Blog do Adriano Roberto


Deputado Collins lamenta morte de Feliciano
Autor
Adriano Roberto

Deputado Collins lamenta morte de Feliciano

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Pastor Cleiton Collins, lamenta o falecimento do Pastor e Cantor Gospel Feliciano Amaral. O cantor tinha 97 anos e faleceu neste sábado (7). Natural de Miradouro, em Minas Gerais,   Pastor Feliciano entrou no Guiness Book como o cantor que estava há mais tempo em atividade no mundo.

Pioneiro na gravação de música gospel, tornou-se um dos principais incentivadores dos trabalhos desenvolvidos pelo Pastor Cleiton Collins no combate às drogas. Feliciano era um homem que sempre estava louvando e engrandecendo o nome de Deus.

Em 2016 recebeu o Título de Cidadão Pernambucano, por iniciativa do deputado Pastor Cleiton Collins. Como presidente da Casa, o deputado presta solidariedade aos familiares e pede a Deus que os conforte neste momento de pesar.



Morre aos 97 o cantor gospel Feliciano Amaral
Autor
Adriano Roberto

Morre aos 97 o cantor gospel Feliciano Amaral

Morreu na manhã deste sábado (07), o cantor gospel e pastor Batista, Feliciano Amaral (97). Feliciano estava internado desde meados do mês de Maio, quando foi diagnosticado com um caso grave de pneumonia.

Ainda no início de Julho, a família do pastor anunciou que ele havia sido diagnosticado com infecção generalizada.

Feliciano Amaral nasceu em 1920 e inciou seu ministério em 1945. Seu primeiro disco foi lançado em 1948 e é um dos primeiros registros da música evangélica do País. Ele ainda aparece no Guiness Book como o cantor que esteve em atividade há mais tempo no mundo.

O anúncio foi publicado em sua conta do Facebook:

Às 6:30 de hoje, aos 97 anos, foi promovido à glória o cantor e pastor Feliciano Amaral. Começou as atividades como cantor evangélico em 1948, com a gravação do 1º disco de 78 rpm do catálogo da gravadora Atlas, ligada à Convenção Batista Brasileira. Este é um dos primeiros registros sonoros de música evangélica do País. O cantor Feliciano Amaral, conhecido como “ROUXINOL DO SERTÃO”, após 70 anos de ministério no louvor e adoração, silencia sua melodiosa voz aqui na terra, e entra no repouso dos santos, onde a eternidade o aguarda para o compor o coral dos santos imortais que pelos séculos dos séculos entoarão os cânticos de Sião. Seus olhos se fecham aqui, mas os louvores que alimentaram os famintos de alma, consolaram os abatidos e edificaram a fé inabalável firmada na Palavra de Deus, perpetuam o legado e história deste sacerdote do louvor. 
Deus console os familiares queridos e à todos os amigos e irmãos !

Pela Assembleia de Deus Tradicional no Amazonas/CEADTAM

Pr. Gedeão Menezes.



MP: peça com Jesus trans deve voltar à programação do FIG
Autor
Adriano Roberto

MP: peça com Jesus trans deve voltar à programação do FIG

Do LeiaJá - O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), através da 2º PJ de Defesa da Cidadania, expediu recomendação direcionada ao Governo do Estado e ao Município de Garanhuns, para que a peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu', que traz uma atriz trans no papel de Jesus, seja reinserida na programação do 28º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

O documento, publicado no Diário Oficial do órgão, aponta divergência entre a temática do evento, 'Um Viva a Liberdade', e o caso de censura à manifestação artística.

Além disso, o MPPE ressaltou a liberdade de expressão, tomando como base a Constituição Federal. “É dever do Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, conforme o artigo 127 da Constituição Federal de 1988”, diz parte do documento.

Além da reinclusão da montagem na grade do festival, o MPPE recomenda que a Secretaria de Cultura e a Fundarpe promovam diálogo com os responsáveis pela peça, no prazo de dez dias, e cabendo ao Governo do estado e Prefeitura de Garanhuns a promoção de programas ou projetos nas escolas, faculdades e universidades que reforcem a formação humanista e democrática.

