Blog do Adriano Roberto


Escola Legislativa da Alepe promove curso sobre eleições 2020
Autor
Adriano Roberto

Escola Legislativa da Alepe promove curso sobre eleições 2020

Com o objetivo de revisar as principais alterações feitas nas regras eleitorais que vigorarão nas eleições do próximo ano, a Escola Legislativa da Assembleia de Pernambuco promoverá nesta quinta-feira (27), em Petrolina, o curso “Eleições Municipais de 2020, novas regras”.

Esse será o primeiro de uma série de cursos que se estenderão a várias regiões do Estado no sentido de evitar atos ilícitos por parte de servidores públicos, candidatos ou não.

O curso será promovido pela Escola Legislativa da Alepe em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral e a União de Vereadores de Pernambuco.

Segundo o presidente da Escola Legislativa, José Humberto Cavalcanti, a ideia é fechar um calendário de cursos que abordarão temas como janela partidária e migração de partido em parcerias que devem evoluir para um convênio de cooperação técnica da Alepe com o Tribunal de Justiça do Estado.

Nesse primeiro encontro, a capacitação está voltada para candidatos a vereador e assessores de câmaras municipais.

Os palestrantes convidados são o desembargador e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Delmiro Campos, que abordará os temas extinção das coligações e propaganda eleitoral; o chefe da Auditoria de Contas Eleitorais Partidárias do TRE, Marcos Andrade, que falará sobre prestação de contas; e o procurador-geral de Petrolina, Diniz Eduardo Cavalcante, que traçará as expectativas para o próximo ano.

O curso “Eleições Municipais de 2020, novas regras” acontece das 8h às 13 horas desta quinta (27) na Câmara Municipal de Petrolina.



Google vai distribuir R$ 2 milhões em bolsas de estudo. Inscrições abertas
Autor
Adriano Roberto

Google vai distribuir R$ 2 milhões em bolsas de estudo. Inscrições abertas

Da Exame - Estudantes de mestrado e de doutorado de universidades de toda América Latina, assim como seus orientadores e professores, podem se inscrever até o dia 29 de julho no programa de bolsas de pesquisa promovido pelo  Latin American Research Awards, LARA.,

Os pesquisadores selecionados receberão bolsas individuais para desenvolver seus projetos em ciência da computação, engenharia e áreas afins no decorrer de um ano. As áreas de pesquisa contempladas são:

• Geo/Maps;
• Interação entre humanos e computadores;
• Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
• Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
• Machine learning (aprendizado de máquinas ) e data mining (mineração de dados );
• Dispositivos móveis;
• Processamento natural de línguas;
• Interfaces físicas e experiências imersivas;
• Privacidade;
• Outros tópicos relacionados a pesquisas na web.

Criado em 2013, o programa já financiou mais de 70 projetos da América Latina, em sua maioria iniciativas que buscam soluções inovadoras nas áreas de empreendedorismo digital e saúde pública. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição e submeter o projeto de pesquisa para avaliação. Mais informações estão no site da iniciativa.



Ferroviário, Gonzaga diz que vai pressionar retomada da Transnordestina
Autor
Adriano Roberto

Ferroviário, Gonzaga diz que vai pressionar retomada da Transnordestina

Como ferroviário que já fui e autor do Projeto de Lei da Ferrovia Transnordestina, não posso aceitar que essa obra fique paralisada. A gente sabe que a situação do país é difícil, mas precisamos concluir essa importante obra que só trará benefícios para o Nordeste e o Brasil. veja o depoimento do deputado do PSB:



Fernando Bezerra e agricultores discutem corte de água há 20 dias em Petrolina
Autor
Adriano Roberto

Fernando Bezerra e agricultores discutem corte de água há 20 dias em Petrolina

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) discutiu nesta sexta-feira (21) com agricultores e o vereador de Petrolina-PE, José Batista da Gama (PDT), a situação do Projeto Pontal e eventuais medidas a serem adotadas com o corte do abastecimento de água para as 450 famílias da região. Segundo o Conselho de Usuários da Água do Sistema Perenizado (ConsuPontal), faz 20 dias que a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf alega problemas nas bombas de transmissão.

