia Federal foi enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (17), prazo máximo estabelecido pelo ministro Luís Roberto Barroso.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também receberá o relatório e decidirá se oferece denúncia contra Temer. A PF já solicitou o bloqueio de bens de Temer e dos demais envolvidos e pediu a prisão prisão preventiva do coronel Lima, seu sócio Carlos Alberto Costa, sua mulher Maria Rita e o contador Almir Martins Ferreira, todos indiciados.
Vale lembrar que o presidente já havia sido denunciado outras duas vezes por Rodrigo Janot, antecessor de Dodge, em casos que envolveram a delação do grupo J&F. No entanto, o Congresso barrou a abertura de ação penal.
O presidente Michel Temer ainda não se manifestou sobre o relatório final da investigação, que durou 13 meses.