No dia 29 de junho, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), se pronunciou contrário à apresentação de 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' durante o Festival de Inverno. Mesmo com garantias da manutenção da peça no FIG dadas pelo Secretário de Cultura, Marcelino Granja, diante da pressão, o evento foi cancelado.

Diante do imbróglio, um grupo de artistas e produtores culturais iniciaram uma mobilização por meio das redes sociais e financiamento coletivo online, que ultrapassou a meta em menos de 30 horas de campanha. O espetáculo já tem data marcada, dia 28 de julho. Por questões de segurança, não será previamente divulgado o local da apresentação.



Eliseu Padilha é nomeado ministro interino do Trabalho
Autor
Adriano Roberto

Eliseu Padilha é nomeado ministro interino do Trabalho

O ministro Eliseu Padilha (MDB) assumirá interinamente o comando do Ministério do Trabalho com o pedido de exoneração de Helton Yomura. Ele acumulará a função com a chefia da Casa Civil, que já ocupa.

A decisão foi tomada na noite desta quinta (5) pelo presidente Michel Temer, após Yomura comunicar sua demissão. Antes, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciara que partido colocava o cargo à disposição.

Sua nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, ainda ontem.

O Planalto hesitou ao longo de todo o dia sobre o que fazer. Favoreceram um desfecho as dificuldades para reverter com celeridade o afastamento dele no Judiciário. O recurso natural seria à Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, que está em recesso e só volta a se reunir em agosto.

Nesta quinta mesmo, Temer se reuniu com aliados para definir o comando na pasta e, com isso, evitar que o escândalo de venda de registros sindicais se prolongue e afete ainda mais o governo.

"É uma situação que nos entristece, obviamente. O governo deve apresentar sua posição oficial sobre assunto talvez ainda hoje", declarou o chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, pouco antes do anúncio de Padilha, num pronunciamento em que se defendeu das suspeitas.

Irritado, se disse vítima de uma "conspiração asquerosa" por ter feito críticas a órgãos de investigação. Marun cobrou do Congresso a aprovação do projeto de lei que trata do abuso de autoridade. Disse ainda que apresentará na segunda (9) requerimentos nas corregedorias da PF e do MPF para apurar o vazamento de informações sobre seu caso, noticiado pela Folha de S.Paulo.

"Vou apresentar uma queixa crime em relação a este vazamento direcionado, seletivo, canalha, vagabundo, que só tem esse objetivo: que eu passe pelo constrangimento que estou passando."

O ministro negou que tenha qualquer envolvimento com ilícitos apurados pela PF. Disse que houve apenas conversas entre seus assessores e representantes da pasta, o que classificou como "atos de rotina".

Yomura disse à reportagem ter ficado muito surpreso com a investigação e que não há provas de envolvimento em quaisquer crimes. Questionado sobre a afirmação dos investigadores de que, no cargo, ele se reportava a Jefferson e à filha dele, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), respondeu: "Meu tratamento [com eles] é institucional".

O advogado Breno Valadares, da defesa de Yomura, declarou ainda que todas as medidas tomadas pelo ministro "estão em conformidade com a lei e o interesse público".

Segundo ele, seu cliente adotou providências rigorosas no ministério, como a exoneração de servidores sob suspeita e a abertura de sindicâncias e processos administrativos para apurar os casos.

Cristiane Brasil afirmou que matéria da Folha de S.Paulo sobre suas mensagens com Yomura, "assim como as denúncias [da PF], são construídas em cima de retalhos de diálogos, sem apresentar partes importantes, como aquelas nas quais recomenda aos interlocutores que não façam nada de errado, não arredondem bolas quadradas, ajam da maneira mais ética possível e sempre deixem um legado de gestão que honre" o PTB.

Ela comentou que "a criminalização da política, sem a devida fundamentação, e denúncias carentes de provas em nada contribuem para o combate à corrupção".