Pelo menos 20 comunidades e assentamentos já sofrem com o desabastecimento.  Até agora, os agricultores têm racionado a água dos reservatórios, mas, de acordo com o presidente do ConsuPontal, Antônio Averlangem Corcino, essa é uma solução emergencial. “Nós prevemos que, se continuar sem o fornecimento, no máximo em 30 dias, algumas propriedades vão ficar sem uma gota de água”. Como os reservatórios variam de tamanho (pequeno e grande), Averlangem também avalia que muitas famílias podem se aprofundar na crise antes disso. “Nos pequenos, a água está pouca”, alertou.

Por sua vez, Fernando Bezerra solicitou ao grupo de agricultores a elaboração de uma proposta que buscasse equilibrar a relação entre os moradores do Pontal e a Codevasf. O senador disse estar sensível a situação dos produtores, porém lembrou que a legislação impede que a 3ª SR forneça água, sem outorga. “Ele sugeriu a ideia de o ConsuPontal propor o pagamento da água. Nós vamos elaborar esse documento e encaminhar para a Codevasf, fazer as análises técnicas junto aos profissionais da entidade, demonstrando, assim, que o ConsuPontal tem o interesse em pagar pelo fornecimento”, indicou Averlangem.

Na oportunidade, o vereador Zé Batista apresentou a FBC o levantamento de área irrigada do perímetro Pontal Perenizado – produzido em colaboração com o ConsuPontal. Durante seis meses, uma equipe com um engenheiro agrônomo e dois técnicos mediram o potencial irrigável da área, os hectares de plantações, bem como o número de empregos diretos e indiretos gerados com a produção de frutas.

Para Batista, a descontinuidade ou até mesmo a falta de abastecimento da água, em alguns locais, continuam sendo uma barreira para o total desenvolvimento do Projeto. “Nós temos cerca de 300 hectares plantados naquela região e outros 1.705 ha disponíveis. Agora para plantar tem de ter água, e é por essa razão que estamos pedindo o apoio do senador”, disse.

Estiveram presentes na reunião toda a diretoria do ConsuPontal, que também solicitou um momento com o superintende da 3ª SR, Aurivalter Cordeiro, para a próxima semana. Após o encontro, não houve entrevista com o senador. 



Vereador Bado propõe criação do Bolsa Terra Nova
Autor
Adriano Roberto

Vereador Bado propõe criação do Bolsa Terra Nova

O vereador de Terra Nova, Bado Davi (PL), protocolou em plenário (através de Requerimento), ontem (19), a criação do BOLSA TERRA NOVA. O programa, semelhante ao Bolsa Família do Governo Federal tem o objetivo de beneficiar cerca de 400 famílias do município com um pequeno auxílio financeiro mensal.

Os 4 vereadores da base da prefeita Aline votaram contra a propositura alegando que a Prefeitura não teria recursos suficientes para tal. Curiosamente a mesma proposta (BOLSA TERRA NOVA) foi incluída nos planos de governo do ex-prefeito, Laerte Freire e da atual prefeita Aline Freire.

Apesar dos 4 votos em desfavor, o Requerimento foi aprovado pelos cinco vereadores que fazem oposição em Terra Nova e será encaminhado para a prefeita. Cabe a ela, agora, a boa vontade de implantar tão importante programa. Informações do Blog do Silva Lima.



Cana-de-açúcar é destaque na geração de empregos em Juazeiro da Bahia
Autor
Adriano Roberto

Cana-de-açúcar é destaque na geração de empregos em Juazeiro da Bahia

Cultura que mais contribui para as conquistas de Juazeiro - BA no segmento de geração de empregos, a cana-de-açúcar vem ampliando sua participação, ano a ano, no saldo de contratações com carteira assinada.

Se em 2018, por exemplo, o município conquistou o título de maior gerador de empregos da Bahia, com mais de 2.000 novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mais da metade desses números (61% do total dos contratados) vieram dos canaviais da usina Agrovale.       

No último mês de abril, o CAGED voltou a revelar o saldo de contratações com carteira assinada e o município tornou a chamar a atenção, agora como a 1ª cidade do interior do Nordeste na geração de empregos. E o setor sucroalcooleiro repetiu a performance na criação de vagas formais e geração de renda.

Com um ambiente de trabalho voltado para o apoio e o crescimento profissional do trabalhador, a Agrovale emprega atualmente 4,692 trabalhadores, distribuídos em 3.750 na produção agrícola; 493 no setor administrativo e 449 na área industrial.

 
*Valorização*

De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, trata-se de uma equipe focada nas práticas socioambientais para aplicação de um modelo sustentável. “Oportunizamos um emprego que valoriza as pessoas e as faz crescer profissionalmente respeitando um ao outro”, pontuou.

Segundo o cortador de cana, Marcos Antônio Bezerra, de 35 anos, que já atua na empresa há 10 safras e é um dos representantes dos trabalhadores junto ao sindicato da categoria, o ambiente na Agrovale é mesmo de crescimento e incentivo. Este pernambucano de Granito chegou à Juazeiro há 10 anos para trabalhar numa safra e aqui ficou.

Hoje, casado e pai de dois filhos, Marcos diz que gosta muito do que faz. “Trabalhamos com a proteção dos EPIs, com ferramentas adequadas, alimentação fornecida pelo restaurante da empresa e o apoio do posto de saúde com médico, enfermeiros e ambulância de plantão”, adiantou.  

Morador do bairro Jardim Primavera, o filho mais novo, Marcos Vinicius, de 9 anos, estuda na Escola Mandacaru, uma das duas unidades de ensino mantidas pela empresa. A filha Izanubia Patrícia, 22 anos, concluiu o ensino médio e já trabalha por conta própria com equipamentos patrocinados pelo pai.

Outro exemplo da empresa que vem da área industrial, o ajudante, Natanael Gomes de Vasconcelos, de 21 anos, há oito meses na Agrovale, chegou na última safra com um contrato temporário e foi admitido no quadro ativo. Juazeirense, morador do Residencial Juazeiro 1, casado, Natanael, concluiu o ensino médio, diz que aprendeu muito na empresa e hoje conhece o trabalho de vários setores.

“Sonho em crescer na profissão chegando a um cargo de liderança e aqui vejo possibilidades por que a Agrovale incentiva as vocações oferecendo capacitações e treinamentos para nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, finalizou.

Referência internacional em produtividade de cana-de-açúcar em área irrigada, a Agrovale é considerada hoje a maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia.

Com uma área cultivada de 17 mil hectares a meta para essa safra é a produtividade média de 120 toneladas de cana por hectare e a produção de 115 mil toneladas de açúcar, 70 milhões de litros de etanol e geração de 63.000 MWh/ ano de energia elétrica gerada a partir do bagaço da cana.



Carteira de identidade deve ser mais barata e digitalizada em Pernambuco
Autor
Adriano Roberto

Carteira de identidade deve ser mais barata e digitalizada em Pernambuco

As longas filas que os pernambucanos enfrentam para conseguir tirar a carteira de identidade e o aumento escalonado do documento na emissão de novas vias devem ser abolidos num curto espaço de tempo.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), propôs ao governador Paulo Câmara (PSB) alterações nos critérios para a reemissão do documento e a redução do valor.

A idéia é criar um preço único para as demais vias da carteira de identidade, uma vez que a primeira é gratuita, além mudar o formato atual de produção saindo do manual para o digital. A previsão é que até setembro o novo sistema para retirada carteira de identidade seja implantado no estado. 

Três pontos estão sendo discutidos entre o governo e a Assembleia Legislativa: a dificuldade no acesso, o agendamento para tirar a identidade e a demora para tirar e receber o documento. Segundo Eriberto Medeiros, não é justo o modelo atual de reemissão da identidade, que varia de R$ 22,61 a R$ 90,51, prejudicando principalmente as pessoas mais carentes. 

“Os valores deveriam ser padronizados. Não acho adequado existirem segunda, terceira, quarta via e assim por diante. Tudo devia ser considerado segunda via com o mesmo custo. Sugeri ao governo de Pernambuco novos critérios a partir de notas técnicas”, justificou Eriberto.