Em nota assinada por Roberto Jefferson, o PTB reafirmou que apoia as investigações. "Se houve irregularidade na pasta, caberá aos responsáveis responder à Justiça."

"Não participei de qualquer esquema espúrio no Ministério do Trabalho. E acrescento que minha colaboração restringiu-se a apoio político ao governo para que o PTB comandasse a pasta", escreveu.

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) negou ter atuação no Ministério do Trabalho e disse que é normal estarem vistoriando seu gabinete.

"É porque o ministro do Trabalho é do PTB, então estão vistoriando o gabinete de todos os deputados", justificou.

Sobre o mandado de prisão temporária contra um de seus assessores, Jonas Antunes, disse que o auxiliar estava "prestando depoimento porque conhece muito essa área de sindicatos".

A reportagem não localizou representantes de Renato Araújo, Jéssica Mattos, Jonas Antunes, Júlio Bernardes, e Adriano José Lima Bernardo. Com informações da Folhapress.



TCE: Geraldo Júlio tem 90 dias pra despachar a tal Casa de Farinha
Autor
Adriano Roberto

TCE: Geraldo Júlio tem 90 dias pra despachar a tal Casa de Farinha

Na manhã desta quinta-feira (5), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referendou a decisão cautelar que mandou substituir a empresa Casa de Farinha, no prazo de noventa dias, no fornecimento da merenda escolar para a Prefeitura do Recife. 

A decisão cautelar havia sido adotada monocraticamente, pelo relator das contas da Secretaria de Educação do Recife, conselheiro Carlos Porto, a pedido da procuradora geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Germana Laureano. 

"Determino,  consoante os termos do art. 1° da Resolução TC 016/2017, que a Administração Municipal, na pessoa do Prefeito e do Secretário Municipal de Educação, Srs. Geraldo Júlio de Mello Filho e Alexandre Távora Rebelo,  que no prazo de 90 (noventa) dias adotem todas as medidas administrativas urgentes e necessárias à realização de nova licitação para substituição da empresa Casa de Farinha S.A. na prestação de serviços de fornecimento de alimentação escolar, sob pena de responsabilização pessoal no âmbito das contas anuais", votou o relator. 

O voto de Carlos Porto foi aprovado pelos conselheiros Dirceu Rodolfo e João Campos. O procurador Cristiano Pimentel representou o MPCO no julgamento. 

Com base em relatórios da auditoria do TCE, investigações preliminares do MPCO e dados da Operação Ratattouille da Polícia Civil do Estado, o conselheiro apontou que os contratos da empresa como a Prefeitura apresentavam indícios de irregularidades, tanto no aspecto de qualidade da merenda, como de supostas fraudes e conluios nas licitações. 

A empresa já tinha sido citada na Operação Ratattouille, da Polícia Civil do Estado, por um suposto esquema na gestão anterior da Prefeitura do Cabo. 

Segundo trechos do voto, no Recife, haviam fortes indícios de que esta empresa vem causando prejuízo ao erário há vários anos, bem como à saúde dos alunos que consomem os seus produtos, entregues com déficit nutricional e em condições precárias de higiene, tendo ainda majorado, indevidamente, os preços subjacentes do contrato 202/2015.

Segundo relatório de auditoria do TCE, a empresa Casa de Farinha foi contratada pela Prefeitura do Recife, sem licitação, para dar continuidade a dois contratos frutos do Pregão 09/2013, que foi subdividido em cinco lotes, no montante de R$ 36.330.558,12.

Em meados de 2015, segundo texto do voto, sem demonstração de interesse público e sem qualquer parecer jurídico, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a rescisão amigável de um dos contratos, firmado com a empresa ERJ Administração de Restaurantes de Empresas Ltda, convocando para prestar o serviço remanescente a segunda colocada, Casa de Farinha S/A. 

O voto cita que o contrato firmado com a Casa de Farinha S/A “não respeitou as mesmas condições do contrato anterior, na medida em que foram inseridas alterações, desvirtuando totalmente o objeto licitado”.