A iniciativa do presidente da Alepe surgiu durante sua interinidade como governadora do estado, já que a matéria é privativa do executivo.



Juá Garden Shopping capricha na programação junina gratuita em Juazeiro
Autor
Adriano Roberto

Juá Garden Shopping capricha na programação junina gratuita em Juazeiro

Assim como acontece no período do Natal, o comércio também passou a investir pesado nas decorações e programação para o São João. Em Juazeiro (BA), o Juá Garden Shopping tomou a dianteira e apresenta, a partir desta sexta-feira (14), uma grade com shows de forró, quadrilhas, concursos juninos, além de feiras com vendas de acessórios e comidas típicas. Segundo o empreendimento, as atrações são gratuitas.
Confira, a seguir, os atrativos do arraial montado pelo Juá Garden Shopping:

Shows de forró
A programação junina começa nesta sexta (14), às 19h, com o show de um trio de forró pé-de-serra, na Praça de Alimentação. No sábado (15), o “arrasta-pé” prossegue com a zabumba, triângulo e a sanfona, fazendo o público dançar agarradinho com os sucessos da música popular nordestina até às 22h. Outras atrações musicais se apresentarão ainda nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho.

Quadrilhas
Nos mesmos dias, a partir das 17h, o visitante poderá assistir às apresentações de quadrilhas dos grupos de coreografias juninas que são sucesso no Vale do São Francisco e que já participaram de vários eventos e competições na região.

Concurso de forró
Já na próxima quarta-feira (19), está prevista a realização do concurso de forró para casais, também na Praça de Alimentação. Até 20 duplas poderão competir pelos prêmios dos três primeiros colocados, sendo avaliadas por uma comissão julgadora organizada pelo shopping. O concurso também começa às 19h.

Para a programação, o gerente de Marketing do Juá Garden, Filipe Durando, explica que a ideia é fazer com que as atrações sirvam como um convite para que o visitante possa estender o passeio, e também as compras. “A expectativa com esses eventos é atrair mais o público, para já ir entrando no clima do São João, e na leveza do ritmo do forró, melhorar as vendas dos nossos lojistas”, disse.



Com a rádio fechada em Betânia, seguimos para Triunfo com o Ponto de Vista Itinerante
Autor
Adriano Roberto

Com a rádio fechada em Betânia, seguimos para Triunfo com o Ponto de Vista Itinerante

OCom o feriado de Santo Antônio, nem a rádio abriu nesta quinta-feira, 13, na cidade de Betânia que seria mais uma etapa da apresentação do Programa Ponto de Vista Itinerante. Cheguei a cidade pouco depois do almoço e já nos deparamos com as ruas desertas.

O palco e o parque de diversões, que animaram a festa da noite anterior já estavam sendo desmontados. Até a nossa afiliada, Nova Betânia FM estava fechada e meu amigo Cícero, diretor da rádio, impossibilitado de chegar a tempo.

Foi aí que decidi ir até a minha cidade, Triunfo, aniversariante do dia para gerar de lá o programa para toda a rede. Como sempre fui recebido com muito carinho pelos amigos da Triunfo FM e não só consegui fazer o programa que está no link abaixo. Como também prestei uma singela homenagem à cidade da qual sou cidadão, que vc vê clicando aqui.

Ouça o Ponto de Vista desta quinta no link abaixo:

https://www.facebook.com/adriroberto11/videos/2561382507216283?s=100000336777087&sfns=mo



Ponto de Vista chega a Terra Nova onde povo clama pela Rodovia da Cebola e Banco do Brasil
Autor
Adriano Roberto

Ponto de Vista chega a Terra Nova onde povo clama pela Rodovia da Cebola e Banco do Brasil

Passamos ontem em mais uma emissora que retransmite o Ponto de Vista e foi a Terra Nova FM, 104,9. Nesta cidade que fica no polo produtor de cebola muitas reclamações relacionadas a promessas do Governo do Estado que há muitos anos não são cumpridas para a população. Uma importante obra viária está na promessa desde os anos 80.

A obra da Rodovia PE 499, que ligaria as cidades Terra Nova e Cabrobó no Sertão de Pernambuco teve o projeto no papel somente em 2011 e passou por vários processos licitatórios. Construtoras foram contratadas para a execução da obra, mas até agora a ordem de serviço do Governo do Estado não foi efetivada e o contrato está engavetado.

Conhecida como Rodovia da Cebola, a PE 499 tem extensão de 31,96 km e já foi orçada em aproximadamente R$35 milhões. Todas as autoridades que passam pelo Governo sempre tocam neste assunto como prioridade, mas até o momento os produtores rurais que colhem até 21 toneladas de cebola por hectare estão no descaso e esperando a cada ano o cumprimento da promessa.

Outra reclamação grande também nas ruas de Terra Nova diz respeito ao fechamento do Banco do Brasil, depois do segundo assalta ocorrido em 2017. Existe uma luta muito grande para que o banco volte a funcionar evitando o deslocamento dos Terra-Novenses para outros municípios.

POLÍTICA

Infelizmente não pudemos ter a presença da prefeita, Aline Freire, no programa. Ela se encontra enferma e não pode nos dar entrevista, mas contamos com a presença de outras lideranças da cidade. O clima político está tenso em Terra Nova. Alguns aliados partidários da chefe do executivo estão se desligando dela e partindo para a oposição.  Tudo isso você confere no programa especial do Ponto de Vista Itinerante direto de Terra Nova. Ouça no link abaixo.

https://www.facebook.com/100000336777087/posts/2559618390726028?s=100000336777087&sfns=mo



Osvaldo Matos de Melo Júnior assume marketing da Embratur
Autor
Adriano Roberto

Osvaldo Matos de Melo Júnior assume marketing da Embratur

O novo presidente da Embartur, Gilson Machado, vai aos poucos montando a sua equipe no órgão. Na última semana diversas exonerações e nomeações começaram a dar forma ao time do instituto. Nesta quarta-feira (12), Osvaldo Matos de Melo Júnior foi nomeado para o cargo de diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur.

Ele substitui Tiago de Souza Bernardes. Pernambucano, Matos é publicitário e sociólogo. Possui vasta experiência na gestão, planejamento e criação de marketing para empresas públicas e privadas. Assim como Gilson Machado,Osvaldo Matos fez parte do grupo temático do Turismo na equipe de transição do governo.

Também nesta quarta-feira, o Diário Oficial da União trouxe a nomeação de Carlos Alberto Gomes de Brito para a função de diretor de Gestão Interna do órgão.



Marco Aurélio destaca ranking que aponta Recife como pior trânsito do Brasil
Autor
Adriano Roberto

Marco Aurélio destaca ranking que aponta Recife como pior trânsito do Brasil

Uma pesquisa realizada pela Tom Tom Traffic aponta que Recife possui o pior trânsito do Brasil, a frente da maior metrópole da América Latina, São Paulo-SP. Recife também é apontado como o 10º pior trânsito do mundo, a frente de megalópoles como Tóquio, no Japão e Los Angeles, nos Estados Unidos.

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), comentou sobre o assunto na Reunião Plenária desta terça-feira (11). O parlamentar criticou a prefeitura sobre a situação do trânsito na cidade e criticou a falta de infraestrutura e investimentos da prefeitura para melhoria do tráfego do Recife.
 
“Esse travamento que existe no trânsito do Recife é devido ao enorme número de sinais, lombadas eletrônicas e pardais instalados pela Prefeitura”, criticou. “Não sou contra esses mecanismos, que existem para dar segurança ao pedestre. O problema é que eles estão instalados no Recife para que o trânsito fique parado e gere a ‘indústria da multa’”, afirmou Marco Aurélio.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também criticou a falta de ciclofaixas e outros meios que possam dar mais agilidade para o trânsito da capital pernambucana.

“Não temos ciclofaixas, nem semáforos sincronizados. Temos um Metrô abandonado, e o fato de ser responsabilidade federal não é desculpa, pois em Salvador o Governo Estadual assumiu o sistema de metrô”, declarou. “Poderíamos também ter mais trabalhos educativos, mas a CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) não se interessa em educar, quer apenas arrecadar”, observou o deputado.