Na sessão, o conselheiro Carlos Porto afirmou que a Prefeitura do Recife já se comprometeu a cumprir o prazo estipulado pelo TCE, abrindo uma nova licitação por concorrência pública. 

Segundo dados preliminares constantes do pedido do MPCO, desde 2015, a empresa já recebeu 79 milhões da Prefeitura do Recife. 

De acordo com o pedido de cautelar do MPCO, essa empresa tem sido alvo de várias denúncias, uma delas investigada pelo TCE, a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho no âmbito da “Operação Ratatouille”, que identificou um esquema de fraudes em licitações e enriquecimento ilícito através do superfaturamento de contratos para fornecimento de merenda escolar.



Jungmann apresenta Evandro Alencar a Paulo Câmara
Autor
Adriano Roberto

Jungmann apresenta Evandro Alencar a Paulo Câmara

Evandro Alencar, pré-candidato a deputado federal (PRTB) participou de uma reunião, nesta segunda-feira (02), quando o Ministro Extraordinário da Segurança Nacional, Raul Jungmann (PPS) o apresentou ao Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), como seu candidato à Câmara Federal. O evento ratificou o apoio do pós-comunista ao prtbista.

Na ocasião, Evandro apresentou algumas demandas do Araripe, principal bandeira do prtbista, ao chefe do executivo de Pernambuco e discutiu possibilidades de fomentar projetos ligados à estrutura da região. Na ocasião, o engenheiro e Presidente licenciado do CREA-PE, ressaltou a falta de um representante do local na Câmara Federal: “A região do Araripe nunca elegeu um deputado federal, são 260 mil eleitores que anseiam por isso, e esse nome é Evandro Alencar”, afirmou o pré-candidato ao Governador.

O encontro também contou com a presença da Vereadora do Recife e pré-candidata à deputada estadual, Aline Mariano (PP) e o Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Felipe Ferreira Lima. Além disso, também compareceram à reunião o Diretor de Administração da Sudene, Aluízio Pinto de Oliveira, e a Presidente Estadual do PPS, Débora Albuquerque

A iniciativa confirmou a força da campanha de Evandro, considerando que Paulo Câmara e Alencar já deixaram marcada uma reunião para tratar assuntos relacionados às necessidades dos araripinenses e de regiões circunvizinhas. A intenção do prtbista é fortalecimento político para estruturar suas bandeiras de engenharia, agronomia e educação tecnológica para todo o estado, mas com prioridade no Araripe.



PR marca sua convenção para o dia 05 de agosto
Autor
Adriano Roberto

PR marca sua convenção para o dia 05 de agosto

O presidente estadual do Partido da República - PR, Sebastião Oliveira já marcou a data para oficializar os candidatos da legenda em Pernambuco. Devido à escolha do dia 4 de agosto para a realização da Convenção Nacional do Partido da República  (PR), o deputado federal e presidente estadual do PR, Sebastião Oliveira, decidiu realizar, em 5 de agosto, dia seguinte ao evento de Brasília, a Convenção Estadual da sigla.

Em Pernambuco, os republicanos vão se reunir, na sede de partido, às 10h.Vários nomes, entre candidatos a deputado federal e estadual estrâo sendo oficializados, incluindo algumas novidades de última hora, garante uma fonte do PR.



PP marca sua convenção para 5 de agosto
Autor
Adriano Roberto

PP marca sua convenção para 5 de agosto

O deputado federal e presidente do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, define data para a realização da Convenção Estadual, que acontecerá no dia 5 de agosto. O evento ocorrerá das 15h às 17h na Sede do partido, localizada no Pina.

A expectativa é de eleger uma grande bancada e escolher os candidatos para deputado estadual, deputado federal, senador e governador, além de liberação de possíveis coligações.



Feitosa ganha força e pode presidir a Alepe
Autor
Adriano Roberto

Feitosa ganha força e pode presidir a Alepe

Segundo o blogueiro Edmar Lyra, as articulações não param na Assembleia Legislativa de Pernambuco para definir o substituto de Guilherme Uchôa na presidência.

Nas últimas horas ganhou força o nome do deputado estadual Alberto Feitosa, que até recentemente era secretário de Geraldo Julio.

Com bom trânsito na Casa, Feitosa está no terceiro mandato e poderia ser a aposta da bancada governista para o posto. 



Amaraji: projeto inovador aproxima a Prefeitura da população
Autor
Adriano Roberto

Amaraji: projeto inovador aproxima a Prefeitura da população

Prefeitura Perto de Você é o nome do projeto iniciado, nesta quarta-feira (4), pela Prefeitura de Amaraji. Trata-se de uma  ação integrada que envolve diversas secretarias, cuja finalidade é aproximar a gestão municipal da população, por meio da prestação de serviços.

O bairro 19 de Março foi o local escolhido para o pontapé inicial do projeto. Durante todo o dia, os moradores da localidade tiveram acesso a serviços em diversas áreas, como  infraestrutura, saúde, desenvolvimento social,  jurídica e cultural.

Ao fim do dia, as pessoas já puderam perceber melhorias na iluminação pública e o resultado do mutirão de limpeza e da manutenção que foram realizadas nas ruas e calçadas do bairro.  

O Gabinete Itinerante prestou atendimento aos munícipes, que também contaram com orientação preventivas  e testes de saúde. As mulheres foram contempladas com um atendimento específico sobre os seus direitos. Além disso, o Prefeitura Perto de Você ofereceu atendimento  nas unidades dos CRAS  e CREAS, assim como  realizou  o Cadastro Único dos Programas Sociais. Várias atrações culturais se apresentaram ao longo desta quarta-feira.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho integrado e inovador, que contou com o esforço de várias secretarias. Vamos levar o Prefeitura Perto de Você para outros bairros de Amaraji, pois entendemos que a gestão tem que estar próxima da população”, destacou o prefeito Rildo Reis.



Sebastião lamenta morte de Uchoa
Autor
Adriano Roberto

Sebastião lamenta morte de Uchoa

Manifesto o meu profundo pesar pela partida precoce do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa.  

Na vida pública, eu tive a oportunidade de conviver e aprender muito com Guilherme Uchôa durante três mandatos consecutivos.

Ressalto a sua coragem e altivez em defesa do Poder  Legislativo. Para a política pernambucana fica uma imensa lacuna. 

Rogo a  Deus que conforte à família e o receba na sua infinita misericórdia e nas muitas moradias celestiais que foram preparadas para os seus filhos amados.

Sebastião Oliveira
Deputado Federal e presidente estadual do PR



Doutor Antonio Jordão é o favorito para assumir presidência do CREMEPE
Autor
Adriano Roberto

Doutor Antonio Jordão é o favorito para assumir presidência do CREMEPE

Convidado especial do Ponto de Vista desta segunda, 01/07 e um dos nomes fortes no processo eleitoral para assumir a presidência da mesa diretora do CREMEPE, o do médico oftalmologista Dr. Antônio Jordão é tido como favorito para mudar o Conselho. Ele compõe a CHAPA 2 denominada “MUDAR E AGIR”. A chapa é formada por médicos de diversas gerações e especialidades; todos comprometidos coma medicina, pacientes e sociedade de modo em geral.

O movimento “MUDAR E AGIR” nasceu da frustração e da falta de resultados positivos da atual gestão, que já está há décadas no comando do CREMEPE. A atual gestão não tem apresentado nenhuma atividade para a categoria. Na região, a campanha está sendo coordenada por Tarcizinho Calado.

Doutor Jordão será o entrevistado desta terça-feira (3) do PROGRAMA PRIMEIRA PÁGINA, apresentado pelo jornalista CLEBSON AMSTERDAN, nas Rádios Gravatá (92,30 MHz) e Maragogi FM (97.3 MHz) que cobrem mais de 160 cidades de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Os médicos poderão voltar por correspondência, ou presencialmente até às 18 horas do dia 8. O kit de votação será enviado pelos Correios. No total serão eleitos 20 conselheiros e 20 suplentes.